UBE blogs

domingo, 30 de agosto de 2009

USANDO O INSIGNIFICANTE PARA FAZER O EXTRAORDINÁRIO.


TEXTO BÍBLICO: “Ora uma dentre as mulheres dos filhos dos profetas clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao Senhor. Agora acaba de chegar o credor para levar-me os meus dois filhos para serem escravos. Perguntou-lhe Eliseu: Que te hei de fazer? Dize-me o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite. Disse-lhe ele: Vai, pede emprestadas vasilhas a todos os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas. Depois entra, e fecha a porta sobre ti e sobre teus filhos; deita azeite em todas essas vasilhas, e põe à parte a que estiver cheia. Então ela se apartou dele. Depois, fechada a porta sobre si e sobre seus filhos, estes lhe chegavam as vasilhas, e ela as enchia. Cheias que foram as vasilhas, disse a seu filho: Chega-me ainda uma vasilha. Mas ele respondeu: Não há mais vasilha nenhuma. Então o azeite parou. Veio ela, pois, e o fez saber ao homem de Deus. Disse-lhe ele: Vai, vende o azeite, e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto” (II Reis 4:1-7)

Coloque os seus recursos nas mãos de Deus e deixe que ele faça da sua vida algo extraordinário.

Deus é especialista em usar coisas insignificantes para fazer coisas extraordinárias:
1. Ele usou um velho de oitenta anos, que tinha apenas uma vara na mão, para libertar o povo de Israel da opressão no Egito, que naquela época, era a maior nação do mundo.
2. Ele usou um menino que tinha apenas uma funda na mão para derrotar um gigante que amedrontava um exercito inteiro.
3. Ele usou cinco pães e dois peixinhos para alimentar mais de cinco mil pessoas e ainda sobrou.
4. Ele usou uma botija de azeite para pagar a dívida da viúva e lhe dar recursos para viver (e viver bem) com seus dois filhos.
Ainda hoje Ele continua usando coisas insignificantes como eu e você (ou os nossos recursos), para fazer coisas extraordinárias.

Deus vê os nossos recursos insignificantes e sonha com coisas extraordinárias. Vamos ver algumas coisas que Deus quer fazer através dos recursos que você colocar nas mãos dele.

1. DEUS QUER TE ABENÇOAR DE FORMA EXTRAORDINÁRIA (II Reis 4:1-7).
Uma situação desesperadora –
O Texto lido nos mostra uma viúva desesperada com o fato de que os seus filhos seriam levados como escravos por conta de uma dívida impagável. Talvez você também esteja vivendo hoje uma situação desesperadora. O que fazer numa situação como esta?

Busque a Deus em primeiro lugar – Aquela viúva poderia ter buscado ajuda em muitas outras fontes, mas procurou o caminho certo, buscar a Deus em primeiro lugar.

Coloque os seus recursos nas mãos de Deus – A princípio pode parecer que você não tem nada que possa ser usado para resolver a situação, mas procure ver o que você tem em sua casa ou em sua vida para colocar nas mãos do Senhor. É insignificante? Oh Glória! Deus é especialista em transformar coisas insignificantes em coisas extraordinárias.

Busque vasilhas vazias – As nossas vasilhas vazias representam a disponibilidade da nossa fé. Deus quer operar milagres em nossa vida, mas é necessário que lhe demonstremos a nossa fé através das nossas ações. Precisamos caminhar em direção ao milagre. A viúva poderia ter pensado: pra que pedir vasilhas vazias às minhas vizinhas se o azeite que eu tenho cabe nas minhas vasilhas? Mas ela não questionou a ordem do profeta. Caminhou pela fé e viveu do milagre. Ainda há fé em nosso coração? Temos vasilhas vazias para que o Senhor possa enchê-las? Dê espaço a sua fé, busque vasilhas vazias.

Viva do milagre – Muitos cristãos perdem a benção por não saberem administrar uma situação de bonança. Depois do milagre a viúva foi ao profeta e continuou sendo abençoada. Não abandone a igreja ou deixe de ser fiel quando já não tiver problemas para administrar. Volte ao homem de Deus e continue seguindo a sua orientação. Andar em obediência é caminho de bênção, é viver do milagre a cada dia.


2. DEUS QUER TE CAPACITAR DE FORMA EXTRAORDINÁRIA (I Sam 17:33-51).
Não se deixe limitar pelo tamanho do desafio –
Davi enfrentou um urso e depois um leão. Deus lhe deu livramento diante de cada prova. Quando chegou a hora de enfrentar o gigante ele estava pronto. Não se deixe limitar pelo tamanho do seu desafio, olhe para o seu Deus.

Não se deixe limitar pelo que alguns pensam de você – Muitos servos de Deus se limitam pelo que outros acham deles. Davi era desprezado pelo seu pai e pelos seus irmãos, mas não pelo seu Deus. Deus quer te capacitar de forma extraordinária, não se deixe limitar pelo que outros pensam de você. Permita-se sonhar os sonhos de Deus.

Coloque a sua vida nas mãos de Deus – Temos que confiar no Senhor e entregarmos a nossa vida ao serviço da obra de Deus. Não importa o que tenhamos que passar. Davi se colocou nas mãos de Deus e o Senhor lhe deu vitória, se você colocar a sua vida nas mãos de Deus Ele vai te capacitar de forma extraordinária.

Seja você mesmo – Quando Davi tentou usar a indumentária de Saul ele não conseguiu nem andar. Deus te capacitará. Permita que o Espírito Santo molde você da maneira de Deus, mas não tente ser quem você não é. O mundo já tem mais "figurinhas carimbadas" do que possamos suportar. Se Deus te chamou ele vai te capacitar. Ele fará isto tirando da sua vida o que não o agrada e colocando em sua vida o que você precisa. Não tente cantar como fulano, pregar como aquele pregador, se vestir como outro ou agir como quem quer que seja. Deus quer te capacitar de forma extraordinária, apenas seja você mesmo.

3. DEUS QUER ABENÇOAR A TUA VIDA MINISTERIAL DE FORMA EXTRAORDINÁRIA (Lucas 9:10-17).
Procure ver as coisas da ótica de Deus –
Os discípulos viam apenas um problema; um povo pegajoso que certamente iria atrasar o horário da janta deles. Jesus via um povo sedento de Deus e carente de recursos. Uma oportunidade de ministrar a palavra e alimentar este povo.

Não esqueça que a palavra de Deus é a base de cada ministério – Jesus estava ali para pregar a palavra de Deus a um povo sedento. Cada ministério na igreja existe para propagar a palavra. Seja qual for o seu objetivo ou área de ação, um ministério cristão existe para falar do amor de Deus e levar salvação aos perdidos.

"Dá-lhes vós de comer" – A responsabilidade parece ser de todos, desde que não seja nossa. Jesus mostra justamente o contrário, dá-lhes vós de comer. É para isto que temos sido ensinados, para que possamos abençoar a outros. Por esta razão Deus nos levou a um cursilho, a um acampamento, a um curso de restauração familiar ou a um retiro espiritual. Não somente para que sejamos abençoados, mas para que possamos também abençoar a outros.

Avalie a situação em busca dos recursos disponíveis – É muito fácil dizer: Não temos nada. Não tenho tempo, não tenho dinheiro, não tenho pessoas pra me ajudar. Jesus não perguntou o que eles não tinham. Mas mandou buscar o que tinham. Da mesma forma Jesus não está perguntando o que nós não temos; Ele está nos mandando servir em alguma área ministerial. Avalie a situação com olhos de quem quer ser parte da solução, não como quem quer se livrar do problema. O povo tem os recursos; um tem o pão, outro tem o macarrão, outro conhece alguém que pode doar os ossos, um prepara uma mensagem da palavra de Deus para o coração das famílias presentes, alguém doa as verduras, outro pode fazer uma sopa e, se o coração do povo se inclinar a trabalhar, mais uma comunidade carente será abençoada com o alimento espiritual e com uma deliciosa e nutritiva sopa que vai satisfazer, ao menos, parte das suas necessidades.

Coloque os recursos disponíveis nas mãos de Deus – Por mais insignificantes que sejam os nossos recursos, quando os mesmos estiverem nas mãos de Deus eles serão extraordinários. Cinco pães e dois peixinhos alimentaram mais de cinco mil pessoas. Você pode imaginar o que Deus fará quando os recursos disponíveis forem colocados nas mãos do Senhor?

Se organize – Deus é organizado. A primeira coisa que Jesus ordenou depois que lhe informaram acerca dos recursos foi: Fazei-os reclinar-se em grupos de cinqüenta. Todos deveriam estar sentados e em pequenos grupos. Assim se evitava que aquilo que era pra ser uma benção se transformasse em um problema de dimensões assustadoras. Se o ministério que Deus te chama a participar se organizar, se houver oportunidade para todos e se cada um cumprir com as suas obrigações. Certamente a benção de Deus se multiplicará.

Busque a benção de Deus em oração – Nada no reino de Deus, sem oração, funcionará como convém. A multiplicação dos pães não aconteceu sem oração. Assim que os recursos chegaram às mãos do Senhor Jesus ele os abençoou. A abertura do Mar Vermelho, a ressurreição de lázaro, a revogação do decreto do rei Assuero contra os judeus. Todos os milagres de Deus em favor do seu povo são fruto das orações dos santos. Se o povo de Deus deixar de orar vai perder poder e unção para o ministério; alem de deixar de promover milagres. Quando o missionário Stanley Jones estava indo fazer a obra missionária na china foi aconselhado a ir “de joelhos”, numa alusão clara a uma vida de oração. Assim ele fez, gastou grande parte de sua vida em oração pelo povo chinês e Deus o usou tremendamente naquele país.

Creia que o milagre vai acontecer na sua mão – Quem serve a Deus através de algum ministério sabe o que é ver milagres acontecendo. Já vi Deus fazer coisas extraordinárias ao longo da minha vida ministerial. Experimentei o milagre do suprimento inúmeras vezes. Vi Deus alimentar mais de cento e cinqüenta pessoas quando a comida não daria para oitenta. Vi Deus multiplicar combustível por mais de 50 km, para que pudesse socorrer alguém quando, na época, não se vendia combustível aos domingos. Vi Deus dar um equipamento novo a uma igreja que orava, ao custo de dez reais quando o mesmo custava quase duzentos e muitos achavam que a campanha era uma loucura. Meu ministério não se baseia em milagres, se baseia no ensino da palavra; mas a Bíblia diz que estes sinais seguirão aos que crerem. Creia meu amado, comece a fazer a obra de Deus e os milagres acontecerão nas suas mãos.

Não desperdice os recursos de Deus – Quando cuidamos de algum ministério precisamos sempre ter em mente que estamos administrando os recursos do Senhor. Jesus mandou que recolhessem o que sobrou para que pudéssemos ter responsabilidade com o que ele faz chegar as nossas mãos. Eu sempre pechincho mais quando compro algo para a igreja do que quando compro para mim. Certa vez ouvi de um pastor de uma grande igreja da nossa denominação, que convidou uma cantora famosa em nosso país para cantar em um domingo na sua igreja. Ela lhe pediu R$ 10.000,00 (Dez mil reais). Ele desfez o convite mostrando que este valor era equivalente ao dízimo de quinhentas viúvas (o salário mínimo na época era de R$ 200,00 e o dízimo de uma viúva que recebesse o salário mínimo seria de R$ 20,00). Concordo plenamente com o pastor. Eu não gasto os recursos de Deus e do povo de Deus sem pensar na oferta da viúva. Cada moeda que chega às nossas mãos precisa ser valorizada. Deus quer abençoar a tua vida ministerial de forma extraordinária, mas seja responsável e não desperdice os recursos de Deus.

Conclusão

Quero concluir com esta breve estória:
Havia uma jovem mulher que tinha uma doença terminal e lhe foi previsto apenas mais três meses de vida. Desta forma, ela começou a colocar suas coisas "em ordem".
Passado algum tempo, ligou para um amigo e lhe pediu que viesse à sua casa para discutirem determinados aspectos de seus últimos desejos.
Conversaram sobre vários pontos e ela lhe disse sobre todas as suas vontades relacionadas ao serviço funerário. Tudo estava em ordem e o amigo preparava-se para sair quando a mulher lembrou-se de algo muito importante.
- Tem mais uma coisa! Disse com certa excitação.
- Do que se trata? Perguntou o amigo.
- Isto é muito importante. - continuou a mulher - Eu quero ser enterrada com um garfo em minha mão direita.
O amigo ficou olhando-a sem saber o que dizer.
- Estás surpreso? A jovem mulher perguntou.
- Bem, para ser honesto, não entendi o propósito deste seu pedido. Respondeu o amigo.
A mulher então explicou:
- Quando eu era criança e visitava minha avó, ao final do jantar os pratos começavam a ser recolhidos, minha avó se inclinava em minha direção e cochichava em meu ouvido: "Mantenha o garfo em sua mão". Era minha parte favorita, porque eu sabia que algo melhor estava por vir, como um bolo de chocolate ou uma torta de maçã. Algo sempre maravilhoso e que me daria muito prazer!
- Assim, eu apenas quero que as pessoas me vejam lá no caixão com um garfo em minha mão e então perguntem "para que é o garfo?". Então quero que lhes diga: "ela mantém seu garfo porque o melhor está por vir".
Creia que o melhor está por vir. Deus é especialista em usar coisas insignificantes para fazer coisas extraordinárias:
Ele quer te abençoar de forma extraordinária;

Ele quer te capacitar de forma extraordinária;
e quer abençoar a tua vida ministerial de forma extraordinária.
Coloque os seus recursos nas mãos de Deus e deixe que ele faça da sua vida algo extraordinário.

DEUS TE ABENÇOE SEMPRE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário