UBE blogs

domingo, 30 de dezembro de 2012

Urgente: Necessitamos avivamento.


Texto Biblico: Apoc. 3:14 - 22
E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:
Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!
Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.
Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;
Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.
Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te.
Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.
Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Introdução:
A cidade de Laodicéia era um centro bancário e industrial de destaque. Um terremoto a danificou em 60-61 d.C., mas foi capaz de financiar a reconstrução com seus próprios recursos!

Cada uma das sete igrejas destacadas nos capítulos 2 e 3 de apocalipse, provavelmente representa um período da história da igreja:
- Éfeso – Fim da idade apostólica;
- Esmirna – Os primeiros séculos de perseguição;
- Pérgamo – A época de Constantino, prosperidade temporal;
- Tiatira – A época da apostasia papal;
- Sardes – A idade média;
- Filadélfia – O período da Reforma, época de Lutero;
- Laodicéia – Os últimos dias.

Transição
Deus quer e nós também devemos desejar experimentar um avivamento urgente e eficaz.
O texto nos mostra alguns ensinamentos que devemos aprender para experimentar um avivamento

1.  Reconheça que você precisa de um avivamento.
a) Indiferença Espiritual – v. 15,16
“Conheço as tuas obras …” Ele conhece tudo; podemos nos esconder dos homens, mas não de Deus! “Os olhos do Senhor estão em todo lugar …” (Pv. 15.3).
“… nem és frio nem quente …” A falta de compromisso, a indiferença e a apatia complacente da igreja são piores que a hostilidade aberta contra o evangelho.
> Jesus disse que quem não renunciar a tudo, a todos e a si mesmo (vontades carnais, velha natureza, ego) não pode ser seu discípulo (Lc 14.26,27,33).
Muitos hoje acham que ao irem à igreja, ao fazerem algo na obra de Deus, estão “quebrando o galho de Deus”. Deus não precisa de nós! Nós é que precisamos dEle!

b) Orgulho Espiritual – v. 17
Talvez alguns líderes hoje, para serem coerentes com o que pregam, deveriam rasgar de suas Bíblias o texto do Salmo 40.17: “Eu sou pobre e necessitado, porém o Senhor cuida de mim …”
Quanto mais perto nos aproximamos de Deus, mais a nossa pobreza espiritual fica evidente – “Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus …” (Mt 5.3).

c) Destronamento de Jesus como Senhor da Igreja – v. 20
Jesus estava do lado de fora da igreja (este texto foi escrito a uma igreja)!
Haviam tirado Jesus do centro.
Jesus é o Senhor, importa que Ele cresça e que nós diminuamos (Jo 3.30).

2.  Ponha a sua confiança em Deus.
 “… estou a ponto de vomitar-te da minha boca …” (v. 16) – “Vocês estão me causando náuseas, repulsa!”
“… nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu” (v. 17) – Infelicidade, miserabilidade, pobreza espiritual, cegueira espiritual e nudez espiritual.

3.  Pague o preço pela Mudança
a) Comprar Ouro Refinado pelo Fogo para te Enriqueceres – v. 18
Por serem pobres (v. 17), Cristo está exortando a igreja que procure as verdadeiras riquezas.

b) Comprar Vestiduras Brancas para te Vestires, a fim de que não seja Manifesta a Vergonha da tua Nudez – v. 18
Cristo faz esta exortação por estarem nus (v. 17).
O pecado traz dois tipos de sentimentos (impressões): a nudez ou de roupas esfarrapadas.
Adão e Eva se sentiram nus ao pecarem!
A igreja é exortada a cobrir sua nudez com vestimentas de pureza e santidade (vestiduras brancas).
c) Comprar Colírio para Ungires os Olhos, a fim de que Vejas – v. 18
Cristo faz esta exortação por estarem cegos (v. 17).
Laodicéia era um centro médico e fabricava o “pó frígio”, usado para fazer colírio. Os médicos que usavam o pó frigio talvez ajudassem as pessoas em sua cegueira física; mas somente Cristo pode curar os olhos dos que estão cegos espiritualmente!

d) “Seja Zelôso” – v. 19
Substituir a indiferença pelo zelo.
“No zelo não sejais remissos …” (Rm 12.11).

e) Arrependimento Genuíno – v. 19
Arrependimento significa reconhecimento do erro, tristeza pelo pecado e mudança de atitude.
Devemos hoje fazer-nos estas três perguntas:
1. Que passos práticos podemos dar em direção a uma mudança?
2. O que devemos começar a fazer?
3. O que devemos deixar de fazer?

f) Ouvir a batida de Jesus à porta, ouvir a voz de Jesus, abrir a porta de nossa casa para Jesus – v. 20
Se assim fizermos, o verdadeiro avivamento virá: “… cearei com ele e ele comigo” (v.20)
“… hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o coração …” (Sl 95.7,8).

Conclusão:
Nunca houve tanto apelo ao pecado; vivemos numa das épocas mais difíceis da história; não podemos brincar; é tempo de buscarmos a Deus e de nos separarmos do mundo! é tempo de avivamento.
“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas” (v. 22).

  
* Sermão do Pr. Jademir Barbosa, baseado em mensagem do Pr. Ronaldo Guedes Bezerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário