UBE blogs

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

CARTA A UM CÉTICO.

Olá querido cético,

Sei que para você crer naquilo que não se vê é algo impossível. Sua vida está baseada em fatos comprováveis, em aspectos mensuráveis. Como crer naquilo que não se vê? Compreendo perfeitamente que para você Deus é um assunto metafísico. E esta é uma área que você não está muito a fim de investigar, pois inclui a Bíblia, e você acha que a Bíblia foi escrita e manipulada pelos homens a fim de favorecer a religião.
Aliás, religião é outro termo abominável para você. É verdade, a religião não deu bom exemplo nos últimos séculos. O nome de Deus foi e é usado para matar pessoas, provocar guerras e favorecer os poderosos. Você tem razão em não crer na religião, nos movimentos da Igreja moderna, na parafernália mística que parece nos levar de volta a Era das Trevas. Infelizmente tudo gira em torno de dinheiro, poder e prestígio. O valor espiritual foi trocado pelos cifrões das fortunas pessoais, dos impérios construídos em nome de Deus e das novas indulgências que cegam as pessoas. Você clama por seu “profeta” Karl Marx, que dizia que a religião era o ópio do povo. E olha que, até certo ponto, concordo com ele, pois a religião tem sido para muitos, o ponto de fuga da realidade. Fico até constrangido de tentar explicar algumas coisas para você, pois os fatos são fortíssimos.
Entretanto, preciso lhe falar de algumas coisas que talvez você não saiba. Primeiramente, a fé é fruto de um relacionamento pessoal com Deus, não um devaneio, uma utopia, uma quimera. Fé também não é algo emocional, fruto de uma ação desesperada da alma. “... a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos” (Hebreus 11:1). Você tem fé no materialismo; você crê naquilo que é palpável, mas nem tudo o que vemos é o que diz ser. A realidade é mais do que aquilo que tocamos. Crer em Deus não é um absurdo metafísico como você me fala. Basta olhar para sua própria vida e perguntar: Quem é você? De onde veio? Quem o criou? Quem lhe deu inteligência e vida? O acaso? Ou um Criador maravilhoso que te ama, apesar de sua incredulidade? É verdade que Deus está além da compreensão material, mas Ele disse que se aproximaria do abatido e aflito (Veja na Bíblia em Isaías 57:15, se é que você tem uma).
Também preciso lhe dizer que a Bíblia foi escrita por homens inspirados. Ela não veio dos céus nas mãos de anjos. Ela é fruto de um desenvolvimento na história do povo de Deus. Seus escritores foram movidos pelo Espírito Santo para revelarem à vontade do Senhor. Como disse Paulo: “Pois tudo o que foi escrito no passado, foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo procedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança” (Romanos 15:4). Nenhum livro foi tão atacado quanto a Bíblia. Entretanto, hoje há inúmeras provas arqueológicas e escritas de que a Bíblia nunca foi alterada e que nenhuma de suas doutrinas foi adaptada para favorecer pessoas.
E finalmente, tenho que lhe dizer que não pregamos religião, mas pregamos Jesus Cristo e Sua obra Redentora na cruz. Pregamos a graça divina. Religião é diferente de relacionamento. A religião aprisiona, nos coloca nos grilhões das normas, das convenções fundamentadas pelos homens que acham que aquilo que fazem os levará ao céu. O relacionamento é feito de convivência, de intimidade, de amor recíproco, de respeito e dedicação. Jesus veio ao mundo para ser o caminho até Deus (João 14:6). É por Ele que podemos chegar ao Pai e manter com o nosso Criador uma relação saudável e abençoada.
Haveria muita coisa a dizer querido cético, mas o que posso fazer? É bem possível que você me ache um pouco diferente do que está por aí, mas ainda insiste em não crer. Tudo bem, não serei eu quem mudará seu coração. Mas peço-lhe, não olhe para os homens e suas dissonâncias, não olhe para aquilo que, infelizmente envergonha a Cristo e Sua Palavra. Olhe para Deus. Seja sincero para com Ele. Diga-lhe: “... ajuda-me a vencer a minha incredulidade” (Marcos 9:24). Ele não vai mandar um raio sobre sua cabeça. Deus compreende muito bem nossas limitações e dúvidas. Não olhe para os homens e as instituições que maculam o bom nome de Cristo. Olhe para Aquele que pode lhe fazer crer, apesar de qualquer coisa.
Um grande abraço, de um crente convicto que ora para que você e outros não joguem a sua fé no lixo por causa do péssimo testemunho dado por muitos que se dizem “cristãos”.

(Esta é uma carta fictícia)

Gilson Souto Maior Jr. / Pastor Titular da Igreja Batista do Estoril de Bauru


"As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos,
porque as Suas misericórdias não têm fim; Novas são a cada manhã; grande é a Tua fidelidade. A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto esperarei n'Ele. Bom é o SENHOR para os que esperam por Ele, para a alma que O busca"
(LAMENTAÇÕES 3:22-25).

Leia a Bíblia,
Deus nos abençoe sempre.

Um comentário:

  1. Pastor uma benção esse blog...Já peguei um monte de esboços e creio que me será útil algum dia.Desejo que o Senhor te use cada vez mais,derramando sobre ti graça!
    No amor de Cristo!

    ResponderExcluir