"Entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram; de repente, uma violenta tempestade abateu-se sobre o mar, de forma que as ondas inundavam o barco. Jesus, porém, dormia" (Mateus 8:23, 24).
Sempre me impressionou o fato de que o Senhor Jesus conseguia dormir em meio à tempestade. Somente quem tem o poder de ordenar que a tempestade pare, pode dormir o sono dos justos em meio a uma tempestade. Somente quem tem esse poder, ou quem é guardado por quem tem esse poder.
Se você pertence a Jesus, pode desenvolver fé e serenar o seu coração; investir tempo e energia na direção do equilíbrio, da serenidade e da lucidez requer disciplina, mas é perfeitamente possível onde existe fé, esperança, confiança e determinação.
Gostaria de recomendar o exercício da serenidade em meio à crise. Serenidade é a qualidade de quem é sereno. Demonstra o fato de uma pessoa aceitar a si mesma, a vida e as outras pessoas como elas são, mantendo sempre uma atitude positiva, realista, sábia e serena, em relação às coisas que a cercam; tem a ver com a capacidade de exercer docilidade e tolerância em meio às situações mais adversas, especialmente aquelas que não dependem de nós.
Jesus Cristo conseguiu dormir em meio à tempestade por que sabia que tinha controle sobre ela;
precisamos desenvolver serenidade e cautela para que os nossos sonhos e esperanças não se transformem em pesadelos em meio às frustrações que a vida nos traz. Não se desespere; confie em Deus.
Agir com serenidade em meio à crise certamente é um dom a ser desenvolvido. Precisamos desenvolver fé, nutrir esperança e trabalhar para que a crise seja vencida. Não é fácil; se fosse fácil todos conseguiriam; na realidade poucos conseguem. Creio que Deus levou você a ler esta meditação, porque você é uma dessas pessoas, você consegue.
Recolhido à prisão de Robben Island, onde cumpriu pena de trabalhos forçados por 27 anos, Nelson Mandela desenvolveu serenidade e superou o pesadelo do cárcere trazendo à sua mente o seguinte trecho do poema "Invictus", do britânico William Ernest Henley: "Não importa o quão estreito seja o portão e quão repleta de castigos seja a sentença, eu sou o dono do meu destino, eu sou o capitão da minha alma". Como dono do seu destino e capitão da sua alma Mandela se tornou o grande responsável pelo fim do regime racista que assolou a África do Sul.
Hoje é um excelente dia para buscar o melhor de Deus pra sua família; é um excelente dia para desenvolver serenidade e tomar as melhores decisões em meio à crise. Você pode fazer melhor do que Mandela; em meio a essa crise, que pode ser a maior de sua vida, deixe que Jesus Cristo seja o dono do seu destino e capitão da sua alma. Esta certamente será a melhor decisão de sua vida.
Deus te abençoe sempre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário