UBE blogs

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Você já ouviu falar da Síndrome de Tourrette?

Em 25 de setembro de 1989, o casal Wellington Guimarães e Alciomara Ribeiro, Jovens com pouco mais de dois anos de casados e com muitos sonhos fervilhando ao coração, deram à luz ao seu primeiro filho, que recebeu o nome de Igor Rafael Ribeiro Guimarães. Um menino lindo, forte e saudável, que nasceu em João Pessoa, na Paraíba. Desde a mais tenra infância Igor já demonstrava uma inteligência bem acima da média, bem como uma tremenda habilidade para o desenho. Os anos foram passando, veio o nascimento de “Sara”, segunda filha do casal. Igor foi crescendo e se destacando em tudo que fazia. Dono de uma simpatia singular, reforçada pela boa educação que recebia dos pais e pelos ensinamentos da igreja evangélica que freqüentava, ele era sempre muito querido e bem vindo onde quer que fosse. Diante de tantas virtudes pouco importavam algumas “manias” que, “de vez em quando” ele manifestava, algumas vezes elas vinham acompanhadas de uma leve repreensão dos pais, e eram logo superadas. Depois de um tempo outras manias surgiram, “coisa de criança”, pensaram todos.
Um dia, já com oito anos de idade, indo “super bem” na escola e em tudo que empreendia; Igor Rafael passou por um processo de descontrole das manias que assustou não só o coraçãozinho daquela doce criança, bem como aos seus pais, sua família e todo o seu universo social. Um Neurologista indicou um psicólogo, que indicou um psiquiatra e de médico em médico ele chegou às mãos de um especialista que diagnosticou a Síndrome de Tourrette.
A Síndrome de Tourrette é um distúrbio neurológico genético, que foi inicialmente descrita pelo médico Jean Marie Itard, em 1825. Que relatava o caso de um paciente que emitia sons semelhantes a latidos, além de verbalizar obscenidades nos momentos mais críticos da doença. É considerada uma doença grave, que causa grande comprometimento psicossocial, causando sofrimento aos portadores e aos seus familiares. Felizmente afeta uma camada muito pequena da população mundial.

A Síndrome de Tourrette manifesta cerca de três a quatro vezes mais casos dentre o sexo masculino do que no feminino. É encontrada independente da classe social. A criança portadora desta síndrome, exibe muitos tiques motores involuntários e um ou mais tiques vocais durante a doença, que necessariamente não são concomitantes. Os tiques são movimentos súbitos que vão desde os movimentos de cabeça, ombros, todo o corpo, caretas, piscar de olhos, sobrepassos ou comportamentos repetitivos de tocar ou lamber coisas. Os tiques vocais aparecem em algum momento da doença como: fungar, tossir repetidamente, risos involuntários, pigarro, palavrões e uma variedade de sons e gritos. O inicio da doença se dá normalmente dos quatro aos oito anos de idade. Um aspecto característico da doença é que os sintomas mudam com o passar dos tempos. Uma criança pode apresentar em uma determinada época piscar os olhos e gritos, e mais adiante aparecerem movimentos bruscos ou fazer “cleques” com a língua. O diagnóstico é difícil e apresenta muitos sintomas associados à doença. O tratamento consiste em duas abordagens associadas: o tratamento psicossocial e o farmacológico.

Por ser sempre um dos melhores alunos da classe em cada escola por onde passou Igor Rafael conseguiu concluir o ensino médio, apesar do fato de, nos ultimos anos, ter sido impedido de freqüentar a escola por causa dos múltiplos e incômodos tiques. Igor já não passeia com regularidade mesmo morando em uma cidade linda como é João Pessoa. Não desce para a área do prédio onde mora. Nem mesmo à igreja ele tem podido ir para adorar ao Deus a quem tanto ama, por conta dos múltiplos tiques. Nos últimos anos a doença se agravou tanto que Igor passou períodos de vários meses sem conseguir andar ou levantar da cama nem para ir ao banheiro, seus pais faziam sua higiene em todos os aspectos.
Em outubro de 2007, Igor foi submetido a uma cirurgia em Goiânia-GO, pelo Doutor Oswaldo Villela. A cirurgia para implantação de um aparelho que controlasse os tiques foi um sucesso do ponto de vista médico. Muita coisa melhorou, mas a cura ainda não foi completa. Os tiques diminuíram sensivelmente, mas ainda incomodam muito e periodicamente ainda são incontroláveis.

Hoje às vésperas de completar vinte anos, ele tem se locomovido com a ajuda de uma cadeira de rodas, embora ainda consiga andar, mas faz uso da cadeira para evitar as constantes quedas por conta dos sobrepassos. Infelizmente, no caso de Igor Rafael, os remédios ou tratamentos propostos têm se mostrado ineficientes. Todos os especialistas aos quais ele tem ido espantam-se com a multiplicidade e com a intensidade dos tiques. O que tem forçado Igor Rafael a uma exclusão social que só não o afastou da família e dos amigos mais próximos. Em meio a tudo isso porém, ele jamais perdeu a sua fé, Igor continua sonhando e pedindo a Deus por uma vida normal.
Não estamos pedindo dinheiro, pedimos apoio nesta hora de dor. Através deste artigo desejo que os cristãos ao redor do mundo, pessoas da área ou que enfrentem o mesmo problema, possam de alguma forma ajudar. Mandem um e-mail de encorajamento para o Igor ou para o pai dele. Deixem comentários neste Blog sugerindo algo que possa ajudar, e acima de tudo orem por Igor Rafael. Continuamos crendo que o melhor ainda está por vir e que Deus fará um milagre na vida deste rapaz, dando vitória a esta família.

“E os discípulos determinaram, cada um conforme o que pudesse, mandar socorro aos irmãos que habitavam na Judéia” (Atos 11:29).

Ore por: Igor Rafael e sua família
Contamos com você, muito obrigado,

Wellington Guimarães. wellingtongps@gmail.com (Pai do Igor Rafael)
Rev. Jademir Barbosa. revjademir@gmail.com (Tio de Igor Rafael).

Deus os abençoe sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário