UBE blogs

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

UMA IGREJA QUE FAZ A DIFERENÇA.

"Percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades entre o povo. E a sua fama correu por toda a Síria; trouxeram-lhe, então, todos os doentes, acometidos de várias enfermidades e tormentos: endemoninhados, lunáticos e paralíticos” MATEUS 4.23-25.

Faça a diferença para trazer pessoas para mais perto de Deus.

A sua igreja faz diferença???
Você faz diferença???
Enquanto escrevo estas palavras o Brasil chora a perda de D. Zilda Arns, Falecida na tragédia que se abateu sobre o Haiti no dia 12 de janeiro. A despeito da doutrina que ela professava, não temos como dizer que esta não foi uma mulher que marcou a sua geração fazendo diferença no mundo a partir das suas ações na comunidade.

No texto acima, Mateus resume as ações do ministério de Jesus Cristo, que deveriam nortear as ações de uma igreja que quer fazer a diferença na sua comunidade. A igreja de Jesus precisa fazer diferença onde está inserida.

Vejamos como a Igreja pode fazer a diferença:

ATRAVÉS DA VISÃO EVANGELÍSTICA.

Jesus percorria toda a Galiléia... A sua visão não era de alcançar apenas o seu bairro. Nem tampouco de apenas tocar aqueles que vinham até Ele. O ministério de Jesus era marcado pelo fato de que Ele ia até as pessoas.

Uma igreja que quer fazer a diferença precisa encontrar formas de sair das quatro paredes e alcançar as pessoas com o seu ensino, a proclamação da mensagem e a satisfação das suas necessidades.

Esta igreja precisa fazer com que os seus ministérios funcionem. As pessoas precisam ser alcançadas pelo poder transformador da graça de Deus. Precisamos trazer as pessoas para mais perto de Deus e dos propósitos de Deus.

ATRAVÉS DO ENSINO.

A dimensão do ensino transformador precisa ser resgatada na igreja evangélica. O cristianismo embora apele à fé, não pode ser visto como um aniquilamento do intelecto. Afinal, Jesus nos disse que deveríamos amar a Deus com todo o nosso entendimento. A teologia é na verdade a articulação das doutrinas da fé de forma sistematizada.

O Apóstolo Pedro disse que devemos estar "sempre preparados para responder a todo aquele que nos pedir razão da esperança que há em nós" 1 Pedro 3:15.

O Apóstolo Paulo, ensinava nas sinagogas. E todos os sábados discorria na sinagoga, persuadindo tanto judeus como gregos Atos 18:4.
Durante três meses, Paulo freqüentou a sinagoga, onde falava ousadamente, dissertando e persuadindo com respeito ao reino de Deus Atos 19:8.
E ao escrever a Tito acerca de que tipo de Presbítero deveria ele constituir em Creta, Paulo disse o seguinte: apegado à palavra fiel, que é segundo a doutrina, de modo que tenha poder tanto para exortar pelo reto ensino, como para convencer os que o contradizem (Tito 1:9).


ATRAVÉS DA PROCLAMAÇÃO.

O terceiro aspecto que devemos destacar a respeito de uma igreja que faz a diferença é a proclamação. Jesus pregava o Evangelho do Reino. Se com o ensino Jesus queria convencer os homens a respeito da verdade; com a proclamação ele queria chamar a atenção destes homens quanto a viverem estas verdades.

A proclamação do evangelho, é um chamado para o homem se arrepender. Para mudar de vida, para abandonar os velhos hábitos, os costumes, os pecados. A igreja precisa encontrar maneiras de chamar a atenção para esta verdade sem que dela se afaste.

A mensagem do Evangelho precisa ser conhecida para que possa agir com seu poder transformador. Mas ela precisa guardar a sua santa semente em meio a esta proclamação. O texto de Mateus diz que Jesus percorria a Galileia... pregando o evangelho do reino. A genuína mensagem do evangelho é radical. Não permite velhos vícios e práticas pertencentes ao velho homem. Ela diz que sem arrependimento, que implica em mudança e transformação, não há remissão de pecados.


ATRAVÉS DA SATISFAÇÃO DAS NECESSIDADES.

O texto de Mateus, diz que Jesus curava toda sorte de doenças e enfermidades. O original grego faz distinção entre as duas coisas: doenças (noson), significa a doença aguda, pertinente, que acompanha a vida do indivíduo, crônica. Já enfermidade (malakian), significa aquela debilidade física não pertinente, ocasional.

A igreja precisa atender as necessidades das pessoas à sua volta. Jesus curava, alimentava, amparava, orientava, intercedia, acreditava, afagava, restituía, ressuscitava. Definitivamente Jesus estava perto de homens, mulheres e crianças satisfazendo às suas necessidades

Quando a igreja estiver fazendo a diferença na vida das pessoas, estas pessoas serão trazidas para serem abençoadas.


CONCLUSÃO:

O evangelho é poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê; que através dele possamos transformar o nosso bairro, a nossa cidade, o nosso estado, o nosso país e o mundo. Uma igreja que faz a diferença precisa agir como Jesus agiu. Portanto percorramos as cidades, ensinando a palavra, pregando o evangelho do reino e satisfazendo as necessidades das pessoas.

Deus nos abençoe sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário