UBE blogs

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Tempo de celebração.

          No último dia 15 de Janeiro estivemos em João Pessoa, PB; mais precisamente no Espaço Cultural, o Centro de Convenções da bela capital paraibana, participando de mais uma Assembléia Distrital da nossa denominação, a Igreja do Nazareno. Foi precisamente a nossa XXX Assembléia Distrital, como sempre foi um tempo muito precioso, tempo de celebração, tempo de rever pessoas queridas, companheiros de jornada separados por chamados diversos para regiões as mais distantes. Tempo de prestar contas, das responsabilidades e privilégios delegados. Certamente Deus separa este tempo para ministrar de forma especial aos nossos corações, somos impactados pelos testemunhos, pela emoção de quem revive as lutas vividas ao longo do ano através dos relatórios.

          Deus tem nos feito crescer e a assembléia distrital é uma forma de apresentarmos a igreja a muitos dos irmãos que têm chegado para servir a Deus junto conosco. Cada pastor, membro ou ministro ordenado da igreja do Nazareno deve ver a assembléia Distrital como uma responsabilidade para com a sua denominação, ela é sem dúvida uma reunião de negócios, mas muitos pastores e membros ainda a vêm como um presente de Deus para as suas vidas e ministérios, um tempo de renovo, de rever os amigos, um tempo de agradecer e celebrar, tempo de celebração.

          Deus nos abençoe sempre, nos dê responsabilidade para com o seu chamado, humildade, unidade, respeito aos nossos líderes, visão de corpo e gratidão; que as nossas assembléias sejam sempre, tempo de celebração.

          Pr. Jademir Barbosa.

domingo, 9 de janeiro de 2011

QUE SEJAMOS PARTICIPANTES DA SUA OBRA.

       Um dos maiores privilégios que Deus tem concedido aos homens é o de participar da sua obra. Não existe nada mais gratificante do que proporcionar o encontro de vidas com o Deus vivo e levá-las a se tornarem membros da família de Deus. Uma das principais razões da existência da igreja é arregimentar e treinar vidas para esta importante tarefa.

       O evangelho de Marcos, no capítulo cinco, nos fala acerca do encontro do Senhor Jesus com um possesso de uma legião de demônios. Quando Jesus libertou o gadareno, este pediu para ir com Ele, mas Jesus não o permitiu e ordenou que ele voltasse para casa e contasse aos seus o que o Senhor havia feito por ele. É maravilhoso estar com Jesus; é maravilhoso cantar-lhe louvores e gozar comunhão com os santos, mas a igreja não pode esquecer da importância e urgência da missão de reconciliar o mundo com Deus. Aquele gadareno ficou profundamente agradecido pelo que Jesus operara em sua vida; com certeza estava disposto a passar o restante dos seus dias adorando ao seu libertador; porém o propósito de Jesus para as nossas é muito mais nobre que isso. A ordem dada ao recém liberto deve ecoar com a mesma força em nossos corações: Vai e conta aos teus o que o Senhor tem feito por ti.

       Atualmente existem vários ministérios através dos quais podemos servir ao Senhor Jesus e integrar-nos à sua igreja; cada um deles com as suas particularidades e oportunidades de uso dos nossos talentos. Os mesmos abrangem as mais diversas áreas, mas devem obrigatoriamente voltar-se para a reconciliação do perdido com Deus. Aprecio e reconheço a importância da maioria dos ministérios existentes na igreja nos nossos dias; mas o Senhor Jesus Cristo não foi à cruz para ser adorado, nem tampouco para curar pessoas ou simplesmente saciar a fome de um povo; muito menos para que sejamos ícones de prosperidade. Ele padeceu naquela cruz para que o mundo fosse salvo por ele. A divulgação desta mensagem coube à igreja; ou seja, a mim e a você. Neste exato momento, milhares de vidas estão partindo para a eternidade sem um encontro com Deus; lares estão se desfazendo, jovens e crianças estão se iniciando nas drogas, na prostituição ou abraçando uma vida de criminalidade. Deus conta conosco para alcançar estas vidas; este é o nosso privilégio e a nossa responsabilidade. Os ministérios, uma benção preciosa, são ferramentas de Deus para nos ajudar no cumprimento desta missão; através dos mesmos, integremo-nos à obra de Deus e cumpramos a nossa missão, tornando-nos participantes de sua obra.

Confira na Bíblia:

“Ela dará a luz um filho a quem chamarás Jesus; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados” (Mateus 1:21). Quando Deus anunciou o nascimento de Jesus a José, Ele mostrou não somente que Jesus viria, mas principalmente qual a sua missão: Ele veio para salvar o seu povo dos pecados deles.

“Pois o filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido” (Lucas 19:10). Mais uma vez o propósito da vinda de Jesus é claramente declarado. Tantos significados são atribuídos a cada coisa que Jesus fez ou falou, que muitas vezes o verdadeiro significado da sua vinda é perdido. O filho do homem veio buscar e salvar o perdido; esta é a sua obra, a nossa é proclamar a sua mensagem.

“Sabei que aquele que fizer converter um pecador do erro do seu caminho, salvará da morte uma alma e cobrirá uma multidão de pecados” (Tiago 5:20). Como dissemos no início, não existe nada mais gratificante do que levar vidas a um encontro com Deus; um dia nós estaremos no céu e encontraremos lá vidas que foram convertidas do erro do seu caminho, conhecendo a salvação em Cristo através de algo que fizemos na obra de Deus; por conta do privilégio que Deus nos deu de participarmos da sua obra, estas vidas terão mudado de endereço eterno e serão para sempre membros da família de Deus.

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura” (Marcos 16:15). O Senhor Jesus Cristo, ao dar instruções aos discípulos, definiu a missão da igreja de forma clara e sucinta. Não importam quais sejam as nossas habilidades pessoais, nem há quanto tempo conhecemos o evangelho. Se realmente somos parte da igreja de Cristo, ele certamente conta conosco para que esta mensagem chegue ao coração do perdido.

“Mas se o atalaia vir que vem a espada, e não tocar a trombeta para avisar o povo, e se a espada vier, e levar uma vida dentre eles, este tal foi levado na sua iniqüidade, mas o seu sangue o requererei da mão do atalaia. A Ti, ó filho do homem, te constituo por atalaia sobre a casa de Israel; tu, pois, ouvirás a palavra da minha boca, e lhe darás aviso da minha parte. Se eu disser ao ímpio: certamente morrerás, e tu não falares, para desviar o ímpio do seu caminho, morrerá esse ímpio na sua iniqüidade, mas o seu sangue eu o requererei da tua mão. Mas se advertires o ímpio do seu caminho, para que ele se converta, e ele não se converter, morrerá na sua iniqüidade, mas tu terás livrado a tua alma” (Ezequiel 33:06-09). Deus nos constituiu como “atalaias”; a responsabilidade do atalaia é a de alertar o povo quanto ao perigo iminente. Isso nos mostra que a pregação do evangelho não é somente um privilégio, mas acima de tudo, a obrigação de cada membro do corpo de Cristo, obrigação esta que será requerida, pois o preço do sangue da omissão será cobrado de cada um de nós.

“Mas todas as coisas provêm de Deus que nos reconciliou consigo mesmo por Cristo, e nos entregou o ministério da reconciliação” (II Coríntios 5:18). Nossa atitude tem sido de louvarmos sempre a Deus por nos ter reconciliado consigo através de Cristo. Mas o ministério da reconciliação que nos foi entregue exige de nós não somente gratidão e louvor; mas acima de tudo que lutemos com todas as nossas forças para reconciliar o mundo com Deus.

      Particularmente, estarei em oração para que você possa cumprir o propósito do Senhor para a sua vida, participando ativamente da obra de reconciliar o mundo com Deus. O CURSO BÍBLICO NOVA VIDA, certamente poderá lhe ajudar como ferramenta nesta importante tarefa; ele está disponível para download gratuito no site de nossa igreja: http://www.nazarenopiedade.com.br/

Este texto é parte integrante de uma das lições do CURSO BÍBLICO NOVA VIDA, Faça bom uso do mesmo e ganhe muitas vidas para o Senhor Jesus.

Deus te abençoe sempre.