UBE blogs

quinta-feira, 28 de abril de 2011

O HOMEM FELIZ.


          Há alguns anos, li uma história que falava acerca de um rei que para curar-se de uma doença mortal, precisava vestir a camisa de um “homem feliz”. O rei mandou então um emissário por todos os países do mundo em busca de um homem realmente feliz, para que ao vestir sua camisa, pudesse ser curado do seu mal. O confiante servo buscou incansavelmente em todos os países; mas não conseguia sucesso em sua jornada; alguns homens até pareciam ou se achavam felizes, mas no final, sempre lhes faltava alguma coisa. 


          Finalmente quando retornava entristecido pelo seu aparente insucesso, o servo encontrou um homem que cantava alegremente à beira de uma estrada e o interpelou. Qual não foi a sua alegria ao constatar que aquele era um homem completamente feliz, quase não acreditando, o servo perguntou acerca das mais diversas áreas nas quais houvera encontrado infelicidade em outros homens; não havia dúvida; aquele era um homem realmente feliz. Infelizmente o pobre rei da fábula acabou morrendo, pois o “homem feliz” não tinha camisa. 


          Esta fábula nos chama a atenção para o fato de que a verdadeira felicidade não está em possuir coisas. A fábula não diz, mas a Bíblia diz que: "Somente o homem que confia em Deus, e cuja esperança é o Senhor, é realmente feliz" (Salmos 112:1).
          
         Deus nos abençoe sempre.


AS LIÇÕES DA PÁSCOA.

Texto: Êxodo 12:1-31

Tema: Guardemos firmes as lições da páscoa.

Introdução: Falar sobre a instituição da páscoa.

1. Unidade.
Um cordeiro para cada família. (Vers. 03)
É propósito de Deus que o seu povo seja conhecido pelo amor.
Um cordeiro para cada família, ressalta a importância da unidade familiar.

2. Santificação.
O cordeiro, ou cabrito, será sem mácula, um macho de um ano. (5)
Ao primeiro dia tirareis o fermento das vossas casas. (15)

3. Consagração.
E o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês. E ao primeiro dia haverá santa convocação; também ao sétimo dia tereis santa convocação; nenhuma obra se fará neles, senão o que cada alma houver de comer; isso somente aprontareis para vós. (16) Nenhuma coisa levedada comereis; em todas as vossas habitações comereis pães ázimos. (20)

4. Proteção.
Vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito. (13) O Senhor passará aquela porta, e não deixará o destruidor entrar em vossas casas, para vos ferir. (23)

5. Estatuto perpétuo.
E este dia vos será por memória, e celebrá-lo-eis por festa ao Senhor; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo. (14)
Portanto guardai isto por estatuto para vós, e para vossos filhos para sempre. (24)

6. O poder do sangue do cordeiro.
Então tomai um molho de hissopo, e molhai-o no sangue que estiver na bacia, e passai-o na verga da porta, e em ambas as ombreiras, do sangue que estiver na bacia.(22)

7. Vigilância.
Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a páscoa do Senhor. (11) Porém nenhum de vós saia da porta da sua casa até pela manhã. (22)

Conclusão:
Deus instituiu a páscoa para que lembrássemos sempre de:
Sermos um povo conhecido pelo amor.
Sermos um povo santo.
Sermos um povo consagrado.
Vivermos debaixo de sua proteção.
Tornarmos perpétuos os seus estatutos.
Confiarmos no sangue do cordeiro para a nossa purificação.
Sermos sempre vigilantes.
Portanto:
Guardemos firmes as lições da páscoa.

Deus os abençoe sempre.