UBE blogs

terça-feira, 27 de julho de 2010

SEJA GRATO PELA PROVISÃO DE DEUS EM SUA VIDA (Ex 16).

As provisões trazidas do Egito tinham acabado. Não havia recursos naturais no deserto para suprir a necessidade diária de alimento de toda aquela multidão. Pequenos grupos de nômades, acostumados com aquelas condições, poderiam conseguir alguma coisa, mas um grupo do tamanho de uma grande cidade, cedo começaria ter problemas.

Até ali, Deus havia suprido cada necessidade. Mesmo assim o povo murmurou e expressou uma extrema ingratidão. Será que eles realmente estavam tão bem assim no Egito? O Senhor é um Deus de provisão.

Que lições acerca da provisão de Deus podemos aprender através deste texto?

1. A provisão de Deus é diária.

O maná deveria ser colhido a cada dia. Nisto a necessidade de comunhão diária com Cristo é tipificada.
Não devemos viver das bençãos de ontem, mas devemos manter comunhão diária com o nosso Salvador.

Tanto a carne quanto o pão seriam fornecidos diariamente.

Não há como negar que a provisão de Deus era de caráter sobrenatural. Vemos em Deuteronômio 8:3, que o maná foi dado para produzir fé.
O homem não vive somente pelos seus próprios esforços, a fim de suprir suas necessidades, mas pela fé em Deus; quando Deus fala as nossas necessidades são prontamente supridas.

O envio do maná dá uma demonstração do poder e do cuidado de Deus. Considere os detalhes miraculosos:

- Uma grande quantidade era necessária para suprir tres milhões de pessoas. E isto foi completamente feito.
- O maná nunca desceu antes de Deus prometer e nem após Israel entrar em Canaã (Josué 5:10-12). Na verdade, o povo nunca o tinha visto antes.
- Uma porção dobrada descia no sexto dia.
- Nenhum maná descia no sétimo dia.
- O maná guardado para o outro dia sempre estragava, exceto o do sexto dia.
- O pote de maná guardado para servir de testemunho durou por gerações.

2. A provisão de Deus é Justa. – versículos 16-18.

É digna de nota a maneira como Deus alimentou Israel. Ninguém foi privilegiado e a ninguém foi permitido vender ou acumular o maná. Ele deveria ser recolhido diária e pessoalmente e se armazenado, estragava. Também aprendemos que uma vez recolhido, era colocado em um lugar comum, de onde cada pessoa retirava um ômer(2,1 lt), que era usado como medida. Nem a ambição e nem a boa sorte poderiam impedir esta igualdade.

A cobiça é um verdadeiro perigo para os homens. Estejamos contentes com a provisão das nossas necessidades (Provérbios 30:7-9, I Timóteo 6:8).

A aplicação correta é a seguinte:

1. Aqueles que recebem a Cristo como o pão da vida, tem todas as suas necessidades supridas nEle (Efésios 1:3-4). A salvação em Cristo é de graça, não pode ser acumulada nem vendida.

2. No reino de Deus há uma interdependência que deveria produzir igualdade. Cada santo tem dons espirituais e pontos fortes que devem ser usados em benefício de outros. Até mesmo a riqueza material pode ser usada para ajudar aqueles que têm suprido as nossas necessidades de outras maneiras.

Nunca acumule as bençãos que Deus tem dado a você. Elas serão consumidas (Mateus 6:19). Lembre-se de quanto você tem sido abençoado por outros. A pessoa que um dia encontra muito maná, pode não encontrar nada no outro.

3. A provisão de Deus nos ensina a guardar tempo para Ele. versículos 22-26.
O dia do descanso era um presente a Israel visando o seu bem estar físico e espiritual (Marcos 2:27). O princípio ainda se aplica. O homem necessita de um dia de descanso voltado a adoração. Aqueles que trabalham no Dia do Senhor buscando lucro material, deveriam se lembrar de que Deus ainda é capaz de suprir todas as nossas necessidades (Mateus 6:33).

4. A provisão de Deus deve ser ensinada às futuras gerações. – versículos 32-34
Deus deseja que os Seus grandes feitos sejam relembrados. As futuras gerações são abençoadas pelo relato do poder e da graça de Deus. Por este motivo é que um pote de maná foi guardado. Ele foi eventualmente colocado na arca da promessa juntamente com as duas tábuas da lei e a vara de Arão que floresceu. Vamos ser cuidadosos em deixar um testemunho e edificar um memorial para as futuras gerações (Salmo 48:12-13, I Samuel 7:12).


Conclusão: Deus cuida de nós, ele não somente nos supre mas nos ensina através da sua provisão. Seja grato pela provisão de Deus em sua vida.

Mensagem do Pr. Jademir Barbosa.
Baseada em estudo do site: www.palavraprudente.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário