UBE blogs

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

PROJETO "REFORÇO PRA VIDA"

O projeto “REFORÇO PRA VIDA” nasceu do clamor sempre constante no coração da Prª. Nhircelene Guimarães Paz de Moura, pela obra social. Sempre que encontra crianças carentes a pastora sente um desejo profundo de fazer algo em favor do suprimento das necessidades das mesmas. Assim sendo, depois de muito orar e definir um projeto de Deus para estas crianças, Ela lançou o desafio do projeto “REFORÇO PRA VIDA” e foi de imediato apoiada pela direção da igreja.

O homem é um ser tricótomo: composto de Corpo, Alma e Espírito. E precisa que as suas necessidades sejam atendidas plenamente em cada uma destas áreas. Ao redor deste enorme e maravilhoso país no qual vivemos podemos vislumbrar uma beleza que chega a fascinar. Mas ao mesmo tempo contemplamos a miséria e o desespero impressos nos rostos de boa parte deste povo tão sofrido e ao mesmo tempo tão precioso pra nós e acima de tudo para Deus. Sendo o homem este ser composto de corpo, alma e espírito, qualquer esforço em melhorar a qualidade de vida do mesmo precisa contemplar necessidades físicas, emocionais e espirituais. Sob pena de, esquecendo qualquer destas áreas, produzir a satisfação de apenas parte das necessidades, mas permitir que outras o esmaguem, empurrando-o para uma vida de frustrações, preparo inadequado e marginalidade.


As necessidades mais facilmente detectadas são as que atingem o nosso corpo. É impossível não se comover diante da fome, do frio, do corpo coberto por trapos, da falta de educação básica, da falta do amparo social, diante da violência, do desemprego, da desqualificação para o mercado de trabalho e outros. O projeto “REFORÇO PRA VIDA” nasceu com o propósito claro de atender ao anseio de minorar o sofrimento das classes menos favorecidas em nosso raio de ação. Através do reforço escolar, queremos suprir as lacunas deixadas por uma educação básica deficiente. Através de uma alimentação balanceada, queremos dar a cada criança um suprimento alimentar que certamente contribuirá para a melhoria da qualidade de vida e do aprendizado. Buscamos também acolher as crianças em um ambiente de amor, de forma a atender também as necessidades afetivas destas crianças trazendo a cada uma um momento presente mais digno, que com certeza lhes proporcionará um futuro melhor.

Sabemos que em alguns lares de comunidades carentes à nossa volta crianças crescem de forma emocionalmente saudável, mesmo sem muitas condições de saúde, saneamento e tantas outras. Mas a maioria esmagadora das crianças que vivem nestas comunidades é criada dentro de uma realidade que não contempla a afetividade sadia e a saúde emocional. São crianças muitas vezes criadas em meio à violência, às drogas, aos efeitos da mesma criação dada aos seus pais e a outros adultos presentes na sua estrutura familiar. Muitas delas espancadas indevidamente, vitimas de abuso sexual, ou simplesmente presenciando cenas que as marcam negativamente para o resto de suas vidas. O projeto Reforço pra vida tem como parte fundamental do seu propósito suprir afetivamente as crianças participantes, para que possa, não suprir TODAS as suas necessidades emocionais, mas minorar os efeitos de uma vida emocional negativamente marcada e dar a estas crianças mais alguns referenciais de “adulto saudável” alem dos que certamente elas têm em seu universo social.


A Prª Nhircelene liderou desde o ano de 2008 até março deste ano, e a irmã Kátia Cabral desde abril até o final do ano. Com o apoio de uma equipe maravilhosa, elas conduziram o projeto “Reforço pra vida”. Que atendeu neste ano cerca de quarenta crianças em dois encontros semanais. Dando-lhes a oportunidade de serem apoiadas nas suas dificuldades quanto ao aprendizado, recebendo ensino, alimentação, a palavra de Deus na sua linguagem e alem de tudo isso o carinho das tias.








Deus abençoe esta equipe, os mantenedores e as crianças... sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário