UBE blogs

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

CONSTRUINDO BONS EXEMPLOS DENTRO DA NOSSA PRÓPRIA CASA.


Um frágil e velho homem foi viver com seu filho, sua nora, e o seu neto de quatro anos. As mãos do senhor tremiam, e a vista era embaralhada, os seus passos eram fracos e a sua visão ja vinha falhando ha alguns anos. Já ha algum tempo ficara difícil comer sem derramar a comida no chão e na mesa. Ervilhas rolavam da colher dele sobre o chão. Quando ele pegava seu copo, o leite derramava muitas vezes na toalha da mesa. A bagunça irritava fortemente o seu filho e a sua nora:
- Nós temos que fazer algo sobre o papai, disse o filho daquele homem.
- Ele sempre derrama o leite, faz barulho para comer e ainda derruba tudo no chão, dizia a sua nora.

Assim o casal preparou uma mesa pequena no canto de uma área que ficava atras da cozinha. Lá o velho homem comia sozinho enquanto o resto da família fazia as suas refeições à mesa. Desde que o velho homem tinha quebrado um ou dois pratos, a comida dele passou a ser servida em uma tigela de madeira. Quando a família olhava na direção do velho, às vezes percebiam que ele chorava, provavelmente por estar só. Mesmo assim, aquele casal só falava com o velho em tom de briga quando as coisas caiam de suas mãos. O netinho, de quatro anos, assistia a tudo em silêncio.

Uma noite antes da ceia, o pai notou que o seu filho de quatro anos estava brincando no chão com sucatas de madeira. Ele perguntou docemente à criança:
- O que você está fazendo meu filho?
O menino respondeu:
- Eu estou fazendo uma pequena tigela para você e mamãe fazerem as suas refeições quando ficarem velhos.
As palavras do menino levaram os pais daquela criança a um momento de profunda reflexão. Então lágrimas começaram a cair de seus olhos e eles puderam perceber a maldade que faziam com o seu pai e sogro. Naquela noite o marido pegou a mão do seu pai com suavidade e o levou de volta à mesa familiar. Para o resto de seus dias, ele fez todas as suas refeições sempre com a família. E por alguma razão, nem seu filho nem sua nora pareciam se preocupar mais quando um garfo era derrubado, quando o leite era derramado, ou ainda quando a toalha da mesa tinha sujado.

As crianças são tão inteligentes e sensíveis. Os olhos delas sempre observam, os seus ouvidos sempre escutam, e as suas mentes sempre entendem as mensagens que elas absorvem. Se elas percebem bons atos dentro da sua própria casa, elas imitarão aquela atitude para o resto de suas vidas. Os pais sábios percebem isso diariamente, através das suas ações o alicerce está sendo construído para o futuro das crianças.

Sejamos sábios construtores, construindo bons exemplos dentro da nossa própria casa.

DEUS NOS ABENÇOE SEMPRE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário