UBE blogs

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

UNA-SE A UMA IGREJA.


Tenho plena convicção que a felicidade do homem passa pela família e pela igreja; ambas são instituições divinas, criadas para acolher e orientar o homem, na sua vida de comunhão com Deus e com o próximo. A família é a “Célula Mater” da sociedade, Infelizmente muitas famílias têm sido alvo de uma total desestrutura causada pelo próprio despreparo com que cada cônjuge chega ao casamento e pelo desprezo a Deus e à sua palavra. Como sempre, o pecado tem cobrado o seu preço. É justamente devido à desestrutura familiar que a igreja assume o papel de agente reestruturador da vida em família, e chega até mesmo, a preencher a lacuna deixada pela dissolução da mesma na vida de alguns indivíduos. Nos últimos anos temos dado especial atenção ao papel da igreja na vida das pessoas. Comumente, observo pessoas pelas quais o mundo não nutria mais nenhuma expectativa, desprezadas pelos amigos, pela sociedade e pela própria família; que encontram na igreja um novo sentido para as suas vidas. O papel da igreja não é apenas suprir as nossas necessidades espirituais, seu papel vai muito além.

O homem é um ser tricótomo, composto de corpo, alma e espírito; é, portanto necessário que sejam supridas as suas necessidades em cada uma destas áreas:
- O espírito do homem precisa se relacionar com Deus;
- A sua alma precisa que sejam organizadas as suas emoções e que haja um bom relacionamento com outras pessoas;
- E o corpo do homem, precisa de tudo que possa contribuir para que ele seja saudável.
A igreja é, portanto, a idéia de Deus que visa dar ao homem a oportunidade de suprir todas as suas necessidades. Através da igreja o homem cresce em sua relação com Deus; na relação interpessoal; e até mesmo, na sua visão de si mesmo.

Na igreja, encontramos facilmente pessoas que não se amavam nem acreditavam em si mesmas, pessoas que nunca se acharam bonitas nem tinham coragem de falar em público; e que superaram tudo isto através do amor de Deus e da ação restauradora operada através da sua igreja. Por esta razão é maravilhoso ver a igreja como uma brilhante idéia de Deus, e um presente sem igual para todos os homens.

Vamos ver o que a Bíblia diz a respeito:

“Não havia entre eles necessitado algum. Pois todos os que vendiam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos e repartia-se a cada um, conforme a sua necessidade” (Atos 4:34–35).


O cuidado com os irmãos tem sido uma marca da igreja desde os primeiros cristãos; é sempre muito importante que todas as necessidades sejam supridas. O próprio Senhor Jesus demonstrou isto na multiplicação dos pães; mostrou que é responsabilidade da igreja alimentar os famintos, e que, ainda que os nossos recursos sejam poucos, quando colocados nas mãos de Cristo e por ele abençoados, serão capazes de alimentar multidões e ainda sobrar.

“Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum” (Atos 2:44).

Um dos aspectos mais fascinantes da vida da igreja é a comunhão; é incrível como a igreja consegue aglutinar pessoas de culturas, idades e condições sociais as mais diversas. Nenhuma outra instituição consegue reunir um grupo tão diverso de pessoas e fazer com que vivam de forma tão harmoniosa. A igreja, com isso, consegue dar aos seus membros um sentido de vida em família com tanta interação que muitas vezes não é alcançado nem mesmo na família natural.

“Perseveravam na doutrina dos apóstolos, na comunhão. No partir do pão e nas orações” (Atos 2:42). “Perseverando unânimes todos os dias no templo”. (Atos 2:46)

Um dos segredos para o crescimento espiritual de qualquer cristão é o estudo da palavra de Deus. A igreja nos proporciona um estudo profundo da palavra Deus, que nos leva a uma compreensão mais clara acerca do propósito que ele tem para as nossas vidas. É maravilhoso sentir o cuidado dos nossos pastores e o efeito restaurador que a palavra ensinada produz; perseverar na doutrina dos Apóstolos nos dá a segurança de que estamos no caminho certo e, portanto, agradando a Deus.

“Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo” (Atos 2:47). “Tudo o que tem fôlego louve ao Senhor” (Salmos 150:6).

Louvar a Deus é algo que produz no ser humano um sentimento de satisfação indescritível. A Bíblia diz que o louvor liberta; quando louvamos a Deus o nosso espírito lhe exprime a nossa gratidão, nossa admiração e o nosso amor. Através do louvor Deus fala também ao nosso coração, produzindo uma profunda harmonia entre Deus e o homem; assim sendo, a igreja proporciona ainda ao homem a oportunidade de entrar na presença de Deus em profunda adoração.

“Os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante temor” (Atos 4:33).

A igreja também nos dá a oportunidade de servir a Deus das mais diversas formas. A tarefa maior da Igreja é levar a mensagem do evangelho a todos os povos. Além disso, existem na igreja, diversos ministérios, através dos quais podemos cumprir o nosso serviço de adoração, evangelização, compaixão e tantos outros.

Procure o mais rápido possível uma igreja que lhe ensine a palavra de Deus e leve-o a Deus em adoração. Uma igreja que cuide de você e de sua família, que lhe ofereça a oportunidade de servir a Deus através da evangelização e dos diversos ministérios que a mesma abrace, verifique que esta receba-o amavelmente em sua comunhão.
Una-se à mesma; garanto-lhe que depois disto sua vida nunca mais será a mesma.

Não perca mais tempo, una-se a uma igreja.

Deus te abençoe sempre.

Rev. Jademir Barbosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário