UBE blogs

terça-feira, 17 de julho de 2012

Coloque a sua vida nas mãos de Deus e seja achado por Ele.


Texto Bíblico: Achei a Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade - Atos 13:22.

Uma coisa é buscar a Deus, outra coisa é ser buscado por Ele. Deus está a procura de verdadeiros adoradores! No livro de João 4:23-24, Jesus diz que Deus está a procura de verdadeiros adoradores, aqueles que o adorem em espírito e em verdade. A palavra empregada aqui para “verdadeiros” é “Aletheia” e é o oposto de fictício, fingido ou falso. Denota veracidade, realidade, sinceridade, exatidão, integridade, confiança e propriedade.

Você quer ser achado por Deus? Coloque estas coisas em prática na sua vida:

1."Tenha disposição para crescer"

Deus está procurando homens de verdade (Êx 18:21). "Homem" aqui, não se refere a sexo, mas no sentido de maturidade, seriedade, compromisso, responsabilidade, disposição para aprender, alguém de palavra. Deus não procura "crianças" (imaturidade)! Crianças espirituais são aquelas que sempre dizem: "não quero", "não gostei", "não vou fazer", etc; Deus está buscando uma Igreja comprometida, madura, santa e irrepreensível, sem mácula, sem mancha e sem ruga (Ef 5:27).

Davi estava sempre trabalhando, cuidando das ovelhas de seu pai (I Sm 16:11). Aqui, podemos aprender uma lição prática: Precisamos aprender através do trabalho, andar com pessoas, cuidar delas, conhecer as necessidades da Igreja e dos nossos pastores, em vez de pensarmos apenas em nós e no "nosso ministério"!

Davi matou também um leão e um urso em defesa das ovelhas de seu pai (I Sm 17:34-35). Jessé nunca pediu que Davi colocasse em risco a sua própria vida em defesa das ovelhas e nem acharia ruim se ele não fizesse isto, mas Davi teve esta atitude porque era uma pessoa responsável.

Deus procura pessoas assim, que não desistem dos desafios na primeira dificuldade que surge! Existem pessoas que enxergam problemas e dificuldades em tudo! Quando lhe pedimos algo nunca pode ser feito porque sempre tem algum empecilho, "não posso isso...", "não posso aquilo...", etc; sempre há uma desculpa, mas quem têm as "melhores desculpas" não têm os melhores frutos! O homem que Deus procura gosta de responsabilidades e enfrenta os desafios para vencer! Existem pessoas que desistem facilmente dos desafios, normalmente são aquelas que nunca terminam aquilo que começam a fazer. O gigante Golias enfrentava Israel dizendo: "Escolham um homem..." (I Sm 17:10); em outras palavras, "Tem homem aí...?". Existem muitos cristãos que fogem dos desafios, mas Davi se apresentou não somente como homem, mas como homem de Deus, e venceu o desafio, matou o gigante (I Sm 17:23-52).

2. "Tenha disposição para aprender mais de Deus"

Ser “segundo o coração de Deus” significa agir como Ele age, sentir como Ele sente e pensar como Ele pensa!

Para termos o formato do coração de Deus precisamos conhecê-lo, tendo intimidade e relacionamento com Ele (Sl 25:14). Precisamos aprender a conhecer a sua voz!

Em Romanos 12:2, diz "E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus".

Não vos conformeis, significa que não devemos tomar a forma de. Estamos neste mundo mas não pertencemos a este mundo! Pertencemos ao Reino de Deus!

Davi era um homem segundo o coração de Deus porque tinha um coração quebrantado (Sl 51:17) e sempre estava disposto a aprender.

Uma das características de uma pessoa quebrantada é que ela deseja andar no Temor do Senhor, que significa, levar Deus a sério!

Davi pecou contra Deus: cometeu adultério, matou, mentiu, traiu sua nação, cometeu vários erros em julgamento, era um mau administrador e, por fim, era incapaz de cuidar de sua casa.

Então, como dizer que Davi era um homem segundo o coração de Deus? A resposta está no fato de que, a cada erro, Davi se arrependia; e de modo igualmente importante, ele aprendia com seus erros.

Era humilde e pronto a aprender, e também escutava seus críticos e seus inimigos; e, antes de mais nada, seguia os profetas de Deus. Esta humildade e  espírito pronto a aprender são características que fizeram com que Deus o classificasse como o melhor líder de Israel.

3. "Tenha disposição para Servir a Deus"

Devemos ser obedientes a voz do Senhor! Se não formos obedientes a Sua voz seremos rebeldes, e a Bíblia diz que "a rebelião é como o pecado de feitiçaria" (I Sm. 15:23).

A palavra toda, significa TODA!!! Existem duas vontades no universo, a de Deus e a do diabo. Por isso Jesus disse: "Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha".

Não podemos servir a dois senhores (Mt 6:24), portanto, ou estamos servindo e obedecendo a Deus, ou ao diabo; ou estamos fazendo a vontade de Deus ou a do diabo! Não existe meio termo.

Será que estamos no centro da vontade de Deus? Para sermos obreiros aprovados (II Tm. 2:15) precisamos estar no centro da vontade de Deus!

Não basta sermos usados por Deus, pois Ele usa quem quiser e a hora que quiser, precisamos ser aprovados por Ele. Tem muita gente que está sendo usada, mas não está sendo aprovada por Deus, pois não está no centro da sua Vontade! E a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável (Rm. 12:2) sob o prisma Dele, mas para nós muitas vezes não é fácil e nem agradável!

Aplicando esta realidade a diversos ministérios, podemos perceber que em cada um deles existe tanto a parte "boa" como a parte "amarga". Tem ensaio, treinamento, reunião, contribuição, horas e horas de preparo para podermos finalmente atuar no ministério. Tem gente que só se interessa pela parte "boa"! Precisamos aprender a comer o "cordeiro todo", como foi a orientação de Deus a Moisés e ao povo de Israel no Egito (Êx. 12:1-14), e isso implica em comermos partes boas e partes duras.

Conclusão:
Estamos dispostos a sermos achados por Deus? Precisamos estar dispostos a crescer, aprender de Deus e servi-lo. Vão existir momentos em que teremos que realizar coisas que não gostamos, mas faremos porque é parte do chamado de Deus para a nossa vida, e o que mais importa é obedecê-lo e realizar a sua Vontade!
Deus continua procurando verdadeiros adoradores, homens e mulheres a quem possa usar, será que ele vai encontrar em nós?

Coloque a sua vida nas mãos de Deus e seja achado por Ele.


Mensagem adaptada de estudo sob o titulo: "Achei a Davi", neste endereço:
http://www.lideranca.org/cgi-bin/index.cgi?action=forum&board=atualidades&op=display&num=1041

Nenhum comentário:

Postar um comentário