UBE blogs

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

LANÇANDO A REDE DA MANEIRA DE DEUS.


Texto Bíblico: Marcos 5
Tema: Lance a rede sobre cada pessoa a quem você possa alcançar.

Introdução: Tenho uma história de “pastor pescador” pra contar a vocês:

Há alguns anos atrás eu estava de férias com a minha família em Lagoa Azeda, uma pequena praia no litoral Sul de Alagoas. Um dia conheci um vizinho que era pescador e logo me convidou para uma pescaria em uma pequena lagoa que era banhada pelas águas do mar. No dia seguinte, às cinco horas da manhã ele estava gritando na minha janela:
- VIZIIIIIINHO, OHHH VIZIIIIINHO!!! Esse vizinho dorme demais.
Acordei, tomei café na casa do vizinho e saímos por volta das seis horas da manhã para a tão propalada pescaria.
- Eu vou ensinar o vizinho a pescar; dizia o meu mestre da pescaria com um tom inocente de excesso de confiança.
Depois de várias tentativas frustradas e de já estar todo sujo de lama, cansado de carregar uma pesada rede nos ombros e de ouvir “as mais belas histórias do meu vizinho pescador”. Lá pelas dez horas, sem nenhum peixe no puçá, eu já estava pensando em como convencer o meu novo amigo a desistir da pescaria. Nesse momento ele com um movimento rápido, fez sinal para que eu ficasse quieto, me entregou um coco seco pequeno que havia apanhado do chão e me disse sussurrando, que atirasse o mesmo na água, no local indicado, quando ele desse o sinal. Ele tirou a rede dos meus ombros (o que eu achei uma ótima idéia), preparou-se para lançá-la e me deu o sinal. Atirei o coco ainda um pouco incrédulo e aguardei. Após uns três segundos ele lançou a rede e logo começou a gritar de alegria.
Quando ele começou a puxar a rede, a entregou-me para que eu pudesse sentir o pulsar da mesma impulsionada pelos muitos peixes que apanhamos naquele bem sucedido lance. Neste momento já começávamos a ouvir os peixes lutando para se livrarem da rede. A bela pescaria aumentou em muito o inocente excesso de confiança do meu vizinho. Devolvemos vários peixes pequenos à lagoa e levamos para casa trinta e seis belos peixes que alegraram e alimentaram as nossas e outras famílias durante alguns dias.
Esta pescaria me ensinou que precisamos saber sobre quem lançar as redes, senão elas voltam vazias. O meu vizinho sabia que aquele tipo de peixe correria aos montes para o local no momento em que algo fosse lançado à água.
Jesus nos chamou para sermos pescadores de homens. Precisamos também conhecer os tipos de pessoas que queremos pescar para o nosso Senhor. Ele mesmo nos mostra como pescar.

S.T.: Vejamos sobre quem devemos lançar as redes.

1. LANÇE A REDE SOBRE OS ATORMENTADOS. (O Gadareno)
- Aquele homem vivia atormentado, nos sepulcros; ninguém queria chegar perto dele.
- Jesus ouviu o clamor daquela alma;
- Jesus foi ao outro lado do mar da Galiléia somente para libertar aquele homem.
- Jesus lançou a rede sobre os atormentados.
- Você tem lançado a rede sobre os atormentados?

2. LANÇE A REDE SOBRE OS RELIGIOSOS (Vs. 21-24 e 35-46).
- Jairo era chefe da sinagoga de uma religião que não resolveu o seu problema.
- As pessoas estão procurando um Deus que resolva.
- Proclame a sua fé contra as ameaças do inimigo (não temas, crê somente).
- Jairo ouviu falar de Jesus, alguém lançou a rede sobre ele.
- Pregue a Palavra a toda criatura, até mesmo aos religiosos, mas não discuta.
- Você tem lançado a rede sobre os religiosos?

3. LANÇE A REDE SOBRE OS ENFERMOS (Vs. 25-34).
- Aquela mulher estava cansada de sofrer; (26)
- Ela ouviu falar de Jesus; (27)
- Ela tinha fé; (28)
- Mas a obra de Deus é para salvar pessoas, não somente curar; (30)
- O evangelho traz paz, devemos levar paz ao coração das pessoas; (34)
- Os enfermos precisam ouvir não somente sobre cura, mas principalmente sobre a salvação. (Lucas 5:20)
- Você tem lançado a rede sobre os enfermos?

4. LANÇE A REDE SOBRE OS SEUS FAMILIARES E AMIGOS. (Vs. 19 e 20)
- Jesus não permitiu que o ex-possesso fosse com ele, mas ordenou que voltasse para os seus e anunciasse o que Deus tinha feito na vida dele.
- Nosso primeiro ministério é com a nossa família. Se alguém não cuida bem da sua família, como pode cuidar da obra de Deus (I Tim 3:4,5).
- Ele anunciou em Decápolis, onde ele era conhecido e o seu testemunho impactaria muitas vidas. - Você tem lançado a rede sobre os seus?

5. LANÇE A REDE SOBRE INDIVÍDUOS EM MEIO À MULTIDÃO.
- Jesus sempre lançou a rede sobre pessoas em meio à multidão. Ele conseguia ver indivíduos onde todos só viam a massa.
- Jesus encontro Zaqueu, Jairo, A mulher hemorrágica, Bartimeu, O paralítico de Betesda. Todos estes e muitos outros indivíduos em meio à multidão.
- É preciso olhos atentos para identificar os indivíduos em meio à multidão
- Você tem lançado a rede sobre indivíduos em meio à multidão?

Conclusão: Romanos 10:13-17.

13 - Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
14 - Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?
15 - E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas.
16 - Mas nem todos têm obedecido ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem creu na nossa pregação?
17 - De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.

Lance a rede sobre os atormentados, sobre os religiosos, sobre os enfermos, sobre os seus familiares e amigos; e sobre indivíduos em meio à multidão. Deus te chamou para ser pescador de homens, lance a rede sobre cada pessoa a quem você possa alcançar.

Deus nos abençoe sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário