UBE blogs

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Torne-se padrão.


"Recordando-nos, diante do nosso Deus e Pai, da operosidade da vossa fé, da abnegação do vosso amor e da firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo" (I Tessalonicenses 1:3). 

Nestes dias comprei, junto com a minha filha, óculos de brinquedo para os meus netos; na primeira oportunidade em que os vi usando os tais óculos, elogiei e disse que deveriam se ver num espelho. Imediatamente correram para se ver, e me pediram ajuda para acender a luz, pois não alcançavam o interruptor. Fui com eles e percebi que, diante do espelho, o meu neto de cinco anos olhava para mim, e arrumava os óculos, pendurando-os na camisa, como eu faço. Assim que ele entendeu que havia conseguido, correu onde estava a mãe e disse: Eu estou igual ao vovô.

Imediatamente percebi a imensa responsabilidade de me tornar padrão para uma criança. Lembrei-me das reuniões de mocidade da 1ª Igreja Presbiteriana Independente do Recife, onde entreguei a minha vida ao Senhor Jesus e recebi os primeiros ensinamentos da vida com Cristo. Ali ouvi, pela primeira vez, a expressão: "Torne-se padrão".

Tornar-se padrão é ser exemplo. O apóstolo Paulo, neste verso, destaca três áreas nas quais devemos nos tornar padrão dos fiéis: Na operosidade de nossa fé; na abnegação do nosso amor e na firmeza de nossa esperança em Cristo. 

A operosidade da fé nos fala de uma fé que produz mudanças. Muitas vezes, ao pensar em uma fé operosa, pensamos numa fé que faça o céu descer e o lugar onde estamos tremer. Deus está falando de uma fé que nos aproxime de dele e nos transforme, para através de nós operar transformação em outros. Torne-se padrão na operosidade da fé.

A abnegação do amor nos fala de um amor desprovido de interesse próprio, um amor que busca o bem do outro, que se importa com a dor do outro e gasta tempo de qualidade para melhorar a vida de quem Deus coloca ao nosso lado para ser amado. Torne-se padrão na abnegação do amor.

A firmeza da nossa esperança em Cristo nos desafia a crer acima das circunstâncias. Estamos cercados de pessoas que olham pra nós, esperando a nossa reação diante da crise, para que possam também se posicionar. Se encontram em nós firmeza de esperança em Cristo, elas também desenvolverão esperança. Torne-se padrão de firmeza de esperança em Cristo.

Hoje é um excelente dia para buscar o melhor de Deus pra sua família; um excelente dia para reavaliar a operosidade de sua fé, a abnegação do seu amor e a firmeza de sua esperança em Cristo. Tem gente te olhando atentamente, querendo ser igual a você. Torne-se padrão.

Deus te abençoe sempre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário