UBE blogs

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Pescar Siri: Uma excelente oportunidade de comunhão e lazer.


A pesca artesanal do siri é uma ótima oportunidade de lazer para a família e os amigos, pois além da festa que é a pescaria propriamente dita, a ocasião de preparar e comer o siri reveste-se de uma série de etapas, que transformam a pesca do siri num elemento agregador, contribuindo para o bem estar do Homem, como ser social.

Para pescar, precisamos conhecer o siri. Ele é um animal marinho, classificado como crustáceo, decápode, braquiúro. Alimenta-se de carne, portanto esta é a isca. O siri não enjeita nenhum tipo; em Recife, a preferida é a Tripa de Galinha. Podemos pescar o siri simplesmente com um pedaço de isca amarrado numa linha. O siri gruda nela, e pode ser puxado para fora da água. Este método tem o inconveniente de, se o siri se assustar e largar a isca antes de ser capturado, não será mais possível pegá-lo, porque ele fica esperto.

O método artesanal mais eficiente de pescar o siri é com o uso de puçás. Um puçá, consiste num aro de metal fechado com um cabo, tendo uma rede amarrada a ele. Por medida de segurança, devemos atar à extremidade do cabo uma bóia, para evitar que percamos o puçá se eventualmente o mesmo cair na água. O puçá permite pescar o siri que se solta quando colocado por baixo da isca durante a retirada da mesma da água. A isca pode ser amarrada diretamente no puçá, ou pode ser amarrada em uma “redinha” (daquelas usadas para vender frutas) junto com algo que a faça afundar.

Normalmente preparamos algumas iscas, cada uma amarrada a uma garrafa pet vazia para boiar e indicar a localização. De tempos em tempos (uns tres a cinco minutos), retiramos para ver se algum siri foi pego, sempre colocando o puçá por baixo da isca. Caso venha o siri, ele deve ser retirado do puçá e metido num balde que levamos para este fim, com um pouco de água do mar. Desta forma, com apenas um puçá, utilizamos várias iscas, e pescamos mais siris.

Para garantir que sempre existam siris onde pescamos, os indivíduos pequenos e as fêmeas ovadas devem ser devolvidos à água. Além disso, é interessante saber que a garra do siri se regenera, portanto, se você quiser, quando pescar o siri, pode retirar as garras e devolvê-lo à água. Claro que, se retirarmos as duas garras, o animal vai ter alguma dificuldade para se alimentar, mas se ficar desprovido apenas de uma, brevemente estará recuperado, e pode ser pescado de novo.

Para preparar o siri, recomendo colocá-lo vivo na panela com água, sal e os demais temperos. O siri morto se deteriora rapidamente, por isso, se quisermos comê-lo em outra ocasião, é melhor aferventá-lo primeiro, para depois congelar.

Certa época do ano, o siri troca de carapaça, devido ao crescimento do corpo do animal. A nova casca leva algumas horas para endurecer, e nesse período ele é conhecido como siri mole, e se torna muito mais saboroso.

O Pirão de siri é algo extremamente delicioso.
Aqui no Nordeste, os melhores meses do ano para a pesca do siri são: Maio, Junho, Julho e Agosto. Curiosamente os únicos meses do ano que não possuem a letra "R" no nome.
Para comer o siri, é preciso uma mesa sem toalha (ou com toalha de plástico), e alguma coisa para quebrar a casca. Pode ser o cabo de uma faca, mas existem uns martelinhos de madeira específicos para isso. A garra (ou pata grande) é a parte que tem mais carne. Para retirar a carne da garra e das pernas é preciso quebrar e chupar essas partes do bichinho, o que provoca alguma sujeira e ruídos característicos. É impossível comer siri no escuro, bem como usar garfo e faca para isso. Retirando a carapaça, vamos encontrar carne na inserção das patas. É a musculatura do animal. Existe também um razoável depósito de gordura, e é ela que toma o caldo do siri apreciado para fazer um excelente pirão. Se você preferir pode comer apenas a carne do siri. Praticamente não há limites quanto às formas de preparo da mesma. Pode-se usá-la para engrossar o caldo de peixe, fazer bolinhos, empadas, empadões, "casquinho de siri" e outras coisas que a sua imaginação conseguir criar. Além de tudo, é uma carne branca, leve, e de fácil digestão. Depois de comer, é preciso juntar todos os caquinhos que sobram, colocar num saco plástico, fechar bem, e levar para a lixeira fora da casa. Porque no outro dia ele exala um forte mau cheiro. Geralmente o siri é comido sem acompanhamentos, sendo ele o único prato.

Boa pesca, bom apetite e bom lazer junto com a sua família, com alguns irmãos da igreja ou com os seus amigos.
Deus te abençoe sempre.

2 comentários:

  1. Jademir, minha boca encheu de vontade. Mas em Minas tem é feijão tropeiro, manda siri para mim, que mando feijão tropeiro prá voce. Vamos trocar as benções. Um forte abraço. Paz.

    ResponderExcluir
  2. Pr. Jademir, gosto muito de pescar siri, juntamente com meu filho e as vezes minha esposa nos acompanha tambem, é bem divertida essa pescaria, abraços, DEUS abençoe

    ResponderExcluir