UBE blogs

terça-feira, 30 de novembro de 2010

domingo, 28 de novembro de 2010

Barnabé, um exemplo de consolação.



Ouça a música na voz do Guilherme Kerr, leia o texto abaixo e siga o exemplo de Barnabé.

Deus te abençoe sempre.

Seguindo o exemplo de Barnabé.

Texto: (At.4:32-37)


Tema: Seja o primeiro elo de uma corrente do bem.


Introdução: Na história do Novo Testamento, vários líderes da igreja se destacam, mas um em especial chama a atenção: Barnabé. Seu nome inicial era José (O Senhor Acrescenta), mas recebeu dos discípulos um apelido que foi agregado ao seu nome: Barnabé (Filho da Consolação). Era levita e, por isso não tinha herança de terras, provavelmente a herdade que vendeu era de sua esposa (Num.35:6). Tinha lindas qualidades intrínsecas ao seu caráter cristão que nos trazem importantes lições:




1) MESMO QUE NINGUÉM ESTEJA FAZENDO, FAÇA, OUTROS TE SEGUIRÃO (At.4:37).


Barnabé não esperava que alguem fizesse ou o mandasse fazer, ele tinha iniciativa.

Ele vendeu uma herdade, e trouxe todo o dinheiro. Despertou assim nas pessoas o desejo de também contribuir (At.5)


Os versículos anteriores dizem que toda a igreja fazia isso, mas somente ele é destacado, por que? Por que certamente foi ele que puxou a fila. Deus precisa hoje de “puxadores de fila”, gente que antes de mandar, faça.


Mesmo que ninguém esteja fazendo o bem faça, seja o ultimo elo de uma corrente de pecado e difamação, seja o primeiro elo de uma corrente do bem.





2) MESMO QUE NINGUÉM ESTEJA ACREDITANDO ACREDITE, OUTROS ACREDITARÃO (At.9:26 e 27).

Barnabé acreditava nas pessoas.


Foi Barnabé quem quebrou as barreiras da rejeição ao nome de Saulo de Tarso, contribuindo com sua salvação e aceitação dos apóstolos em Jerusalém (28). Paulo obteve plena liberdade junto à igreja (28)


Paulo foi embora por que foi perseguido pelos gregos e não pelos irmãos mais (29), ao contrário, sua saída causou tristeza e comoção na igreja.


Mesmo que ninguém esteja acreditando acredite, seja o ultimo elo de uma corrente de incredulidade, seja o primeiro elo de uma corrente do bem.




3) MESMO QUE NINGUÉM ESTEJA INVESTINDO INVISTA, OUTROS INVESTIRÃO (At.11:22, 25, 26).

Barnabé investia nas pessoas.


Paulo foi para Tarso, onde ficou pelo menos dez anos, esquecido pela igreja, vivendo no anonimato e fabricando tendas (Gal.2:1).


Barnabé foi enviado pela igreja sede em Jerusalém, para edificar a nova igreja de Antioquia (22),


Fez sua parte ali (23), mas foi buscar Paulo em Tarso para pastorear a obra de Deus, e juntos, sem ciúmes nem rivalidades, fizeram um grande trabalho (26).


Barnabé enxergou assim em um obreiro esquecido e desprezado, um pastor para aquele momento da igreja e investiu nele.


Mesmo que ninguém esteja investindo invista, seja o ultimo elo de uma corrente de medo pelo passado das pessoas, seja o primeiro elo de uma corrente do bem.



4) QUANDO TODOS DESISTIREM PERSEVERE, OUTROS PERSEVERARÃO (At.15:36 a 39).

Barnabé perseverava, conseguia ver tesouros em vasos de barro, não desistia das pessoas por conta das suas falhas.


Marcos tornou-se cooperador de Paulo e Barnabé, partiu com eles para uma viagem missionária, duas cidades depois da partida, ele voltou para Jerusalém, perdeu o ânimo talvez (At.13:13). Quando quis retornar à obra, Paulo não aceitou o seu retorno, não acreditando mais na sua chamada; mas Barnabé ainda acreditava, e abandonou a Paulo para se unir e perseverar por Marcos.


Barnabé perseverou levando Marcos para Chipre, sua terra natal, e o recuperou para o ministério e para o próprio Paulo; pois ele reaparece, quando todos desprezaram a Paulo, sendo útil para o velho apóstolo (II Tim 4:11).


Quando todos desistirem persevere, seja o ultimo elo de uma corrente de desistencia, seja o primeiro elo de uma corrente do bem.

Conclusão:


Siga o exemplo de Barnabé, seja o primeiro elo de uma corrente do bem.

Adaptação do Pr. Jademir Barbosa.


de texto produzido pelo Pr. Josias Almeida, Sob o título:

“Operação Barnabé”.

Deus te abençoe sempre.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

AMIGOS QUE UM DIA EM CRISTO FORAM FEITOS MEUS IRMÃOS

O Senhor é um Deus de detalhes que cuida de cada aspecto da nossa vida, Ele gosta de presentear aqueles que trabalham para a sua glória. Nestes dias recebi um presente muito especial do meu Deus; Ele me deu o privilégio de rever amigos muito especiais e gosar com eles de um tempo precioso na presença do Senhor. Estive recentemente em Manaus para ajudar na implantação do ministério de Cursilho de Cristandade na Igreja do Nazareno daquela bela cidade. Sempre me surpreendo com o tamanho, a beleza e o de desenvolvimento da capital amazonense; sem contar a hospitalidade e a simpatia do seu povo; visitar Manaus é uma experiência que eu simplesmente recomendo. Tenho amigos, o Pr. Rubem Maia e sua esposa Risomar, que saíram de Recife, a bela cidade onde moro, há mais de vinte e cinco anos, passei mais de vinte anos sem ter o prazer de revê-los; os mesmos residem há vários anos em Manaus e recentemente fui encontrado por eles no ORKUT, daí trocamos números de telefone, email e coisas assim. O Rubem fez o seu Curso de Teologia aqui em Recife, no Seminário Presbiteriano do Norte, e freqüentou durante os quatro anos de curso a primeira Igreja Presbiteriana Independente do Recife, onde eu e a Riso nos convertemos; ali namoraram, casaram e dali partiram para o campo missionário. Eu já conhecia a Riso de alguns anos e nos convertemos praticamente juntos, quem sabe eu não venha a gozar de alguns privilégios por ter me convertido um mês antes? (brincadeirinha); depois que o Rubem chegou a Recife passamos a viver preciosos momentos juntos; assim sendo, foi muito precioso durante estes dias em Manaus rever amigos que um dia em Cristo foram feitos meus irmãos. Lembramos dos velhos tempos, constatamos que eles envelheceram e eu não, (outra brincadeirinha) rimos muito, choramos um pouco, tomamos sorvete e comemos espetinho de queijo coalho assado na brasa; ainda brincamos de fazer embaixadinha com um grupo de manauaras, falamos do passado, do presente e do futuro; reafirmando o compromisso de jamais deixarmos o Senhor, porque no final de tudo, se Deus não nos der o privilégio de envelhecermos juntos, queremos certamente passar a eternidade juntos, porque afinal de contas, nesta vida, no final de tudo, só ficam os amigos, principalmente os amigos que um dia em Cristo foram feitos nossos irmãos.
Deus nos abençoe sempre e nos ensine a valorizar os verdadeiros amigos.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

CURSILHO EM MANAUS

          
          Quando fui despertado pelo Senhor para o ministério de Cursilho de Cristandade, pensava que este ministério, a principio, seria uma ferramenta abençoadora apenas para pessoas que participassem de nossa comunidade local no bairro de Piedade. Pouco tempo depois começamos a perceber que o projeto de Deus era muito mais amplo do que podia imaginar a nossa mente limitada. O Cursilho tem se mostrado uma poderosa ferramenta de proclamação da graça e do poder restaurador do nosso Deus; muitas vidas têm sido impactadas através deste ministério em nossa comunidade local, mas o projeto de Deus é certamente muito mais amplo.

          Graças ao desejo intenso de abençoar vidas através deste ministério plantado pelo Senhor no coração de nossa igreja e do casal Moisés e Nadja Freitas, desde o primeiro Cursilho da Igreja do Nazareno em Piedade, contamos sempre com um grupo de pessoas da cidade de Manaus participando, e outro grupo de pessoas trabalhando em nossos Cursilhos. Como resultado disto, neste final de semana, de 18 a 21 de novembro de 2010, foi realizado o primeiro Cursilho Feminino da Igreja do Nazareno em Manaus. Tivemos ajuda de pessoas de várias igrejas, as irmãs Kátia Valença (Beta) de João Pessoa, Márcia Slemer, Lizete Guimarães e a Jovem Marcela, de Recife, a Prª Daisy Machado, de Olinda e demais irmãos da igreja do Nazareno de Manaus.  Não pude conter a alegria de constatar que mais de noventa por cento das pessoas que trabalharam para a relização deste evento histórico foram formadas nos cursilhos da igreja do Nazareno em Piedade; foi a realização de um sonho; demos início a algo que não tem mais como ser parado pelo inimigo. As portas do inferno não vão conter o avanço da igreja através deste ministério na cidade de Manaus. Foi maravilhoso ver a entrada festiva daquelas mulheres na igreja, testemunhando do que Deus fizera em suas vidas durante aqueles tres preciosos dias de intenso mover de Deus. Louvo ao Senhor pelo imenso privilégio de poder fazer parte de algo tão maravilhoso.
Deus abençoe sempre a cada um dos amados que se doou em prol destas vidas.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Ser pai é preencher na alma um imenso vazio que eu nem sabia que estava lá.



Ser pai. Ser homem.



Super pai versus homem de verdade.



Por aí, tem gente afirmando que ser macho é o oposto de ser babão. Sei lá, parece que no universo dos bíceps anabolizados a musculação das fraldas tornou-se inadmissível.



Será?



Por isso, existe este blog: um espaço virtual para os brutamontes do mundo real que também curtem canções de ninar. Aqui está um timaço de jogadores camaleônicos fechando grandes negócios de dia e tentando embalar um berço de noite. Se você tem falta de tempo, mas sobra de vergonha, deixa de ser tolo e venha ser pai pra valer. Porque os anos escapam rápidos e os afobados fazem fila lá na frente, arrependidos. São os frustrados pois a vida passou, o leite derramou, e não viveram como herois das sonolentas historinhas de dormir.



Prefiro ser um astro no berço deles que um solitário no mundo dos espertos. Acredito no machismo que se prostra perante a paternidade. Aprendi isso quando minha vida virou de cabeça pro ar meses atrás. Minha filha é um sonho bom do qual não quero acordar. Pode anotar, uma vidinha embalada nos meus braços vale muito mais que sua vida agarrando os braços de todas as mulheres por aí. Este espaço aqui é pra gente parar de ser garanhão de chumbo e se aventurar na fragilidade do estonteante sorriso banguelo.



Porque as coisas mais lindas da vida não são coisas, nem pessoas – são as boas lembranças. E isso afrouxou meu nó de gravata e me obrigou a largar o notebook no carro antes de entrar no País das Maravilhas de casa. É aquele movimento desordenado de braços e pernas dentro do berço que tem, ultimamente, orientado minha busca por felicidade.



Sou pai, sim. E homem também, tá pensando o quê? Mas quero rir, chorar, fazer papel de bobo, levar dedada nos óculos de sol, engatinhar de terno Armani e morrer de ciúmes com seu namorado. Vou brincar de esconde-esconde, aplaudir suas conquistas simples, aprender o idioma do “adáh-dáh-dês” e enlouquecer com seu desenvolvimento alucinado.



Tudo passa muito rápido. E sendo pai, socorro, turbinaram com aditivo o relógio da vida! Por isso descobri que ser pai é morrer de saudade. É verdade! Já ficou tudo diferente no seu mundinho antes mesmo da próxima troca da minha gilete.



Que isto sirva de alerta: se eu não curtir agora cada segundo de graça, vou amargar depois na sarjeta da desgraça – quando a saudade reivindicar boas recordações e eu não achar nada para matar a fome do coração.



Não deixarei isso acontecer! Explorarei o agora como um presente multimilionário. Quero ser o melhor pai que posso. Quero ter o melhor filho do mundo. Por isso serei o melhor amigo do seu mundo.



Não vai ser fácil. Nem pensar! Mas valerá a pena, e vou tentar…



(Opa, já está chorando de novo e é minha vez de ir lá…)



Seja bem vindo!


Extraído do blog: www.paicoruja.eu

Achei lindo, assino embaixo.
creio que tudo isso vale também para o meu primeiro neto.