OBJETIVO:
- Enfatizar a necessidade de dar profundidade e força à nossa fé. Indicar a necessidade de crescimento na nossa vida cristã.
- Despertar interesse real pela palavra de Deus (a escritura sagrada), dando as primeiras orientações para o seu manuseio.
INTRODUÇÃO:
Devemos estar abertos:
a) A Deus - Para sabermos onde e como ele nos fala, e o que nos comunica;
b) Ao mundo em que vivemos - Para conhecermos a realidade à nossa volta e fazer-nos solidários com os problemas dos nossos irmãos.
c) A nós mesmos - Para conhecermo-nos melhor e buscarmos uma constante renovação e o progresso em todas as áreas da nossa vida.
- Quando não conhecemos a palavra de Deus e o seu propósito, temos critérios errados, gerando respostas e atitudes erradas.
- É na sagrada escritura (A Bíblia) que o cristão busca os critérios para julgamento e apreciação do mundo, dos acontecimentos e das pessoas.
- Precisamos crescer na vida de graça.
Precisamos usar nossas mentes para aprender como sermos melhores cristãos.
- Estudar é parte da devoção. É uma espécie de resposta às orações, na oração falamos com Deus; no estudo, Deus fala conosco.
- O estudo fornece um padrão de critérios para a vida e dá a base para as ações.
OBJETIVOS DO ESTUDO:
- O objetivo do estudo é em primeiro lugar o nosso próprio crescimento, em seguida para orientar as nossas ações no mundo.
IDÉIAS CHAVES
- Deus sempre falou e continua falando aos homens.
- Quais têm sido as respostas dos homens?
- O cristão vê o mundo com outra visão.
- Onde buscar os critérios cristãos? (Somente na Bíblia.)
- Enfatizar a necessidade de estar em atitude permanente de alerta aos apelos de Deus.
- Conversão: Esforço permanente. O cristão deve ter espírito critico diante dos fatos que acontecem ao seu redor.
- O conhecimento da Bíblia vai nos levar à identificação dos critérios de Cristo para transformar a nossa vida e dos grupos sociais em que vivemos.
- A aquisição desse conhecimento e a formação de uma consciência critica e conseqüente ação do cristão está ao alcance de todos e não só de alguns “intelectuais”.
A NECESSIDADE DE ESTUDAR
- Cristandade envolve toda a vida e explica tudo na vida.
- Cristandade não envolve apenas práticas devocionais.
- Através do estudo aprendemos o verdadeiro significado da cristandade (Romanos 10:17).
a) Os cristãos não são passivos, mas ativos, eles são chamados por Deus para transformar a sociedade em que vivem.
b) Os cristãos não aceitam as coisas simplesmente do jeito que são, mas conscientemente trabalham para promover as mudanças.
c) Os cristãos não usam a sua relação com Deus como defesa contra o mundo, mas como algo que os capacita a viver dentro dos padrões de Deus, mesmo ainda estando no mundo.
d) Estudamos para que possamos ser melhores ferramentas e instrumentos do Senhor, para reconciliar o mundo com Deus.
- Nosso ideal cristão deve ter força absoluta. O estudo fornecerá as armas para defender e promover a nossa relação com a graça de Deus.
(I Tim. 1:5,7).
O LEIGO E A SUA RELAÇÃO COM O ESTUDO
- Todos os cristãos devem aprender o que significa ser cristão.
- Estudo é um meio de se tornar consciente a vida de graça.
- O reconhecimento de fé de uma criança não satisfará a um adulto.
O ESTUDO É UM MEIO DE PROPORCIONAR CRESCIMENTO
- O propósito do estudo é fornecer um padrão de critérios com os quais enfrentemos os problemas da vida (Hebreus 1:1,2)
- O estudo é um veículo para a santidade. Ele nos dá a direção e o padrão de Deus para as nossas vidas, através dele ouvimos a voz de Deus (II Tim. 3:16 e 17).
OBSTÁCULOS A UMA VIDA DE ESTUDO
- Falta de disciplina – Alguns cristãos não possuem disciplina. Não conseguem abandonar hábitos que lhe roubam um tempo precioso que poderia ser usado no estudo da palavra de Deus.
- Falta de discernimento – Alguns cristãos não conseguem entender o que estudam.
- Falta de maturidade – Alguns cristãos se recusam a aprender por acharem que já sabem de tudo. Na realidade são imaturos.
- Falta de humildade - Não permitem que Deus os use e os transforme.
- Falta de honestidade – Muitos cristãos não têm coragem de encarar a verdade, pois ela irá de encontro aos seus erros ocultos e poderá machucá-los.
REMÉDIOS CONTRA A FALTA DE ESTUDO
- Coragem – É preciso coragem para começar e continuar em disciplina, para decidir o que realmente é importante e o que queremos. É preciso coragem para pedir a Deus que assuma o controle das nossas vidas.
- Humildade – Reconheça que você precisa de Deus. Não tenha atitudes infantis do tipo: “eu não consigo” (I Cor 13:11). Seja aberto curioso humilde.
- A solução para qualquer obstáculo é se voltar pra Deus em humildade, admitir as próprias fraquezas, conhecer o poder de Deus para nos transformar e deixá-lo fazer isto (Colossenses 1:9).
FONTES DE ESTUDO:
- A Bíblia é a fonte maior de estudo, onde o cristão busca os critérios para julgamento do mundo, dos acontecimentos e das pessoas. Ela é a fonte básica para o nosso crescimento espiritual.
- Existem várias versões da Bíblia (Revista e atualizada, Revista e corrigida, Linguagem de hoje...) dar uma rápida visão de sua composição e orientar por onde começar a estudá-la.
- Apresentar outras fontes de apoio como livros, revistas cristãs, palestras, internet, pequenos grupos, Escola Dominical, etc... O estudo não deve ser limitado somente à leitura.
BENEFÍCIOS DO ESTUDO BÍBLICO
O estudo da Bíblia é fundamental para a saúde individual do cristão bem como de toda a igreja. Destacamos alguns dos benefícios que o estudo bíblico traz à igreja:
O estudo da Bíblia é fundamental para a saúde individual do cristão bem como de toda a igreja. Destacamos alguns dos benefícios que o estudo bíblico traz à igreja:
1. O conhecimento – ainda existe algum preconceito em algumas congregações em relação à busca do conhecimento bíblico. É uma pena que isso aconteça, pois, conforme nos instruiu o Senhor, a utilização da mente no conhecimento de Deus é um ato de amor (Mc. 12.30), Paulo também nos orienta quando ao culto racional ao Senhor (Rm. 12.1-2);
2. O amadurecimento – a igreja que estuda a Bíblia não se deixa levar pelos ventos de doutrinas e modismos que surgem no seio evangélico (Ef. 4.14; Os. 4.6; 6.3; Pv. 4.7). Por causa da falta de conhecimento, muitas igrejas que já deveriam estar amadurecidas são tomadas por “meninices”, a emoção não se fundamenta na exposição da Palavra, mas em experiências pessoais, algumas delas distanciadas da Palavra de Deus;
3. A apologética – uma igreja que estuda a Bíblia tem fundamento para defender a fé que uma vez foi entregue ao santos (Jd. v. 3). As seitas e heresias se espalham como fogo em palha e não poucos estão sendo devorados pelos seus ardis. A igreja que investe na formação bíblica de seus membros não teme as setas inflamados do Inimigo, na verdade, ela avança, pois as portas do inferno não a podem resistir (Mt. 16.18).
CONCLUSÃO
As igrejas mais saudáveis são aquelas que investem no estudo da Palavra de Deus.
As igrejas mais saudáveis são aquelas que investem no estudo da Palavra de Deus.
(Material enviado pelo Pr. Ebenézer Medeiros Paz e Silva, meu cunhado)
Nenhum comentário:
Postar um comentário