UBE blogs

terça-feira, 4 de agosto de 2009

AS FERRAMENTAS DE UM PASTOR.



TEXTO BASE: “Fiel é esta palavra: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja”
(I Timóteo 3:1).


TEMA: Cumpra a sua função pastoral com amor, compaixão e responsabilidade para com Deus e com as suas ovelhas.

INTRODUÇÃO:
A palavra de Deus nos apresenta várias ferramentas que auxiliam na função pastoral. Algumas das que vou apresentar aqui talvez possam parecer-nos um pouco estranhas, mas posso garantir que cada uma delas tem fundamental importância no exercício da função pastoral. Espero em Deus que hoje possamos conhecer algumas, rever outras e colocarmos em pratica todas.


I) CAJADO: Ferramenta de busca e cuidado.
“A tua vara e o teu cajado me consolam” (Salmo 23:2). O cajado não é ferramenta de disciplina; é uma ferramenta que deve lembrar ao pastor de buscar e salvar as suas ovelhas.

II) VARA: Ferramenta de correção.
“Tu a fustigarás com a vara, e livrarás a sua alma do inferno” (Provérbios 23:14). A vara deve lembrar ao pastor que é sua obrigação disciplinar as suas ovelhas. Sempre com amor, visando não o castigo em si, mas a correção.


III) ALFORGE: Ferramenta que nos permite guardar aquilo de que precisamos.
“E tomou o seu cajado na mão, e escolheu para si cinco seixos do ribeiro, e pô-los no alforje de pastor, que trazia, a saber, no surrão; e lançou mão da sua funda, e foi-se chegando ao filisteu”. (I Samuel 17:40). O alforje nos lembra que devemos aprender sempre e perdoar a cada dia. Guarde no seu alforje somente o que edifica o seu ser e consolida o amor. 


IV) FUNDA: Ferramenta para proteger as ovelhas.
“E Davi pôs a mão no alforje, e tomou dali uma pedra e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa, e a pedra se lhe encravou na testa, e caiu sobre o seu rosto em terra” (I Samuel 17:49) A funda deve sempre lembrar ao pastor que é sua função proteger as suas ovelhas dos ataques e artimanhas do inimigo.


V) LÂMPADA: Ferramenta para guiar o próprio pastor e às suas ovelhas em meio às trevas.
“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho” (Salmo 119:105) A lâmpada nos lembra que um pastor precisa valorizar 
a palavra de Deus a cada dia.

VI) PÃO: Ferramenta que permite alimentar pessoas.
“E, tomando os sete pães e os peixes, e dando graças, partiu-os, e deu-os aos seus discípulos, e os discípulos à multidão” (Mateus 15:36). A ordem de Jesus ainda ecoa: dai-lhes vós mesmos de comer. É função do pastor satisfazer as necessidades das ovelhas.


VII) TOALHA: Ferramenta que permite que sirvamos e sejamos vistos como servos.
“Levantou-se da ceia, tirou as vestes, e, tomando uma toalha, cingiu-se” (João 13:4). Jesus vestiu uma roupa própria de um escravo para poder lavar os pés dos discípulos, precisamos também despir-nos dos nossos títulos e simplesmente servirmos.


VIII) BACIA: Ferramenta que nos permite lavar os pés uns dos outros.
“Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido” (João 13:5) Jesus teve que se ajoelhar diante dos discípulos para lavar-lhes os pés, será que estamos dispostos a nos humilharmos para servir?


IX) ÓLEO: Ferramenta que nos leva a cuidar e aliviar o sofrimento.
“Desde a planta do pé até a cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, e inchaços, e chagas podres não espremidas, nem ligadas, nem amolecidas com óleo” (Isaías 1:6). Um pastor jamais pode esquecer-se da sua missão de aliviar a dor e o sofrimento das ovelhas.


X) ARADO: Ferramenta que nos lembra que quem larga a obra não é apto para o reino.
“E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus”(Lucas 9:62). Quer você seja pastor ou esteja servindo em qualquer outra área ministerial, jamais largue o arado; para que não seja achado inapto para o reino.

Conclusão: Não é fácil ser pastor, mas o exercício da função pastoral só se justifica quando estamos dispostos a pagar o preço e usar as ferramentas adequadas para o cumprimento do propósito de Deus. Se, no entanto somos ovelhas, é importante que reconheçamos as ferramentas que o nosso pastor precisa usar, para que o compreendamos e possamos ajudá-lo em seu ministério. Cumpra a sua função pastoral com amor, compaixão e responsabilidade para com Deus e para as suas ovelhas.


Deus te abençoe sempre.

Esta mensagem foi motivada por mensagem de mesmo título, que apresentou cinco destas ferramentas, de autoria do Pr. Lázaro Aguiar Valvassoura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário