UBE blogs

sábado, 14 de novembro de 2009

CONSTRUINDO UM LAR VERDADEIRAMENTE CRISTÃO

Deus estabeleceu o lar como um lugar seguro para os seus componentes. O propósito de Deus ao criar a família foi estabelecer um lugar que pudesse propiciar ao homem e à sua esposa a oportunidade de dar continuidade ao que Deus lhes havia proporcionado. O casamento, dentro do plano de Deus é um laço que somente pode ser desfeito pela morte. A cerimônia é centrada numa aliança entre duas pessoas que trocam votos e declaram amar, respeitar e confortar um ao outro até que a morte os separe.

A cerimônia antecipa um compromisso exclusivo para os eventos futuros independentemente do que aconteça. “No melhor ou no pior, na saúde ou na doença, em riqueza ou na pobreza”. Um homem e uma mulher se colocam diante de Deus e formam uma aliança que somente a morte poderá anular. Não é difícil imaginar que até os anjos dos céus parem de cantar e fiquem em silêncio enquanto os votos santos são proclamados, e dois corações e vidas são unidos por um compromisso que exige um comprometimento de ambas as partes em busca do ideal de Deus para o lar.

O lar, dentro do plano de Deus exige comprometimento de marido e mulher. Não podemos conduzir o nosso lar de forma satisfatória se não nos comprometermos com esta tarefa. Não podemos achar que as coisas se consertarão sozinhas nem que encontrarão um bom caminho de forma espontânea. Precisamos nos comprometer com a vida do lar e buscarmos as mudanças e atitudes necessárias para que o nosso lar possa realmente ser um lar cristão, onde os princípios e valores estabelecidos na palavra de Deus sejam vividos, respeitados e ensinados. Que não sejamos achados culpados de tratar com descaso este importante aspecto do plano divino.

O lar Cristão é um lugar de Flexibilidade e Compreensão.

Marido e mulher são fruto de diferentes origens, famílias, temperamentos e personalidades. Muitos ajustes precisam ser feitos, cada um deve ter um coração compreensivo e desejar abençoar o relacionamento. Há uma grande diferença entre a maneira de pensar de um homem e a de uma mulher. As coisas que são importantes para a mulher, são insignificantes para o homem e as que são importantes para o homem, são insignificantes para a mulher. A descoberta, quando é feita, logo revela que os gostos, preferências e inclinações dos casados são muito diferentes daqueles maravilhosos dias de namoro! Se marido e mulher fossem iguais, o casamento logo seria entediante. Deus nos fez diferentes para que pudéssemos nos completar uns aos outros à medida em que amadurecemos. A melhor maneira de conviver com estas diferenças e promover os ajustes é freqüentemente usar as três frases mais poderosas que conheço na restauração de relacionamentos: “Eu errei; Por favor me perdoe; e Eu amo você”. Quando reconhecemos que erramos, pedimos perdão e declaramos amar o nosso cônjuge, destruímos as artimanhas do inimigo que tenta separar aquilo que Deus uniu. Muitas vezes testemunhei barreiras tremendas ruírem diante destas três frases e acima de tudo, pelo poder restaurador e ação do Espírito Santo.

A verdadeira interação do casal nunca acontecerá pela força. Será sempre o resultado de busca e da determinação de cada um. Ela chegará em silêncio e gradualmente, mas chegará, e suas vidas juntas formarão uma vida melhor, mais nobre e mais forte. Cada um terá vencido uma batalha moral com a sua própria alma e uma vida em comunhão com Jesus Cristo trará calma e águas tranqüilas para um relacionamento maravilhoso. Sempre no meio de sua frustração e egoísmo, o diabo tentará destruir o relacionamento. Uma palavra que um casal cristão deveria concordar em nunca discutir é “Divórcio”. Isto nunca é a resposta adequada. É uma mentira diabólica que faz as pessoas acreditarem que todos os seus problemas serão resolvidos. Quando casamos nos tornamos uma só carne. Um é o único número indivisível. Faça como eu e a minha esposa; riscamos a palavra “divórcio” do nosso vocabulário. Vivemos uma aliança.

O lar Cristão é um lugar de Determinação.

O casamento é um meio de graça, não de uma felicidade humana superficial. Construir um relacionamento conjugal não é fácil. Muitas vezes, em meio às tribulações da vida, há poucos pensamentos de felicidade e falta de atividades atraentes na vida de um casal. Quando um cientista se fecha num laboratório para anos de pesquisa, nós não o pressionamos com insinuações sem sentido, buscando saber se ele é ou não feliz. Tal pergunta seria um insulto. Ele está buscando algo maior. O casamento também é assim, buscamos algo maior. É um compromisso que temos que cumprir. Devemos prestar atenção a todos os detalhes antes de casar, uma vez assumido o compromisso, devemos permanecer firmes com determinação no nosso posto.

Todo casamento pode vir a ser um completo sucesso ou um completo fracasso, depende dos nossos esforços em seguirmos a orientação da palavra de Deus. Quando a felicidade é buscada em primeiro lugar e se torna o carro chefe e alvo do casamento, ela ilude essa busca desenfreada e foge. Se, no entanto, homens e mulheres entrarem no casamento dispostos a um gesto sacrificial, forem pacientes e determinados, perdoando-se sem exigências que só satisfazem a carne, então acharão a felicidade! Da mesma forma em relação aos filhos, devemos nos determinar a servir como instrumentos de Deus para que os nossos filhos sejam aquilo que o Senhor planejou. Devemos amar e abençoar os nossos filhos. O lar cristão deve ser um lugar de determinação em busca do amor e da felicidade dos membros da nossa família.

O lar Cristão é um lugar para a prática do perdão.

Na vida de casado não se deve calcular de quem é a obrigação de dar o primeiro passo para a reconciliação e pedir perdão primeiro. O verdadeiro amor não conhece esta decisão! Ninguém, a não ser um tolo, faria isto. Se palavras ofensivas foram ditas durante o dia, que elas sejam resolvidas o mais rápido possível. Aqui está uma boa prática, se foram palavras ofensivas ou de ódio que foram ditas vejam se este verso se aplica: “Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira” (Efésios 4:26). Antes de fechar os olhos e dormir, certifique-se de que houve uma completa restauração da comunhão entre você e seu cônjuge. Palavras como “sinto muito” trarão paz no coração e uma boa noite de sono. O verdadeiro amor tem prazer em ser o primeiro a dar o perdão. Não há lugar para o orgulho na vida conjugal. Antes de casar não havia lugar para isto, não devemos permitir que haja agora. Se não houver perdão, o lar será um lugar de angustia e sofrimento, sem a presença restauradora do Espírito Santo. Num lar verdadeiramente cristão tem que haver obrigatoriamente, lugar para a prática do perdão.

O lar Cristão é um lugar de encontros com Deus.

Deixar Jesus Cristo e a Bíblia fora de suas conversas diárias é um erro fatal. Jesus só teve um lar dele próprio enquanto criança, mas Ele era um admirador de lares e passou muito tempo em lares diferentes. Ele ama o seu lar e quer ser um convidado bem-vindo em sua casa a qualquer hora. A presença de Jesus no lar é indispensável. Nunca crie uma situação em sua casa, na qual você possa se sentir desconfortável em ter Jesus em seu lar como convidado. Não pode haver amor perene e profundo sem Ele. Poderá haver algum tipo de acordo humano, homens e mulheres poderão até viver juntos em enganosa paz, mas jamais haverá um lar verdadeiro sem a presença de Jesus, o Filho de Deus. “Quero porém, que saibais que Cristo é a cabeça de todo homem, o homem a cabeça da mulher, e Deus a cabeça de Cristo.” (I Coríntios 11:3).

Alguns homens e mulheres são carinhosos com seus cônjuges; eles providenciam tudo o que os mesmos precisam. São sinceros e os têm em consideração; aconselham-se com eles e são bons para com os mesmos, mas quando se trata de assuntos espirituais, eles recuam e não participam da adoração conjuntamente. Eles se abstêm da parte mais sagrada e profunda da vida familiar. Quem assim age nega os próprios votos feitos no altar. Deus nos fez corpo, alma e espírito. Negar a parte espiritual deste relacionamento sagrado é fazer-se cego na parte mais importante desta união. Um lar cristão é um lugar onde os membros da família têm a oportunidade de encontros com Deus. Nos momentos de alegria bem como nos de intensa dor, o seu nome será sempre exaltado e Ele fará diferença de forma marcante na vida desta família.

O lar Cristão é um lugar de Provisão.

A palavra ‘amor’ inclui muitas responsabilidades e muitas implicações. Nos votos nupciais, o marido assume o dever do sustento, e nenhum homem de verdade se furtará a essa obrigação. A Bíblia tem palavras duras para os homens que não levam muito a sério este aspecto. Ela diz: “Mas, se alguém não cuida dos seus, e especialmente dos da sua família, tem negado a fé, e é pior que um incrédulo.” (I Timóteo 5:8). Normalmente, não é muito bom quando a esposa tem que sair em busca do pão diário, especialmente quando há filhos em casa. Os psicólogos dizem que os maiores impactos na vida da criança acontecem até os seis anos de idade. Precisamos definir quem nós queremos que molde a vida dos nossos filhos, pode ser a mãe ou uma babá. Qual terá sido a escolha de Deus? No entanto, ocasionalmente, pode haver circunstâncias, em que surjam necessidades, mas não deveria ser a norma. É responsabilidade do marido prover as necessidades da família e fazer o melhor que puder para honrar essa responsabilidade diante de Deus, deixando a sua esposa livre para cumprir a sua missão de mãe.

Muitos maridos cometem um erro aqui. Em seu zelo de prover com abundância para os filhos e esposa, eles se esquecem do Senhor, se esquecem de colocá-lo na parceria. Não contribuem em nada para a obra de Deus nem ministério algum, e se perguntam porque Deus não os abençoa mais abundantemente.“Antes te lembrarás do Senhor teu Deus, porque Ele é o que te dá força para adquirires riquezas...” (Deuteronômio 8:18). O homem sábio e diligente não direcionará aos seus filhos e esposa aquilo que pertence ao Senhor. Em II Coríntios 8-9 o Senhor claramente nos dá instruções que a prática de ofertar deve ser parte de um lar cristão. O marido deve prover as necessidades materiais para o lar, mas Deus é o provedor maior de nossas necessidades. Ao dar ao Senhor, você pode então confiar nesta promessa "Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus.” (Filipenses 4:19).

O lar Cristão é um lugar de Consideração.

Num lar cristão semeamos a valorização do ser humano. Marido, esposa e filhos precisam considerar um ao outro. Muitas vezes, somos descuidados com o tato. O problema é que se baixa a guarda, e acabamos nos acostumando a uma vida morna dentro da nossa casa. No trabalho, na igreja ou na rua, somos excessivamente cuidadosos, atenciosos e educados. Somos atenciosos para não magoarmos os sentimentos de pessoas no nosso local de trabalho, mas quando chegamos em casa, extravasamos todos os nossos problemas e falamos tudo que ficou engasgado o dia todo. As perguntas são respondidas impacientemente, com rudeza e num tom de voz irritado. Você pode achar que pelo fato de estar em casa, as pessoas deveriam saber que você as ama, mesmo que seja rude com elas. Você acha que elas não devem se importar com nada que você diz ou faz, mesmo se isto for grandemente ofensivo para elas. No entanto, você se esquece que elas também têm sentimentos, e elas talvez também tenham tido um dia difícil.

Outro grande erro que ocorre no lar é que não colocamos nossos melhores esforços no sentido de sermos mais pacientes e cheios de bondade. Há cônjuges que não dizem nada de ruim ou falam grosserias em casa, mas também não dizem palavras ternas e amorosas. Falam pouco, de forma enérgica e técnica. O calor do pai que ama e do marido inicialmente terno e afetuoso, estranhamente desaparece. As promessas de “amar e respeitar” logo são esquecidas. Que falta de visão! Palavras de amor precisam ser cultivadas também como todos os outros tipos de amor, e se não o alimentarmos, ele morre. Pede-se tão pouca consideração para se apagar as batalhas do dia a dia e restaurar a alegria do coração! “Considerai-vos uns aos outros”.

O lar Cristão é um lugar de compartilhar decisões.

Parte-se do princípio que quando um homem sente que uma mulher é digna de ser sua esposa, ele a vê como sendo uma pessoa madura e inteligente. Mesmo depois do casamento, alguns homens tratam suas esposas como se tivessem o mesmo nível mental de crianças pequenas. Eles nunca compartilham com elas sobre seus negócios e as batalhas do seu dia. Embora uma determinada mulher possa não saber tudo de negócios, ela pode ser uma excelente conselheira às vezes vendo a figura no todo. A mulher mencionada em Provérbios 31 revela que é sabia para seu marido que por sua vez busca seus conselhos. Talvez ela não conheça os detalhes como o marido, mas de fato é a intuição da mulher que geralmente a lançará na direção correta, enquanto a lógica masculina é lenta nas conclusões. Assim, apesar dela estar mais ou menos de fora, conseguirá fazer um julgamento claro e preciso. O homem sábio é aquele que busca na sua esposa, conselhos em todas as áreas da vida.

Muitos homens agradecem aos julgamentos da esposa pelo fato de estarem bem nos negócios e terem feito fortuna. Leia de novo acerca da mulher virtuosa, a boa esposa de Provérbios 31. “O coração de seu marido deposita toda sua confiança nela”. Ele sabe que ela é sua parceira mais maravilhosa e amiga e ela é única. Ele sabe que ela é sincera em todos os seus interesses e intenções; ele deve mostrar o mesmo a ela. Ela está preocupada com seu futuro e com as necessidades dele. Ela pode ficar ao seu lado e ampliar os seus sonhos. Ninguém atenderá suas necessidades, expandirá sua visão, alvos, seu futuro e compromissos tão bem quanto sua esposa com quem ele se casou.

O lar Cristão é um lugar de Comunicação Mútua.

A comunicação é uma via de quatro mãos: o que eu digo, o que eu penso que digo, o que o meu interlocutor ouve, e o que o meu interlocutor pensa que ouve. A comunicação deve fluir de cada cônjuge, compartilhando todas as coisas e qualquer coisa. Entre marido e mulher, nenhum assunto ou incidente está fora dos limites. Ao mesmo tempo, qualquer coisa compartilhada em segredo deve assim permanecer. Se for violado, provocará sérios danos ao princípio básico da confiança no relacionamento. Enquanto entrega nossa completa confiança, nada escondendo, e não mantendo segredo algum, devemos também ser muito cuidadosos ao falarmos para os de fora.

Provérbios 31 é um capítulo especial na Bíblia sobre a mulher piedosa. Aqui está um verso para se guardar no coração, “Abre a sua boca com sabedoria, e o ensino da benevolência está na sua língua.” (verso 26) Aqui, muitas vezes um erro fatal é cometido. Os cônjuges de forma errada e irresponsável conversam sobre os defeitos de seus respectivos cônjuges. Guarde o seu coração e suas palavras ao falar sobre a sua família e o seu lar.

O lar Cristão é um lugar de Amor e respeito.

O nosso lar deve ficar marcado na história dos nossos filhos, vizinhos e amigos; e acima de tudo na vida do nosso cônjuge. Como um lugar onde se ama e se respeita. Marido e mulher precisam estar atentos ao nível de amor e respeito entre eles. Se já não existem manifestações constantes e desinteressadas de amor, temos um problema. Se já não há respeito entre os cônjuges, temos uma catástrofe. Respeito e amor devem também fazer parte do relacionamento entre pais e filhos. Uma criança nunca envelhece demais a ponto de não ser mais criança para os seus pais. No entanto, esse amor e respeito devem também ser dados aos pais, enquanto viverem. Poucas coisas na vida são tão boas quanto uma atenção devotada aos pais já velhos pelos filhos crescidos. Isto é muito agradável aos olhos de Deus. Quando nossos pais envelhecem, eles trocam de lugar conosco. Um dia eles cuidaram de nós e é uma alta honra cuidar deles. Um dia eles enfrentaram tempestades para nos proteger. Devemos agora enfrentar tempestades para protegê-los. Somos fortes agora e eles são frágeis.

Que oportunidade maravilhosa a vida nos dá de amorosamente retribuir parte deste débito. Será, no entanto apenas em parte! Nenhum filho jamais pagará completamente o amor e cuidado de pais piedosos. A vida tem poucas satisfações mais intensas que o fato de alguém ter sido verdadeiro, bom e gentil para seus pais no tempo de dependência e necessidade. Isto traz paz ao coração e alma e fará com que sintamos aqui na terra a alegria que sentiremos quando estivermos todos juntos no céu. Ser capaz de dizer ‘adeus’ para os pais sem nenhum remorso ou oportunidades perdidas é de fato uma benção. A palavra de Deus nos ensina: “filhos obedecei aos vossos pais no Senhor”; e ainda: “pais, não provoqueis a ira aos vossos filhos”. O relacionamento é definitivamente de mão-dupla. Se um pai cristão não exigir que seu filho aprenda e desenvolva a fé, ele trará sobre si as conseqüências e aos seus filhos por toda a vida.

O lar Cristão é um lugar de construir memórias.

Ao vivermos, a cada dia, estamos formando memórias. Dia a dia adiciona-se algo mais e determina-se seu caráter final. Quando vivemos em um lar verdadeiramente cristão sentamos com os nossos filhos e netos e conversamos sobre o lar, refletindo sobre o passado. Se temos a oportunidade de estarmos juntos, rimos, choramos, e louvamos a Deus pelo maravilhoso lar que Ele nos deu. Inevitavelmente, alguém dirá: “Se lembra quando..?” Constantemente estamos formando memórias, e o processo desta formação determinará a maneira como vivemos.

As memórias de casa deveriam incluir as refeições, orações, momentos marcantes e jogos que compartilhamos. As viagens que fizemos, os animais que tivemos, a diversão e as batalhas que enfrentamos. Houve também conflitos, e deles também compartilhamos. Como família, formamos memórias a cada dia da semana, pois você nunca sabe quando será a última. A vida é tão incerta que nunca sabemos quando faremos nossa ultima refeição, quando teremos nossa última conversa, ou quando daremos juntos, o último passeio. Nunca saia da casa com um mal entendido, com palavras feias ou amargas ou ostentando um silêncio mal-humorado. Estas coisas podem se cristalizar na memória de um querido seu para o resto da vida. Nossas memórias farão nossa velhice feliz ou infeliz. Memórias mais agradáveis deveriam fazer parte da vida diária de um lar cristão, tanto as memórias de marido e mulher, quanto às memórias dos filhos.

Que tipo de memórias nossos filhos terão de casa? Serão memórias de pais que amavam a Jesus Cristo e continuamente buscavam na Bíblia a direção para as suas vidas? Serão memórias de conforto, inspiração, encorajamento e bênçãos ou haverá memórias de amargura, sofrimento e maldição? Precisamos encarar o assunto de frente, tendo certeza que jamais escaparemos das memórias e influência do lar. Se a infância no lar foi boa e doce, a benção deste lar nos acompanhará por toda a vida. As memórias de um lar seguro e acolhedor são do ponto de vista terreno, o maior presente que pais podem deixar para os seus filhos. Vamos construir um lar que traga consigo as melhores memórias ao longo da nossa vida. Deixemos que as nossas memórias evidenciem este fato. O lugar mais próximo do céu é um lar cristão!

DEUS NOS ABENÇOE SEMPRE.
Rev. Jademir Barbosa.

2 comentários: