UBE blogs

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

O JOVEM QUE FAZ A DIFERENÇA.

Texto de Brunno Soares.
(Um jovem da Igreja do Nazareno de Bancários - João Pessoa – PB)

Texto base: Daniel 1.1-20

Vivemos um tempo em que está cada vez mais difícil identificar quem realmente são as pessoas. Muitos têm se escondido atrás de suas “máscaras”, dos seus títulos, dos seus talentos, dos seus cargos na Igreja. O jovem cristão tem enfrentado muitos desafios e até muitas crises em meio à uma cultura secular dominante na qual está inserido e muitas vezes ao invés de fazer diferença, ele tem se deixado influenciar; hoje em dia faltam jovens comprometidos como Daniel.

Daniel era um jovem de família nobre e foi levado cativo à Babilônia aos 16 anos, pelo rei Nabucodonozor, na primeira leva dos judeus que foram para o exílio. Foi separado para se preparar afim de estar junto ao rei, após 2 anos interpretou um sonho de Nabucodonozor e tornou-se chefe dos sábios e conselheiro do rei. Aqueles eram tempos de muita liberdade moral e idolatria, porém Daniel decidiu não se contaminar com os manjares do rei, pois eram oferecidos aos deuses babilônicos e se o fizesse estaria submetendo-se à autoridade de um rei que não era o seu. Precisamos nos posicionar como Daniel. Mas, como devemos agir para que possamos fazer a diferença neste mundo? Que características devemos ter?

1. PRECISAMOS ENTENDER O VALOR DO NOSSO COMPROMISSO COM DEUS.
O versículo 8 diz: “Mas Daniel propôs no coração não se contaminar com a porção do manjar do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe concedesse não se contaminar”, ou seja Daniel se manteve firme porque seu desejo era obedecer, mesmo que isso lhe custasse a vida. Agradar a Deus era a prioridade de Daniel. Isso era o mais importante! Essa era a renúncia de Daniel; Será que temos feito a vontade de Deus ou temos preferido à nossa vontade? Será que, como jovens, temos vivido a Santidade? Será que temos feito realmente a diferença? Precisamos nos libertar do nosso orgulho e buscar a vontade do Senhor, pois este é o propósito para o qual Ele nos Salvou!

2. PRECISAMOS BUSCAR CRESCER EM MATURIDADE.
Veja os versos 12 e 13: “Experimenta, peço-te, os teus servos dez dias, fazendo que se nos dêem legumes a comer e água a beber. Então se veja diante de ti o nosso parecer, e o parecer dos jovens que comem a porção do manjar do rei, e, conforme vires, procedas para com os teus servos”.

Daniel soube se portar na situação delicada em que estava porque ele tinha maturidade (sabedoria). Ele sabia qual deveria ser a postura do jovem cristão nas situações difíceis. Ele confiava em Deus acima de tudo. Maturidade – está ligada à experiencia com Deus, à intimidade com o Espírito Santo – quanto mais eu vivo mais eu cresço. Como tem faltado maturidade aos nossos jovens atualmente! Podemos ver tantos jovens descontrolados, excessivamente preocupados, relaxados, que não se envolve com a Obra. Jovens que, ano após ano continuam estagnados em conhecimento bíblico, sem crescimento e muitos até com “síndrome de coitadinhos”.

Devemos buscar conhecer a Deus e não nos acomodarmos! Pare de esperar as coisas acontecerem! Você está satisfeito com o grau de profundidade no seu relacionamento com Deus atualmente? Será que já conhecemos o suficiente de Deus? Há muito mais de Deus pra nós e podemos desfrutar de uma maior intimidade com Cristo.

3. PRECISAMOS REFLETIR AS CARACTERISTICAS DE CRISTO.
O versículo 17, diz: “Ora, a estes quatros jovens Deus deu o conhecimento e a inteligência em toda cultura e sabedoria. E Daniel tornou-se entendido em todas as visões e em todos os sonhos”. Daniel achou graça diante de Nabucodonozor porque demonstrava características que os outros não tinham. Ele se mostrava diferente porque Cristo era a maior parte de sua vida. A presença de Deus moldava o caráter e a conduta de Daniel. Quem dera tivéssemos a mesma ousadia de Daniel. Ele sabia que possuía as características de Jesus, ele seguiu o exemplo de Cristo. Será que nós podemos ser exemplos a seguir? As pessoas ao nosso redor têm visto o caráter de Deus em nós? Temos realmente seguido o exemplo de Jesus?

4. PRECISAMOS EXERCER INFLUÊNCIA.
O versículo 48 do capítulo 2, diz assim: “Então o rei engrandeceu a Daniel, e lhe deu muitas e grandes dádivas, e o pôs por governador de toda a província de Babilônia, como também
por principal governador de todos os sábios de Babilônia”. Daniel passou a liderar dentro de um reino que não era o seu. Ele ganhou destaque e influência ao ponto do rei Nabucodonozor incluir Deus como um dos deuses que o império devia adorar. Daniel influenciou o chefe dos eunucos e
Influenciou os seus amigos por que ele tinha as características de Cristo.

Deus nos chamou para influenciarmos a nossa geração, para passarmos coisas boas às pessoas e através do nosso testemunho levá-las pra mais perto de Deus; Influenciar é criar modelos; devemos ter consciência de que estamos produzindo outros de nós diariamente, até porque, muitas vezes somos o único referencial de cristão em um determinado lugar que frequentamos (casa, trabalho, colégio, faculdade). Daniel manteve-se fiel a Deus em meio a todo um contexto dominante e influente, assim como nós vivemos hoje; Deus quer que façamos diferença, mas
precisamos renunciar a nós mesmo para isso; Deus conhece o nosso coração; Ele quer nos moldar à Sua imagem para que possamos influenciar os jovens que estão ao nosso redor; faça uma auto-análise e peça a Deus que ministre na sua vida as características de um jovem que faz a diferença.

SEJA UM REFLEXO DE CRISTO NA SUA GERAÇÃO.

DEUS NOS ABENÇOE SEMPRE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário