Eu tenho um amigo muito precioso, daqueles mais chegados que um irmão, Joel Figueiredo, pastor da Igreja do Nazareno, na bela cidade de São Luís, no Maranhão. Dentre as muitas coisas que aprendi com ele, há um ditado popular que eu creio ele aprendeu com a sua esposa, paraibana da gema, Prª. Elenice Figueiredo. O ditado diz: “Quem não ouve conselhos, ouve, coitado”.
Há poucos dias estava ministrando aula em nossa classe de casais da Escola Dominical e fiz alusão ao referido ditado; foi então que, aprendi com algumas irmãs presentes, mais uma versão do mesmo: “Quem não ouve conselhos, raramente acerta”.
Há sabedoria em ambas as versões, ou mesmo nos dois conselhos. A vida é um constante aprendizado; as maiores verdades são passadas de geração a geração, por quem tem mais experiência, a quem está começando.
Quem não ouve conselhos, raramente acerta; por essa razão a possibilidade de ouvir um “coitado”, um pouco mais à frente, se torna bastante real.
A Bíblia fala de forma muito acentuada acerca do ouvir conselhos; o livro de Provérbios traz bastante material no sentido de que a sabedoria passada através dos conselhos seja valorizada.
O caminho do insensato sempre parecerá o melhor caminho aos seus próprios olhos, mas aquele que deseja adquirir a sabedoria dará ouvidos aos conselhos; principalmente aos bons conselhos.
Guarde essa palavra no seu coração, um bom conselho geralmente traz consigo dois elementos fundamentais: Ele estará em acordo com a palavra de Deus e brotará dos lábios de quem realmente te ama e se importa contigo. Jamais despreze um conselho que está firmado nestes dois preciosos fundamentos.
Hoje é um excelente dia para buscar o melhor de Deus pra sua família; é um excelente dia para atentar ao conselho de quem nos ama e valoriza a palavra de Deus. Lembre-se: Quem não ouve conselhos raramente acerta. Para que um dia você não seja chamado de coitado, seja sábio; pois aquele que deseja adquirir sabedoria, dará ouvidos aos melhores conselhos.
Deus te abençoe sempre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário