UBE blogs

sexta-feira, 6 de maio de 2016

Comunicando o amor de forma eficaz

“Eis que vos mostro um caminho sobremodo excelente” (1 Coríntios 12:31 b).

Algum tempo atrás, estive visitando um casal recém-chegado à igreja, em meio à conversa percebi rapidamente a linguagem de amor dela, a forma como ela transmite e recebe amor. No caso dela, através das palavras de afirmação; mas não identifiquei naquela conversa a linguagem de amor dele, embora saiba que provavelmente a forma como ele expressa e recebe amor seja diferente da forma como ela o faz.

Durante a conversa senti o desejo de me familiarizar mais com esse conceito, das cinco linguagens de amor. Conheço o livro do Gary Chapmam, que aborda o assunto, mas o meu desejo e a minha necessidade são de aprofundamento e familiarização com o assunto.

Preciso pensar nisso de forma fluente, daí a abordagem desse assunto nesta meditação. Creio que se eu preciso, provavelmente muita gente também precisa, talvez você precise, e quem sabe, talvez até o seu cônjuge me agradeça por falar nisso.

Todos nós queremos amar e ser amados, para que isso aconteça de forma eficaz precisamos compreender mais acerca das nossas necessidades e das do nosso cônjuge; precisamos aprender a demonstrar o amor de forma mais clara e eficaz.

De fato, as pessoas são muito diferentes na maneira em que mostram amor e na maneira em que querem ser amados. Talvez você seja uma pessoa que se sente amada quando o seu cônjuge comunica o seu amor através de palavras, mas o seu parceiro já não percebe o amor desta forma, a maneira como ele comunica e recebe amor talvez seja através do toque físico.

De nada adianta insistirmos em demonstrar amor de uma forma se o nosso cônjuge percebe, dá e recebe amor de forma diferente. Imagine uma sala de aula com trinta alunos, dos quais um é surdo mudo. No entanto não há da parte da escola a preocupação em proporcionar a este aluno o ensino na linguagem de libras, como este aluno pode ser contemplado com o ensino? Certamente muitas coisas preciosas serão transmitidas, mas ele não será contemplado porque não há nos seus educadores a preocupação e o investimento para que os tesouros do ensino o alcancem.

Assim também acontece dentro dos nossos lares; precisa haver de nossa parte preocupação e investimento para que o amor seja transmitido na linguagem do outro. Perceber o que é importante para o outro, e a forma como este recebe e transmite amor é imprescindível, isso certamente vai ajudar muito nos nossos relacionamentos.

Existem cinco linguagens de amor, como é certo que os opostos se atraem, até hoje nunca encontrei um casal onde os dois tenham a mesma linguagem de amor. Assim sendo, provavelmente você transmitirá e receberá amor de forma distinta do seu cônjuge; pode até ser bom que você identifique a sua, mas é primordial que você identifique a do seu cônjuge. Isso certamente lhe ajudará a melhorar o seu casamento.

O meu desejo aqui é apresentar um resumo do assunto, apresentaremos em outras meditações uma abordagem individualizada de cada uma dessas linguagens, vamos a elas:

1. Palavras de afirmação.
Elogios verbais e palavras de apreciação são poderosos comunicadores do amor: “Você fica muito elegante nesse terno”; “Você está linda, ficou muito bem nesse vestido”. Ao recebermos palavras elogiosas, de afirmação, tornamo-nos mais motivados a sermos recíprocos e a fazermos algo que o nosso cônjuge deseje.

Além de elogios, outra maneira de expressar palavras de afirmação é com palavras de estímulo e reconhecimento. Todos nós gostamos de elogios, mas alguém que tem essa linguagem de amor, tem uma necessidade maior de ser reconhecido e estimulado verbalmente.
Guarde isso em seu coração: Se esta é a linguagem de amor do seu cônjuge, ele precisa de suas palavras de reconhecimento pelo que realizou, e encorajamento para o que precisa realizar. Jamais esqueça de declarar o seu amor, em palavras do tipo “Eu te amo” diariamente.

2. Tempo de qualidade.
Tempo de qualidade significa dedicar a alguém a sua inteira atenção, sem dividi-la. É assentar-se, com o televisor e os celulares desligados, olhar um para o outro e conversar, num processo de atenção e dedicação mútuas. É saírem juntos, pelo simples prazer de estar com o outro, pra andar de mãos dadas, ou talvez para comer fora, mesmo que seja para dividir uma água de coco ou um pastel com refrigerante.

O aspecto central do tempo de qualidade é estar junto; atentando para o que se faz ao estarem juntos. Duas pessoas sentadas em uma mesma sala podem até estar próximas, mas não necessariamente juntas. O estar junto tem a ver com o coração, com a atenção dedicada um ao outro. Estar junto passa pela qualidade de tempo e pelas ações dedicadas durante esse tempo, um ao outro.

3. Dar ou receber presentes.
Quem tem essa linguagem vive grandes emoções ao dar e principalmente ao receber presentes. Se a primeira linguagem de seu cônjuge for “dar ou receber presentes”, aconselho você a se tornar um especialista nessa área. Não espere uma ocasião especial. Se esta for a primeira linguagem de seu cônjuge, praticamente tudo o que você lhe der será recebido como expressão de amor. Não se preocupe em dar presentes caros, pequenas lembranças comunicam o amor de forma eficaz.

4. Serviço.
Da mesma forma que o dar ou receber presentes, quem tem esta linguagem de amor dá e recebe amor através do servir. Uma pessoa assim procura agradar realizando coisas que o outro aprecia, expressando amor através das diversas formas de servir.
Assim como expressa, ela também percebe o amor através do serviço. Se o seu cônjuge tem essa, como a sua principal linguagem de amor; você precisa se dedicar a fazer pequenas coisas por ele. Ele não perceberá o seu amor de outra forma. Assim como nos presentes não precisa ser nada caro, você até pode fazer algo grande uma vez ou outra, mas são os pequenos e constantes atos de serviço que melhor comunicam o amor.

5. Toque físico.
Considerando-se que os receptores ao toque estão presentes por todo o corpo, um afago amoroso em qualquer parte pode comunicar, de forma eficaz, amor ao seu cônjuge. Seu cônjuge apreciará a alguns toques mais do que a outros; aprenda com ele.

Um gostoso cafuné, andar de mãos dadas, estar ao lado, tocando; abraços apertados ou não; carinho, relações sexuais... tudo isso faz parte das necessidades de quem possui o “toque físico” como a sua primeira linguagem do amor.

Não insista em tocar de seu jeito e em seu tempo. Aprenda a falar o dialeto do outro, alguns toques podem ser considerados aprazíveis a você, e desconfortáveis ou irritantes para o outro. O que lhe traz prazer, talvez não traga ao seu cônjuge.

Hoje é um excelente dia para buscar o melhor de Deus pra sua família; comece este dia se determinando a descobrir a linguagem de amor do seu cônjuge e a demonstrar-lhe o seu amor nessa linguagem. Invista no seu casamento!

Deus te abençoe sempre;
Rev. Jademir Barbosa.

Milho fácil e aparentemente gratuito

“Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar” (1 Pedro 5:8).



Você sabe como se capturam porcos selvagens?  Encontrando um lugar adequado na floresta e colocando algumas espigas de milho no chão. Os porcos vêm todos os dias comer o milho oferecido de graça; quando eles se acostumam a vir todos os dias, coloca-se uma cerca, mas só de um lado do lugar em que eles se acostumaram a vir. Quando eles se acostumam com a cerca, eles voltam a comer o milho, e o caçador coloca outro lado da cerca. Mais uma vez eles se acostumam e voltam a comer.

O caçador continua desse jeito até colocar os quatro lados da cerca em volta deles com uma porta no último lado. Os porcos, que já se acostumaram ao milho fácil e às cercas, começam a vir sozinhos pela entrada. O caçador então fecha a porteira e captura o grupo todo. Assim, em um segundo, os porcos perdem a sua liberdade. Eles ficam correndo e dando voltas dentro da cerca, mas já foram pegos. Logo, voltam a comer o milho fácil e gratuito. Eles ficam tão acostumados a ele que esquecem de como era a vida antes de perderem a liberdade, e por isso aceitam a servidão, e perdem por fim a própria vida.

Quando conheci acerca dessa estratégia de caça logo a relacionei às estratégias que Satanás usa para aprisionar, não somente indivíduos, mas grupos inteiros, famílias inteiras. O milho fácil e aparentemente gratuito; quanta gente boa, indivíduos cheios de vida, de sonhos, tem perdido a sua liberdade por conta de estratégias tão sutis quanto o milho fácil e aparentemente gratuito.

Observe que o caçador começa onde o indivíduo se encontra, ele não precisa tirar você do seu habitat natural, é no seu trabalho, na sua casa, na sua igreja, ele vai lhe oferecer o milho gratuito e fácil onde você estiver. Você pode simplesmente estar diante de um computador, ou atendendo a uma chamada telefônica; o milho fácil vai saltar diante dos seus olhos ou fazer pulsar o seu coração de maneira diferente. Ele pode vir através de alguém que lhe disponibilize algo que talvez o seu cônjuge já não lhe ofereça, tal como compreensão, atenção e carinho. Fuja desse milho fácil.

Pode também ser uma forma de resolver todos os seus problemas financeiros, com a promessa de que ‘nunca, ninguém vai descobrir’. Sai fora! Um dia a cerca começa a se fechar, vai se fechando dia a dia, e quando você se dá conta, está preso, e geralmente não está sozinho, arrasta todo o grupo junto com você, toda a sua família colhe as consequências de você ter aceitado o famigerado do milho gratuito e fácil.

A vida não é fácil, o casamento não é fácil, nós temos muito o que aprender sobre viver a dois, para que ‘sobreviver’ a dois não se torne uma realidade dentro do nosso lar. Um cientista, quando se lança a uma pesquisa, em busca de algo que venha a satisfazer necessidades da humanidade, passa anos enfrentando desafios, muitas coisas dão errado durante o processo, mas ele não fica a cada dia perguntando se está feliz, se as coisas estão mais fáceis. Ele luta por algo maior, tem um projeto grandioso, não está interessado em milho fácil, ele luta pelo sucesso de sua missão.

Viver a dois é parte de um projeto grandioso, não podemos arriscar o sucesso da nossa vida familiar por conta das armadilhas que nos são postas à beira do caminho. Cuidado! O milho gratuito geralmente tem uma fatura altíssima a ser cobrada em domicílio, na sua casa, no seio da sua família.

Hoje é um excelente dia para buscar o melhor de Deus pra sua família; esteja atento, fuja do milho fácil, se alimente bem, leia a Bíblia, conheça os planos de Deus para a sua vida e para a sua família, para que nem você nem sua família venham a cair nas ciladas do Diabo. Ele anda ao derredor, rugindo como leão, muitas vezes oferecendo milho fácil e aparentemente gratuito, procurando alguém a quem possa tragar. Cuide para que a cerca não se feche ao seu redor, nem ao redor da sua família.

Deus te abençoe sempre.