UBE blogs

domingo, 9 de agosto de 2009

DO CORAÇÃO DO PAI AO CORAÇÃO DO FILHO.

TEXTO BÍBLICO:
“Então, o rei, profundamente comovido, subiu à sala que estava por cima da porta e chorou; e, andando, dizia: Meu filho Absalão, meu filho, meu filho Absalão! Quem me dera que eu morrera por ti, Absalão, meu filho, meu filho!” ( II Samuel 18:33).

TEMA: DÊ O MELHOR DE SI AO SEU FILHO.
INTRODUÇÃO: Reportagem nas páginas amarelas da Veja (10/08/00). Sociólogo, Glaucio Ary Dillon Soares, afirma que o Brasil se tornou um dos países mais violentos do mundo. E ele aponta que a pobreza não é o grande responsável por este quadro caótico e vergonhoso. Mas um dos grandes problemas é a desagregação familiar. A desestruturação familiar tem contribuído muito para este caos. A família deixou de ser há muito tempo o ambiente gerador de valores, formador de estruturas emocionais, psíquicas, afetivas, saudáveis, equilibradas etc.Eu não tenho dúvida que precisamos cuidar mais de nossas casas, de nossas famílias, de nossos filhos.

As famílias evangélicas estão se desmoronando. Os lares dos líderes estão se fragmentando. Portanto, é preciso olhar para casa, para dentro, para o interior de nossas relações. Não tenho dúvida de que necessitamos de pais convertidos aos filhos e de filhos convertidos aos pais, conforme nos ensina o profeta Malaquias 4.6: “Ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos aos pais; para que eu não venha e fira a terra com maldição”.

NÓS PAIS PRECISAMOS OLHAR MAIS PARA NOSSOS FILHOS.
Vejamos a história de Davi. Davi era um pai muito bem intencionado. O grande problema é que boas intenções não são suficientes para evitar tragédias em nossa família.Vejamos as boas intenções de Davi. Por exemplo, a começar pelos nomes que ele dá aos filhos. No tempo de Davi, os nomes pessoais revelavam muito as intenções e as expectativas que os pais tinham em relação aos filhos. Logo, Davi espera muita coisa boa de seus filhos.ADONIAS – Aquele que pertence a Adonai, ao Senhor. Davi diz: “Este é de Deus”;SALOMÃO – Significa “pacífico”;ABSALÃO ou ABSHALOM – Que significa “o pai da paz”.Dá para imaginarmos o que Davi tinha em mente ao colocar tais nomes em seus filhos? Havia muita esperança no coração de Davi. Davi jamais pensou que Absalão um dia viria a traí-lo, gerando assim um golpe de estado, a fim de destronar o próprio pai do poder. Preste atenção numa triste realidade: “conquanto Davi fosse um pai que sonhasse com o bem dos filhos, ele, no entanto, não era capaz de transformar suas boas intenções em investimento de vida na existência dos filhos”. Não foi capaz de investir vida na vida dos seus filhos.
Por que isso aconteceu? Talvez porque estivesse ocupado demais. Era rei, muitas reuniões, muitas decisões, muitos compromissos etc. Pai, cuidado com o tempo dedicado ao seu filho, ele precisa ser suficiente, direcionado e com qualidade.
Por que isso aconteceu? Talvez porque estivesse ausente demais. Pai, cuidado com a distancia para com o seu filho; esteja próximo e atento a tudo que o envolve.

Preste atenção em mais um detalhe: Absalão tinha tudo: dinheiro, castelo, casas, prestígio, posição social, status, era bonito (a Bíblia diz que ele era o homem mais bonito daquela geração (II Samuel 14.25), mas não tinha pai. Tinha tudo, mas não tinha família. Absalão não queria um rei, queria um pai.Os grandes problemas de Davi eram na área familiar. Davi se caracteriza por ser um pai omisso e será a omissão a porta de entrada da desgraça na vida deste grande homem e de seu filho Absalão.Tudo começa quando Davi adultera com Bate-seba. A Bíblia diz, por boca do profeta Natã, que a partir daí, a espada não se apartaria da casa de Davi. Investir no casamento é também uma forma de evitar tragédias na vida espiritual, na vida familiar, e ainda investir nos filhos.

