UBE blogs

domingo, 26 de junho de 2011

SAIA DE LO-DEBAR E VENHA PRA CASA DO REI

Texto Bíblico: II Samuel 9


TEMA: Saia de Lo-Debar e venha pra casa do rei. 

INTRODUÇÃO: 
Lo-Debar era um lugar usado por pessoas que não queriam que a sua história fosse conhecida, ninguem falava acerca da sua história em Lo-Debar, era um lugar esquecido, era um lugar apropriado para alguém ser esquecido, era um lugar dominado pelo medo.

Alí vivia Mefibosete, um menino que nasceu para um dia ser rei, mas que fora assaltado pela tragédia, perdeu a realeza, a familia e a capacidade de andar em um só dia, passou a viver em Lo-Debar.

mas o Rei lembrou-se de seu amigo Jonatas, e mandou chamar Mefibosete que era filho do amigo do Rei. 

Saia de Lo-Debar e venha pra casa do Rei.

Hoje Deus nos chama também a sairmos do nosso mundinho e virmos pra casa do Rei, o que devemos fazer para sairmos da nossa Lo-Debar?


1. NÃO SE PERMITA DOMINAR PELO MEDO
Mefibosete apresenta-se como “um cão morto”. Aqui vemos a auto-estima de um homem que não tinha mais perspectiva alguma na vida. Um cão morto. Nem se considerava mais gente. Simplesmente um cão, morto.

2. CREIA NA BONDADE DO REI
Muitas vezes perdemos anos preciosos da nossa vida sem desfrutarmos da bondade do Rei. Mefibosete a principio não acreditava que o rei pudesse ser bondoso para com ele.
Nós precisamos crer se quisermos desfrutar da bondade do rei.

3. DESFRUTE DAS RIQUEZAS DO REI
Naquele momento, por amor a Jonatas, Davi restitui a Mefibosete tudo que pertencia à sua família, ao seu pai e ao seu avô. Davi também determina que, daquele dia em diante, ele seria tratado como um dos filhos do rei.

4. DESFRUTE DA INTIMIDADE DO REI
Deus nos chama de Lo-Debar para o seu palácio onde, por amor de seu filho, nos oferece sua mesa. A única coisa que temos que fazer é comer da mesa do rei, nos alimentarmos da sua Palavra, em sua presença, todos os dias de nossas vidas.

5. ARRANQUE LO-DEBAR DO SEU CORAÇÃO
Nesse momento, tudo o que vivemos em Lo-Debar já não conta. Já não temos mais nada a ver com Lo-Debar. Entretanto, muitas vezes nós saímos de Jerusalém e retornamos a Lo-Debar. Quando não damos ouvidos à Palavra de Deus, quando não entramos em sua presença em oração e permitimos que os velhos medos, frustrações, desesperos, falta de perspectiva ocupem novamente nossas mentes.

CONCLUSÃO: A boa notícia do evangelho é clara: LO DEBAR NÃO É MAIS O SEU LUGAR! Você foi chamado pelo rei para comer da sua mesa. Deixe Lo Debar para trás e nunca mais retorne para lá, você não precisa mais disso. Jesus já pagou o preço, sofreu em nosso lugar para que tenhamos acesso ao trono do Pai.

SAIA DE LO-DEBAR E VENHA PRA CASA DO REI.

domingo, 19 de junho de 2011

CURSO BÍBLICO NOVA VIDA


         Queridos, acabamos de lançar o "Curso Bíblico Nova Vida" em formato de livro, adquira esta importante ferramenta para sua edificação pessoal e para o evangelismo pessoal ou em grupos.

O Curso Bíblico Nova Vida, foi concebido a partir da necessidade de um material que produzisse nos amigos do evangelho, interesse pelo estudo da palavra de Deus. O mesmo é apresentado em cinco módulos: O Homem, O pecado, Jesus Cristo, Quatro passos para ser feliz, e O propósito de Deus para a nossa nova vida. Cada módulo contém quatro lições de fácil compreensão, que promovem a interação dos alunos com a palavra de Deus. Os alunos precisam conferir na Bíblia para completarem as lições. 

Este curso tem sido ministrado em nossa igreja local, bem como em diversas igrejas no Brasil, em várias denominações. Deve ser ministrado aos que tenham interesse em aprender a palavra de Deus e aos cristãos em geral. É um excelente material para Pequenos Grupos; tem sido amplamente usado para Grupos de Discipulado, células, Grupos ministeriais e até mesmo para iniciar congregações. Nossa oração é que Deus o abençoe ricamente e que esta ferramenta possa lhe ser útil no exercício do ministério.

Para adquirir, entre em contato conosco através do site: www.nazarenopiedade.com.br - e deixe a sua mensagem no link: "CONTATO" ou ligue para um dos telefones na pagina inicial do mesmo (Preços especiais a partir de dez livros).



Deus nos abençoe sempre.

QUALIFICAÇÕES DO EVANGELISTA:



Ser convertido.
Que fique claro que todo evangelista deve ser primeiramente convertido, começando com fé e arrependimento de nossa parte. Só o crente que possuí uma conversão autentica, de que Cristo levou os seus pecados na cruz, libertando-nos do poder do pecado e trazendo-nos a certeza da salvação, pode ganhar almas para Jesus.
“Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos” (Lucas 22:32).  
"Que os homens nos considerem como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus."               (I Coríntios 4:1)

Ter um bom testemunho.
Viver aquilo que prega é essencial na vida de um evangelista; devemos representar Cristo fielmente, pois Ele nos dá vitória sobre o pecado, e é através de nossa experiência vitoriosa que poderemos pregar com autoridade e ensinar ao recém-convertido a também obter esta vitória. Uma das ferramentas mais poderosas do evangelista é a sua vida como também esta pode ser uma das ferramentas mais poderosas nas mãos do inimigo. Quando um cristão tem um bom testemunho, a sua vida fala por ele, e contribui para confirmar a palavra; da mesma forma quando ele tem um testemunho repreensível, o inimigo usa a vida deste evangelista contra a evangelização e ofusca efeito da palavra na sua boca.
“Convém também, que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta e no laço do diabo” (I Timóteo 3:7).

Ser batizado com o Espírito Santo.
O Batismo com o Espírito Santo opera dois milagres simultâneos na vida do cristão, traz poder para vencer o pecado e poder para testemunhar. O evangelista precisa destas duas ferramentas presentes em sua vida para que tenha êxito na evangelização. Não podemos ser bem sucedidos na obra de levar pessoas a Cristo e ao padrão de vida que Ele requer dos cristãos, se nós mesmos vivemos em servidão ao pecado. Da mesma forma a obra de evangelização não é uma obra da razão ou da capacidade de convencimento humano, é uma obra que somente poderá ser feita no poder e unção do Espírito Santo. Certamente por conta disto o Senhor Jesus Cristo não permitiu que os discípulos se lançassem à obra de evangelização sem o poder do Espírito Santo.
“E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder” (Luc 24:49).
“E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes. Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias. Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel? E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder. Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra” (Atos 1:4-8).
“E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém” (Mc 16:16).

Ter firmeza no conhecimento da palavra.
É preciso ter total convicção na mensagem de Cristo, crer que estamos ensinando a verdade à humanidade e que o único caminho que leva para Deus é Cristo, e também ter convicção de que toda alma fora de Cristo está perdida. Um cristão que conhece a palavra e é firme nas suas verdades tem muito mais facilidade em transmitir com segurança a palavra de Deus. Aquilo que é verdade para ele se tornará, com mais facilidade, verdade para os seus ouvintes.
"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" (João 8:32).
“Se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé, e não vos moverdes da esperança do evangelho que tendes ouvido, o qual foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, estou feito ministro” (Colossenses 1:23).
“Porque hás de ser sua testemunha para com todos os homens do que tens visto e ouvido” (Atos 22:15).
“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade” (II Timóteo 2:15).

Ter compaixão pelos perdidos.
Compaixão significa a tua dor no meu coração, é muito mais que sentimento de preocupação em relação aos outros. Deus sentiu compaixão por nós. “pois amou o mundo de tal maneira que deu Seu Filho unigênito para que todo o que nEle crê, não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo. 3.16). A compaixão motivou Jesus Cristo a percorrer tantas cidades e povoados, ensinando, pregando e curando o povo aflito.  Somente adquirimos esse sentimento quando aprendemos a amar como Deus amou, assim poderemos enxergar as pessoas perdidas e, através do amor que move nossos corações, sermos motivados a agir no sentido de salvá-las.

“E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo. E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor” (Mateus 9:35-36).
"E, vendo-a, o Senhor Jesus moveu-se de íntima compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores"  (Lucas 7:13).

Ser um cristão de oração.
Sem oração, nada no reino de Deus funcionará como convém. O ensino da palavra é claro no sentido de que a oração é parte essencial na vida e no ministério do servo de Deus. Jesus viveu intensamente a oração. Temos ainda exemplos clássicos como o de Daniel, Moisés, Josué, Paulo e tantos outros. Em Lucas 18:1 Jesus ensinou seus discípulos a orar sempre e nunca esmorecer. Na verdade a obra de evangelização é uma batalha espiritual, e como tal, só poderá ser vencida através da oração. Quando um evangelista vive uma vida de oração, seu trabalho tem êxito. Quando oramos pelas almas, Deus faz com que elas venham sedentas ao nosso encontro; e o Espírito Santo nos dá a palavra de sabedoria para que aquelas vidas tenham um encontro transformador com o Senhor Jesus Cristo. Uma vida de oração contínua revela um coração que tem prazer em estar na presença de Deus, e isto é essencial para um evangelista, bem como para qualquer cristão.

“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca” (Mateus 26:41).
“Orai sem cessar” (I Tessalonicenses 5:17)

Ser alguém comprometido com a Igreja local.
Não pode ser evangelista pessoal, alguém que não tem laços com a igreja local. Nós não pregamos denominação. O que nós queremos é ganhar o mundo para Jesus. E para isso é preciso claro, o evangelista estar firme na sua igreja. Comprometido com a sua igreja.
Seja qual for a sua igreja, se é de Jesus, se prega a palavra, você busca uma vida de santidade, o seu pastor é homem comprometido com Deus, a sua igreja é de oração, se é neotestamentária, você precisa estar comprometido com essa igreja.
A mensagem que nós passamos para os outros, passa primeiro pela autoridade de nossa vida. Eu preciso experimentar esse conhecer a Deus, saber dele como meu Senhor e Criador de todas as coisas e ter o senhorio dele em minha vida.

Quais são os seus dons? Estão a serviço de sua igreja? O que Deus espera de você? Você tem se comprometido e realizado na sua Igreja? Não importa se você tem o dom de evangelista, profeta, mestre ou de apóstolo... Não importa qual o seu dom. Quem dá o dom é o Espírito Santo. Não pode ser um bom crente, aquele que não tem vínculo com a sua igreja, na relação com Jesus.
Como vamos ganhar os homens e mulheres para o Senhor Jesus se nós não temos compromisso com a Igreja e com a palavra, para pregá-la ao mundo.

Conclusão: O Senhor Jesus nos incumbiu da missão de levar ao mundo a sua palavra ; mostrar ao mundo o seu amor e a sua verdade; não temos o direito de fazer isto de qualquer maneira, temos de fazê-lo da maneira de Deus. Que o Senhor seja conosco e nos abençoe no cumprimento desta missão.