UBE blogs

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Não julgue, para que você também não seja julgado.


“Não julgueis, para que não sejais julgados” (Mateus 7:1).

Já fui vítima de calúnias e posso lhe garantir que é uma coisa terrível; hoje em dia, com a velocidade com que as coisas acontecem nas redes sociais, ser vítima de uma calúnia pode se tornar muito mais perigoso, já vi gente inocente morrer por conta disso. Aprendi que quando o assunto é calúnia, sempre é melhor ser a vítima. Deus me livre de ser instrumento caluniador.

Há alguns meses atrás alguém me disse que o Pr. Claudio Duarte, cobrava R$ 50,000,00 (cinquenta mil reais) para pregar numa igreja; fiquei decepcionado com o meu irmão, até mesmo cheguei a partilhar a informação com uns poucos colegas (caluniei), mas guardei a minha indignação e me aquietei. Hoje quero me retratar.

Navegando na internet, entrei no instagram do Pr. Claudio Duarte e vi alguns vídeos que me fizeram pensar de forma diferente acerca do meu irmão, colega pastor. Em primeiro lugar descobri que ele não cobra nenhum valor para pregar em qualquer igreja (A informação era mentirosa). Ele tem uma agenda super cheia, se for fora de sua cidade, pede para ficar em um hotel, que pode ser simples, e pede que sejam pagas as suas passagens aéreas; nada mais justo!

Descobri também que o referido colega está sendo alvo de bandidos, que promovem estelionato virtual, que se fazem passar por “equipe do Pr. Claudio”, marcam eventos, cobram pelos mesmos e o Pr. Cláudio não comparece aos tais eventos, por não ter nada a ver com o caso. Cuidado com esse golpe.

A palavra de Deus nos exorta a não julgar, não no sentido de não avaliar a informação, mas no sentido de não condenar de forma precipitada. Muitas vezes estamos fazendo isso dentro das nossas próprias casas. Julgando toda e qualquer ação ou palavra e condenando de forma precipitada. Não é bom que seja assim.

Gostaria de recomendar aos amados, cuidado com as informações que chegam até vocês. Me considero um formador de opinião e preciso tomar mais cuidado com as minhas opiniões acerca de pessoas; sejam elas da minha família, do meu convívio, ou mesmo pessoas a quem não conheço, como é o caso do Pr. Cláudio Duarte.

Todos os dias somos bombardeados com informações falsas, seja através da mídia, das redes sociais ou mesmo dentro dos nossos lares, através das nossas avaliações carregadas de conceitos pré-estabelecidos. Não julgue precipitadamente, não condene precipitadamente e não divulgue a informação sem que esteja confirmada, sem que a fonte seja checada.

Hoje é um excelente dia para buscar o melhor de Deus pra sua família. um excelente dia para cuidar de forma especial das nossas avaliações a respeito de outros; sejam eles pessoas com quem dividimos o teto, que façam parte de um grupo em uma rede social, ou pessoas com quem partilhamos as responsabilidades do reino de Deus. Não julgue, para que você também não seja julgado.

Deus te abençoe sempre.


terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Aquele que deseja adquirir sabedoria dará ouvidos aos melhores conselhos.


“O caminho do insensato aos seus próprios olhos parece reto, mas o sábio dá ouvidos aos conselhos” (Provérbios 12:15).

Eu tenho um amigo muito precioso, daqueles mais chegados que um irmão, Joel Figueiredo, pastor da Igreja do Nazareno, na bela cidade de São Luís, no Maranhão. Dentre as muitas coisas que aprendi com ele, há um ditado popular que eu creio ele aprendeu com a sua esposa, paraibana da gema, Prª. Elenice Figueiredo. O ditado diz: “Quem não ouve conselhos, ouve, coitado”.

Há poucos dias estava ministrando aula em nossa classe de casais da Escola Dominical e fiz alusão ao referido ditado; foi então que, aprendi com algumas irmãs presentes, mais uma versão do mesmo: “Quem não ouve conselhos, raramente acerta”.

Há sabedoria em ambas as versões, ou mesmo nos dois conselhos. A vida é um constante aprendizado; as maiores verdades são passadas de geração a geração, por quem tem mais experiência, a quem está começando.

Quem não ouve conselhos, raramente acerta; por essa razão a possibilidade de ouvir um “coitado”, um pouco mais à frente, se torna bastante real.

A Bíblia fala de forma muito acentuada acerca do ouvir conselhos; o livro de Provérbios traz bastante material no sentido de que a sabedoria passada através dos conselhos seja valorizada.

O caminho do insensato sempre parecerá o melhor caminho aos seus próprios olhos, mas aquele que deseja adquirir a sabedoria dará ouvidos aos conselhos; principalmente aos bons conselhos.

Guarde essa palavra no seu coração, um bom conselho geralmente traz consigo dois elementos fundamentais: Ele estará em acordo com a palavra de Deus e brotará dos lábios de quem realmente te ama e se importa contigo. Jamais despreze um conselho que está firmado nestes dois preciosos fundamentos.

Hoje é um excelente dia para buscar o melhor de Deus pra sua família; é um excelente dia para atentar ao conselho de quem nos ama e valoriza a palavra de Deus. Lembre-se: Quem não ouve conselhos raramente acerta. Para que um dia você não seja chamado de coitado, seja sábio; pois aquele que deseja adquirir sabedoria, dará ouvidos aos melhores conselhos.

Deus te abençoe sempre.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Uma excelente oportunidade de crescer e celebrar.

No próximo dia 21 de Janeiro estaremos em João Pessoa, na paraíba; participando de mais uma Assembléia Distrital da nossa denominação, a Igreja do Nazareno. Esta será a nossa XXXVI Assembléia Distrital, certamente será um tempo muito precioso; mais uma excelente oportunidade de crescer e celebrar. 

Tempo de rever pessoas queridas, companheiros de jornada separados por centenas de quilômetros, chamados para servir nas regiões mais distantes. Tempo de prestar contas, de se alegrar com as responsabilidades e privilégios do ministério. Certamente Deus separa esse tempo também para ministrar de forma especial aos nossos corações; somos impactados pelos testemunhos, pelos relatórios, pela emoção de quem revive as lutas travadas ao longo de todo o ano.
Deus tem nos feito crescer e a assembléia distrital é uma forma de apresentarmos a igreja aos muitos irmãos que têm se unido a nós para juntos servirmos a Deus. Cada pastor, membro ou ministro ordenado da igreja do Nazareno deve ver a assembléia Distrital como uma responsabilidade para com a sua denominação, ela é sem dúvida uma reunião de assuntos da igreja; mas muitos pastores e membros ainda a vêm como um presente de Deus para a vida e o ministério, um tempo de renovo, de rever os amigos, um tempo de agradecer e celebrar, uma excelente oportunidade de crescer e celebrar.

Deus nos dê responsabilidade para com o seu chamado, humildade, unidade, respeito aos nossos líderes, visão de corpo e gratidão; que esta assembleias distrital seja mais uma excelente oportunidade de crescer e celebrar. Espero você lá.

Deus nos abençoe sempre.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Deposite a sua fé em Jesus Cristo.



⁠⁠⁠“Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem” (I Timóteo 2:5).

Um mediador é uma pessoa responsável em conciliar partes em conflito, alguém que merece a confiança e o respeito de ambas as partes, e que procura compreender a situação de cada um, buscando um caminho que venha estabelecer o diálogo e fazer cessar o conflito. Jesus Cristo é o único mediador possível entre Deus e os homens.

Deus estabeleceu Jesus Cristo para que fosse o nosso mediador e salvador, não existe outra forma de se chegar a Deus, a Bíblia diz que:  “Em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos” (Atos 4:12).

Nenhum dos homens e mulheres cuja história tem sido registrada na palavra de Deus, jamais foi citado como mediador. Quando Maria foi procurada nas bodas de Caná da Galiléia para resolver o problema da falta de vinho, fez o que todos nós somos chamados a fazer: Apresentou ao Senhor Jesus como aquele que foi escolhido para ser o nosso mediador entre Deus e os homens e orientou para que fizessem tudo o que ele ordenasse (como seria maravilhoso se todas as pessoas seguissem o conselho de Maria).

O apóstolo Pedro não permitiu que os homens se ajoelhassem diante dele após a cura do paralítico, na porta “Formosa” do templo (Atos 3:11,12). Além disso, nenhum dos discípulos ou mesmo Maria, jamais se permitiu ser alvo de adoração, porque sabia o quanto isso afrontava o coração de Deus e que somente Jesus Cristo poderia ser reconhecido como nosso Senhor e salvador pessoal.

A afirmação bíblica de Jesus Cristo como único mediador exclui também a possibilidade de salvação através de “religiões”.  A palavra religião, vem do latim “religare”, que promove a religação do homem a Deus, de quem jamais deveria ter se desligado. A palavra de Deus nos ensina que a única religião possível é Jesus Cristo: “Em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos”.

O pecado que Adão cometeu no Éden não tem o poder de nos lançar numa eternidade sem Deus; não somos nem poderíamos jamais ser responsabilizados pelo pecado de Adão; mas esse pecado lançou em toda a raça humana  uma semente pecaminosa que se perpetua de geração a geração, levando homens e mulheres a uma vida de perversão egoísta, distanciando-se a cada dia de Deus e de seus preceitos. Essa semente pecaminosa nos leva a cometer os nossos próprios pecados, pelos quais podemos sim ser condenados a uma eternidade sem Deus.

Compreenda; não é o fato de irmos a uma igreja católica ou evangélica, a uma reunião espírita ou de qualquer outra religião, que vai nos tornar salvos e nos transformar em filhos de Deus. Isso só é possível ao permitirmos que Jesus Cristo viva em nós e seja o Senhor das nossas vidas. Quando reconhecemos ao Senhor Jesus Cristo como o nosso salvador pessoal, passamos a fazer parte da nova criação de Deus, feita em Cristo, livre da condenação do pecado. Pense nisso!

Hoje é um excelente dia para ter um encontro real com Jesus Cristo e perceber que somente Ele tem as respostas que a nossa alma anseia. “Quando ouviram isso, todos ficaram muito aflitos, e perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: O que devemos fazer? Pedro respondeu: Arrependam-se" (Atos 2:37). Deposite a sua fé em Jesus Cristo.

Deus te abençoe sempre.

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Um precioso tempo de buscar e experimentar milagres.



“Tão somente sê forte e muito corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares” (Josué 1:7). Nestes dias ouvi uma linda história acerca de uma doce senhora que perdeu o marido aos setenta anos, até então serviu a Deus junto ao seu esposo que era pastor. Segundo um de seus filhos, ela não sabia ler e vivia de certa forma à sombra do seu esposo por todos os anos que tiveram o prazer de partilhar da companhia um do outro. Quando perdeu o marido ela partiu em busca de promover e experimentar milagres; viveu mais oito anos nos quais estudou, venceu a barreira do analfabetismo e serviu a Deus com mais alegria e intensidade do que houvera feito em toda a sua vida. Ela trocou a sombra do marido pela sombra do altíssimo. Buscou, promoveu e experimentou milagres a partir de uma crise. O texto base de nossa meditação foi vivenciado no momento em que Josué também havia perdido a sua sombra. O capitão do exército de Israel havia vivido à sombra de Moisés por todos os anos de sua vida, agora estava só. O conselho do Senhor ao novo líder nos dá algumas dicas do que devemos fazer para promover e experimentar os milagres de Deus em nossas vidas. Em primeiro lugar, nunca se deixe vencer pela crise. Deus é maior que a crise que você tem enfrentado; seja ela uma crise pessoal, familiar ou de toda a nação. Ao lermos o texto de Josué capítulo um, do verso um ao nove, que retrata o momento da passagem de comando; vemos uma promessa de que Deus seria com Josué assim como houvera sido com Moisés, e podemos afirmar que Ele também será comigo e com você. Não se deixe vencer pela crise. O texto nos diz ainda que devemos estar atentos à palavra de Deus, para termos o cuidado de fazer conforme Moisés nos ensinou. Os nossos planos não alcançarão sucesso se não estiverem alinhados aos planos de Deus. A palavra de Deus precisa ser a bússola a guiar os nossos passos, a conduzir os nossos planos e a nossa família para mais perto de Deus. Alinhe os seus planos aos planos de Deus. O verso sete começa com o nosso terceiro e último conselho; seja forte e corajoso. Embora as duas coisas possam a princípio dar a ideia de sinônimos, elas falam de coisas diferentes. Força fala de preparo, condição física e emocional para enfrentar as crises. Coragem nos fala de atitude, da nossa postura ante as lutas e dificuldades que a vida nos impõe. Quem busca de Deus um milagre o faz por não estar disposto a compactuar com o que o mundo lhe oferece, por acreditar que o melhor caminho passa pela santidade, intimidade com o Senhor e obediência aos seus princípios. Seja forte e corajoso. Hoje é um excelente dia para buscar o melhor de Deus pra sua família; um excelente dia para se posicionar em busca da graça e favor divinos. Um novo tempo está começando, o nosso peito se enche de uma gostosa esperança, por mais severa que seja a crise, ela nada mais é do que um novo tempo de Deus, um precioso tempo de buscar e experimentar milagres. Deus te abençoe sempre.

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Sete coisas a fazer para agradar a Deus neste novo ano



"E tudo quanto fizerdes; seja por palavra ou por ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por Ele graças a Deus pai" - Colossenses 3:17.

Comece bem, senão vai acabar mal – Alguns dias atrás cheguei apressado para um compromisso, achei uma vaga onde poderia perfeitamente estacionar o carro, e na pressa, comecei mal a manobra de colocar o carro na referida vaga, logo lembrei do conceito: Comece bem, senão vai acabar mal. Imediatamente saí da vaga e recomecei o processo, estacionei rapidinho e sem problemas.  Estamos começando um novo ano e creio que seja pertinente atentarmos para isso; vamos começar bem o ano, senão ele pode acabar mal, pra nós e pra nossa família.

1. Se determine a ser uma bênção – Deus nos chamou para sermos bênção; Ele espera que eu e você façamos diferença na vida das pessoas a quem possamos tocar. Nossa responsabilidade primeira é com a nossa família. Não adianta nada sermos bênção lá fora se não o formos na vida do nosso cônjuge e dos nossos filhos. (I Tim 3:4,5)

2. Busque mais a Deus – Gastamos muito tempo da nossa vida buscando coisas, algumas vezes até buscando na fonte certa, que é Deus; mas geralmente gastamos pouco tempo em buscar a Deus, ao invés de buscar coisas, sejam materiais ou não. Precisamos direcionar as nossas vidas, e as nossas famílias ao altar de Deus; não somente para pedir, mas principalmente para buscar intimidade. Buscar a Deus pelo prazer de estar na sua presença é a maneira mais simples e eficaz de agradá-lo, adorá-lo e tocar o seu coração.

3. Descubra uma necessidade e trabalhe com ela – O mundo à nossa volta está cheio de necessidades; decida começar o ano sendo uma pessoa melhor; que leva graça, paz, alegria e satisfação de necessidades por onde anda. Olhe à sua volta, descubra uma necessidade e empenhe-se por satisfazê-la.

4. Aproveite as oportunidades – Oportunidade é um bicho cabeludo na frente e careca nas costas; quando aparece você precisa segurar pelos cabelos, senão ela passa, e quando você tentar segurar, descobrirá que ela não tem cabelos nas costas, já era. Comece o ano atento às oportunidades que surgem pra você e sua família; elas geralmente não voltam.

5. Rompa barreiras – Jesus estava pregando em uma casa e alguns homens precisaram quebrar o telhado para levar um amigo até Ele; e você, o que tem feito para levar a sua família até o trono da graça de Deus? Rompa barreiras.

6. Deixe a sua fé ser vista – Não tenha medo de proclamar a sua fé, de declarar aquilo em que você crê, mesmo que ninguém ao seu lado creia naquilo que Deus tem levado você a crer. Proclame a sua vitória, mostre ao mundo que o Senhor Jesus é com você; deixe a sua fé ser vista.

7. Seja um instrumento de milagres – Não sabemos o nome de nenhum dos amigos que levaram aquele homem até Jesus, mas eles se transformaram em instrumento de milagres. Quantas vezes o Senhor tem nos despertado a sermos instrumentos de milagres e nós não temos atendido ao chamado do Senhor. Deus te chamou pra ser uma bênção, seja um instrumento de milagres.

Hoje é um excelente dia para buscar o melhor de Deus pra sua família. A nossa oração é que este seja um tempo de transformações positivas para você e sua família; comece bem, senão vai acabar mal.

Deus te abençoe sempre.

Daqui há um ano você desejará ter começado hoje



"Ah! Senhor, estejam, pois, atentos os teus ouvidos à oração do teu servo, e à oração dos teus servos que desejam temer o teu nome; e faze prosperar hoje o teu servo, e dá-lhe graça perante este homem" (Neemias 1:11)

A procrastinação é um mal terrível, é o ato de deixar pra depois aquilo que pode e deve ser feito hoje. Sempre que ouço esta palavra penso acerca de algumas coisas que deveriam estar sendo feitas e não estão. Um programa de exercícios regulares, o estudo de uma nova língua ou um programa de reeducação alimentar, dentre outras.

A frase tema dessa meditação, segundo meu filho, durante um tempo bombou nas redes sociais, ou seja, foi a frase do momento; daí resolvi, incentivado pelo meu filho, fazer uma meditação abordando esse tema.

A ideia é pensar acerca de algo que se você não começar hoje, daqui a um ano irá se arrepender; no nosso caso aqui, algo dentro do âmbito familiar.

No texto base da nossa meditação Neemias estava diante de um desafio tremendo, abatido pelo então estado de coisas em relação ao seu povo, mas decidiu fazer alguma coisa. Ele decidiu começar orando; orou, planejou, executou e foi vitorioso. Creio que podemos fazer o mesmo em relação à nossa vida familiar. Creio que hoje seja o melhor dia para começarmos.

Certamente tem muita coisa que precisamos começar a fazer em relação ao nosso lar, em alguns casos, se não começarmos logo, talvez nem tenhamos um lar daqui a um ano. Portanto, aproveite o momento da virada de ano e comece a dar uma virada na sua vida familiar.

Comece hoje mesmo a tratar melhor quem está ao seu lado, respeitar, considerar, ouvir e gastar tempo de qualidade com as pessoas que Deus colocou em sua vida. Lembre-se de quando você enveredou por esse caminho, quando começou a desrespeitar, a ser conduzido pela mágoa e não pelo amor, a alimentar um desejo de vingança, de produzir no outro a dor que atingiu o seu coração. Observe agora o que foi produzido depois disso em seu casamento; pelos resultados obtidos, certamente hoje você desejaria não ter tomado aquela direção.

Lembre-se de que o coração é enganoso e não se deixe dominar pelo seu desejo. Produza hoje mesmo as mudanças necessárias para que a sua vida familiar tenha um rumo diferente daqui a um ano. Se você começar hoje, terá melhores frutos daqui há um ano. Deus, o seu cônjuge e os seus filhos esperam que você faça algo pelo lar de vocês.

Sei que vou ser cobrado por isso; mas não posso deixar de fora o conselho para que você também cuide melhor de sua saúde, comece hoje, para que daqui há um ano você ainda seja parte dessa família linda que Deus te deu.

Hoje é um excelente dia para buscar o melhor de Deus pra sua família; um excelente dia para começar a empreender as mudanças necessárias na sua vida e no seu lar; daqui há um ano, você desejará ter começado hoje.

Deus te abençoe sempre.