UBE blogs

domingo, 14 de agosto de 2016

Tempo de reconstruir.


"Então, lhes disse: Estais vendo a miséria em que estamos, Jerusalém assolada, e as suas portas, queimadas; vinde, pois, reedifiquemos os muros de Jerusalém e deixemos de ser opróbrio" (Neemias 1:17).

Neemias era copeiro de Artaxerxes rei da Pérsia. Nas cortes reais do Oriente Médio antigo, o copeiro do rei não era um servo qualquer; era um alto funcionário. Era o copeiro quem provava o vinho do rei, para protegê-lo de ser envenenado. Assim, o rei tinha muita estima, e total confiança nele.

Ao receber de seu irmão Hanani, um relato acerca da situação dos que ficaram em Jerusalém Neemias descobre que Jerusalém estava destruída, desprotegida, sendo motivo de escárnio dos povos em redor. A partir desse momento Neemias começa a chorar, orar e sonhar com a reconstrução dos muros da cidade.

Lembro de ter sido ensinado acerca de "opróbrio", através desse desafio de Neemias; jamais esqueci o seu significado: Opróbrio é vergonha, algo que pode levar alguém à má fama, ao escárnio, à zombaria, a perder o crédito, a consideração e a honra.

Depois de pedir graça a Deus, Neemias ganha o favor do rei e os recursos para a reconstrução. Ele parte para a cidade, reúne os lideres e lhes mostra a situação de vergonha em que Jerusalém se encontra, e conclama o povo: "Deixemos de ser opróbrio!" Deixemos de ser vergonha.

Reconstruir é difícil, sempre muito difícil; mas é maravilhoso. Esta meditação nasceu do desejo do coração de Deus em abençoar você, que está diante da imperativa necessidade de reconstrução. Eu não sei, talvez nem você saiba, mas certamente Deus sabe o que te levou a esse momento em sua vida. Mas o que realmente importa neste momento é como sair dele, como reconstruir.

Certamente poderíamos falar durante uma semana inteira acerca dos passos necessários à reconstrução, mas gostaria de lhe falar de três coisas que considero fundamentais nesse processo. Esperança, trabalho e compromisso com Deus.

A esperança vem de Deus, eu poderia falar em fé ou oração, mas fiz questão de destacar a esperança, pelo fato de que a mesma vai reacender a sua fé e te conduzir à oração. Não permita que nada roube a sua esperança; nem as tragédias que se abateram sobre você nem as mentiras do inimigo, coloque os seus olhos em Deus e tenha esperança.

Em segundo lugar o trabalho; Neemias reuniu o povo para uma obra, não para um jantar. A reconstrução de sua empresa, de sua família ou de sua vida é uma obra, requer esforço, trabalho, garra, foco e determinação. Por varias vezes o inimigo tentou afastar Neemias do propósito do seu trabalho, mas a sua resposta foi: "Estou fazendo uma grande obra, não posso parar". Se Neemias parasse, a obra pararia. Trabalhe em prol da reconstrução, faça o seu melhor a cada dia.

A terceira coisa a fazer é manter a vida em aliança com Deus. até mesmo porque a reconstrução só será possível com a bênção dele. A Bíblia diz que o homem até pode juntar tesouros na terra, mas esses não são seguros. A falta de compromisso com Deus, permitiu que muitas pessoas que necessitam hoje de reconstrução chegassem ao estágio em que se encontram, inclusive o povo de Israel, para sermos restaurados, precisamos da bênção de Deus e ela não vem sem compromisso real com o Senhor.

Hoje é um excelente dia para buscar o melhor de Deus pra sua família; um excelente dia para pegar na mão de quem Deus colocou ao teu lado, consertar o que tem de ser consertado, chorar, orar, e buscar o favor de Deus, pois é tempo de reconstruir.

Deus te abençoe sempre;

Rev. Jademir Barbosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário