UBE blogs

terça-feira, 27 de julho de 2010

SEJA GRATO PELA PROVISÃO DE DEUS EM SUA VIDA (Ex 16).

As provisões trazidas do Egito tinham acabado. Não havia recursos naturais no deserto para suprir a necessidade diária de alimento de toda aquela multidão. Pequenos grupos de nômades, acostumados com aquelas condições, poderiam conseguir alguma coisa, mas um grupo do tamanho de uma grande cidade, cedo começaria ter problemas.

Até ali, Deus havia suprido cada necessidade. Mesmo assim o povo murmurou e expressou uma extrema ingratidão. Será que eles realmente estavam tão bem assim no Egito? O Senhor é um Deus de provisão.

Que lições acerca da provisão de Deus podemos aprender através deste texto?

1. A provisão de Deus é diária.

O maná deveria ser colhido a cada dia. Nisto a necessidade de comunhão diária com Cristo é tipificada.
Não devemos viver das bençãos de ontem, mas devemos manter comunhão diária com o nosso Salvador.

Tanto a carne quanto o pão seriam fornecidos diariamente.

Não há como negar que a provisão de Deus era de caráter sobrenatural. Vemos em Deuteronômio 8:3, que o maná foi dado para produzir fé.
O homem não vive somente pelos seus próprios esforços, a fim de suprir suas necessidades, mas pela fé em Deus; quando Deus fala as nossas necessidades são prontamente supridas.

O envio do maná dá uma demonstração do poder e do cuidado de Deus. Considere os detalhes miraculosos:

- Uma grande quantidade era necessária para suprir tres milhões de pessoas. E isto foi completamente feito.
- O maná nunca desceu antes de Deus prometer e nem após Israel entrar em Canaã (Josué 5:10-12). Na verdade, o povo nunca o tinha visto antes.
- Uma porção dobrada descia no sexto dia.
- Nenhum maná descia no sétimo dia.
- O maná guardado para o outro dia sempre estragava, exceto o do sexto dia.
- O pote de maná guardado para servir de testemunho durou por gerações.

2. A provisão de Deus é Justa. – versículos 16-18.

É digna de nota a maneira como Deus alimentou Israel. Ninguém foi privilegiado e a ninguém foi permitido vender ou acumular o maná. Ele deveria ser recolhido diária e pessoalmente e se armazenado, estragava. Também aprendemos que uma vez recolhido, era colocado em um lugar comum, de onde cada pessoa retirava um ômer(2,1 lt), que era usado como medida. Nem a ambição e nem a boa sorte poderiam impedir esta igualdade.

A cobiça é um verdadeiro perigo para os homens. Estejamos contentes com a provisão das nossas necessidades (Provérbios 30:7-9, I Timóteo 6:8).

A aplicação correta é a seguinte:

1. Aqueles que recebem a Cristo como o pão da vida, tem todas as suas necessidades supridas nEle (Efésios 1:3-4). A salvação em Cristo é de graça, não pode ser acumulada nem vendida.

2. No reino de Deus há uma interdependência que deveria produzir igualdade. Cada santo tem dons espirituais e pontos fortes que devem ser usados em benefício de outros. Até mesmo a riqueza material pode ser usada para ajudar aqueles que têm suprido as nossas necessidades de outras maneiras.

Nunca acumule as bençãos que Deus tem dado a você. Elas serão consumidas (Mateus 6:19). Lembre-se de quanto você tem sido abençoado por outros. A pessoa que um dia encontra muito maná, pode não encontrar nada no outro.

3. A provisão de Deus nos ensina a guardar tempo para Ele. versículos 22-26.
O dia do descanso era um presente a Israel visando o seu bem estar físico e espiritual (Marcos 2:27). O princípio ainda se aplica. O homem necessita de um dia de descanso voltado a adoração. Aqueles que trabalham no Dia do Senhor buscando lucro material, deveriam se lembrar de que Deus ainda é capaz de suprir todas as nossas necessidades (Mateus 6:33).

4. A provisão de Deus deve ser ensinada às futuras gerações. – versículos 32-34
Deus deseja que os Seus grandes feitos sejam relembrados. As futuras gerações são abençoadas pelo relato do poder e da graça de Deus. Por este motivo é que um pote de maná foi guardado. Ele foi eventualmente colocado na arca da promessa juntamente com as duas tábuas da lei e a vara de Arão que floresceu. Vamos ser cuidadosos em deixar um testemunho e edificar um memorial para as futuras gerações (Salmo 48:12-13, I Samuel 7:12).


Conclusão: Deus cuida de nós, ele não somente nos supre mas nos ensina através da sua provisão. Seja grato pela provisão de Deus em sua vida.

Mensagem do Pr. Jademir Barbosa.
Baseada em estudo do site: www.palavraprudente.com.br

segunda-feira, 19 de julho de 2010

CREIA NAS PROMESSAS DE DEUS PARA A SUA VIDA.

TEMA: CREIA NAS PROMESSAS DE DEUS PARA A SUA VIDA.

TEXTO BÍBLICO: LUCAS 1:26-38

INTRODUÇÃO: Deus é especialista em usar coisas insignificantes para fazer coisas extraordinárias.
Independente de qual seja a sua realidade atual você precisa ter certeza de uma coisa: Deus tem um plano tremendo para a sua vida. O propósito de Deus para a sua vida é maravilhoso. Sempre declaramos em nossa igreja que o melhor de Deus ainda está por vir. Mas, como podemos minorar a distancia entre o melhor de Deus e a realidade atual? Nossa realidade é muitas vezes insignificante. Mas o nosso Deus é especialista em usar coisas insignificantes para fazer coisas extraordinárias.

Para que o extraordinário plano do Senhor se cumpra em nossa vida precisamos crer nas promessas de Deus.

1. CREIA QUE O SENHOR É CONTIGO. (28)
- A primeira verdade que o anjo declarou a Maria foi: O Senhor é contigo!
- Somente crendo que o Senhor é conosco os planos de Deus para a nossa vida poderão ser cumpridos.
- Um anjo também declarou a Gideão que o Senhor era com ele e o levou a uma vitória memorável sobre os midianitas (Juízes 6:12).
- Quando o Senhor é conosco Ele usa coisas insignificantes para fazer coisas extraordinárias.

Moisés:
Um velho de oitenta anos com uma vara na mão. Deus o usou para libertar o povo de Israel das mãos do Egito, a maior nação do mundo.

Daví:
Um menino, com cinco pedras nas mãos, que Deus usou para matar um gigante que afrontou o exercito de Israel durante quarenta dias.

Cinco pães e dois peixinhos:
Deus usou para alimentar mais de cinco mil pessoas.

Gideão:
Um rapaz que era o menor da sua família, a qual era a menor família da tribo, que era a menor tribo da nação. Deus o chamou de homem valente e o usou de forma extraordinária.

O Senhor é contigo! Ele quer te usar para fazer coisas extraordinárias. Creia.

2. CREIA QUE VOCÊ ACHOU GRAÇA DIANTE DE DEUS. (30)
O Diabo vive tentando nos afastar das verdades de Deus. Ele sabe que as verdades de Deus transformam as nossas vidas. Esta é uma verdade de Deus que precisa fazer parte da sua história: Você achou graça diante de Deus.
A graça do nosso Deus é o que faz com que estejamos vivos. Graça não se explica, se vive. Eu não mereço, você não merece, Maria não merecia, Paulo não merecia, o seu pastor não merece, ninguém merece, é graça. Deus nos ama não porque nós mereçamos, mas porque o amor vem dEle, pois somente Deus é amor.
Creia que você achou graça diante do Senhor e caminhe em harmonia com Ele, pois só assim você alcançará o melhor de Deus.

3. CREIA QUE O PLANO DE DEUS EM SUA VIDA É GRANDE. (31-33)
Eu posso imaginar Maria, aquela pobre moça de uma pequena cidade, de uma região esquecida, de onde ninguém esperava algo de bom. Ainda estupefata com as revelações e até mesmo com o próprio encontro com o anjo. Como o seu coração foi a mil batimentos por minuto quando o anjo começou a dizer o que Deus estava por fazer através da sua vida. Meu Deus!!! Deve ter exclamado Maria.
O plano de Deus era tremendo na vida daquela simples mocinha do interior;
O plano de Deus foi tremendo na vida de Moisés;
O plano de Deus foi tremendo na vida de Ester;
O plano de Deus foi tremendo na vida de Rute;
Porque Deus teria planos medíocres para mim e para você?
Creia, o plano de Deus é tremendo na minha e na tua vida.

4. CREIA QUE DEUS FARÁ ACONTECER. (34)
Maria ficou tão assustada que fez a única pergunta possível a sair do coração de uma jovem tão simples, diante de uma situação como aquela: Como se fará isto? O anjo deve ter dado um sorriso bem de leve pelo canto da boca, imperceptível aos olhos assustados de Maria, como só os anjos sabem dar e disse: Descerá sobre tí o Espírito Santo e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus.

Estas coisas só acontecem no poder do Espírito Santo.
Quando Deus me chamou para o pastorado eu perguntei: como se fará isto? ao Senhor. Deus fez acontecer.
Quando Deus chamou Moisés ele perguntou: como se fará isto? ao Senhor. Deus fez acontecer.
Quando Deus prometeu um filho a Sara já em idade avançada, ela riu. Deus fez acontecer.
Não consigo explicar como Deus faz estas coisas. Ele gosta de fazer das mais diversas formas, sempre nos surpreendendo e maravilhando. Sempre com doçura e criatividade deslumbrantes. Ele é Deus. Creia nas promessas do Senhor para a sua vida. Ele encontrará uma forma maravilhosa de fazer acontecer.

5. CREIA! PORQUE PARA DEUS NADA É IMPOSSIVEL. (37)
Sou admirador de uma boa musica. Gosto de cantar as verdades de Deus. Neste momento me vem a memória músicas como “O meu Deus é o Deus do impossível”, “Não há impossível para Deus” e outras do gênero.
Como é maravilhoso fazer parte da família de um Deus para quem não há impossível. Ele faz o mar se abrir, cura os enfermos, ressuscita os mortos, nos faz andar por sobre as águas, cura as nossas feridas emocionais, restaura famílias, converte o pecador, faz uma virgem conceber o salvador da humanidade, transforma água em vinho e ainda hoje vive transformando cachaça em leite pras crianças (Quando faz com que um ex-alcoólatra deixe de gastar na bebida para suprir a sua casa). O teu Deus é um Deus de milagres. Nada é impossível para Deus. Oh Glória!!!

6. CREIA AO PONTO DE SE ENTREGAR. (38)
O plano de Deus em sua vida só irá se cumprir quando você crer ao ponto de dizer como Maria: Eis aqui a serva (ou o servo) do Senhor cumpra-se em mim conforme a tua palavra.
Não adianta crer em tudo isso se nós não nos dispusermos nas mãos do Senhor para que o plano dEle se cumpra em nós. Creia ao ponto de gerar uma atitude transformadora, creia ao ponto de se entregar.

CONCLUSÃO: Creia que o Senhor é contigo, que você achou graça diante de Deus, que o plano de Deus na sua vida é grande, que o Senhor encontrará uma forma maravilhosa de fazer acontecer, creia que o seu Deus é o Deus do impossível e se entregue a Ele. Ele fará coisas extraordinárias através de você. Creia nas promessas de Deus para a sua vida.

Deus te abençoe sempre.

Rev. Jademir Barbosa.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

O pão do céu - Uma análise de Exodo 16

Introdução:
Deus nunca leva o Seu povo á um lugar onde Ele não possa sustentá-lo (Filipenses 4:19). No entanto, Ele muitas vezes nos conduz a situações onde somente Ele pode nos sustentar (Salmo 78:19).

I. Murmuração – versículos 1-3
Neste tempo, as provisões trazidas do Egito tinham acabado. Não havia recursos naturais no deserto para suprir a necessidade diária de alimento de toda aquela multidão. Pequenos grupos de nômades, acostumados com aquelas condições, poderiam conseguir alguma coisa, mas um grupo do tamanho de uma grande cidade, cedo começaria a passar fome.

Não é este um meio de Deus, antes de agir em nosso favor, nos mostrar o quanto somos necessitados e desamparados? Israel deveria saber disso. O Senhor não supriu cada necessidade que surgiu? Ao invés disso, o povo murmurou e expressou uma extrema ingratidão. Eles realmente estavam bem no Egito? Não foi isto simplesmente um problema de falta de fé no poder e no cuidado de Deus?

O coração humano é exposto não somente na sua descrença e ingratidão, mas também na murmuração. Os homens enganam e encobrem suas culpas até de si mesmos. Ao invés de atacar a Deus diretamente, eles murmuram contra Seus servos. Isto não deixa de ser um ataque disfarçado contra Deus. Aqueles que tentam encontrar defeitos no povo de Deus ou atacar os Seus mensageiros, necessitam considerar suas reais intenções.

II. Graça – versículo 4
A nossa expectativa seria a de ler que Deus respondeu as suas tristes reclamações enviando fogo e enxofre sobre eles. Ao invés disso, Ele promete enviar "pão dos céus". Nós realmente aprendemos que cada necessidade da nação de Israel foi suprida durante os quarenta anos de peregrinação pelo deserto (Deuteronômio 29:5).

III. Um Teste de Deus para o seu povo.– versículo 4-8
Apesar de Deus ser gracioso em Sua resposta, Israel deveria considerar que Ele ouviu as suas murmurações e também sabia contra quem elas foram realmente dirigidas. Até mesmo a maneira de providenciar as suas necessidades tinha a intenção de testar o desejo deles de servirem a Deus. Os métodos de Deus expõem o coração do homem. Faça as seguintes considerações:

O maná cairia diariamente. Não era possível estocá-lo. Israel foi colocado em uma posição em que deveriam viver dia a dia pela fé. Não deveríamos considerar a razão de Deus permitir que somente peçamos o "pão de cada dia" (Mateus 6:11)? Não devemos passar um dia sem olharmos para Ele.

Deus foi bem específico em Suas leis a respeito da colheita do maná e da restrição do sábado. Tanto a fé quanto o amor á Deus eram necessários para motivar Israel á obediência. Muitos parecem não entender que o verdadeiro amor á Deus é manifesto em nossa obediência a cada detalhe da Sua Palavra (João 14:15).

IV. Pão do Céu – versículo 9-15
Como um sinal de que o Senhor agiria, a Sua glória apareceria em uma nuvem de maneira especial. O povo foi lembrado do seu pecado e Deus então fez a Suas promessas serem conhecidas através de Moisés. Tanto a carne quanto o pão seriam fornecidos

Não há como negar que a provisão de Deus era de caráter sobrenatural. Vemos em Deuteronômio 8:3, que o maná foi dado para produzir fé. O homem não vive somente pelos seus próprios esforços, a fim de suprir suas necessidades, mas pela fé em Deus, que apenas fala e as necessidades são prontamente supridas. Que possamos agir como Cristo, que usou da Palavra de Deus, para apagar os dardos inflamados de dúvida, lançados por Satanás (Mateus 4:1-11).

Alguns tentam tolamente negar a natureza sobrenatural destas provisões. Codornizes migram em grande número nesta parte do mundo, mas quem pode dizer que não vê a mão de Deus quanto ao número destas aves e a hora da chegada delas.

O envio do maná dá uma maior evidência do poder de Deus. Considere os detalhes miraculosos:


A. Uma grande quantidade era necessária para suprir dois milhões de pessoas. E isto foi completamente feito.

B. O maná nunca caiu antes de Deus prometer e nem após Israel entrar em Canaã (Josué 5:10-12). Na verdade, o povo nunca o tinha visto antes.

C. Uma porção dobrada caiu no sexto dia.

D. Nenhum maná caiu no sétimo dia.

E. O maná guardado para o outro dia sempre estragava, exceto no sexto dia.

F. O pote de maná guardado para servir de testemunho durou por gerações.

V. Uma Igualdade – versículos 16-18
É digna de nota a maneira como Deus alimentou Israel. Ninguém foi privilegiado e a ninguém foi permitido vender ou acumular o maná. Ele deveria ser recolhido diária e pessoalmente e se armazenado, estragava. Também aprendemos que uma vez recolhido, era colocado em um lugar comum, de onde cada pessoa retirava um ômer, que era usado como medida. Nem a ambição e nem a boa sorte poderiam impedir esta igualdade.

Temos algumas lições espirituais para serem colhidas aqui:

G. A cobiça é um verdadeiro perigo para os homens. Estejamos contentes com a provisão das nossas necessidades (Provérbios 30:7-9, I Timóteo 6:8).

H. O regime comunista não é justificado nesta passagem das Escrituras. Este sistema destrói o incentivo ao trabalho e está muito além do que podemos enxergar aqui. O maná não era a justa recompensa pelo trabalho honesto, mas um presente, como a salvação e outras bençãos espirituais dadas a quem não merece.

A aplicação correta é a seguinte:

1. Aqueles que recebem a Cristo como o pão da vida, tem todas as suas necessidades supridas nEle (Efésios 1:3-4). A salvação em Cristo é de graça e não pode ser acumulada e nem vendida.

2. No reino de Deus há uma interdependência que deveria produzir igualdade. Cada santo tem dons espirituais e pontos fortes que devem ser usados em benefício de outros. Até mesmo a riqueza material pode ser usada para ajudar aqueles que tem suprido as nossas necessidades de outras maneiras.

Paulo usa deste princípio para levantar uma oferta aos santos pobres de Jerusalém. Eles haviam repartido os dons espirituais com os gentios. Agora que eles se encontravam materialmente necessitados, os gentios deveriam suprir as suas necessidades com a abundante riqueza que Deus os havia suprido (II Coríntios 8:13-15).

Nunca acumule as bençãos que Deus tem dado a você. Elas serão consumidas (Mateus 6:19). Lembre-se de quanto você tem sido abençoado por outros. A pessoa que um dia encontra muito maná, pode não encontrar nada no outro.

VI. Desobediência – versículos 19-21
Deus tinha um propósito distinto em desejar que o maná fosse recolhido diariamente. Somente no sábado é que eles podiam comer o do dia anterior. Como já era de se esperar, alguns não obedeceram. Deus deseja que o obedeçamos sem questionamentos (I Samuel 15:22). Como mencionamos anteriormente, este é o verdadeiro teste de fé e amor.

VII. O dia do Senhor– versículos 22-26
O sábado era um presente a Israel visando o seu bem estar físico e espiritual (Marcos 2:27). O princípio ainda se aplica. O homem necessita de um dia de descanso e adoração. Aqueles que trabalham no Dia do Senhor somente por motivo de lucro material, deveriam se lembrar de que Deus ainda é capaz de suprir todas as nossas necessidades (Mateus 6:33).

VIII. Mais Provações – versículos 27-31
O maná foi um teste e Israel falhou em todos os pontos. Considere bem o fato de que ninguém daquela geração entrou em Canaã (Hebreus 3:19).

O maná do sábado deveria ser colhido na sexta feira e preparado neste mesmo dia (versículo 33). Não seria melhor deixarmos o dia do Senhor livre de toda distração possível a fim de que este pudesse ser usado para a adoração e descanso.

IX. Um Testemunho Para as Futuras Gerações – versículos 32-34
Deus deseja que os Seus grandes feitos sejam relembrados. As futuras gerações são abençoadas pelo relato do poder e da graça de Deus. Por este motivo é que um pote de maná foi guardado. Ele foi eventualmente colocado na arca da promessa juntamente com as duas tábuas da lei e a vara de Arão que floresceu. Vamos ser cuidadosos em deixar um testemunho e edificar um Ebenezer para as futuras gerações (Salmo 48:12-13, I Samuel 7:12).

X. Quarenta Anos – versículos 35-36
Deus nunca fecha uma porta de provisão sem que abra outra (Josué 5:12). Por quarenta anos nenhum Israelita ficou sem esta provisão.

XI. O Verdadeiro Pão do Céu – João 6:32-33
Os professores da Bíblia têm sempre visto no maná uma figura do Senhor Jesus Cristo. Apesar de alguns terem ido longe demais em suas imaginações tentando encontrar um paralelo, não podemos negar que ele realmente aponta para o Salvador. Os seguintes pontos de alguma maneira expõem a tipologia:

I. Pão do Céu

No capítulo seis de João vemos o relato de Cristo alimentando a multidão com cinco pães e dois peixes. Este milagre atraiu o povo para o Salvador. Nosso Senhor ficou desgostoso pelo fato do interesse deles não ter sido de natureza espiritual. Eles queriam o pão físico e não o espiritual. Até mesmo o maná foi citado como uma forma de convencer a Cristo de duplicar o milagre (versículos 31-32). A atitude deles fez com que Cristo pregasse o Seu sermão a respeito do verdadeiro Pão do Céu (versículos 26-65).

O Senhor Jesus ensinou que Ele era o pão verdadeiro que dá a vida (vers. 33-35,51). Era um contraste com o maná dado a Israel (vers. 32, 49-50) o qual não podia dar a vida eterna. Nosso Senhor não estava negando que o objetivo do maná era ser um tipo ou uma figura dEle mesmo. De fato, Ele assume isto quando se refere a si mesmo como "Pão da Vida". No entanto, o maná era apenas uma figura ou tipo.

J. A Liberdade da Salvação

O maná foi concedido para aqueles que não o adquiriram e nem o mereciam. Como a salvação em Cristo também não pode ser vendida (Isaías 55:1, Efésios 2:8-9).

K. Buscando o Pão da Vida

O maná deveria ser colhido por todos. Isto era a primeira coisa a se fazer pela manhã. Da mesma maneira, cada pecador deve buscar pessoalmente a Cristo. Aqueles que esperam encontrá-lo, devem buscá-lo desde cedo.

L. Participando do Pão da Vida

O maná não tinha nenhum valor caso não fosse consumido. Da mesma forma, Cristo nos fala para comermos Sua carne e bebermos o Seu sangue. Isto é uma linguagem figurada, pois fala a respeito da apropriação de Cristo e de Sua salvação pela fé (Compare João 6:53 –56 com versículo 35).

M. O Pão de Cada Dia

O maná deveria ser colhido a cada dia. Nisto a necessidade de comunhão diária com Cristo é tipificada. Não devemos viver das bençãos de ontem, mas devemos manter uma comunhão diária com o nosso Salvador. Esta fresca e intima comunhão é mencionada em Apocalipse 2:17. A fonte da nossa vida e força é oculta do mundo.

N. Igualdade em Cristo

Cada Israelita recebeu a mesma porção de maná. Da mesma forma cada santo recebe a plenitude de bençãos através de Cristo (Efésios 1:3). Alguns se achegam com uma fé fraca, outros com uma fé fortalecida, mas todos recebem o mesmo Salvador. Como cristãos, o nosso crescimento e recompensas dependem da nossa obediência, mas cada cristão é completo em Cristo no tocante a salvação (Colossenses 2:10).

O. Uma Multidão Mista

O maná foi desprezado pela multidão mista (Números 11:4-6). Cristo nunca satisfaz aqueles que não são salvos, mas professam serem filhos de Deus. Cuidado com aqueles que querem alimentação mundana na casa de Deus. Eles se aborrecem em participar dos cultos onde somente as coisas espirituais são enfatizadas (Atos 2:42). O verdadeiro maná é escondido deles (Apocalipse 2:17). O vulgo deve servir de aviso para nós (I Coríntios 10:1-6).



Autor: Pr Ron Crisp
Tradução: Eduardo Alves Cadete 07-03
Revisão: Calvin Gardner 09-03
Fonte: www.palavraprudente.com.br

Deus Te Abençoe Sempre.

domingo, 11 de julho de 2010

ANDE COMO FILHO DA LUZ.

TEXTO BÍBLICO: Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz (Efésios 5:8 ).

INTRODUÇÃO: O BÊBADO.
Certa vez eu estava visitando uma igreja junto com o meu pastor, que era pastor de duas igrejas, desta que estávamos visitando e da que eu era membro. Na hora em que o pastor convidou os visitantes a receberem a Jesus como seu Senhor e salvador, levantou-se um homem que estava bêbado e que durante a pregação, havia produzido alguns “comentários”. Em principio alguns oficiais chegaram a tentar impedi-lo, mas o pastor fez sinal para que o permitissem chegar à frente. O pastor orou por ele e aquele homem declarou (como todo bom bêbado), que estava aceitando a Jesus como seu salvador pessoal. Nenhum dos presentes acreditou muito naquela conversão, mas no domingo seguinte, entrou um homem de paletó na igreja, com um cavaquinho na mão, sentou nos primeiros bancos e assim que teve oportunidade pediu ao dirigente para cantar um hino. Qual não foi a surpresa da igreja ao descobrir que aquele homem era o bêbado da semana passada. A partir daquela data aquele homem passara a andar como filho da luz. Ele se uniu a igreja, serviu e louvou a Deus naquela comunidade por muitos anos. Este é um exemplo clássico de alguém que andava nas trevas e passou a andar como filho da luz.

S.T.: O que devo fazer para andar como filho da luz?

1. ESTAR EM CRISTO.
Porque em ti está o manancial da vida; na tua luz veremos a luz. (Salmos 36:9)

2. SER GUIADO PELA PALAVRA.
Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho. (Sl. 119:105)

3. VIVER EM COMUNHÃO E OBEDIENCIA.
Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. 1 João 1:7

4. SERVIR E PERSEVERAR.

Disse-lhes, pois, Jesus: A luz ainda está convosco por um pouco de tempo. Andai enquanto tendes luz, para que as trevas não vos apanhem; pois quem anda nas trevas não sabe para onde vai. João 12:35

5. OLHAR PARA O MELHOR DE DEUS.
E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os ilumina; e reinarão para todo o sempre. (Apocalipse 22:5)

Conclusão: Deus te salvou para que você ande em novidade de vida. Ande como filho da luz.

Deus te abençoe sempre.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Plano de Salvação.

Romanos 3.10-11 - “Como está escrito: "Não há nenhum justo, nem um sequer, não há ninguém que entenda, ninguém que busque a Deus”.
.
Romanos 3.23 - “Todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus”.
.
Romanos 5.8 - “Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores”.
.
Romanos 5.12 - “Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram”.
.
Romanos 6.23 - “Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor”.
.
Romanos 10.9 - Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo”.
.
Romanos 10.13 - "Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo".

segunda-feira, 5 de julho de 2010

PONHA A SUA CONFIANÇA EM CRISTO.

TEXTO BÍBLICO: João 14.1-3
INTRODUÇÃO:

1. Coração turbado é a coisa mais comum do mundo. Todas as pessoas de todas as classes sociais, de todas as idades e credos religiosos sabem o que é um coração turbado.
2. Nenhuma segurança ou sistema de alarme pode deixar de fora, esse avassalador assaltante da alma. As causas que deixam o nosso coração turbado vêm de dentro e também de fora. Emanam da nossa mente e também do nosso corpo. Vem daquilo que amamos e também do que tememos.
3. Mesmo os crentes mais consagrados sabem o que é beber o cálice mais amargo da dor na caminhada entre a graça e a glória. Vez por outra, encontram neste mundo, um vale de lágrimas.
4. Os discípulos estavam com o coração turbado,
eles estavam:

Tristes – devido à iminente partida de Cristo; devido à esmagadora solidão que os atingia.

Envergonhados – devido ao egoísmo que haviam evidenciado, perguntando quem era o maior entre eles.

Perplexos – devido à predição de que Judas trairia Jesus e Pedro o negaria e os demais ficariam dispersos.

Vacilantes na fé – pensando: como pode o Messias ser alguém que vai ser traído?

Angustiados – diante das aflições, perseguições, prisões e torturas que viriam a enfrentar.

Como, então triunfar sobre tantas turbulências da vida?

I. COLOCANDO A NOSSA CONFIANÇA EM CRISTO– V. 1

1. O que significa confiar em Cristo?
A forma do verbo no indicativo e no imperativo significa: Já que vocês confiam em Deus, continuem confiando em Mim.
Essa não é uma fé apenas intelectual – A fé intelectual não pode nos ajudar na hora da tempestade; ela traz apenas conhecimento histórico.
Essa não é uma fé na fé – Uma pequena fé no grande Deus vale mais do que uma grande fé no objeto errado. Muitos dizem: Ah! Eu tenho uma grande fé. Confiam na fé que têm, e não no grande Deus.
Confiar em Deus e no seu Filho é crer, confessar e descansar no seu poder, na sua sabedoria, na sua providência, no seu amor, e na sua salvação.

2. A fé em Cristo, é o remédio para o coração turbado - Mc 4:31-35
A fé em Jesus é o único remédio para um coração turbado. A fé olha para Jesus e não para a tempestade. A fé ri das impossibilidades. A fé triunfa nas crises. Abraão creu contra a esperança. Paulo na hora do martírio disse: Eu sei em quem tenho crido.

II. SABENDO QUE AQUI SOMOS PEREGRINOS, O CÉU É O NOSSO LAR – V. 2-3
Diante das provas, das tribulações e do sofrimento, precisamos levantar a cabeça e olhar para a recompensa final. Na jornada cristã enfrentamos sofrimento, dor, cruz, mas o fim desse caminho é a glória, o céu. A nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória. O sofrimento do tempo presente não pode ser comparado com as glórias por vir a serem reveladas em nós.

Olhar para frente, para o céu, para a nossa recompensa, para a nossa herança, para a nossa Pátria, para o nosso lar nos capacita a triunfar sobre as turbulências da vida.

Como Jesus descreve o céu?

1. O céu é o nosso destino.
A morte não é o fim da vida.
A morte não tem a última palavra.
O aguilhão da morte foi arrancado.
Morrer para o crente é lucro.
Morrer para o crente é deixar o corpo e habitar com o Senhor.
Morrer para o crente é habitar com Cristo.
Quando o crente morre, ele não vai para o cemitério, nem para o purgatório, vai para o céu.

2. O céu é um lugar de gozo e descanso.
O céu é onde está o trono de Deus.
As hostes de anjos e a incontável assembléia dos santos glorificados.
O céu é a nossa Pátria.
Lá está o nosso tesouro.
Lá está o nosso galardão.
Lá está a nossa herança incorruptível.
O céu é onde Deus vai enxugar as nossas lágrimas.
No céu vamos entoar um novo cântico ao Cordeiro pelos séculos dos séculos.

3. O céu é a Casa do nosso Pai.
Os filhos de Deus estarão todos lá.
Se o céu é a casa do Pai, significa que o céu é o nosso Lar.
Aqui no mundo somos estrangeiros, mas no céu vamos estar em casa, na Casa do nosso Pai.

4. O céu é lugar de segurança –
Lá não vai entrar maldição.
Lá não tem gente doente, aleijada, ferida, oprimida.
Lá não tem cortejo fúnebre.
A Casa do Pai é o lugar onde somos amados e aceitos não pelo que temos, mas pelo que somos.
A Casa do Pai é o lugar onde somos sempre bem-vindos, lá ouviremos: Vinde benditos de meu Pai, entrai na posse do Reino…
A Casa do Pai é onde todos os filhos são tratados sem preconceito, sem acepção.

5. O céu é o lugar que Jesus foi nos preparar.
No céu tem lugar para todos os filhos de Deus.
No céu não teremos apenas moradas, mas mansões.
O céu é o lugar da nossa morada permanente. Aqui, moramos numa tenda frágil, mas lá, habitaremos as mansões celestiais.

6. O céu é o lugar onde teremos comunhão eterna com Cristo.
A maior glória do céu é estarmos com Cristo para sempre. Vamos contemplar o seu rosto. Vamos servi-lo. Vamos exaltá-lo. A eternidade inteira não será suficiente para nos deleitarmos nele, para exaltarmos sua majestade.
Cristo será o centro da nossa alegria no céu. Lá vamos ver a Jesus como ele é: Lá não haverá mais dor, nem luto, nem tristeza. Lá vamos esquecer as agruras desta vida. Lá não vamos fazer perguntas. Lá vamos adorar com alegria.

7. O céu é o lugar onde teremos plena comunhão uns com os outros.
No céu seremos uma só família.
Vamos nos conhecer.
Vamos nos relacionar em pleno e perfeito amor.
No céu vamos abraçar os patriarcas, os profetas, os apóstolos, os nossos entes-queridos que nos antecederam.

III. SABENDO QUE NÃO ESTAREMOS SOZINHOS NESSA CAMINHADA.
Jesus Cristo, desde o principio sabia que nós não conseguiríamos manter a nossa confiança se estivéssemos sozinhos. Ele nos prometeu que estaria conosco em nossa caminhada.
“Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém”(Mateus 28:20).

CONCLUSÃO:
Os discípulos, antes abatidos, tristes, turbados foram consolados, revestidos com o poder do Espírito Santo, confiaram em Cristo e proclamaram o seu nome. Eles viveram como peregrinos, ajuntaram tesouros no céu, viveram sob as leis do céu, aguardando o céu, preparados para o céu e para a segunda vinda de Cristo. E você? Está ainda com o coração cheio de temor?
Ponha a sua confiança em Cristo. Saiba que é só esperar mais um pouco e logo estaremos indo para a Casa do Pai.
Breve Jesus virá nos buscar!

Deus nos abençoe sempre.
Pr. Jademir Barbosa.


(Adaptado de Sermão do Pr. Hernandes Dias Lopes)