UBE blogs

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

CRESCIMENTO NA GRAÇA.

PERSEVERANÇA

ENCONTREI ESTA LINDA MENSAGEM NO SITE DO IRMÃO WILLIAN DOUGLAS.
http://www.williandouglas.com.br/
vale a pena conferir.




DEUS TE ABENÇOE SEMPRE.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

DEUS DE AMOR

Esta música é uma preciosidade que toca profundamente os nossos corações e traz esperança em meio às lutas e dores que a vida nos apresenta. É sempre muito bom saber que o Deus de amor está conosco em cada momento. Assista e se permita tocar pelo Espírito Santo.

Deus te abençoe sempre.

PROJETO "REFORÇO PRA VIDA"

O projeto “REFORÇO PRA VIDA” nasceu do clamor sempre constante no coração da Prª. Nhircelene Guimarães Paz de Moura, pela obra social. Sempre que encontra crianças carentes a pastora sente um desejo profundo de fazer algo em favor do suprimento das necessidades das mesmas. Assim sendo, depois de muito orar e definir um projeto de Deus para estas crianças, Ela lançou o desafio do projeto “REFORÇO PRA VIDA” e foi de imediato apoiada pela direção da igreja.

O homem é um ser tricótomo: composto de Corpo, Alma e Espírito. E precisa que as suas necessidades sejam atendidas plenamente em cada uma destas áreas. Ao redor deste enorme e maravilhoso país no qual vivemos podemos vislumbrar uma beleza que chega a fascinar. Mas ao mesmo tempo contemplamos a miséria e o desespero impressos nos rostos de boa parte deste povo tão sofrido e ao mesmo tempo tão precioso pra nós e acima de tudo para Deus. Sendo o homem este ser composto de corpo, alma e espírito, qualquer esforço em melhorar a qualidade de vida do mesmo precisa contemplar necessidades físicas, emocionais e espirituais. Sob pena de, esquecendo qualquer destas áreas, produzir a satisfação de apenas parte das necessidades, mas permitir que outras o esmaguem, empurrando-o para uma vida de frustrações, preparo inadequado e marginalidade.


As necessidades mais facilmente detectadas são as que atingem o nosso corpo. É impossível não se comover diante da fome, do frio, do corpo coberto por trapos, da falta de educação básica, da falta do amparo social, diante da violência, do desemprego, da desqualificação para o mercado de trabalho e outros. O projeto “REFORÇO PRA VIDA” nasceu com o propósito claro de atender ao anseio de minorar o sofrimento das classes menos favorecidas em nosso raio de ação. Através do reforço escolar, queremos suprir as lacunas deixadas por uma educação básica deficiente. Através de uma alimentação balanceada, queremos dar a cada criança um suprimento alimentar que certamente contribuirá para a melhoria da qualidade de vida e do aprendizado. Buscamos também acolher as crianças em um ambiente de amor, de forma a atender também as necessidades afetivas destas crianças trazendo a cada uma um momento presente mais digno, que com certeza lhes proporcionará um futuro melhor.

Sabemos que em alguns lares de comunidades carentes à nossa volta crianças crescem de forma emocionalmente saudável, mesmo sem muitas condições de saúde, saneamento e tantas outras. Mas a maioria esmagadora das crianças que vivem nestas comunidades é criada dentro de uma realidade que não contempla a afetividade sadia e a saúde emocional. São crianças muitas vezes criadas em meio à violência, às drogas, aos efeitos da mesma criação dada aos seus pais e a outros adultos presentes na sua estrutura familiar. Muitas delas espancadas indevidamente, vitimas de abuso sexual, ou simplesmente presenciando cenas que as marcam negativamente para o resto de suas vidas. O projeto Reforço pra vida tem como parte fundamental do seu propósito suprir afetivamente as crianças participantes, para que possa, não suprir TODAS as suas necessidades emocionais, mas minorar os efeitos de uma vida emocional negativamente marcada e dar a estas crianças mais alguns referenciais de “adulto saudável” alem dos que certamente elas têm em seu universo social.


A Prª Nhircelene liderou desde o ano de 2008 até março deste ano, e a irmã Kátia Cabral desde abril até o final do ano. Com o apoio de uma equipe maravilhosa, elas conduziram o projeto “Reforço pra vida”. Que atendeu neste ano cerca de quarenta crianças em dois encontros semanais. Dando-lhes a oportunidade de serem apoiadas nas suas dificuldades quanto ao aprendizado, recebendo ensino, alimentação, a palavra de Deus na sua linguagem e alem de tudo isso o carinho das tias.








Deus abençoe esta equipe, os mantenedores e as crianças... sempre.

UMA IGREJA QUE FAZ A DIFERENÇA.

"Percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades entre o povo. E a sua fama correu por toda a Síria; trouxeram-lhe, então, todos os doentes, acometidos de várias enfermidades e tormentos: endemoninhados, lunáticos e paralíticos” MATEUS 4.23-25.

Faça a diferença para trazer pessoas para mais perto de Deus.

A sua igreja faz diferença???
Você faz diferença???
Enquanto escrevo estas palavras o Brasil chora a perda de D. Zilda Arns, Falecida na tragédia que se abateu sobre o Haiti no dia 12 de janeiro. A despeito da doutrina que ela professava, não temos como dizer que esta não foi uma mulher que marcou a sua geração fazendo diferença no mundo a partir das suas ações na comunidade.

No texto acima, Mateus resume as ações do ministério de Jesus Cristo, que deveriam nortear as ações de uma igreja que quer fazer a diferença na sua comunidade. A igreja de Jesus precisa fazer diferença onde está inserida.

Vejamos como a Igreja pode fazer a diferença:

ATRAVÉS DA VISÃO EVANGELÍSTICA.

Jesus percorria toda a Galiléia... A sua visão não era de alcançar apenas o seu bairro. Nem tampouco de apenas tocar aqueles que vinham até Ele. O ministério de Jesus era marcado pelo fato de que Ele ia até as pessoas.

Uma igreja que quer fazer a diferença precisa encontrar formas de sair das quatro paredes e alcançar as pessoas com o seu ensino, a proclamação da mensagem e a satisfação das suas necessidades.

Esta igreja precisa fazer com que os seus ministérios funcionem. As pessoas precisam ser alcançadas pelo poder transformador da graça de Deus. Precisamos trazer as pessoas para mais perto de Deus e dos propósitos de Deus.

ATRAVÉS DO ENSINO.

A dimensão do ensino transformador precisa ser resgatada na igreja evangélica. O cristianismo embora apele à fé, não pode ser visto como um aniquilamento do intelecto. Afinal, Jesus nos disse que deveríamos amar a Deus com todo o nosso entendimento. A teologia é na verdade a articulação das doutrinas da fé de forma sistematizada.

O Apóstolo Pedro disse que devemos estar "sempre preparados para responder a todo aquele que nos pedir razão da esperança que há em nós" 1 Pedro 3:15.

O Apóstolo Paulo, ensinava nas sinagogas. E todos os sábados discorria na sinagoga, persuadindo tanto judeus como gregos Atos 18:4.
Durante três meses, Paulo freqüentou a sinagoga, onde falava ousadamente, dissertando e persuadindo com respeito ao reino de Deus Atos 19:8.
E ao escrever a Tito acerca de que tipo de Presbítero deveria ele constituir em Creta, Paulo disse o seguinte: apegado à palavra fiel, que é segundo a doutrina, de modo que tenha poder tanto para exortar pelo reto ensino, como para convencer os que o contradizem (Tito 1:9).


ATRAVÉS DA PROCLAMAÇÃO.

O terceiro aspecto que devemos destacar a respeito de uma igreja que faz a diferença é a proclamação. Jesus pregava o Evangelho do Reino. Se com o ensino Jesus queria convencer os homens a respeito da verdade; com a proclamação ele queria chamar a atenção destes homens quanto a viverem estas verdades.

A proclamação do evangelho, é um chamado para o homem se arrepender. Para mudar de vida, para abandonar os velhos hábitos, os costumes, os pecados. A igreja precisa encontrar maneiras de chamar a atenção para esta verdade sem que dela se afaste.

A mensagem do Evangelho precisa ser conhecida para que possa agir com seu poder transformador. Mas ela precisa guardar a sua santa semente em meio a esta proclamação. O texto de Mateus diz que Jesus percorria a Galileia... pregando o evangelho do reino. A genuína mensagem do evangelho é radical. Não permite velhos vícios e práticas pertencentes ao velho homem. Ela diz que sem arrependimento, que implica em mudança e transformação, não há remissão de pecados.


ATRAVÉS DA SATISFAÇÃO DAS NECESSIDADES.

O texto de Mateus, diz que Jesus curava toda sorte de doenças e enfermidades. O original grego faz distinção entre as duas coisas: doenças (noson), significa a doença aguda, pertinente, que acompanha a vida do indivíduo, crônica. Já enfermidade (malakian), significa aquela debilidade física não pertinente, ocasional.

A igreja precisa atender as necessidades das pessoas à sua volta. Jesus curava, alimentava, amparava, orientava, intercedia, acreditava, afagava, restituía, ressuscitava. Definitivamente Jesus estava perto de homens, mulheres e crianças satisfazendo às suas necessidades

Quando a igreja estiver fazendo a diferença na vida das pessoas, estas pessoas serão trazidas para serem abençoadas.


CONCLUSÃO:

O evangelho é poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê; que através dele possamos transformar o nosso bairro, a nossa cidade, o nosso estado, o nosso país e o mundo. Uma igreja que faz a diferença precisa agir como Jesus agiu. Portanto percorramos as cidades, ensinando a palavra, pregando o evangelho do reino e satisfazendo as necessidades das pessoas.

Deus nos abençoe sempre.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

SÓ OBSERVANDO !

O pastor de uma igreja decidiu observar as pessoas que entravam para orar. A porta se abriu e um homem de camisa esfarrapada adentrou pelo corredor central. O homem se ajoelhou, inclinou a cabeça, levantou-se e foi embora. Nos dias seguintes, sempre ao meio-dia, a mesma cena se repetia. Cada vez que se ajoelhava por alguns instantes, deixava de lado uma marmita. A curiosidade do pastor crescia e também o receio de que fosse um assaltante, então decidiu aproximar-se e perguntar o que fazia ali.

O velho homem disse que trabalhava numa fábrica, num outro bairro da cidade e que se chamava José.

Disse que o almoço havia sido há meia hora atrás e que reservava o tempo restante para orar, que ficava apenas alguns momentos porque a fábrica era longe dali.


E disse a oração que fazia: "Vim aqui novamente, Senhor, só prá lhe dizer quão feliz eu tenho sido desde que nos tornamos amigos e que o Senhor me livrou dos meus pecados. Não sei bem como devo orar, mas eu penso em você todos os dias. Assim, Jesus, hoje estou aqui, só observando.'


O pastor, um tanto aturdido, disse que ele seria sempre bem-vindo e que viesse à igreja sempre que desejasse.

"É hora de ir' - disse José sorrindo.

Agradeceu e dirigiu-se apressadamente para a porta. O pastor ajoelhou-se diante do altar, de um modo como nunca havia feito antes. Teve então, um lindo encontro com Jesus. Enquanto lágrimas escorriam por seu rosto, ele repetiu a oração do velho homem...

"Vim aqui novamente, Senhor, só prá lhe dizer quão feliz eu tenho sido desde que nos tornamos amigos e que o Senhor me livrou dos meus pecados. Não sei bem como devo orar mas penso em você todos os dias. Assim, Jesus, hoje estou aqui, só observando."

Certo dia, o pastor notou que José não havia aparecido. Percebendo que sua ausência se estendeu pelos dias seguintes, começou a ficar preocupado. Foi à fábrica perguntar por ele e descobriu que estava enfermo. Durante a semana em que José esteve no hospital, a rotina da enfermaria mudou. Sua alegria era contagiante. A chefe das enfermeiras, contudo, não podia entender porque um homem tão simpático como José não recebia flores, telefonemas, cartões de amigos, parentes... Nada!

Ao encontrá-lo, o pastor colocou-se ao lado de sua cama. Foi quando José ouviu o comentário da enfermeira:


" Nenhum amigo veio prá mostrar que se importa com ele. Ele não deve ter ninguém com quem contar! "


Parecendo surpreso, o velho virou-se para o pastor e disse com um largo sorriso:

- A enfermeira está enganada, ela não sabe, mas desde que estou aqui, sempre ao meio-dia ELE vem! Um querido amigo meu, que se senta bem junto a mim, ELE segura minha mão, inclina-se em minha direção e diz:

'EU vim só prá lhe dizer quão feliz eu sou desde que nos tornamos amigos. Gosto de ouvir sua oração e penso em você todos os dias. Agora sou eu quem o está observando... e cuidando!

SORRIA, VOCÊ ESTÁ SENDO OBSERVADO(A)!

DEUS TE ABENÇOE SEMPRE.

O Terremoto Haitiano e a Igreja do Nazareno do Haiti‏


De: nazarenopiedade@yahoogrupos.com.br em nome de Felicio Santos

Enviada: quarta-feira, 13 de janeiro de 2010 18:09:29


Para: nazarenopiedade@yahoogrupos.com.br





O terremoto com magnitude 7.0 na escala Richter atingiu o Haiti na tarde da terça por volta das 18h (horario de Brasilia). O abalo inicial durou aproximadamente 01 minuto seguido por ondas secundárias na escala de 5.9 e 5.5 cujo epicentro foi a aproximadamente 10Km à oeste do Carrefour nas imediações da capital do pais Porto Principe.



A Igreja do Nazareno no Haiti estava realizando a assembléia distrital de todos os seus 11 distritos nessa semana. O superitendente geral J.K. Warrick voara para o Haiti na tarde da terça-feira para as assembléias. A comunicação com os irmãos no Haiti estão difícieis por causa do impacto sobre o sistema telefonico, mas Warrick conseguiu enviar uma mensagem de texto do campus do Seminario Nazareno em Petion-Ville, fora de Porto Principe para dizer que ele e outros lideres no campus estão em segurança. (Adicional (em ingles): No Haiti, Warrick convoca os nazarenos a orarem e agirem - http://www.nph.com/nphweb/html/ncn/article.jsp?id=10008831)



O que não se sabe é a total extensão das perdas de vidas, propriedade e danos além dos muros do campus. Bill Dawson, coordenador da estratégia para o campo Frances, enviou e-mail para o escritorio de comunicacoes do Caribe para dizer que a situação é "grave e urgente".



"Existem muitos feridos em toda a cidade," disse Dawson. "Grandes edifícios, tres e quatro lojas, estão no chão. ... Visinhos que trabalham para as Nações Unidades registraram muitos feridos, pessoas carregando feridos nas ruas."



"Nos não temos notícias das familias nazarenas fora do campus," Dawson continuou. "O terremoto foi centralizado na porção central do distrito Central. Dr Lucien Jean Baptiste é o superitendente distrital e estava na estrada em direção à assembléia na área Centro-Sul do Haiti. Não sabemos seu paradeiro ou informações sobre ele e o motorista ainda"



A população na região da capital é aproximadamente dois milhões de pessoas, em comunidades de alta densidade urbana e elas continuam a sofrer tremores significantes. Fatalidades e danos catastróficos são esperados já que a fraca infraestrutura do Haiti não é preparada para este tipo de desastre. Se saberá mais detalhes com a virada do dia.



"Nossas orações e pensamentos são com nossa familia haitiana de mais de 118.000 nazarenos que estão sofrendo essa perda hoje," disse o diretor regional para o Caribe John Smee.



Por favor, estejam em oração pelo povo haitiano e pelos irmãos das Igrejas do Nazareno no Haiti. Orem pelos feridos . Lembrem-se também tambem de orar pelo superintendente geral J.K. Warrick, Bill Dawson e sua esposa, Martha, a voluntária Rachel Reed, que estão no Haiti neste momento.



Para doar (com cartão de crédito internacional) à equipe de Resposta a desastres do Caribe utilize o site https://secure2.convio.net/cn/site/Donation2?df_id=12760&12760.donation=form1



Nos EUA, é possível enviar cheques para a tesouraria geral da equipe de Resposta a Desastres do Caribe:



General Treasurer / ACM 1204 Caribbean Disaster Response



Global Treasury Services

Church of the Nazarene

P.O. Box 843116

Kansas City, MO 64184-3116



Traduzido do original no site Nazarene Communications Network: http://www.nph.com/nphweb/html/ncn/article.jsp?sid=10000007&id=10008830

domingo, 3 de janeiro de 2010

CISTERNAS ROTAS EM LUGAR DE MANANCIAL.

TEXTO BÍBLICO: JEREMIAS 2:13.

JAMAIS TROQUE DEUS POR QUALQUER OUTRA COISA.

INTRODUÇÃO: Deus conversando com os céus, compartilha acerca de duas maldades que o seu povo cometeu:
1. Deixaram ao Senhor, o manancial de águas vivas.
2. Cavaram para si cisternas rotas (rachadas), que não seguram as águas.

Vejamos algumas cisternas rotas pelas quais Deus tem sido comumente trocado.

1. A CISTERNA DO DINHEIRO.
· O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males (1Tm.6:3-10).
· Negociar com Deus é astúcia (Atos 8:18-23).
· Reter o que é de Deus é roubo (Ml.3:10).
· O dinheiro é para ser usado para glória de Deus (Lucas 8:3).
· O dinheiro é uma benção a ser compartilhada (Atos 2:45).
· Zaqueu conseguiu sair desta cisterna (Lucas 19:8).

“E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância; E arrazoava ele entre si, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos. E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus” (Lucas 12:16-21).

2. A CISTERNA DO PRAZER.
· A busca incessante do prazer (Prov. 21:17).
· A busca de realização pessoal (Col. 3:17).
· Agradar a multidão ao invés de agradar a Deus (Gal. 1:10).
· Paulo nos exorta a sairmos desta cisterna (I Cor. 9:27).
· Daniel conseguiu sair desta cisterna (Daniel 1:8).

“Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas Deus te pedirá conta” (Ec. 11:9).

3. A CISTERNA DAS COISAS PASSAGEIRAS.
· Ajuntai tesouros no céu (Mat. 6:20).
· Pensai nas coisas lá do alto (Col 3:2).
· Deus é eterno e te fez eterno (Jer. 10:10).
· Moisés conseguiu sair desta cisterna (Hb. 11:24).

“Então aqueles que temeram ao Senhor falaram freqüentemente um ao outro; e o Senhor atentou e ouviu; e um memorial foi escrito diante dele, para os que temeram o Senhor, e para os que se lembraram do seu nome. E eles serão meus, diz o Senhor dos Exércitos; naquele dia serão para mim jóias; poupá-los-ei, como um homem poupa a seu filho, que o serve. Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve.” (Mal. 3:16-18).

Não é sábio trocar algo de valor maior por algo de valor inferior. Deus não pode ser trocado por dinheiro, prazeres ou coisas passageiras. Não existe nada maior, melhor ou mais importante em nossa vida do que o nosso relacionamento com Deus. Assim sendo, quando você estiver diante de um questionamento na sua vida e tiver que fazer uma escolha, lembre-se disto:

JAMAIS TROQUE DEUS POR QUALQUER OUTRA COISA.

DEUS NOS ABENÇOE SEMPRE.