UBE blogs

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Não se permita dominar pelas suas emoções.



"Porque estás abatida oh minha alma; e porque te perturbas dentro em mim, espera em Deus pois ainda o louvarei, é Ele o meu auxilio e Deus meu" (Salmos 42:5).

Sempre me impressiona o fato do salmista Davi "conversar" com a sua alma; neste verso encontramos o rei Davi perguntando à sua alma qual a razão do seu abatimento. Davi estava abatido, mas ele não se permite dominar pelas suas emoções, ele Diz à sua alma: "Espere em Deus, pois ainda o louvarei é Ele o meu auxilio e Deus meu".

Emoções são sentimentos espontâneos que experimentamos à medida que nos deparamos com os fatos da vida. Esses fatos podem nos deixar tristes, alegres, com raiva, decepcionados, com medo, motivados, desmotivados, radiantes e com outras tantas emoções.

As emoções nos estimulam a agir, influenciam as nossas ações; mas não podemos nos permitir dominar pelas emoções. Nossas ações devem ser resultado de decisões, que geralmente expressam sim as nossas emoções, junto com o resultado das nossas avaliações e desejos.

Quando permitimos que as nossas emoções dirijam nossas ações fazemos muitas coisas das quais nos arrependemos logo depois que as emoções "passam"; conheço alguns que casariam e descasariam umas três vezes por semana caso fossem guiados por suas emoções.

As emoções nos levam a uma gangorra de sentimentos durante os dias. Muitas vezes podemos passar por várias situações que afetem decisivamente o nosso humor. Mas geralmente nos controlamos no nosso ambiente de trabalho, respeitamos os de fora e extravasamos em casa.

Minhas emoções não controlam as minhas ações; as suas emoções também não deveriam controlar as suas ações. Muitas vezes o seu cônjuge poderá fazer algo que afete grandemente as suas emoções, mas você não pode se permitir dominar por essas emoções. Uma pessoa madura consegue controlar as suas emoções e agir de acordo com as suas convicções, da forma que a situação pede.

Deus nos ensina a desviar o furor com a palavra branda; quem responde furor com furor contribui para a instauração do caos, incentiva a violência, produz tragédia. Controle as suas emoções.

Hoje é um excelente dia para buscar o melhor de Deus pra sua família; controle as suas emoções
converse com a sua alma; aquiete-a, fale para ela confiar e esperar em Deus. Caso a raiva, a tristeza e outros sentimentos ruins tenham se alojado em seu coração não tome nenhuma decisão precipitada, Lembre-se: Não se permita dominar pelas suas emoções.

Deus te abençoe sempre;
Rev. Jademir Barbosa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário