UBE blogs

domingo, 9 de dezembro de 2012

CHAMADO PARA SER A DIFERENÇA


Mateus 5:13 a 16

13 
Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.
14 
Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;
15 
Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.
16 
Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.

Tema: Seja a diferença

INTRODUÇÃO: Somos chamados a sermos e fazermos a diferença. Quando nos tornamos cristãos ganhamos um lugar de destaque onde estamos plantados. Todos nos observam esperando ver algo diferente em nós. Jesus Cristo disse que, como cristãos, somos sal da terra e luz do mundo. Dois elementos que não passam despercebidos em sua ação na natureza.
Não há como esconder ou deixar despercebida a ação ou a ausência desses dois elementos. O sal e a luz fazem a diferença, você é sal e luz, Deus te chama a ser a diferença.

 1. SEJA UM AGENTE DE CONSERVAÇÃO.
“Vós sois o sal da terra”;
- O sal foi o primeiro conservante utilizado pela humanidade.
- Todo cristão deve ser um AGENTE DE CONSERVAÇÃO no seu meio.
- Quando o cristão age, preserva a vida.

2. DÊ SABOR À VIDA DAS PESSOAS A QUEM VOCÊ PODE TOCAR.
 “e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens”.
A palavra de Deus diz que a nossa palavra deve ser temperada com sal.
O cristão deve trazer sabor ao meio onde está inserido.
A palavra de Deus pode até ser amarga no principio, mas o seu sabor final é doce como o mel.

 3. SEJA UM BOM EXEMPLO.
“Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte”;
O Senhor Jesus não disse que devemos ser uma cidade edificada sobre o monte; Ele diz que não se pode escondê-la.
A questão não é se somos ou não cidade edificada sobre o monte, mas que a nossa vida é vista por todos independente do nosso desejo de privacidade.
Que tipo de cidade edificada sobre o monte nós temos sido; uma cidade que traz honra aos seus edificadores, transmitindo algo bom e que serve de exemplo aos que a vêem, ou uma cidade que serve de zombaria e desprezo, mostrando a sua vergonha diante de todos?
 Não se pode esconder a vida de um cristão, seja exemplo.

4. SEJA USADO POR DEUS PARA MOSTRAR O CAMINHO.
“Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa”.
Mais uma vez, não se questiona se somos ou não candeia, mas onde estamos como candeia; se estamos ou não cumprindo adequadamente o nosso papel de candeia.
O Senhor nos chamou para mostrarmos o caminho de Deus a este mundo perdido.
Quando se coloca uma candeia embaixo de um alqueire ela não cumpre o seu papel, não ilumina a ninguém; quando, porém, ela é colocada no velador, ilumina a todos os que estão na casa.
Assuma o seu papel de candeia, mostre o caminho de Deus a todos os que estão à sua volta.

5. FAÇA RESPLANDECER A SUA LUZ DIANTE DOS HOMENS.
“Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus”.
A ordem não é estar perto, se acomodar ou participar do que o mundo promove;
A ordem é fazer resplandecer a nossa luz diante dos homens,
Para que eles vejam as nossas boas obras (daquelas que só Deus pode fazer),
E glorifiquem ao nosso pai que está nos céus.

CONCLUSÃO: NÓS PODEMOS FAZER MAIS DO QUE ISSO.

Uma mãe, com apenas 26 anos, parou ao lado do leito de seu filhinho de seis anos, que estava morrendo de leucemia. Embora o coração dela estivesse cheio de tristeza e angústia, ela tinha também um forte sentimento de determinação.


Como qualquer outra mãe, ela gostaria que seu filho crescesse e realizasse os seus sonhos. Agora, isso não seria mais possível, por causa da leucemia terminal.

Mesmo assim, ela ainda queria que o sonho de seu filho se transformasse em realidade. Ela tomou a mão de seu filho e perguntou:

"Billy, você alguma vez já pensou no que gostaria de ser quando crescer? Você já sonhou o que gostaria de fazer com sua vida?"


"Mamãe, eu sempre quis ser um bombeiro" A mãe sorriu e disse: "Vamos ver se podemos transformar esse sonho em realidade."

Mais tarde, naquele mesmo dia, ela foi ao corpo de bombeiros local, na cidade de Phoenix, no Arizona, onde se encontrou com um bombeiro, chamado Bob. Ela explicou a situação de seu filho, seu último desejo e perguntou se seria possível dar com o seu filhinho de seis anos, uma volta no carro dos bombeiros em torno do quarteirão.

O bombeiro Bob disse: "NÓS PODEMOS FAZER MAIS QUE ISSO!”

Se você estiver com seu filho pronto às sete horas da manhã, na próxima quarta-feira, nós o faremos um bombeiro honorário por todo o dia. “Ele poderá vir para o quartel, comer conosco, sair para atender as chamadas de incêndio"! "E se você nos der as medidas dele, conseguiremos um uniforme verdadeiro para ele, com chapéu, com o emblema de nosso batalhão, um casaco amarelo igual ao que vestimos e botas também; eles são todos confeccionados aqui mesmo na cidade, e os conseguiremos rapidamente".

Três dias depois, o bombeiro Bob pegou o garoto, vestiu-o em seu uniforme de bombeiro e escoltou-o do leito do hospital até o caminhão dos bombeiros. Billy ficou sentado na parte de trás do caminhão, e foi levado até o quartel central. Ele estava muito feliz.

Ocorreram três chamados naquele dia na cidade de Phoenix e Billy acompanhou a todos três. Em cada chamada ele foi em veículos diferentes: no caminhão tanque, na Van dos paramédicos e até no carro especial do chefe do corpo de bombeiros. Ele também foi filmado pelo programa de televisão local.
Tendo seu sonho realizado, todo o amor e atenção que foram dispensadas a ele acabaram por tocar Billy tão profundamente que ele viveu três meses mais do que todos os médicos haviam previsto.

Uma noite, todas as suas funções vitais começaram a cair dramaticamente e a enfermeira-chefe, que acreditava no conceito de que ninguém deveria morrer sozinho, começou a chamar ao hospital toda a família.
Então, ela lembrou-se do dia que Billy tinha passado como um bombeiro, e ligou
para o chefe e perguntou se seria possível enviar algum bombeiro para o hospital naquele momento, para ficar com Billy.

O chefe dos bombeiros respondeu: "NÓS PODEMOS FAZER MAIS QUE ISSO!

Nós estaremos aí em cinco minutos; e faça-me um favor? Quando você ouvir as sirenes e vir as luzes de nossos carros, avise no sistema de som que não se trata de um incêndio. É apenas o corpo de bombeiros vindo visitar, mais uma vez, um de seus mais distintos integrantes. E você poderia por favor, abrir a janela do quarto dele? Obrigado!"

Cinco minutos depois, uma Van e um caminhão com escada Magirus chegaram ao hospital, estenderam a escada até o andar onde estava o garoto e dezesseis bombeiros subiram pela escada até o quarto de Billy. Com a permissão da mãe, eles o abraçaram, seguraram a sua mão e lhe falaram o quanto o amavam.

Com um sopro final, Billy olhou para o chefe e perguntou: "Chefe, eu sou mesmo um bombeiro?"
O chefe sorriu e disse: "você é um dos melhores, Billy".

Com estas palavras, Billy sorriu e fechou seus olhos pela última vez.

Como cristão, com certeza você pode fazer mais e melhor do que tem feito, seja sal e luz, faça com que a sua luz brilhe e produza louvor a Deus, seja a diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário