UBE blogs

terça-feira, 17 de julho de 2012

ANDE COMO FILHO DA LUZ.


Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz (Efésios 5:8).

Certa vez eu estava visitando uma igreja junto com o meu pastor, que era pastor de duas igrejas, desta que estávamos visitando e da que eu era membro. Na hora em que o pastor convidou os visitantes a receberem a Jesus como seu Senhor e salvador, levantou-se um homem que estava bêbado e que durante a pregação, havia produzido alguns “comentários”. Em principio alguns oficiais chegaram a tentar impedi-lo, mas o pastor fez sinal para que o permitissem chegar à frente. O pastor orou por ele e aquele homem declarou (como todo bom bêbado), que estava aceitando a Jesus como seu salvador pessoal. Nenhum dos presentes acreditou muito naquela conversão, mas no domingo seguinte, entrou um homem de paletó na igreja, com um cavaquinho na mão, sentou nos primeiros bancos e assim que teve oportunidade pediu ao dirigente para cantar um hino. Qual não foi a surpresa da igreja ao descobrir que aquele homem era o bêbado da semana passada. A partir daquela data aquele homem passara a andar como filho da luz. Ele se uniu a igreja, serviu e louvou a Deus naquela comunidade por muitos anos, até ser chamado pelo Senhor. 

Este é um exemplo clássico de alguém que andava nas trevas e passou a andar como filho da luz.


O que devemos fazer para andarmos como filhos da luz?

1. ESTAR EM CRISTO.
Porque em ti está o manancial da vida; na tua luz veremos a luz. (Salmos 36:9)

2. SER GUIADO PELA PALAVRA.
 Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho. (Sl. 119:105)

3. VIVER EM COMUNHÃO E OBEDIENCIA.
Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. (1 João 1:7)

4. SERVIR E PERSEVERAR.
Disse-lhes, pois, Jesus: A luz ainda está convosco por um pouco de tempo. Andai enquanto tendes luz, para que as trevas não vos apanhem; pois quem anda nas trevas não sabe para onde vai. (João 12:35)

5. OLHAR PARA O MELHOR DE DEUS.
E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os ilumina; e reinarão para todo o sempre.  (Apocalipse 22:5)

Deus te salvou para que você ande em novidade de vida. Ande como filho da luz.

Deus te abençoe sempre.

Coloque a sua vida nas mãos de Deus e seja achado por Ele.


Texto Bíblico: Achei a Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade - Atos 13:22.

Uma coisa é buscar a Deus, outra coisa é ser buscado por Ele. Deus está a procura de verdadeiros adoradores! No livro de João 4:23-24, Jesus diz que Deus está a procura de verdadeiros adoradores, aqueles que o adorem em espírito e em verdade. A palavra empregada aqui para “verdadeiros” é “Aletheia” e é o oposto de fictício, fingido ou falso. Denota veracidade, realidade, sinceridade, exatidão, integridade, confiança e propriedade.

Você quer ser achado por Deus? Coloque estas coisas em prática na sua vida:

1."Tenha disposição para crescer"

Deus está procurando homens de verdade (Êx 18:21). "Homem" aqui, não se refere a sexo, mas no sentido de maturidade, seriedade, compromisso, responsabilidade, disposição para aprender, alguém de palavra. Deus não procura "crianças" (imaturidade)! Crianças espirituais são aquelas que sempre dizem: "não quero", "não gostei", "não vou fazer", etc; Deus está buscando uma Igreja comprometida, madura, santa e irrepreensível, sem mácula, sem mancha e sem ruga (Ef 5:27).

Davi estava sempre trabalhando, cuidando das ovelhas de seu pai (I Sm 16:11). Aqui, podemos aprender uma lição prática: Precisamos aprender através do trabalho, andar com pessoas, cuidar delas, conhecer as necessidades da Igreja e dos nossos pastores, em vez de pensarmos apenas em nós e no "nosso ministério"!

Davi matou também um leão e um urso em defesa das ovelhas de seu pai (I Sm 17:34-35). Jessé nunca pediu que Davi colocasse em risco a sua própria vida em defesa das ovelhas e nem acharia ruim se ele não fizesse isto, mas Davi teve esta atitude porque era uma pessoa responsável.

Deus procura pessoas assim, que não desistem dos desafios na primeira dificuldade que surge! Existem pessoas que enxergam problemas e dificuldades em tudo! Quando lhe pedimos algo nunca pode ser feito porque sempre tem algum empecilho, "não posso isso...", "não posso aquilo...", etc; sempre há uma desculpa, mas quem têm as "melhores desculpas" não têm os melhores frutos! O homem que Deus procura gosta de responsabilidades e enfrenta os desafios para vencer! Existem pessoas que desistem facilmente dos desafios, normalmente são aquelas que nunca terminam aquilo que começam a fazer. O gigante Golias enfrentava Israel dizendo: "Escolham um homem..." (I Sm 17:10); em outras palavras, "Tem homem aí...?". Existem muitos cristãos que fogem dos desafios, mas Davi se apresentou não somente como homem, mas como homem de Deus, e venceu o desafio, matou o gigante (I Sm 17:23-52).

2. "Tenha disposição para aprender mais de Deus"

Ser “segundo o coração de Deus” significa agir como Ele age, sentir como Ele sente e pensar como Ele pensa!

Para termos o formato do coração de Deus precisamos conhecê-lo, tendo intimidade e relacionamento com Ele (Sl 25:14). Precisamos aprender a conhecer a sua voz!

Em Romanos 12:2, diz "E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus".

Não vos conformeis, significa que não devemos tomar a forma de. Estamos neste mundo mas não pertencemos a este mundo! Pertencemos ao Reino de Deus!

Davi era um homem segundo o coração de Deus porque tinha um coração quebrantado (Sl 51:17) e sempre estava disposto a aprender.

Uma das características de uma pessoa quebrantada é que ela deseja andar no Temor do Senhor, que significa, levar Deus a sério!

Davi pecou contra Deus: cometeu adultério, matou, mentiu, traiu sua nação, cometeu vários erros em julgamento, era um mau administrador e, por fim, era incapaz de cuidar de sua casa.

Então, como dizer que Davi era um homem segundo o coração de Deus? A resposta está no fato de que, a cada erro, Davi se arrependia; e de modo igualmente importante, ele aprendia com seus erros.

Era humilde e pronto a aprender, e também escutava seus críticos e seus inimigos; e, antes de mais nada, seguia os profetas de Deus. Esta humildade e  espírito pronto a aprender são características que fizeram com que Deus o classificasse como o melhor líder de Israel.

3. "Tenha disposição para Servir a Deus"

Devemos ser obedientes a voz do Senhor! Se não formos obedientes a Sua voz seremos rebeldes, e a Bíblia diz que "a rebelião é como o pecado de feitiçaria" (I Sm. 15:23).

A palavra toda, significa TODA!!! Existem duas vontades no universo, a de Deus e a do diabo. Por isso Jesus disse: "Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha".

Não podemos servir a dois senhores (Mt 6:24), portanto, ou estamos servindo e obedecendo a Deus, ou ao diabo; ou estamos fazendo a vontade de Deus ou a do diabo! Não existe meio termo.

Será que estamos no centro da vontade de Deus? Para sermos obreiros aprovados (II Tm. 2:15) precisamos estar no centro da vontade de Deus!

Não basta sermos usados por Deus, pois Ele usa quem quiser e a hora que quiser, precisamos ser aprovados por Ele. Tem muita gente que está sendo usada, mas não está sendo aprovada por Deus, pois não está no centro da sua Vontade! E a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável (Rm. 12:2) sob o prisma Dele, mas para nós muitas vezes não é fácil e nem agradável!

Aplicando esta realidade a diversos ministérios, podemos perceber que em cada um deles existe tanto a parte "boa" como a parte "amarga". Tem ensaio, treinamento, reunião, contribuição, horas e horas de preparo para podermos finalmente atuar no ministério. Tem gente que só se interessa pela parte "boa"! Precisamos aprender a comer o "cordeiro todo", como foi a orientação de Deus a Moisés e ao povo de Israel no Egito (Êx. 12:1-14), e isso implica em comermos partes boas e partes duras.

Conclusão:
Estamos dispostos a sermos achados por Deus? Precisamos estar dispostos a crescer, aprender de Deus e servi-lo. Vão existir momentos em que teremos que realizar coisas que não gostamos, mas faremos porque é parte do chamado de Deus para a nossa vida, e o que mais importa é obedecê-lo e realizar a sua Vontade!
Deus continua procurando verdadeiros adoradores, homens e mulheres a quem possa usar, será que ele vai encontrar em nós?

Coloque a sua vida nas mãos de Deus e seja achado por Ele.


Mensagem adaptada de estudo sob o titulo: "Achei a Davi", neste endereço:
http://www.lideranca.org/cgi-bin/index.cgi?action=forum&board=atualidades&op=display&num=1041

FAÇA DE JESUS O SEU CORDEIRO.



TEXTO BIBLICO: “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (João 1:29).

Quando Deus provou a fé de Abraão, pediu-lhe que sacrificasse a Isaque. Quando o jovem Isaque viu todos os elementos necessários ao sacrifício presentes, exceto o cordeiro perguntou: “Onde está o Cordeiro?” Deus proverá, respondeu Abraão. E Deus proveu, não só o cordeiro para ser sacrificado em lugar de Isaque, Deus proveu um cordeiro para cada um de nós, para que nós também não tenhamos que morrer eternamente.
Quando João Batista se levantou como voz que clama no deserto pregando o arrependimento, ao se encontrar batizando no rio Jordão, Jesus Cristo foi a ele, e João o apresentou ao mundo: “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (João 1:29).
Isaque precisava de um cordeiro para que ele mesmo não fosse morto, eu e você precisamos de um cordeiro para que não sejamos mortos pelos nossos delitos e pecados. Deus nos proveu o seu filho, o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, faça de Jesus o seu cordeiro.

Assim como eu, creio que você possa também perguntar: O que preciso fazer para que Jesus seja o meu cordeiro, o meu salvador?


1. CREIA NO SACRIFICIO DE JESUS.
O pecado causa a morte e a condenação eterna, ele precisa ser visto como um mal a ser vencido. É por isso que o evangelho é uma boa nova, é noticia de salvação, noticia de libertação.
Filipe disse ao eunuco que vinha lendo em Isaías 53 que o Cordeiro era Jesus (At. 8:35).
Paulo disse à igreja de Corinto que Cristo é o nosso Cordeiro Pascal (I Co 5:7).
Pedro disse que fomos remidos pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo (1 Pe 1:18-20).
João diz que Jesus é o Cordeiro que foi morto, mas está vivo pelos séculos dos séculos (Ap. 5:6).
Jesus é o Cordeiro de Deus, suficiente para tirar o pecado do mundo inteiro (Jo 1:29).


2. RESPEITE O SACRIFICIO DE JESUS
- Jesus precisou morrer para nos salvar. (Não foi seu ministério, suas curas ou suas palavras de sabedoria que nos trouxeram salvação. Ele também não passou pela cruz para que você ficasse rico ou tivesse uma vida livre de problemas, ele precisou morrer para te salvar da condenação eterna.
- Sem derramamento de sangue não há remissão de pecados (Hb. 9:22).
- Ele veio para dar a sua vida em resgate de muitos (Mt. 20:28).
- Este é o meu sangue, o sangue da nova aliança, derramado em favor de muitos, para remissão de pecados (Mt. 26:28).
- Foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação (Ap. 5:9).


3. VIVA DIA A DIA DO SACRIFICIO DE JESUS (Ex. 12:1-14).


1 
E FALOU o Senhor a Moisés e a Arão na terra do Egito, dizendo:
2 
Este mesmo mês vos será o princípio dos meses; este vos será o primeiro dos meses do ano.
3 
Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família.
4 
Mas se a família for pequena para um cordeiro, então tome um só com seu vizinho perto de sua casa, conforme o número das almas; cada um conforme ao seu comer, fareis a conta conforme ao cordeiro.
5 
O cordeiro, ou cabrito, será sem mácula, um macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras.
6 
E o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o sacrificará à tarde.
7 
E tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que o comerem.
8 
E naquela noite comerão a carne assada no fogo, com pães ázimos; com ervas amargosas a comerão.
9 
Não comereis dele cru, nem cozido em água, senão assado no fogo, a sua cabeça com os seus pés e com a sua fressura.
10 
E nada dele deixareis até amanhã; mas o que dele ficar até amanhã, queimareis no fogo.
11 
Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a páscoa do Senhor.
12 
E eu passarei pela terra do Egito esta noite, e ferirei todo o primogênito na terra do Egito, desde os homens até aos animais; e em todos os deuses do Egito farei juízos. Eu sou o Senhor.
13 
E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito.
14 
E este dia vos será por memória, e celebrá-lo-eis por festa ao Senhor; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo.

• O CORDEIRO – O cordeiro foi o alimento naquela noite especial e simbólica, da mesma forma precisamos “nos alimentar” de Cristo todos os dias da nossa vida. Aqueles que são salvos pelo sangue do Cordeiro, alimentam-se do Cordeiro. O cordeiro nos dá forças na caminhada, para enfrentarmos as lutas, tentações e decepções rumo à Jerusalém celestial.

• O SANGUE NOS UMBRAIS – Viver com Cristo é um compromisso público, não podemos nos esconder do mundo nem vivermos uma fé secreta. O sangue nos umbrais livra-nos do cativeiro e da morte, mas também nos fala de testemunho público, mostra a todos, inclusive aos anjos, que naquela casa tem uma família que serve ao cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Assim deve também a nossa vida mostrar ao mundo que nós temos um compromisso com o cordeiro de Deus que morreu pelos nossos pecados.

• ERVAS AMARGAS – Lembram  do sofrimento que passamos e das provas que teremos que passar até a vitória final. Em um tempo de mensagens que só afagam o ego é imprescindível lembrar que o Senhor nos advertiu em relação as ervas amargas presentes na vida humana.

• PÃO SEM FERMENTO – O fermento simboliza o pecado que deve ser banido das nossas vidas. Deus nos chama a santidade, que embora muitos insistam em dizer o contrário, a biblia diz que sem ela, NINGUEM verá o Senhor. (Hb. 12:14)

• COMER COM PRESSA – Lembrando que estamos de passagem em direção à nova vida que Deus tem pra nós. Vestidos, prontos para sair, aqui não é a nossa pátria, sapatos nos pés, cajado na mão e comendo com pressa, estamos a caminho do lar eterno. Quer você concorde ou não, queira ou não, estamos indo pra eternidade, e é bem melhor passar ela com Deus.

CONCLUSÃO: “Se com tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo” (Romanos 10:9). Jesus Cristo fez uma obra maravilhosa e completa, totalmente eficiente para a nossa salvação e total libertação do pecado, mas ele não vai fazer isso se nós não o quisermos; a única maneira de demonstrar que nós realmente queremos é crermos, confessarmos e abrirmos o nosso coração para ele. Se assim o fizermos, seremos salvos. Jesus é o cordeiro que Deus enviou para tirar o teu pecado; Ele precisou morrer para que você tivesse vida, Jesus é o cordeiro de Deus que te dá forças para vencer as lutas durante a tua caminhada. Coloque o sangue dele nos umbrais das portas da sua vida para que todos possam ver que você tem compromisso com Ele e se alimente dele diariamente. Só assim você será vitorioso nesta caminhada, FAÇA DE JESUS O SEU CORDEIRO.


Deus te abençoe sempre.                                              
Pr. Jademir Barbosa.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Deveres do Líder Cristão.


O líder cristão é uma pessoa chamada pelo Senhor, para atender às necessidades da obra de Deus. Tendo sempre em mente que cada ministério, inclusive o que ele lidera, existe para ser uma agencia do reino de Deus, promovendo o crescimento dos seus membros, das pessoas que ele possa alcançar, e o serviço a Deus. Para que isso aconteça, cada ministério, independente da sua área de atuação precisa promover: Estudo da palavra, comunhão e adoração.

A responsabilidade do líder cristão é:
Estar debaixo da orientação e supervisão do seu líder
- Liderar 
- Trabalhar
- Fazer prosperar

O líder cristão e seu ministério, 
Ele deve: 
- Amar mais as pessoas do que as coisas
- Servir na sua área de atuação
- Ensinar a palavra
- Levar pessoas a Cristo
- Aconselhar
- Suportar o sofrimento da obra
- Ser responsável no trabalho
- Cuidar para não atrair os discípulos a si
- Fazer sempre a opção pelo trabalho

O líder cristão deve ser um exemplo de:
- Amor
- fidelidade
Sacerdócio no lar 
Comportamento 
- Pontualidade
- Perseverança
- Oração
- Fé
- Apresentação
- Coragem

O líder cristão deve preservar os seus superiores: 
- Esforçando-se ao máximo
- Apresentando sugestões
- Apoiando-os
- Defendendo-os
- Amando-os
- Honrando-os
- Mantendo-os a par de toda e qualquer situação

O líder cristão precisa fazer reuniões periódicas para: 
- Ouvir os seus liderados
- Pedir sugestões
- Traçar planos
- Avaliar o andamento do trabalho

O líder cristão deve saber:
- Defender os interesses do Reino
- Suportar o fraco
- Repreender o faltoso
- Administrar queixas e denúncias
- Controlar as suas emoções
- Controlar a irritabilidade
- Discernir

O líder cristão deve conter rapidamente toda: 
- Rebeldia
- Fofoca
- Libertinagem
- Heresias
- Desordem
- Discussão
- Contenda


O líder cristão não deve:
- Abraçar precipitadamente idéias e sugestões
- Rejeitar precipitadamente idéias e sugestões
- Deixar-se guiar por razões humanas
- Expor o escândalo
- Tomar partido
- Dar aparência do mal

Definitivamente nunca foi, nem nunca será fácil, mas Deus te escolheu e capacitou para ser um bom líder cristão.

Deus te abençoe sempre.

(Adaptado de artigo com o mesmo nome, encontrado na internet)