UBE blogs

domingo, 9 de janeiro de 2011

QUE SEJAMOS PARTICIPANTES DA SUA OBRA.

       Um dos maiores privilégios que Deus tem concedido aos homens é o de participar da sua obra. Não existe nada mais gratificante do que proporcionar o encontro de vidas com o Deus vivo e levá-las a se tornarem membros da família de Deus. Uma das principais razões da existência da igreja é arregimentar e treinar vidas para esta importante tarefa.

       O evangelho de Marcos, no capítulo cinco, nos fala acerca do encontro do Senhor Jesus com um possesso de uma legião de demônios. Quando Jesus libertou o gadareno, este pediu para ir com Ele, mas Jesus não o permitiu e ordenou que ele voltasse para casa e contasse aos seus o que o Senhor havia feito por ele. É maravilhoso estar com Jesus; é maravilhoso cantar-lhe louvores e gozar comunhão com os santos, mas a igreja não pode esquecer da importância e urgência da missão de reconciliar o mundo com Deus. Aquele gadareno ficou profundamente agradecido pelo que Jesus operara em sua vida; com certeza estava disposto a passar o restante dos seus dias adorando ao seu libertador; porém o propósito de Jesus para as nossas é muito mais nobre que isso. A ordem dada ao recém liberto deve ecoar com a mesma força em nossos corações: Vai e conta aos teus o que o Senhor tem feito por ti.

       Atualmente existem vários ministérios através dos quais podemos servir ao Senhor Jesus e integrar-nos à sua igreja; cada um deles com as suas particularidades e oportunidades de uso dos nossos talentos. Os mesmos abrangem as mais diversas áreas, mas devem obrigatoriamente voltar-se para a reconciliação do perdido com Deus. Aprecio e reconheço a importância da maioria dos ministérios existentes na igreja nos nossos dias; mas o Senhor Jesus Cristo não foi à cruz para ser adorado, nem tampouco para curar pessoas ou simplesmente saciar a fome de um povo; muito menos para que sejamos ícones de prosperidade. Ele padeceu naquela cruz para que o mundo fosse salvo por ele. A divulgação desta mensagem coube à igreja; ou seja, a mim e a você. Neste exato momento, milhares de vidas estão partindo para a eternidade sem um encontro com Deus; lares estão se desfazendo, jovens e crianças estão se iniciando nas drogas, na prostituição ou abraçando uma vida de criminalidade. Deus conta conosco para alcançar estas vidas; este é o nosso privilégio e a nossa responsabilidade. Os ministérios, uma benção preciosa, são ferramentas de Deus para nos ajudar no cumprimento desta missão; através dos mesmos, integremo-nos à obra de Deus e cumpramos a nossa missão, tornando-nos participantes de sua obra.

Confira na Bíblia:

“Ela dará a luz um filho a quem chamarás Jesus; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados” (Mateus 1:21). Quando Deus anunciou o nascimento de Jesus a José, Ele mostrou não somente que Jesus viria, mas principalmente qual a sua missão: Ele veio para salvar o seu povo dos pecados deles.

“Pois o filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido” (Lucas 19:10). Mais uma vez o propósito da vinda de Jesus é claramente declarado. Tantos significados são atribuídos a cada coisa que Jesus fez ou falou, que muitas vezes o verdadeiro significado da sua vinda é perdido. O filho do homem veio buscar e salvar o perdido; esta é a sua obra, a nossa é proclamar a sua mensagem.

“Sabei que aquele que fizer converter um pecador do erro do seu caminho, salvará da morte uma alma e cobrirá uma multidão de pecados” (Tiago 5:20). Como dissemos no início, não existe nada mais gratificante do que levar vidas a um encontro com Deus; um dia nós estaremos no céu e encontraremos lá vidas que foram convertidas do erro do seu caminho, conhecendo a salvação em Cristo através de algo que fizemos na obra de Deus; por conta do privilégio que Deus nos deu de participarmos da sua obra, estas vidas terão mudado de endereço eterno e serão para sempre membros da família de Deus.

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura” (Marcos 16:15). O Senhor Jesus Cristo, ao dar instruções aos discípulos, definiu a missão da igreja de forma clara e sucinta. Não importam quais sejam as nossas habilidades pessoais, nem há quanto tempo conhecemos o evangelho. Se realmente somos parte da igreja de Cristo, ele certamente conta conosco para que esta mensagem chegue ao coração do perdido.

“Mas se o atalaia vir que vem a espada, e não tocar a trombeta para avisar o povo, e se a espada vier, e levar uma vida dentre eles, este tal foi levado na sua iniqüidade, mas o seu sangue o requererei da mão do atalaia. A Ti, ó filho do homem, te constituo por atalaia sobre a casa de Israel; tu, pois, ouvirás a palavra da minha boca, e lhe darás aviso da minha parte. Se eu disser ao ímpio: certamente morrerás, e tu não falares, para desviar o ímpio do seu caminho, morrerá esse ímpio na sua iniqüidade, mas o seu sangue eu o requererei da tua mão. Mas se advertires o ímpio do seu caminho, para que ele se converta, e ele não se converter, morrerá na sua iniqüidade, mas tu terás livrado a tua alma” (Ezequiel 33:06-09). Deus nos constituiu como “atalaias”; a responsabilidade do atalaia é a de alertar o povo quanto ao perigo iminente. Isso nos mostra que a pregação do evangelho não é somente um privilégio, mas acima de tudo, a obrigação de cada membro do corpo de Cristo, obrigação esta que será requerida, pois o preço do sangue da omissão será cobrado de cada um de nós.

“Mas todas as coisas provêm de Deus que nos reconciliou consigo mesmo por Cristo, e nos entregou o ministério da reconciliação” (II Coríntios 5:18). Nossa atitude tem sido de louvarmos sempre a Deus por nos ter reconciliado consigo através de Cristo. Mas o ministério da reconciliação que nos foi entregue exige de nós não somente gratidão e louvor; mas acima de tudo que lutemos com todas as nossas forças para reconciliar o mundo com Deus.

      Particularmente, estarei em oração para que você possa cumprir o propósito do Senhor para a sua vida, participando ativamente da obra de reconciliar o mundo com Deus. O CURSO BÍBLICO NOVA VIDA, certamente poderá lhe ajudar como ferramenta nesta importante tarefa; ele está disponível para download gratuito no site de nossa igreja: http://www.nazarenopiedade.com.br/

Este texto é parte integrante de uma das lições do CURSO BÍBLICO NOVA VIDA, Faça bom uso do mesmo e ganhe muitas vidas para o Senhor Jesus.

Deus te abençoe sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário