UBE blogs

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Eu sou um otimista convicto.

Eu sou otimista; mais que isso, sou um otimista convicto. Não um otimista cego que não atenta para as coisas que acontecem ao seu lado; sou um otimista do tipo que embora mensure as circunstâncias não se deixa abater por elas. Creio no amor, na graça e no poder de Deus; creio no trabalho na determinação, na capacitação e na educação; creio na renuncia das coisas menores para se alcançar as maiores. Creio no poder da oração, creio em um Deus todo poderoso que me ama e tem profundo interesse em minha vida; um Deus que cura, que abençoa, que salva, que transforma liberta e perdoa; um Deus que não importa onde e em qual situação vc esteja agora, está atento ao teu clamor e profundamente interessado em mudar a tua vida. É por tudo isso que me recuso a aceitar o atual estado de coisas e declaro com toda certeza do meu coração: Eu vou atras dos meus sonhos, pois... DIAS MELHORES VIRÃO.
 
Deus te abençoe sempre.

domingo, 12 de dezembro de 2010

O propósito de Deus para nossa nova vida: Que sejamos santificados.

O pecado é o maior vilão na história da relação entre Deus e o homem. Tudo o que Deus havia planejado pensando numa relação de intensa comunhão com o homem, o diabo destruiu através do pecado. O estudo do pecado mostra que o mesmo precisa ser vencido nas suas duas formas: o pecado original, que planta a a semente do pecado em nossos corações;  e o pecado pessoal, que é o resultado das nossas ações como fruto da natureza corrompida. Foi o pecado original quem lançou em nós a semente do pecado, a qual nos leva a cometermos os nossos pecados pessoais, que por sua vez, nos afastam de Deus e nos destinam à eternidade longe dele, no inferno que foi preparado para o diabo e seus anjos.

Sabemos que o sangue de Jesus nos purifica de todo o pecado e que não há condenação para quem está em Cristo Jesus; porém, até que seja extirpada; a raiz do pecado continua exercendo o seu domínio sobre o nascido de novo e promovendo seus estragos.

A Bíblia está repleta de textos que mostram claramente que é propósito de Deus para as nossas vidas que não tenhamos nenhum tipo de proximidade com o pecado.

Certamente o problema não está na sinceridade dos filhos de Deus; pois diariamente milhares destes, estão molhando o altar do Senhor com sinceras lágrimas de arrependimento e clamor por uma vida de santidade. O problema também não está no fato de que não haja provisão de Deus para este importante aspecto da vida cristã; pois a provisão existe, é abundante e expressa o clamor do coração de Deus por uma igreja sobre a qual o pecado já não tenha domínio; uma igreja que vive e prega a santidade bíblica. O verdadeiro problema consiste em o povo de Deus não conhecer a palavra do Senhor; e por conta disso, assumir duas posições, que embora distintas na essência, são semelhantes nos resultados. Assumem uma vida de conformidade com o pecado, por acharem que a sua salvação esteja garantida e que agradam a Deus mesmo vivendo em total desrespeito à sua palavra; ou, choram pelo pecado, mas não conseguem vencê-lo; por desconhecerem totalmente a provisão de Deus para que o seu povo viva em santidade. Não importa tanto qual a posição que assumimos em relação ao pecado; o que realmente importa é se vencemos ou não o pecado; se esta semente diabólica já foi extirpada ou se está enraizada em nossos corações. Deus mandou seu filho ao mundo para uma obra completa; não para simplesmente tirar a condenação pelo pecado, mas para arrancar o pecado da vida do seu povo e fazer resplandecer neste povo a sua glória; para fazer nascer um povo santo e que ama a santidade; um povo que não tem de que se envergonhar e que em total dependência e intimidade com o Senhor, proclama a sua palavra no poder e unção do Espírito santo; e com a autoridade dos antigos profetas dizendo: “Assim diz o Senhor”.

Confira na Bíblia:



“Logo, já não sou eu quem vivo, mas Cristo vive em mim; e esse viver que agora tenho na carne, vivo pela fé no filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim” (Gálatas 2:20). É completamente impossível que Cristo vivendo em nós, fizesse o que muitos cristãos tem feito em nossos dias. A mensagem da palavra de Deus é clara: Cristo vive em nós; e se Cristo vive em nós, ele é poderoso para nos fazer viver em vitória sobre o pecado.

“Sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos ao pecado como escravo” (Romanos 6:6). Muitos cristãos têm tentado viver uma vida livre do pecado quase que na força do pensamento positivo ou na determinação. O povo de Deus precisa crer na palavra; a qual diz que o corpo do pecado foi destruído. O projeto de Deus para o homem não é só que ele seja livre da condenação pelo pecado, mas principalmente da sua ação, que o seu povo possa viver em santidade, e isso, ainda em sua vida terrena; não somente quando for para o céu.

“Pois o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça” (Romanos 6:14). Não ter forças sobre o pecado, é uma alegação constante no meio do povo de Deus. Mas é uma alegação desprovida de fundamento bíblico; porque a palavra de Deus mostra não somente que o pecado não mais terá domínio sobre nós; mas ainda nos garante que junto com a tentação permitida, Ele nos proporcionará também o escape (I Coríntios 10:13). Entre a palavra de Deus e as nossas experiências pessoais eu prefiro acreditar na palavra de Deus; e ela diz que o pecado não terá domínio sobre nós.

“Eu vos tenho batizado com agua; ele, porém vos batizará com o Espírito Santo” (Marcos 1:8). O batismo com o Espírito Santo é a ferramenta de Deus para arrancar a raiz do pecado do coração do seu povo. Muitos passam anos tentando ser santos pelas suas próprias forças; mas é Jesus Cristo quem limpa a sua eira através do batismo com o Espírito Santo. Vejamos ainda o que diz o profeta Ezequiel: “Então, aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei. Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós Espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei um coração de carne. Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus caminhos, guardeis os meus estatutos e os observeis” (Ez. 36:25 a 27). É Deus quem faz esta obra em nós, o homem não pode gastar a sua vida tentando fazer a obra que só Deus pode fazer e por conta disso viver uma vida medíocre sob o jugo do pecado. O homem não pode fazer nada pela sua salvação; porém pela sua santificação o que pode e deve fazer é buscar o batismo com o Espírito santo, que é a maneira de Deus, de arrancar o domínio do pecado do coração do homem.

“Mas como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em todo o vosso procedimento; pois está escrito: sede santos porque eu sou santo” (I Pedro 1:15 e 16). Santidade não é apenas uma opção de vida; é muito mais que isso, é mandamento de Deus para o seu povo; não é uma utopia criada por algum teólogo pentecostal inflamado. Santidade é um estilo de vida que Deus escolheu, providenciou e determinou que o seu povo adotasse. A nossa escolha se dá em servir ou não ao Senhor; caso a nossa decisão seja por servi-lo, só existe uma maneira possível de fazê-lo; e esta é a santidade.

“Segui a paz com todos, e a santificação; sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hebreus 12:14). Infelizmente muita gente tem se iludido com a idéia de que poderá chegar ao céu sem uma vida de santidade; muitos tem confundido o conceito de graça com o de irresponsabilidade; a salvação é pela graça sim, mas não uma graça irresponsável que não nos impõe nenhum compromisso diante da bondade de Deus para conosco. A graça de Deus nos alcança como parte do maravilhoso projeto de restauração da comunhão entre Deus e o homem. Mas Deus não quer comunhão com pecadores; (isso ele teria no Éden), por isso ele reservou para si um povo santo. Nossa resposta à graça de Deus não pode de maneira nenhuma abdicar da gratidão; da sincera comunhão; e acima de tudo isso, de uma vida em santidade.

Nossa oração é que Deus abra os olhos do seu povo para a importância de uma vida de santidade, pois a mesma é fundamental dentro do propósito de Deus para as nossas vidas; e determinante quanto ao destino das nossas almas.



“Esta é a vontade de Deus: a vossa santificação”.

(I Tess. 4:3)

Deus nos abençoe sempre.

domingo, 5 de dezembro de 2010

Nas coisas relativas ao reino de Deus, a neutralidade não é uma opção viável.

Texto Bíblico: “Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha” (Mateus 12:30)

Tema: Desista da Neutralidade e Sirva ao Senhor.

A expressão: “Em cima do muro” é muito conhecida e utilizada em nossos dias; muitos a utilizam na política, nos esportes, na religião; embora ficar em cima do muro possa parecer uma posição segura, por dar uma impressão de neutralidade, quando se trata de reino de Deus a neutralidade não é uma opção viável. Jesus fala neste texto que quem não é com ele é contra ele e quem com ele não ajunta espalha; a Bíblia diz que não se pode servir a dois senhores, ou servimos a um ou a outro, mas também não nos apresenta a possibilidade de não servirmos a ninguém, ficarmos em cima do muro.


1. Não há neutralidade de condição, ou você está preparado, ou não está.

ENTÃO o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo.

E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas.

As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo.

Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas.

E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram.

Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro.

Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas.

E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam.

Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós.

E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta.

E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos.

E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço.

Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir.

Mateus 25:1-13.


2. Não existe neutralidade de posição, ou você está em Cristo ou não está.

PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito - Romanos 8:1

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

II Coríntios 5:17


3. Não existe neutralidade de serviço, ou você serve a Deus ou ao inimigo de Deus.

E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas;

E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda.

Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;

Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;

Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me.

Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?

E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos?

E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?

E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.

Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;

Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;

Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes.

Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos?

Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim.

E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.

Mateus 25:32-46.


4. Não existe neutralidade de destino, não existe purgatório, nosso destino é o céu ou o inferno.

E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação - João 5:29

Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado - Marcos 16:16

Conclusão:
Desista da neutralidade em questões que envolvem o reino de Deus meu irmão, a questão não é se você serve a Deus ou se você não o serve, a questão é que se você não serve a Deus você serve ao inimigo de Deus. Portanto: desista da neutralidade e sirva ao Senhor.
 
Deus nos abençoe sempre.

Infinitamente Mais - Asaph Borba



Deus nos ensine a confiar e a agradecer a Deus por tudo, pois Ele é fiel, e poderoso pra fazer "Infinitamente Mais".
Deus nos abençoe sempre.

Ensina-me - Asaph Borba



Que música linda e profunda.
Deus nos abençoe sempre.