UBE blogs

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

ESCOLHA SER FIEL.

TEXTO BÍBLICO: DANIEL 3:1-30

Vejamos o cenário da época:
Ergue-se majestosa a grande Babilônia de Nabucodonosor.
É a maior e mais soberba cidade do mundo.
Nabucodonosor é um homem embriagado pelo poder.
Ele não se contenta apenas em ser rei, e o maior rei da terra.
Ele quer ser adorado.
Ele quer ser Deus.
Ele edifica uma estátua de ouro e ordena que todos os súditos a adorem.
A vontade do rei é lei absoluta.
Ninguém pode se recusar a obedecer suas ordens.
Ele é um homem mau, truculento e sanguinário.
O poder dos tiranos e dos déspotas poderosos sempre esbarra em pessoas fiéis a Deus.
Sadraque, mesaque e abdenego provocam uma nota dissonante no meio daquela sinfonia de servilismo.
Eles se recusam a pecar.
Eles são ameaçados.
Destoam da multidão.
A verdade é inegociável.
Não vendem a consciência.
Preferem a morte que a infidelidade a Deus.
Estão prontos a morrer, mas não estão prontos a pecar.

Nesse episódio, aprendemos algumas lições importantes:

I. A FIDELIDADE É UMA QUESTÃO INEGOCIÁVEL
Esses três jovens hebreus entendem que agradar a Deus é mais importante do que preservar suas próprias vidas. Estão dispostos a discordar de todos, ainda que isso signifique uma morte horrível. Estão dispostos a morrer, mas não pecar. Eles não eram produto do meio. Eles estavam cercados de pessoas conformistas, mas eles tinham coragem para ser diferentes. Tinham a coragem de serem fiéis.

Muitas vezes a fidelidade a Deus pode nos levar para as fornalhas ou mesmo para a cova dos leões. Muitas vezes a fidelidade a Deus pode nos levar a ser rejeitados pelo grupo, a sermos despedidos de uma empresa, a sermos rejeitados na escola ou até mesmo a sermos mal compreendidos na família. Nosso compromisso não é com o sucesso, mas com a fidelidade a Deus. Há muitas pessoas que conseguem o sucesso, vendendo suas consciências, transigindo com os valores absolutos.

O mundo tem sua própria fornalha ardente à espera daqueles que não se conformam em adorar seus ídolos. É a fornalha de ser desprezado, ridicularizado. Os que são fiéis a Deus são chamados de retrógrados. Para muitos crentes a pressão parece irresistível.
Mas fidelidade é uma questão inegociável.

II. A FIDELIDADE INDEPENDE DE LIVRAMENTO
Deus não livrou os seus servos da provação, mas preservou-os na provação. Ele não impediu que os seus servos fossem atados, mas o fogo que devia destruí-los teve que livrá-los das cordas. Vivemos num mundo hostil. Somos atacados de todos os lados. Muitas vezes, Deus nos prova, nos leva para o deserto, nos coloca na fornalha e nos acrisola. Muitas vezes, Deus não nos livra dos problemas, mas nos problemas. Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. O Senhor está acima de tudo e nada pode transtornar os seus planos. A inveja e o ódio dos acusadores, a ira e a arrogância do rei, as cordas dos algozes e as chamas do fogo. Tudo está sob o controle de Deus.

Quando passamos pelas águas, ele está conosco. Quando atravessamos os rios, ele atravessa conosco. Quando passamos pelo fogo, as chamas não ardem em nós. Ser crente não é ser poupado dos problemas, das provas, das aflições, dos problemas financeiros, dos problemas de saúde, dos problemas familiares. É experimentar o livramento de Deus mesmo quando ele nos permite passar pelos problemas. Os jovens foram jogados na fornalha, mas o quarto homem os livrou na fornalha.
O fogo os libertou das amarras e o quarto homem os libertou do fogo.

III. A FIDELIDADE TRAZ JESUS PARA O NOSSO LADO EM MEIO ÀS LUTAS
Quando somos fiéis a Deus, ele tem um encontro conosco na fornalha. Só temos duas escolhas: ou ficamos fora da fornalha com Nabucodosor, ou dentro dela, com Cristo. Não há meio termo. Mas o lugar de calor irresistível é também o lugar de comunhão intensa com o Salvador.

O quarto homem sempre vem ao nosso encontro na hora da aflição. Na hora da dor, na hora da humilhação. Ele é o Deus do livramento. É o Deus das causas perdidas. Jesus é o quarto homem que quando não nos livra da fornalha, nos livra do fogo. Não há fornalha ardente que consiga destruir o povo de Deus. Tais fornalhas, de fato, acabam se tornando o próprio meio que Deus usa para preservar seu remanescente fiel e manter viva a sua verdade no mundo.

IV – A FIDELIDADE NOS CONDUZ A ETERNIDADE COM DEUS.

Onde você passará a eternidade? - A resposta a esta pergunta depende das suas escolhas em vida. A Fidelidade é a unica forma de garantir a eternidade ao lado do Senhor Jesus.

Mesmo que o Senhor não nos livre... - Sadraque, Mesaque e Abdenego estavam dispostos a partir para a eternidade naquele momento, porque sabiam que a recompensa de viver com Deus e agradar a Deus não pode ser trocada por circunstâncias de prazer ou perseguição. Quem quer o Senhor Jesus ao seu lado na hora da dor precisa estar disposto a glorificá-lo mesmo que a sua decisão seja a de permitir a sua morte. Precisa estar disposto a glorificá-lo na vida ou na morte. Precisa fazer a escolha pela fidelidade.

Talvez hoje você também se encontre em meio a uma fornalha.

Em que fornalha você se encontra?

a) Na fornalha dos problemas familiares – O amor está esfriando, as mágoas estão crepitando como fogo, o diálogo está acabando? Os filhos estão distantes de Deus e desprezando a vida familiar? Sente que o seu casamento está amarrado, atado e atirado numa fornalha acesa de dor e lágrimas? Jesus pode mudar esta situação e te mostrar o caminho da restauração familiar. Mas você precisa fazer a sua parte.

b) Na fornalha dos problemas financeiros – Situação amarga, noites mal dormidas, madrugadas insones, ansiedade, portas fechadas, desemprego, salário defasado, compromissos à porta? Jesus é o dono de todo o ouro e de toda a prata. Ele sabe onde tem um cardume daqueles peixes com moedas no ventre e está pronto pra te abençoar.
Mas você precisa fazer a sua parte.

c) Na fornalha dos problemas espirituais –
A sua vida devocional está doente?
Acabou a alegria da intimidade com Deus?
Cessou a oração fervorosa, a devoção a Deus e a paixão pelas almas?
O pecado está cobrando o seu preço de amargura e frieza espiritual?
O Quarto Homem pode incendiar novamente o seu coração.
Mas você precisa fazer a sua parte.

d) Na fornalha dos problemas emocionais
Você está com medo, em meio à solidão, abandonado, sem ser aceito, com medo de tropeçar, de naufragar?
Somente Jesus tem o bálsamo de Gileade para curar todas as feridas.
Mas você precisa fazer a sua parte.

Você não é o primeiro a enfrentar uma prova. Muitos homens de Deus já estiveram na fornalha: Abraão no Moriá; Jacó no vau de Jaboque; José na prisão, Jó na sua prova, Davi nas cavernas dos desertos; Daniel na cova dos leões, Pedro na prisão; Paulo em tantos momentos difíceis, João deportado na ilha de Patmos. Todos esses, à semelhança dos três jovens hebreus experimentaram a companhia do Senhor Jesus em meio às suas lutas e dificuldades, porque não se permitiram negar a sua fé, cada um fez a sua parte, escolheram o caminho da fidelidade.

Se você quer Deus em cada momento de sua vida, como cada um destes heróis da fé, faça como eles, faça a sua parte, ESCOLHA SER FIEL.


DEUS NOS ABENÇOE SEMPRE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário