UBE blogs

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Quem tem ouvidos, ouça.



“Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra” (Isaías 1:19).

O profeta Isaías, cujo nome significa “o Senhor salva”, viveu em um tempo de opressão,
usurpação do direito e rebeldia (sinto-me contemporâneo de Isaías); do ponto de vista da mensagem escrita foi o maior dos profetas; não só pela quantidade dos seus escritos, mas acima de tudo pela intensidade de sua mensagem.

Nenhum dos profetas foi tão contundente em apresentar o Cristo que viria. Isaías apresenta a graça e mostra a condição para que ela seja alcançada. Apesar da crise, existe esperança; esta esperança está em Deus, tão somente em Deus. “Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra”.

Não consigo perceber, em toda a palavra de Deus, que as suas promessas nos sejam determinadas; entendo que as promessas são condicionais. Há uma condição a ser cumprida, ou condições a serem cumpridas. As bênçãos não são jogadas no nosso colo, há um preço a ser pago; para comer o melhor da terra, precisamos querer e ouvir ao Senhor.

O que seria o “querer”? Não creio que seja simplesmente se posicionar na fila do sim. Querer o melhor da terra nos fala de importância e prioridade; nos fala do quanto nos importamos com o que Deus se importa. A que ponto nos importamos; ao ponto de promovermos mudanças, ao ponto de nos permitirmos moldar por sua palavra? Se quisermos o melhor da terra precisamos querer Deus como Senhor de nossas vidas.

O Senhor Jesus, em seu ministério terreno usou de forma intensa uma frase que certamente se cristalizou em muitos corações: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”. Lembro de na minha primeira análise, perceber essa frase como simplista, redundante. Mas ela é, ao mesmo tempo, de uma simplicidade e profundidade, tremendas.

Ouvir é condição para comer o melhor da terra, é base para viver o melhor de Deus. Deus espera que, quem tem ouvidos, simplesmente ouça. Não somente escutando, mas permitindo que a verdade escutada se transforme em agente de transformação; que leve à obediência.

Muita gente tem falado e elogiado essas meditações; claro que isso alegra o meu coração, é bom ter um feed-back positivo daquilo que você produz. Mas o que alegra o meu coração e o coração de Deus é quando a palavra dele produz mudança. Quando quem tem ouvidos ouve; quando atendemos ao que ouvimos. Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra.

Precisamos nos posicionar diante da palavra de Deus como as crianças o fazem diante de um treinador que ensina algo novo. Devemos prestar atenção no que ele nos fala e colocar em prática; de nada adianta ouvirmos o treinador, se não praticarmos o que ele ensina. A cada dia, a partir do nosso contato com a palavra de Deus, precisamos perguntar: “Que verdade o Senhor trouxe ao meu coração com essa palavra?” e; “de que maneira vou aplicar essa verdade em minha vida?”.

Hoje é um excelente dia para buscar o melhor de Deus pra sua vida e pra sua família. Hoje é dia de meditar acerca do nosso posicionamento diante das verdades de Deus, e do desejo do Senhor pra nossa vida. "Quem tem ouvidos, ouça".

Deus te abençoe sempre.