As coisas começam a ganhar vulto quando Amnom, um dos filhos de Davi e seu primogênito, se apaixona por uma de suas irmãs (II Samuel 13.1-14), irmã por parte de pai, a qual era irmã de Absalão, filho de Davi com Maaca (II Samuel 3.3), que era uma estrangeira procedente de Gesur.Tamar era o nome da moça. A Bíblia diz que ela era linda e maravilhosa, graciosa, formosa, encantadora, (II Samuel 13.1). Amnom, seu meio irmão, se apaixona por ela (II Samuel 13.2,3). Ele então armou um plano para coabitar com sua irmã (II Samuel 13.5). O capítulo treze de II Samuel nos conta toda a história em detalhes.
Todo mundo ficou sabendo, inclusive a corte. O rei ficou sabendo do escândalo, mas não fez nada. Tamar ficou, alem de moralmente destruída, com profundas feridas emocionais. Mas Davi não fez nada para reparar isso.Absalão esperava que seu pai fizesse alguma. O tempo passou e nada. Então, Absalão a chamou para morar com ele (II Samuel 13.20).Depois de 2 anos, Absalão não agüentou mais esperar. Se encheu de ira e ódio. Ele começou a planejar a morte do irmão. (II Samuel 13.23-27).
Absalão mata Amnom. O rei se enfurece, fica cheio de ódio. Absalão foge, indo morar na casa de Talmai, seu avô (II Samuel 13.37). Permanece por lá durante 3 anos (II Samuel 13.38). Durante todo esse tempo nada foi feito. Davi não chama o filho, não conversa etc.Mais tarde Davi chama o filho para morar nas imediações de Jerusalém (II Samuel 14.21-24). Há 2 km de Jerusalém. Dois anos se passaram e Davi não faz nada. Tão perto e tão longe.Davi, depois de Absalão não agüentar mais, mandou chamá-lo à sua presença. O texto de II Samuel 14.33 diz que Davi apenas o beijou. O capítulo 15 de II Samuel informa que, daquele dia em diante, Absalão vai para a porta da cidade e começa a conspirar contra seu próprio pai (Vs. 1-6). Absalão prepara uma revolta armada (Vs. 10-13).

Davi foge com medo do próprio filho. Joabe, capitão do exercito de Davi, não agüenta mais aquela situação, até que um dia mata o filho do rei, que ficara preso por entre os galhos de uma árvore (II Samuel 18.9,14).Assim, chegamos ao texto central que lemos. O tempo de dizer: “meu filho” havia acabado. Absalão estava morto e a tragédia consumada.

O QUE, COMO PAIS, PODEMOS APRENDER COM A HISTÓRIA DE DAVI E ABSALÃO?

1. NÃO PODEMOS PRIVAR NOSSOS FILHOS DOS SEUS PAIS.
Os filhos têm direito à presença, ao carinho, à atenção, à exortação, à correção e ao ensino por parte dos seus pais.
Os pais têm papel fundamental na vida dos filhos.

2. NÃO PODEMOS TRANSFERIR RESPONSABILIDADES INTRANSFERÍVEIS.
É você quem é o pai; não é o pastor, não é o professor, não são os tios, os avôs, a secretária ou mesmo a televisão. Quem é o pai é você, logo, não transfira a estes as suas responsabilidades.
A responsabilidade de exortar, cuidar, resolver problemas e direcionar é sua.

3. NÃO PODEMOS DEIXAR DE CONFRONTAR NOSSOS FILHOS.
O diálogo continua sendo o melhor caminho para resolver os conflitos.
Não tenha medo de errar, pior é se omitir.
Deus vai te dar graça.

4. NÃO PODEMOS NEGLIGENCIAR OS VALORES TRANSMITIDOS AOS NOSSOS FILHOS.
Seu filho vai ser influenciado pelo que você valoriza.
Como você vê Deus?
Como você vê a família?
Como você vê a sua esposa?
Como você vê os filhos?
Como você vê a santidade?
Seu Filho provavelmente será influenciado pelos seus valores.

5. NÃO PODEMOS DEIXAR DE PLANTAR DEUS NO CORAÇÃO DOS NOSSOS FILHOS.
Leiamos Provérbios 22.6: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele”.Faça de sua casa seu maior campo missionário.
Que adianta ganharmos o mundo inteiro se perdermos a nossa família?

CONCLUSÃO:Há muitos pais em nossa igreja negligenciando a educação cristã dos seus filhos. Como isso acontece? Na falta do culto doméstico; na ausência dos filhos na casa de Deus pela falta de tempo, pela omissão ou até mesmo, infelizmente, pela irresponsabilidade. Dê o melhor de si ao seu filho. Ria, ore e chore com seu filho hoje, Não deixe pra chorar mais tarde, até porque, como no caso de Davi, pode vir a ser tarde demais.

DEUS OS ABENÇOE SEMPRE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário