UBE blogs

domingo, 28 de novembro de 2010

Seguindo o exemplo de Barnabé.

Texto: (At.4:32-37)


Tema: Seja o primeiro elo de uma corrente do bem.


Introdução: Na história do Novo Testamento, vários líderes da igreja se destacam, mas um em especial chama a atenção: Barnabé. Seu nome inicial era José (O Senhor Acrescenta), mas recebeu dos discípulos um apelido que foi agregado ao seu nome: Barnabé (Filho da Consolação). Era levita e, por isso não tinha herança de terras, provavelmente a herdade que vendeu era de sua esposa (Num.35:6). Tinha lindas qualidades intrínsecas ao seu caráter cristão que nos trazem importantes lições:




1) MESMO QUE NINGUÉM ESTEJA FAZENDO, FAÇA, OUTROS TE SEGUIRÃO (At.4:37).


Barnabé não esperava que alguem fizesse ou o mandasse fazer, ele tinha iniciativa.

Ele vendeu uma herdade, e trouxe todo o dinheiro. Despertou assim nas pessoas o desejo de também contribuir (At.5)


Os versículos anteriores dizem que toda a igreja fazia isso, mas somente ele é destacado, por que? Por que certamente foi ele que puxou a fila. Deus precisa hoje de “puxadores de fila”, gente que antes de mandar, faça.


Mesmo que ninguém esteja fazendo o bem faça, seja o ultimo elo de uma corrente de pecado e difamação, seja o primeiro elo de uma corrente do bem.





2) MESMO QUE NINGUÉM ESTEJA ACREDITANDO ACREDITE, OUTROS ACREDITARÃO (At.9:26 e 27).

Barnabé acreditava nas pessoas.


Foi Barnabé quem quebrou as barreiras da rejeição ao nome de Saulo de Tarso, contribuindo com sua salvação e aceitação dos apóstolos em Jerusalém (28). Paulo obteve plena liberdade junto à igreja (28)


Paulo foi embora por que foi perseguido pelos gregos e não pelos irmãos mais (29), ao contrário, sua saída causou tristeza e comoção na igreja.


Mesmo que ninguém esteja acreditando acredite, seja o ultimo elo de uma corrente de incredulidade, seja o primeiro elo de uma corrente do bem.




3) MESMO QUE NINGUÉM ESTEJA INVESTINDO INVISTA, OUTROS INVESTIRÃO (At.11:22, 25, 26).

Barnabé investia nas pessoas.


Paulo foi para Tarso, onde ficou pelo menos dez anos, esquecido pela igreja, vivendo no anonimato e fabricando tendas (Gal.2:1).


Barnabé foi enviado pela igreja sede em Jerusalém, para edificar a nova igreja de Antioquia (22),


Fez sua parte ali (23), mas foi buscar Paulo em Tarso para pastorear a obra de Deus, e juntos, sem ciúmes nem rivalidades, fizeram um grande trabalho (26).


Barnabé enxergou assim em um obreiro esquecido e desprezado, um pastor para aquele momento da igreja e investiu nele.


Mesmo que ninguém esteja investindo invista, seja o ultimo elo de uma corrente de medo pelo passado das pessoas, seja o primeiro elo de uma corrente do bem.



4) QUANDO TODOS DESISTIREM PERSEVERE, OUTROS PERSEVERARÃO (At.15:36 a 39).

Barnabé perseverava, conseguia ver tesouros em vasos de barro, não desistia das pessoas por conta das suas falhas.


Marcos tornou-se cooperador de Paulo e Barnabé, partiu com eles para uma viagem missionária, duas cidades depois da partida, ele voltou para Jerusalém, perdeu o ânimo talvez (At.13:13). Quando quis retornar à obra, Paulo não aceitou o seu retorno, não acreditando mais na sua chamada; mas Barnabé ainda acreditava, e abandonou a Paulo para se unir e perseverar por Marcos.


Barnabé perseverou levando Marcos para Chipre, sua terra natal, e o recuperou para o ministério e para o próprio Paulo; pois ele reaparece, quando todos desprezaram a Paulo, sendo útil para o velho apóstolo (II Tim 4:11).


Quando todos desistirem persevere, seja o ultimo elo de uma corrente de desistencia, seja o primeiro elo de uma corrente do bem.

Conclusão:


Siga o exemplo de Barnabé, seja o primeiro elo de uma corrente do bem.

Adaptação do Pr. Jademir Barbosa.


de texto produzido pelo Pr. Josias Almeida, Sob o título:

“Operação Barnabé”.

Deus te abençoe sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário