UBE blogs

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Não se permita dominar pelas suas emoções.



"Porque estás abatida oh minha alma; e porque te perturbas dentro em mim, espera em Deus pois ainda o louvarei, é Ele o meu auxilio e Deus meu" (Salmos 42:5).

Sempre me impressiona o fato do salmista Davi "conversar" com a sua alma; neste verso encontramos o rei Davi perguntando à sua alma qual a razão do seu abatimento. Davi estava abatido, mas ele não se permite dominar pelas suas emoções, ele Diz à sua alma: "Espere em Deus, pois ainda o louvarei é Ele o meu auxilio e Deus meu".

Emoções são sentimentos espontâneos que experimentamos à medida que nos deparamos com os fatos da vida. Esses fatos podem nos deixar tristes, alegres, com raiva, decepcionados, com medo, motivados, desmotivados, radiantes e com outras tantas emoções.

As emoções nos estimulam a agir, influenciam as nossas ações; mas não podemos nos permitir dominar pelas emoções. Nossas ações devem ser resultado de decisões, que geralmente expressam sim as nossas emoções, junto com o resultado das nossas avaliações e desejos.

Quando permitimos que as nossas emoções dirijam nossas ações fazemos muitas coisas das quais nos arrependemos logo depois que as emoções "passam"; conheço alguns que casariam e descasariam umas três vezes por semana caso fossem guiados por suas emoções.

As emoções nos levam a uma gangorra de sentimentos durante os dias. Muitas vezes podemos passar por várias situações que afetem decisivamente o nosso humor. Mas geralmente nos controlamos no nosso ambiente de trabalho, respeitamos os de fora e extravasamos em casa.

Minhas emoções não controlam as minhas ações; as suas emoções também não deveriam controlar as suas ações. Muitas vezes o seu cônjuge poderá fazer algo que afete grandemente as suas emoções, mas você não pode se permitir dominar por essas emoções. Uma pessoa madura consegue controlar as suas emoções e agir de acordo com as suas convicções, da forma que a situação pede.

Deus nos ensina a desviar o furor com a palavra branda; quem responde furor com furor contribui para a instauração do caos, incentiva a violência, produz tragédia. Controle as suas emoções.

Hoje é um excelente dia para buscar o melhor de Deus pra sua família; controle as suas emoções
converse com a sua alma; aquiete-a, fale para ela confiar e esperar em Deus. Caso a raiva, a tristeza e outros sentimentos ruins tenham se alojado em seu coração não tome nenhuma decisão precipitada, Lembre-se: Não se permita dominar pelas suas emoções.

Deus te abençoe sempre;
Rev. Jademir Barbosa.


Pra não dizer que não falei das flores.


"Quem encontra uma esposa encontra um bem; recebeu uma bênção do Senhor" (Provérbios 18:22).

Por causa de uma crise em seu casamento, um homem decidiu que procuraria uma amante, crendo que teria um relacionamento melhor e mais tranquilo com ela, do que tinha com a esposa. No entanto, antes disso, foi falar com o seu pai, um cristão bem conhecido por seus sábios conselhos.

 - Pai, preciso de sua ajuda, estou muito confuso.

- Por que, meu filho? O que aconteceu?

O filho então, resolveu abrir o coração:

- É que tenho enfrentado muitos problemas no meu casamento e já não sei mais se sinto alguma coisa pela minha esposa. Para ser sincero, estou com o desejo de procurar outra mulher para ver se encontro a verdadeira felicidade.

Imagino o quanto seja difícil, mas, antes que eu fale qualquer coisa, venha até o jardim comigo. Disse o pai.

Ele apanhou duas plantas: uma rosa e um cacto. Em seguida, perguntou ao filho insatisfeito:

- Se você tivesse que escolher uma dessas duas plantas, qual das duas você escolheria?

- A rosa, é lógico!

- Por quê? Perguntou o pai.

Sem pensar duas vezes, o filho respondeu:

- Porque a rosa é bem mais bonita, cheirosa e agradável de se ver, do que esse cacto cheio de espinhos e sem graça.

Com a mesma calma do início da conversa, o pai prosseguiu:

- Você tem toda a razão meu filho! A rosa é realmente muito mais bonita e o seu perfume não se compara ao de um cacto. Mas quero que você aprenda uma coisa importante: muitas vezes, os homens agem com pouca sabedoria. Eles preferem aquilo que tem alguma beleza externa ou o que parece chamar mais a atenção. Essa rosa realmente é mais bonita que o cacto. Deus quis assim... No entanto, ela morre em pouco tempo e perde toda a sua beleza. Se o clima estiver desfavorável, a flor morre ainda mais rápido, seca e fica feia.

E continuou:

- Já o cacto, foi criado por Deus para resistir a todos os climas ruins. Faça frio ou calor, chuva ou sol, ele permanece sempre verde e com os seus espinhos. Deus foi tão cuidadoso em sua criação que, nos tempos certos, surge nesse cacto uma das mais belas flores que se tem conhecimento em toda a natureza.

E antes que o rapaz pudesse argumentar, o pai falou:

- Sua mulher não é perfeita, assim como você também não é! Ela conhece os seus erros, as suas fraquezas e defeitos. Com ela, você pode desabafar em seus dias ruins, ela cuida de você e de seus filhos, está sempre de prontidão para te ajudar da melhor forma que puder. Deus confiou a vida dela a você, e a sua vida a ela; desde o casamento vocês são um.

Já uma amante pode se mostrar tão bela quanto uma rosa; porém, elas geralmente desejam apenas o seu dinheiro, a sua felicidade, o seu sorriso, o seu corpo, as suas fantasias. Mas, na primeira dificuldade, ela vai te trocar por outro que ofereça a ela mais do que você pode oferecer.

Enquanto colocava as duas plantas em seus devidos lugares, o sábio pai concluiu:

- Agora me diga meu filho; com quem você quer ficar, com a rosa ou com o cacto?

Hoje é um excelente dia para buscar o melhor de Deus pra sua família; um excelente dia para que você marido valorize a sua esposa, reconheça o tesouro que tem em casa; e que você mulher se dedique a cumprir o seu papel de esposa melhor do que qualquer amante. Pra não dizer que não falei das flores, eu fico com o cacto.

Deus te abençoe sempre;
Rev. Jademir Barbosa.


segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Mude de atitude.


"Não está assim com Deus a minha casa? Pois estabeleceu comigo uma aliança eterna, em tudo bem definida e segura. Não me fará ele prosperar toda a minha salvação e toda a minha esperança?" (II Samuel 23:5).

Conta-se que um dos oficiais de Alexandre o grande, estava tendo problemas com o comportamento de um de seus soldados. 


O oficial levou o assunto ao seu comandante, que mandou chamar o soldado para uma conversa. Quando o soldado chegou, Alexandre perguntou o seu nome, ao que o soldado respondeu: Alexandre. 

Imediatamente o general mudou o tom da conversa e perguntou novamente, agora não mais em tom de educação, e sim de forma irritada: Qual é o seu nome rapaz? Alexandre, respondeu mais uma vez o rapaz.

Depois de perguntar pela terceira vez, de forma ainda mais veemente, e receber a mesma resposta, o general sentenciou: Mude o seu nome, ou mude de atitude. Conversa encerrada.

Atitude é uma norma de procedimento que leva a um determinado comportamento; é a concretização de uma intenção ou propósito.

Dentre outras coisas, consiste em um sistema de valores e crenças, de um indivíduo ou grupo que o predispõe a sentir e reagir de uma determinada forma perante determinados estímulos. 

A nossa atitude afeta as nossas ações; a atitude que assumimos influencia a forma como agimos. Se você tem uma atitude pessimista, derrotista e negativa, expressará isso através de palavras e comportamento negativo e pessimista.

Se optar por pensar de forma otimista, isso se mostrará em suas palavras e ações. Não temos o poder de controlar o ambiente à nossa volta; mas cabe a nós determinar a atitude que vamos assumir nesse ambiente, e essa atitude influenciará as nossas ações.

A atitude de Davi em meio aos muitos problemas que enfrentou em sua casa e em sua vida foi de reafirmar o seu compromisso com Deus e a aliança estabelecida com o Senhor. Segundo ele mesmo, uma aliança em tudo bem definida e segura; que o fará prosperar em esperança e salvação.

Os termos de nossa aliança com o Senhor são bem definidos e seguros. Estão descritos em sua palavra; precisamos conhecê-los e firmar neles a nossa esperança.

A nossa atitude deve ser de fé e esperança; isso nos lançará a um comportamento de fé e esperança, que influenciará todos à nossa volta e conduzirá o nosso lar ao melhor de Deus.

Hoje é um excelente dia para buscar o melhor de Deus pra sua família; um excelente dia para mudar a nossa atitude e promover dias melhores para o nosso lar. Tenha fé e esperança, mude de atitude.

Deus te abençoe sempre.

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Construindo a mais preciosa relação de amizade.


"Um ao outro ajudou, e ao seu companheiro disse: Esforça-te!” (Isaías 41:6).

Certa vez, respondendo a um questionário, me fizeram a seguinte pergunta: Que tipo de pessoa você é; como você se classifica? Respondi que sou uma pessoa maravilhosa, e que me classifico entre as dez melhores pessoas do mundo, fui contratado. Quem iria querer perder uma pessoa como essa?

Não sei se os meus amigos me acham uma pessoa maravilhosa, mas eu procuro ser, também não sei se me classificariam entre as dez melhores pessoas do mundo, mas isso eu coloquei só pra dizer pra eles que estavam fazendo a pergunta pra pessoa errada; deveriam perguntar isso à minha esposa e aos meus amigos.

Amizade é uma coisa muito interessante, ela pode te influenciar; tanto para o bem como para o mal; vai depender de quem são os teus amigos.

Graças a Deus tenho amigos preciosos; a minha esposa certamente é a minha melhor amiga. Ela consegue me dizer o que preciso ouvir, mesmo que eu não queira ouvir. Algumas vezes ela precisa me trancar num quarto, segurar a chave na mão e dizer: Eu preciso ter uma conversa séria com você!

Sempre digo que o matrimônio pode ser semelhante a um jogo de tênis ou frescobol. No tênis os jogadores são adversários, um tenta vencer o outro, derrotar o seu oponente. No frescobol, os jogadores são parceiros, não adversários, um facilita a vida do outro; quanto melhor e mais duradouro for o jogo, mais prazer e satisfação eles terão.

O relacionamento do casal precisa produzir amizade genuína, tem que haver companheirismo. Conheço relacionamentos matrimoniais que se assemelham a cada um desses casos.

Ninguém é bom em tudo; Deus nos uniu para que possamos desenvolver um lar onde as pessoas possam se aproximar do Senhor e aprender a viver em comunidade. O lar prepara pra vida; não há como ser bem sucedido nessa tarefa sem que haja companheirismo.

Por isso se faz necessário a ajuda e a motivação. Quantas vezes o desânimo bate à porta; quantas vezes somos assaltados por erros que não queríamos cometer; em outros momentos chega uma crise, uma enfermidade, a depressão... "Um ao outro ajudou, e ao seu companheiro disse: Esforça-te!”

Tenho alguns amigos, não são muitos, mas os classifico dentre as melhores pessoas do mundo; pessoas com quem gosto de estar, de viver a verdadeira comunhão. Graças a Deus, dentre os meus melhores amigos está a minha família.

Hoje é um excelente dia para buscar o melhor de Deus pra sua família, um excelente dia para olhar para o seu cônjuge como amigo, construindo a mais preciosa relação de amizade.

Deus te abençoe sempre.

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Aprimore o seu relacionamento e descanse em Deus.



"Lança o teu cuidado sobre o Senhor, e Ele te susterá; não permitirá jamais que o justo seja abalado" (Salmos 55:22).

Deus me deu o imensurável prazer de ser pai de dois filhos maravilhosos; e avô de, por enquanto, dois netinhos igualmente preciosos; cada um com as suas particularidades. Eu não ficava antes, e nem fico hoje, esperando que os pequeninos digam as palavras certas ou façam as coisas certas para atender às suas necessidades.

A saudável relação marido e mulher, pais e filhos, ou mesmo de avô/avó com os netos não é baseada em fazer e dizer as coisas ou as palavras certas; esta relação é alimentada pelo que é produzido em termos de relacionamento no dia a dia.

A nossa relação com Deus também não pode ser alimentada por meio de fórmulas mágicas; ela também é fruto de relacionamento. Não gosto de fórmulas mágicas; não consigo entender como alguns líderes espirituais manipulam a fé dos seus seguidores através de arranjos da verdade, levando-os a fazer coisas sem fundamento bíblico, geralmente com o prejuízo do seguidor e o benefício do tal líder.

O salmista nos ensina a lançar o nosso cuidado sobre o Senhor; ele não nos fala de qualquer fórmula mágica, mas de lançar o cuidado; ou seja, nos fala de não somente permitir que o Senhor nos cuide, mas, acima de tudo, de descansar em seu cuidado.

A consequência natural de lançar sobre o Senhor o nosso cuidado e descansar nele é que Ele nos susterá. Aquele que nos cuida é também poderoso para nos sustentar; para nos fazer passar pelos vales de sombra de morte que muitas vezes insistem em saltar à nossa frente e se apegar a nós ao longo do caminho.

Tenho testemunhado muitos justos sendo abalados pelas circunstâncias da vida; mas a palavra de Deus diz que o justo viverá da fé (Hebreus 10:38). O justo, aquele que teme a Deus e tem um relacionamento de pai e filho com o Senhor, tem que aprender a descansar nele e viver acima das circunstâncias.

O salmista não nos deixa espaço para dúvidas: "Lança o teu cuidado sobre o Senhor, e Ele te susterá; não permitirá jamais que o justo seja abalado". O justo viverá da fé; Deus sustentará o justo e não permitirá jamais que ele seja abalado.

O que nos torna justos não são fórmulas mágicas; mas a nossa condição de filhos; determinada pelo nosso relacionamento com o Pai. Deus não está esperando que você diga as palavras certas para lhe abençoar. Ele está te tratando como filho amado, Ele espera que você confie no seu pai, se relacione com Ele,
e permita que Ele lhe cuide.

Hoje é um excelente dia para buscar o melhor de Deus pra sua família; um excelente dia para aprimorar relacionamento com Deus e descansar nele.

Deus te abençoe sempre;
Rev. Jademir Barbosa.

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Distribuindo a graça, de graça.


"Porquanto, pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus" (Efésios 2:8).

Quando criança, havia uma tradição muito interessante, pelo menos pra mim, naquela época. Comprometimentos religiosos a parte, havia, num determinado dia do mês de setembro, um costume de distribuir balas e doces às crianças, de graça.

Lembro de conhecer através desse costume o conceito de distribuição; para mim, na época, quando alguém distribuía alguma coisa era por que estava dando de graça.

Alguns anos depois, já adolescente, conheci algumas "distribuidoras", as quais levavam determinado produto ao alcance dos seus clientes, já não mais de graça. Depois disso conheci a igreja de Jesus, a qual compreendi como uma distribuidora da graça, de graça.

Através da igreja conheci a graça divina e o conceito de graça, que é um favor imerecido. Na realidade muito mais do que receber algo que eu não mereço; o favor imerecido revela um Deus que me é favorável, mesmo quando eu seja merecedor de sua ira. 

Através dessa graça somos salvos; a graça imensurável e extremamente abrangente pode salvar a todos, mas infelizmente não salvará a todos. O texto base  de nossa meditação diz que é por meio da fé que somos salvos.

A fé em Jesus Cristo; em seu sacrifício substitutivo. Jesus morreu em nosso lugar! Aquele que crer nesse ato de amor incondicional, e se colocar diante de Deus em sincera entrega será perdoado e salvo.

Esta é a mensagem da graça; esta é a mensagem que deve adentrar aos nossos lares e corações trazendo esperança de dias melhores, esperança de paz com Deus. Esta graça deve alcançar os corações aflitos não pelo preço cobrado por muitos, mas pelo preço pago na cruz. 

Hoje é um excelente dia para buscar o melhor de Deus pra sua família; hoje é dia de ter contato com a graça, de proporcionar o contato dos carentes de fé esperança e amor com essa maravilhosa graça. Que sejamos achados distribuindo graça, de graça.

Deus nos abençoe sempre.


terça-feira, 20 de setembro de 2016

Continue crendo no socorro do Senhor.


"Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro?" (Salmos 121:1).

Certa vez ouvi uma estória, dessas que nunca vamos saber se foi verdade ou não, mas que ilustra bem o que temos a dizer. Conta-se que, há muitos anos, um homem estava todo feliz por ter comprado um carro; era o seu primeiro carro, um modelo "T" da Ford.

Depois de algumas voltas ele se achou triste porque o carro estava apresentando um mal funcionamento constante; até que finalmente parou, em frente a uma fazenda, na beira da estrada.

O dono da fazenda estava junto à porteira e percebeu a luta do pobre homem; ele se aproximou e perguntou: posso dar uma olhada? O pobre homem, desolado e desconfiado, hesitou um pouco, mas permitiu.

Dentro de poucos minutos, após pequenos ajustes, o carro voltou a funcionar perfeitamente. O incrédulo proprietário do carro agradeceu e perguntou ao habilidoso fazendeiro o seu nome. Ele sorriu e disse: Henry Ford. (Aquele fazendeiro era simplesmente o fundador da Ford, e criador do modelo "T"). Um encontro com o criador salvou o dono do carro.

Deus é o nosso criador, ninguém entende mais acerca de nós do que o nosso criador. Muitas vezes estamos quebrando a cabeça com tantas coisas, buscando caminhos que só nos afastam da real solução, quando na verdade, o que mais precisamos é de um encontro com Deus. 

Nos seus momentos de luta, de tribulação, quando parece que tudo está irremediavelmente perdido, onde você encontra refúgio? Aprendi a buscar socorro em Deus! Quando andamos com Deus, ele não permite que os nossos pés vacilem, pois ele não dorme nem cochila. Ele está sempre atento, pronto a nos guardar, nos atender e nos direcionar.

O Senhor é quem nos guarda! Ele não se descuida de nós nem de dia, nem de noite. Ele guarda o nosso caminho, a nossa entrada e a nossa saída desde agora e para sempre.

Precisamos aprender a depender de Deus, é sempre melhor esperar no Senhor. Quem assim faz, certamente lhe dará melhor louvor. Quando enfrentarmos crises em nossa vida e particularmente em nossos lares, nada melhor do que ter um Deus em quem confiar.

Hoje é um excelente dia para buscar o melhor de Deus pra sua família. Eleve os seus olhos na certeza de que os anjos do Senhor já estão afinando as cornetas e afiando as espadas para pelejar em nosso favor. Olhe para os montes na certeza de que o seu socorro virá do Senhor, e não tardará. Continue crendo no socorro do Senhor.

Deus te abençoe sempre;
Rev. Jademir Barbosa.

Continue crendo no socorro do Senhor.


"Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro?" (Salmos 121:1).

Certa vez ouvi uma estória, dessas que nunca vamos saber se foi verdade ou não, mas que ilustra bem o que temos a dizer. Conta-se que, há muitos anos, um homem estava todo feliz por ter comprado um carro; era o seu primeiro carro, um modelo "T" da Ford.

Depois de algumas voltas ele se achou triste porque o carro estava apresentando um mal funcionamento constante; até que finalmente parou, em frente a uma fazenda, na beira da estrada.

O dono da fazenda estava junto à porteira e percebeu a luta do pobre homem; ele se aproximou e perguntou: posso dar uma olhada? O pobre homem, desolado e desconfiado, hesitou um pouco, mas permitiu.

Dentro de poucos minutos, após pequenos ajustes, o carro voltou a funcionar perfeitamente. O incrédulo proprietário do carro agradeceu e perguntou ao habilidoso fazendeiro o seu nome. Ele sorriu e disse: Henry Ford. (Aquele fazendeiro era simplesmente o fundador da Ford, e criador do modelo "T"). Um encontro com o criador salvou o dono do carro.

Deus é o nosso criador, ninguém entende mais acerca de nós do que o nosso criador. Muitas vezes estamos quebrando a cabeça com tantas coisas, buscando caminhos que só nos afastam da real solução, quando na verdade, o que mais precisamos é de um encontro com Deus. 

Nos seus momentos de luta, de tribulação, quando parece que tudo está irremediavelmente perdido, onde você encontra refúgio? Aprendi a buscar socorro em Deus! Quando andamos com Deus, ele não permite que os nossos pés vacilem, pois ele não dorme nem cochila. Ele está sempre atento, pronto a nos guardar, nos atender e nos direcionar.

O Senhor é quem nos guarda! Ele não se descuida de nós nem de dia, nem de noite. Ele guarda o nosso caminho, a nossa entrada e a nossa saída desde agora e para sempre.

Precisamos aprender a depender de Deus, é sempre melhor esperar no Senhor. Quem assim faz, certamente lhe dará melhor louvor. Quando enfrentarmos crises em nossa vida e particularmente em nossos lares, nada melhor do que ter um Deus em quem confiar.

Hoje é um excelente dia para buscar o melhor de Deus pra sua família. Eleve os seus olhos na certeza de que os anjos do Senhor já estão afinando as cornetas e afiando as espadas para pelejar em nosso favor. Olhe para os montes na certeza de que o seu socorro virá do Senhor, e não tardará. Continue crendo no socorro do Senhor.

Deus te abençoe sempre;
Rev. Jademir Barbosa.

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Resgatando os feridos.


"Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor" (I Corintios 13:13).

Há trinta e oito anos, pouco depois de minha conversão, ouvi uma frase que me marcou profundamente e me fez refletir acerca do papel da igreja como agente de Deus no processo de levar sua graça ao mundo. A frase dizia: "A igreja de Jesus é o único exercito no mundo, que abandona aos seus feridos no campo de batalha".

Na época, eu tinha dezessete anos, e resolvi lutar para que esta não fosse uma das marcas da igreja que me acolheu, não a igreja local, mas a igreja de Jesus Cristo em todo o mundo, a igreja afrontada pela frase em questão.

Estamos em campanha de reforma em nossa igreja local, uma das camisas vendidas na campanha traz a tríplice expressão em inglês: "Faith, hope, love"; que significa: fé, esperança e amor.; aspectos fundamentais na vida da igreja, apresentados no texto base dessa meditação.

O apóstolo Paulo não nos exorta a desenvolver fé, esperança e amor; ele diz que esses permanecem; são marcas da igreja de Jesus Cristo. Certamente onde esses não se fizerem presentes o bom perfume de Cristo há muito terá se desvanecido.

Fé, esperança e amor são marcas de Jesus Cristo; Ele deu a sua vida para que isso fosse presente não apenas na igreja mas na vida das pessoas a quem ele quer alcançar através da sua igreja.

Fé, esperança e amor devem estar presentes nos nossos lares, nas escolas, no nosso ambiente de trabalho, na nossa rua, no contato com os parentes, com os vizinhos, com quem amamos e com quem deveríamos amar.

A igreja de Jesus não abandona aos seus feridos no campo de batalha; quem abandona aos seus feridos há muito deixou de ser igreja. A igreja de Jesus nasceu com o propósito de aproximar os homens de Deus.

Aquele que deu a vida pela igreja disse que "os sãos não precisam de médico; e sim os doentes". Os sãos não precisam de médico, os "perfeitos" não necessitam da graça, nem os "impecáveis" carecem de perdão.

Quem compreende o valor do perdão estende a mão em ajuda aos seus feridos no campo de batalha; desenvolvendo fé, produzindo esperança, vivendo o amor.

Hoje é um excelente dia para buscar o melhor de Deus pra sua família; não sejamos parte de uma família que abandona aos seus feridos no campo de batalha. Hoje é também um excelente dia para cumprir o papel da igreja de Jesus Cristo; desenvolvendo a fé, produzindo esperança, vivendo o amor; resgatando os feridos.

Deus te abençoe sempre.

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Entre o sonho e a conquista


"De noite, saí pela Porta do Vale, para o lado da Fonte do Dragão e para a Porta do Monturo e contemplei os muros de Jerusalém, que estavam assolados, cujas portas tinham sido consumidas pelo fogo" (Neemias 2:13).

Neemias era copeiro de Artaxerxes, rei da Pérsia; certa vez recebeu visita de seu irmão Hanani e ficou profundamente entristecido pelas notícias de Jerusalém.

A cidade estava em situação tão desoladora que Neemias assentou-se e chorou por alguns dias. Depois disso ele orou ao Deus dos céus e se dispôs a ser um instrumento de mudanças positivas. Neemias entendeu que alguma coisa precisava ser feita e que ele seria a pessoa a promover as mudanças necessárias.

Em uma situação de crise a primeira coisa a fazer é buscar o favor de Deus; Neemias sabia que o Senhor seria com ele e começou a sua missão se prostrando ante o trono divino, buscando o favor de Deus, solicitando o favor do rei.

O rei concedeu tudo o que Neemias pediu, porque a boa mão do Senhor o concedeu. O nosso texto base fala de uma avaliação que Neemias, já em Jerusalém, promoveu em busca de constatação da real situação de sua cidade.

Os muros derrubados, as portas queimadas, o povo em miséria; a situação era desesperadora. O tempo de se assentar e chorar já havia passado. agora era tempo de se levantar e promover reformas. Havia muita coisa a ser feita entre o sonho e a conquista.

Muitas vezes gastamos tempo demais contemplando o que ainda não foi feito; é muito fácil encontrar os defeitos e evidenciar culpados. Não precisamos de gente para apontar falhas; precisamos de pessoas que se disponham a trabalhar, constatar a real situação e promover reformas, seja dentro do nosso lar, ou em qualquer outra área da vida.

Construir um lar segundo o coração de Deus não é tarefa fácil; há muita coisa a ser feita entre o sonho e a conquista. Os recursos precisam ser buscados em Deus na certeza de que Ele é o Senhor da obra.

Talvez hoje a sua família ainda esteja muito longe do projeto que o Senhor tem pra ela; mas é melhor caminhar em direção aos sonhos de Deus do que permitir que os planos do inimigo destruam aquilo que vocês sonharam no altar do Senhor.

Entre o sonho e a realidade há muito trabalho, renuncia, perdão, oração, reafirmação da visão e convicção de fé.

Hoje é um excelente dia para buscar o melhor de Deus pra sua família; é tempo de promover mudanças, de assumir novas posturas, é tempo de se posicionar de forma adequada entre o sonho e a conquista.

Deus te abençoe sempre;
Rev. Jademir Barbosa.


sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Busque o melhor de Deus pra sua vida.

“E foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; e sua mãe deu-lhe o nome de Jabez, dizendo: Porquanto com dores o dei à luz. Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Se me abençoares muitíssimo, e meus termos ampliares, e a tua mão for comigo, e fizeres que do mal não seja afligido! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido” (I Crônicas 4:9,10)
Jabez foi um homem simplesmente notável, seu nome lhe foi dado em associação à dor que ele causou à sua mãe; provavelmente ela morreu durante o parto; quem olhava pra ele sabia que ele era sinônimo de dor, de perda, de aflição. Como é duro viver assim! Qual foi o seu segredo? Obviamente a sua oração, o que nos leva a perguntar: Como ele orou? Em primeiro lugar ele orou ao Deus de Israel; muita gente quer vencer, mudar de vida, superar uma história de dor e dificuldades, mas não se dispõe a orar ao Deus de Israel; busca atalhos, jamais devemos trocar Deus por qualquer outra coisa. Jabez mudou a sua história porque ousou orar ao único Deus, assumiu compromisso real com Ele, e fez dele o Senhor de sua vida. Jabez pediu que o Senhor o abençoasse; ele ousou crer que a sua vida poderia ser diferente; mesmo tendo um histórico de vida cruel e opressor, ele pediu a benção de Deus. Precisamos nos indignar contra a opressão que nos é imposta, devemos buscar a Deus, sabendo que somente ele pode mudar a história da nossa vida. Ele pediu ainda que o Senhor alargasse as suas fronteiras; ele não se satisfez com uma vida mediana, pediu que Deus lhe desse mais, que lhe ampliasse a visão e lhe alargasse o campo de conquistas. Busque a Deus e se prepare para crescer; quantos cristãos se acomodam a uma história de dor e sofrimento, Deus é poderoso para nos dar crescimento em cada área de nossa vida. Em sua oração, Jabez pediu que a boa mão do Senhor fosse com ele; muitas vezes nós não saímos do lugar, nem temos coragem de orar, porque achamos que Deus não se importa conosco. Tenha plena certeza de fé de que não existe ninguém mais importante pra Deus do que você. Jabez sabia que jamais lograria êxito na sua vida se a boa mão do Senhor não fosse sobre ele. Levante a sua voz e clame: Deus, eu preciso que a sua boa mão seja comigo. O mal não havia pedido licença para entrar na vida nem na história daquele homem. Mas Jabez sabia que Deus, somente Deus era poderoso para livrar-lhe de todo o mal e de toda a aflição que o mal lhe causasse. Por isso ele pede: Deus me livra desse mal, me livra dessa dor, eu quero ser associado à tua benção, não ao meu passado, nem à dor que a vida lançou sobre mim. Hoje é um excelente dia para buscar o melhor de Deus pra sua vida e pra família; creia que Deus tem o melhor pra você e busque o melhor de Deus pra sua vida. Seja livre da dor; passe a ser usado como exemplo de fé, exemplo do agir de Deus. Seja livre da aflição, Deus mudou a história de Jabez e quer mudar também a tua história. “Se quiserdes, e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra” (Isaias. 1:19). Busque o melhor de Deus pra sua vida. Deus te abençoe sempre;

Rev. Jademir Barbosa.

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Dono do seu destino e capitão da sua alma.


"Entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram; de repente, uma violenta tempestade abateu-se sobre o mar, de forma que as ondas inundavam o barco. Jesus, porém, dormia" (Mateus 8:23, 24).

Sempre me impressionou o fato de que o Senhor Jesus conseguia dormir em meio à tempestade. Somente quem tem o poder de ordenar que a tempestade pare, pode dormir o sono dos justos em meio a uma tempestade. Somente quem tem esse poder, ou quem é guardado por quem tem esse poder.

Se você pertence a Jesus, pode desenvolver fé e serenar o seu coração; investir tempo e energia na direção do equilíbrio, da serenidade e da lucidez requer disciplina, mas é perfeitamente possível onde existe fé, esperança, confiança e determinação.

Gostaria de recomendar o exercício da serenidade em meio à crise. Serenidade é a qualidade de quem é sereno. Demonstra o fato de uma pessoa aceitar a si mesma, a vida e as outras pessoas como elas são, mantendo sempre uma atitude positiva,  realista, sábia e serena, em relação às coisas que a cercam; tem a ver com a capacidade de exercer docilidade e tolerância em meio às situações mais adversas, especialmente aquelas que não dependem de nós.

Jesus Cristo conseguiu dormir em meio à tempestade por que sabia que tinha controle sobre ela;
precisamos desenvolver serenidade e cautela para que os nossos sonhos e esperanças não se transformem em pesadelos em meio às frustrações que a vida nos traz. Não se desespere; confie em Deus.

Agir com serenidade em meio à crise certamente é um dom a ser desenvolvido. Precisamos desenvolver fé, nutrir esperança e trabalhar para que a crise seja vencida. Não é fácil; se fosse fácil todos conseguiriam; na realidade poucos conseguem. Creio que Deus levou você a ler esta meditação, porque você é uma dessas pessoas, você consegue.

Recolhido à prisão de Robben Island, onde cumpriu pena de trabalhos forçados por 27 anos, Nelson Mandela desenvolveu serenidade e superou o pesadelo do cárcere trazendo à sua mente o seguinte trecho do poema "Invictus", do britânico William Ernest Henley: "Não importa o quão estreito seja o portão e quão repleta de castigos seja a sentença, eu sou o dono do meu destino, eu sou o capitão da minha alma". Como dono do seu destino e capitão da sua alma Mandela se tornou o grande responsável pelo fim do regime racista que assolou a África do Sul.

Hoje é um excelente dia para buscar o melhor de Deus pra sua família; é um excelente dia para desenvolver serenidade e tomar as melhores decisões em meio à crise. Você pode fazer melhor do que Mandela; em meio a essa crise, que pode ser a maior de sua vida, deixe que Jesus Cristo seja o dono do seu destino e capitão da sua alma. Esta certamente será a melhor decisão de sua vida.

Deus te abençoe sempre.

#‎marcas‬ ‪#‎amor‬ ‪#‎estudo‬ ‪#‎med‬ ‪#‎meditacoes‬ ‪#‎biblia‬ ‪#‎casal‬ ‪#‎casais‬ ‪#‎casa‬#reconstruir ‪#‎família‬ ‪#‎cicatrizes‬ ‪#Cristo‬ ‪#‎Deus‬ ‪#‎alma‬ ‪#‎filhos‬ ‪#‎relacionamento‬ ‪#‎nazarenopiedade‬ ‪#‎nazareno‬ ‪#‎fé‬ ‪#‎passado‬ ‪#Jesus‬ ‪#‎voz‬ ‪#‎bracos‬ ‪#‎pai‬ ‪#‎vida‬ ‪#‎magoa‬ ‪#‎perdao‬ #‎força‬ #livramento #aflição #aflições #maisamorporfavor #mudança #positiva #rebeldia #perseverança #destino