UBE blogs

terça-feira, 11 de agosto de 2009

TEM CUIDADO DE TI MESMO E DA DOUTRINA.

TEXTO BÍBLICO: "Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina, persevera nestas coisas, porque fazendo isto, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes" (I Timóteo 4:16).

INTRODUÇÃO: O apóstolo Paulo admoestando ao seu discípulo, o jovem pastor Timóteo, mostra que devemos cuidar de nós mesmos e da doutrina. Muitos ministérios que poderiam ser frutíferos e isto durante muitos anos; são abreviados ou prosseguem mal orientados e fora dos propósitos de Deus por falta do cuidado com a vida pessoal e também com a doutrina. Paulo nos mostra que precisamos observar com muito cuidado estes aspectos para que os propósitos de Deus na nossa vida possam ser estabelecidos.

Vejamos algumas áreas da nossa vida pessoal e da doutrina que precisam ser tratadas com cuidado por cada um que tem o chamado de Deus para servi-lo:

I - TEM CUIDADO DE TI MESMO.
O cuidado de si mesmo é fundamental para que a nossa vida ministerial possa ser bem sucedida. Temos visto ao longo da jornada muitos ministros de Deus, nas mais diversas áreas ministeriais que desprezam o cuidado por si mesmo e se tornam presa fácil nas mãos de satanás. Precisamos aprender que nós somos mais preciosos para Deus que os nossos ministérios, a nossa família é mais preciosa para Deus que o nosso ministério. Muito mais que uma exortação do apóstolo Paulo esta é uma advertência do próprio Deus: “Tem cuidado de ti mesmo...”.
Vamos, portanto observar alguns importantes aspectos do cuidado de si mesmo:

Cuidado com a vida espiritual.

1. FÉ. A Bíblia diz que sem fé é impossível agradar a Deus. Tudo o que produzimos no reino espiritual tem como base a nossa fé. A epístola aos Hebreus diz que aquele que se aproxima de Deus precisa crer primeiramente que ele existe e que se torna galardoador daquele que o busca. A fé é alimentada pelo ouvir (Ler) a palavra de Deus e pelas experiências adquiridas no relacionamento com o Senhor.

2. ORAÇÃO. A oração é uma das mais importantes bases da vida cristã. A oração é uma conversa com Deus, é através dela que mantemos íntima comunhão com o Pai e alimentamos o nosso espírito. Quando um filho de Deus negligencia a sua comunhão com o Senhor, ele jamais poderá ser um bom ministro na obra de Deus. O nosso maior exemplo de valorização da vida de oração é o próprio Jesus, que mesmo sendo um com o Pai, jamais negligenciou a sua vida de oração. Temos, no entanto muitos outros exemplos de vida de oração na palavra, tais como: Neemias, Daniel, Ana, Jabes e tantos outros.

3. ADORAÇÃO. Um dos erros mais comuns que muitos ministros de Deus têm cometido é o de perder a consciência da glória, soberania e majestade de Deus. Somos chamados a adoração (Salmos 29:1), certamente Deus tem prazer em ver-nos servir em sua obra, mas não podemos de forma alguma substituir a adoração a Deus pelo nosso serviço. A adoração é a expressão da nossa admiração, gratidão e dependência de Deus por tudo aquilo que ele é, quando um filho de Deus perde o sentido de adorador ele entra em um caminho extremamente perigoso.

4. LEITURA DA PALAVRA. A leitura diária da palavra de Deus é condição indispensável para quem deseja servi-lo. A palavra de Deus revela o Senhor e expressa a sua vontade e direção para o seu povo. Sem ela não temos como viver uma vida sólida no nosso relacionamento com o Pai.

5. COMUNHÃO COM A IGREJA. Deus criou a igreja para que pudéssemos através dela sermos assistidos e treinados para melhor servirmos ao Senhor. A igreja provê sustento espiritual, oportunidade de serviço, amparo emocional e até mesmo o alimento para o corpo. Ou seja, através da igreja Deus proporciona o cuidado integral, corpo, alma e espírito para o seu povo. Todos, sem exceção, que tentam viver uma vida piedosa e temente a Deus longe da igreja, fracassam.

6. VITÓRIA SOBRE O PECADO. De nada adianta termos uma vida de oração constante, leitura diária, comunhão e serviço na igreja sem, no entanto termos vitória sobre o pecado. A obra de Deus foi realizada em Cristo com o propósito de nos livrar não somente da condenação do pecado, mas do seu domínio sobre nós (Rom. 6:14). Um ministro de Deus que se acostuma a uma vida sem vitória sobre o pecado está caminhando de forma vazia e o seu fim é a ruína. A Bíblia diz: Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte (Prov. 14:12).

7. MINISTÉRIO. Não podemos perder de vista o propósito de Deus de nos transformar em seus servos. Um dos maiores privilégios que Deus tem concedido aos homens é o de participar da sua obra. Não existe nada mais gratificante do que proporcionar o encontro de vidas com o Deus vivo e levá-las a tornarem-se membros da família de Deus. Os ministérios são ferramentas de Deus para nos ajudar no cumprimento da missão, através dos mesmos, integremo-nos à igreja de Deus e cumpramos a nossa missão, tornando-nos participantes de sua obra.

Cuidado com a família.

1. CÔNJUGE. Quem não cuida bem da sua casa não pode cuidar da igreja de Deus. Os cônjuges precisam estar atentos ao cuidado um com o outro. É preciso separar tempo para estarem juntos, dar qualidade a este tempo, investir no relacionamento matrimonial e estar atento às investidas do diabo. Muitas vezes satanás usa cônjuges fracos para destruir ministérios profundamente promissores.

2. FILHOS. Outra estratégia sempre presente de satanás é utilizar dos filhos para atingir o ministério dos pais. Ministros de Deus devem investir na vida espiritual dos filhos para que possam contar com os mesmos como parceiros ministeriais. Quando os filhos vêem que Deus está agindo na vida dos pais e isto agrega qualidade de vida para a família eles se tornam colaboradores junto aos pais.

3. PARENTES. Precisamos ter cuidado especial com o convívio com parentes que não são parte da nossa família celular (Pai Mãe e filhos), mas que porventura possam morar circunstancialmente na mesma casa ou muito próximo, para que isto não se torne um empecilho na obra de Deus. Principalmente, não podemos permitir que os mesmos causem constrangimento na criação dos filhos nem, no relacionamento conjugal. Precisamos separar bem as coisas.

4. FINANÇAS. Outra artimanha muito forte de satanás para destruir famílias e ministérios é a nossa vida financeira. Algumas das maiores armas que satanás tem usado neste propósito são os cartões de crédito e os cheques especiais. Eles criam a ilusão de que temos o dinheiro e um dia cobram o seu preço. Os juros destes desmontam a maioria dos orçamentos familiares e promovem verdadeiras falências em muitos lares. Infelizmente em meio a estes lares muitos são de ministros da obra de Deus. O assunto “finanças” é por demais importante para que seja desprezado pelos ministros de Deus. Portanto: Tem cuidado da tua vida financeira.

Cuidado com a saúde.

1. FÍSICA. Muitos ministérios cessam prematuramente porque os seus ministros não cuidam da sua saúde. Morrem ou ficam impossibilitados de dar continuidade a obra de Deus por sérios comprometimentos das suas atividades físicas. Precisamos valorizar o nosso corpo como templo do Espírito Santo. Estamos sempre prontos para reclamar e apontar o pecado de quem fuma, bebe ou toma drogas. Mas muitas vezes nos enchemos de comida de forma a prejudicar a nossa saúde ou dormimos tão pouco que já não conseguimos render o necessário no serviço a Deus nem no convívio com os santos.

2. EMOCIONAL. Pouco se dá atenção à saúde emocional. Somos corpo, alma e espírito; de nada adianta cuidarmos do nosso corpo e do nosso espírito se a nossa alma fica entregue ao desprezo. A alma é o centro das nossas emoções; infelizmente temos visto ao longo dos anos muitos ministros de Deus que sucumbem pela falta de investimento no cuidado emocional. Quem não cuida da sua alma certamente viverá aquém das suas possibilidades emocionais.

Cuidado com os valores.
A nossa vida hoje em dia é extremamente corrida e agitada. Precisamos sempre fazer escolhas que dependem da nossa ordem de valores e prioridades. Se não valorizarmos as melhores coisas, certamente nos encontraremos envoltos em atividades que tomarão o nosso tempo e inverterão a nossa ordem de prioridades. Precisamos estabelecer uma escala de valores claramente orientada pelos valores bíblicos. O povo de Deus tem que valorizar e priorizar o que Deus valoriza e prioriza. Se não for assim veremos satanás turvando o nosso entendimento e corrompendo os nossos valores, nos afastando da urgência e prioridade da obra de Deus.

II. TEM CUIDADO DA DOUTRINA:

O cuidado com a doutrina é também de fundamental importância na vida de um ministro da obra de Deus. Tudo o que fazemos para o Senhor precisa ser baseado na doutrina da palavra de Deus. Se não tivermos cuidado da doutrina poderá acontecer conosco o mesmo que aconteceu com Paulo, que foi achado lutando contra a igreja do Deus vivo. O nosso trabalho, por maior que seja a nossa dedicação, poderá ser usado contra a obra do nosso Deus se não tivermos cuidado da doutrina. Assim sendo é de fundamental importância que estudemos a palavra e analisemos aquilo que estamos aprendendo e ensinando. Pois somente a sã doutrina conduzirá pessoas à presença de Deus e a um encontro transformador com o Senhor Jesus Cristo.

CONCLUSÃO: Para que a nossa vida, família e ministério sejam abençoadores e abençoados por muitos anos com a graça de Deus, precisamos atentar para a exortação de Deus:

"TEM CUIDADO DE TI MESMO E DA DOUTRINA"

Deus nos abençoe sempre.



Nenhum comentário:

Postar um comentário