UBE blogs

domingo, 30 de agosto de 2009

USANDO O INSIGNIFICANTE PARA FAZER O EXTRAORDINÁRIO.


TEXTO BÍBLICO: “Ora uma dentre as mulheres dos filhos dos profetas clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao Senhor. Agora acaba de chegar o credor para levar-me os meus dois filhos para serem escravos. Perguntou-lhe Eliseu: Que te hei de fazer? Dize-me o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite. Disse-lhe ele: Vai, pede emprestadas vasilhas a todos os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas. Depois entra, e fecha a porta sobre ti e sobre teus filhos; deita azeite em todas essas vasilhas, e põe à parte a que estiver cheia. Então ela se apartou dele. Depois, fechada a porta sobre si e sobre seus filhos, estes lhe chegavam as vasilhas, e ela as enchia. Cheias que foram as vasilhas, disse a seu filho: Chega-me ainda uma vasilha. Mas ele respondeu: Não há mais vasilha nenhuma. Então o azeite parou. Veio ela, pois, e o fez saber ao homem de Deus. Disse-lhe ele: Vai, vende o azeite, e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto” (II Reis 4:1-7)

Coloque os seus recursos nas mãos de Deus e deixe que ele faça da sua vida algo extraordinário.

Deus é especialista em usar coisas insignificantes para fazer coisas extraordinárias:
1. Ele usou um velho de oitenta anos, que tinha apenas uma vara na mão, para libertar o povo de Israel da opressão no Egito, que naquela época, era a maior nação do mundo.
2. Ele usou um menino que tinha apenas uma funda na mão para derrotar um gigante que amedrontava um exercito inteiro.
3. Ele usou cinco pães e dois peixinhos para alimentar mais de cinco mil pessoas e ainda sobrou.
4. Ele usou uma botija de azeite para pagar a dívida da viúva e lhe dar recursos para viver (e viver bem) com seus dois filhos.
Ainda hoje Ele continua usando coisas insignificantes como eu e você (ou os nossos recursos), para fazer coisas extraordinárias.

Deus vê os nossos recursos insignificantes e sonha com coisas extraordinárias. Vamos ver algumas coisas que Deus quer fazer através dos recursos que você colocar nas mãos dele.

1. DEUS QUER TE ABENÇOAR DE FORMA EXTRAORDINÁRIA (II Reis 4:1-7).
Uma situação desesperadora –
O Texto lido nos mostra uma viúva desesperada com o fato de que os seus filhos seriam levados como escravos por conta de uma dívida impagável. Talvez você também esteja vivendo hoje uma situação desesperadora. O que fazer numa situação como esta?

Busque a Deus em primeiro lugar – Aquela viúva poderia ter buscado ajuda em muitas outras fontes, mas procurou o caminho certo, buscar a Deus em primeiro lugar.

Coloque os seus recursos nas mãos de Deus – A princípio pode parecer que você não tem nada que possa ser usado para resolver a situação, mas procure ver o que você tem em sua casa ou em sua vida para colocar nas mãos do Senhor. É insignificante? Oh Glória! Deus é especialista em transformar coisas insignificantes em coisas extraordinárias.

Busque vasilhas vazias – As nossas vasilhas vazias representam a disponibilidade da nossa fé. Deus quer operar milagres em nossa vida, mas é necessário que lhe demonstremos a nossa fé através das nossas ações. Precisamos caminhar em direção ao milagre. A viúva poderia ter pensado: pra que pedir vasilhas vazias às minhas vizinhas se o azeite que eu tenho cabe nas minhas vasilhas? Mas ela não questionou a ordem do profeta. Caminhou pela fé e viveu do milagre. Ainda há fé em nosso coração? Temos vasilhas vazias para que o Senhor possa enchê-las? Dê espaço a sua fé, busque vasilhas vazias.

Viva do milagre – Muitos cristãos perdem a benção por não saberem administrar uma situação de bonança. Depois do milagre a viúva foi ao profeta e continuou sendo abençoada. Não abandone a igreja ou deixe de ser fiel quando já não tiver problemas para administrar. Volte ao homem de Deus e continue seguindo a sua orientação. Andar em obediência é caminho de bênção, é viver do milagre a cada dia.


2. DEUS QUER TE CAPACITAR DE FORMA EXTRAORDINÁRIA (I Sam 17:33-51).
Não se deixe limitar pelo tamanho do desafio –
Davi enfrentou um urso e depois um leão. Deus lhe deu livramento diante de cada prova. Quando chegou a hora de enfrentar o gigante ele estava pronto. Não se deixe limitar pelo tamanho do seu desafio, olhe para o seu Deus.

Não se deixe limitar pelo que alguns pensam de você – Muitos servos de Deus se limitam pelo que outros acham deles. Davi era desprezado pelo seu pai e pelos seus irmãos, mas não pelo seu Deus. Deus quer te capacitar de forma extraordinária, não se deixe limitar pelo que outros pensam de você. Permita-se sonhar os sonhos de Deus.

Coloque a sua vida nas mãos de Deus – Temos que confiar no Senhor e entregarmos a nossa vida ao serviço da obra de Deus. Não importa o que tenhamos que passar. Davi se colocou nas mãos de Deus e o Senhor lhe deu vitória, se você colocar a sua vida nas mãos de Deus Ele vai te capacitar de forma extraordinária.

Seja você mesmo – Quando Davi tentou usar a indumentária de Saul ele não conseguiu nem andar. Deus te capacitará. Permita que o Espírito Santo molde você da maneira de Deus, mas não tente ser quem você não é. O mundo já tem mais "figurinhas carimbadas" do que possamos suportar. Se Deus te chamou ele vai te capacitar. Ele fará isto tirando da sua vida o que não o agrada e colocando em sua vida o que você precisa. Não tente cantar como fulano, pregar como aquele pregador, se vestir como outro ou agir como quem quer que seja. Deus quer te capacitar de forma extraordinária, apenas seja você mesmo.

3. DEUS QUER ABENÇOAR A TUA VIDA MINISTERIAL DE FORMA EXTRAORDINÁRIA (Lucas 9:10-17).
Procure ver as coisas da ótica de Deus –
Os discípulos viam apenas um problema; um povo pegajoso que certamente iria atrasar o horário da janta deles. Jesus via um povo sedento de Deus e carente de recursos. Uma oportunidade de ministrar a palavra e alimentar este povo.

Não esqueça que a palavra de Deus é a base de cada ministério – Jesus estava ali para pregar a palavra de Deus a um povo sedento. Cada ministério na igreja existe para propagar a palavra. Seja qual for o seu objetivo ou área de ação, um ministério cristão existe para falar do amor de Deus e levar salvação aos perdidos.

"Dá-lhes vós de comer" – A responsabilidade parece ser de todos, desde que não seja nossa. Jesus mostra justamente o contrário, dá-lhes vós de comer. É para isto que temos sido ensinados, para que possamos abençoar a outros. Por esta razão Deus nos levou a um cursilho, a um acampamento, a um curso de restauração familiar ou a um retiro espiritual. Não somente para que sejamos abençoados, mas para que possamos também abençoar a outros.

Avalie a situação em busca dos recursos disponíveis – É muito fácil dizer: Não temos nada. Não tenho tempo, não tenho dinheiro, não tenho pessoas pra me ajudar. Jesus não perguntou o que eles não tinham. Mas mandou buscar o que tinham. Da mesma forma Jesus não está perguntando o que nós não temos; Ele está nos mandando servir em alguma área ministerial. Avalie a situação com olhos de quem quer ser parte da solução, não como quem quer se livrar do problema. O povo tem os recursos; um tem o pão, outro tem o macarrão, outro conhece alguém que pode doar os ossos, um prepara uma mensagem da palavra de Deus para o coração das famílias presentes, alguém doa as verduras, outro pode fazer uma sopa e, se o coração do povo se inclinar a trabalhar, mais uma comunidade carente será abençoada com o alimento espiritual e com uma deliciosa e nutritiva sopa que vai satisfazer, ao menos, parte das suas necessidades.

Coloque os recursos disponíveis nas mãos de Deus – Por mais insignificantes que sejam os nossos recursos, quando os mesmos estiverem nas mãos de Deus eles serão extraordinários. Cinco pães e dois peixinhos alimentaram mais de cinco mil pessoas. Você pode imaginar o que Deus fará quando os recursos disponíveis forem colocados nas mãos do Senhor?

Se organize – Deus é organizado. A primeira coisa que Jesus ordenou depois que lhe informaram acerca dos recursos foi: Fazei-os reclinar-se em grupos de cinqüenta. Todos deveriam estar sentados e em pequenos grupos. Assim se evitava que aquilo que era pra ser uma benção se transformasse em um problema de dimensões assustadoras. Se o ministério que Deus te chama a participar se organizar, se houver oportunidade para todos e se cada um cumprir com as suas obrigações. Certamente a benção de Deus se multiplicará.

Busque a benção de Deus em oração – Nada no reino de Deus, sem oração, funcionará como convém. A multiplicação dos pães não aconteceu sem oração. Assim que os recursos chegaram às mãos do Senhor Jesus ele os abençoou. A abertura do Mar Vermelho, a ressurreição de lázaro, a revogação do decreto do rei Assuero contra os judeus. Todos os milagres de Deus em favor do seu povo são fruto das orações dos santos. Se o povo de Deus deixar de orar vai perder poder e unção para o ministério; alem de deixar de promover milagres. Quando o missionário Stanley Jones estava indo fazer a obra missionária na china foi aconselhado a ir “de joelhos”, numa alusão clara a uma vida de oração. Assim ele fez, gastou grande parte de sua vida em oração pelo povo chinês e Deus o usou tremendamente naquele país.

Creia que o milagre vai acontecer na sua mão – Quem serve a Deus através de algum ministério sabe o que é ver milagres acontecendo. Já vi Deus fazer coisas extraordinárias ao longo da minha vida ministerial. Experimentei o milagre do suprimento inúmeras vezes. Vi Deus alimentar mais de cento e cinqüenta pessoas quando a comida não daria para oitenta. Vi Deus multiplicar combustível por mais de 50 km, para que pudesse socorrer alguém quando, na época, não se vendia combustível aos domingos. Vi Deus dar um equipamento novo a uma igreja que orava, ao custo de dez reais quando o mesmo custava quase duzentos e muitos achavam que a campanha era uma loucura. Meu ministério não se baseia em milagres, se baseia no ensino da palavra; mas a Bíblia diz que estes sinais seguirão aos que crerem. Creia meu amado, comece a fazer a obra de Deus e os milagres acontecerão nas suas mãos.

Não desperdice os recursos de Deus – Quando cuidamos de algum ministério precisamos sempre ter em mente que estamos administrando os recursos do Senhor. Jesus mandou que recolhessem o que sobrou para que pudéssemos ter responsabilidade com o que ele faz chegar as nossas mãos. Eu sempre pechincho mais quando compro algo para a igreja do que quando compro para mim. Certa vez ouvi de um pastor de uma grande igreja da nossa denominação, que convidou uma cantora famosa em nosso país para cantar em um domingo na sua igreja. Ela lhe pediu R$ 10.000,00 (Dez mil reais). Ele desfez o convite mostrando que este valor era equivalente ao dízimo de quinhentas viúvas (o salário mínimo na época era de R$ 200,00 e o dízimo de uma viúva que recebesse o salário mínimo seria de R$ 20,00). Concordo plenamente com o pastor. Eu não gasto os recursos de Deus e do povo de Deus sem pensar na oferta da viúva. Cada moeda que chega às nossas mãos precisa ser valorizada. Deus quer abençoar a tua vida ministerial de forma extraordinária, mas seja responsável e não desperdice os recursos de Deus.

Conclusão

Quero concluir com esta breve estória:
Havia uma jovem mulher que tinha uma doença terminal e lhe foi previsto apenas mais três meses de vida. Desta forma, ela começou a colocar suas coisas "em ordem".
Passado algum tempo, ligou para um amigo e lhe pediu que viesse à sua casa para discutirem determinados aspectos de seus últimos desejos.
Conversaram sobre vários pontos e ela lhe disse sobre todas as suas vontades relacionadas ao serviço funerário. Tudo estava em ordem e o amigo preparava-se para sair quando a mulher lembrou-se de algo muito importante.
- Tem mais uma coisa! Disse com certa excitação.
- Do que se trata? Perguntou o amigo.
- Isto é muito importante. - continuou a mulher - Eu quero ser enterrada com um garfo em minha mão direita.
O amigo ficou olhando-a sem saber o que dizer.
- Estás surpreso? A jovem mulher perguntou.
- Bem, para ser honesto, não entendi o propósito deste seu pedido. Respondeu o amigo.
A mulher então explicou:
- Quando eu era criança e visitava minha avó, ao final do jantar os pratos começavam a ser recolhidos, minha avó se inclinava em minha direção e cochichava em meu ouvido: "Mantenha o garfo em sua mão". Era minha parte favorita, porque eu sabia que algo melhor estava por vir, como um bolo de chocolate ou uma torta de maçã. Algo sempre maravilhoso e que me daria muito prazer!
- Assim, eu apenas quero que as pessoas me vejam lá no caixão com um garfo em minha mão e então perguntem "para que é o garfo?". Então quero que lhes diga: "ela mantém seu garfo porque o melhor está por vir".
Creia que o melhor está por vir. Deus é especialista em usar coisas insignificantes para fazer coisas extraordinárias:
Ele quer te abençoar de forma extraordinária;

Ele quer te capacitar de forma extraordinária;
e quer abençoar a tua vida ministerial de forma extraordinária.
Coloque os seus recursos nas mãos de Deus e deixe que ele faça da sua vida algo extraordinário.

DEUS TE ABENÇOE SEMPRE.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

O PODER DAQUILO QUE VOCÊ FALA.

"Do fruto da boca o coração se farta, do que produzem os lábios se satisfaz. A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto" (Pv. 18:20-21).

Você sabia que o nosso cérebro, dependendo de algumas circunstâncias, não atende à palavra não?
Vamos fazer um pequeno teste:
Não pense em uma maça vermelha, observe a ordem com atenção.
Não pense em uma maçã vermelha bem madurinha e brilhante!
Alguem pensou??? Que deixem um comentário os que foram desobedientes.
Agora só falta perguntar: Era com cabinho ou sem cabinho?Porque não tem jeito, você vai pensar!
Precisamos tomar muito cuidado com aquilo que falamos, aquilo que permitimos sair de nossa boca. Por quê? Porque todas as vezes que falamos ou declaramos algo; isto pode se tornar em benção ou maldição sobre a nossa vida ou a de outros.
Muitas vezes alimentamos o nosso coração e o nosso espírito com constantes murmurações que nos levam a viver o que profetizamos sobre as nossas vidas ou sobre a vida dos nossos queridos.
A partir de hoje, recomendo que tenhamos o hábito de fazer o oposto! Proclamar a benção mesmo que os nossos olhos não a vejam, para que ela nos alcance.
Reflita sobre o que está acostumado a falar. Muitas pessoas não atentam para o poder daquilo que dizem e por conseqüência não sabem que estão vivendo hoje por aquilo que disseram no passado. O texto bíblico lido diz que o que você fala pode trazer a vida ou até mesmo a morte com as suas palavras.
Creio que uma das principais evidências de uma pessoa cheia do Espírito Santo são as suas palavras. Nossas palavras têm o poder de impactar nossas vidas, nossas famílias, nossos negócios e nosso ministério. Se soubermos usar este dom de falar das bênçãos que Deus nos deu, certamente receberemos muitas bênçãos e muita coisa negativa que foi dita contra nós será quebrada.

1 – O PODER DA MORTE NAS PALAVRAS.
“A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno. Porque toda a natureza, tanto de bestas feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana; Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal” (Tiago. 3.6-8).

Suas Palavras Podem Contaminar o Seu Corpo e o Corpo de Cristo: Em Tt. 3.10-11 Deus profere fortes palavras a respeito daqueles que murmuram, fofocam e fazem uso da língua para destruição da obra de Deus. Ele vê esse tipo de atitude como pecado e declara que aquele que age desta forma é maldito (condenado) e que deve ser excluído da igreja. Em um caso semelhante o Apóstolo Paulo orienta que seja entregue a Satanás ICor. 5.5. Suas Palavras podem trazer angústia para sua alma. Você jamais verá uma pessoa linguaruda que seja cheia de paz e alegria.

2 – DAREMOS CONTAS DAS NOSSAS PALAVRAS NA ETERNIDADE.
“Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo. Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado” (Mt. 12:36, 37).

Nossas palavras influenciam até a maneira de Deus nos julgar. Jesus estava tratando disso, quando proferiu estas palavras. Sabendo da tremenda influência que nossas palavras têm, deveríamos ter muita cautela em falar corretamente e jamais usarmos as nossas bocas para liberar a maldição.

3 – O PODER DA VIDA NAS PALAVRAS. (Sl. 34.12-13, Pv.18.21)
Você tem na ponta da língua um poder maravilhoso de abençoar e vivificar todos à sua volta. Nossas palavras têm mais poder do que muitas vezes imaginamos. A vida está no poder da sua língua se você a usar da maneira correta.

a) Palavras Transformam Pessoas - Precisamos compreender que palavras são sementes e aquilo que você semear através das palavras você vai colher. Gl 6:7.

b) Palavras Mudam Circunstâncias - Mc. 11.22-23. Você é aquilo que diz: Muitos estão esperando as coisas acontecerem, mas o princípio de Deus é o contrário - Eu falo a palavra e depois os sinais acontecem. Jesus disse para falar ao monte. Muitos apenas oram, orar é muito importante, mas falar também é necessário. “Você nunca vai crer alem daquilo que você fala” (II Co 4:13-14).

4 – COMO USAR AS PALAVRAS EM NOSSO FAVOR?
O desafio é colocarmos em prática, o que temos aprendido. Com certeza, por meio do que você fala, poderá abençoar vidas e liberar o poder de Deus para fazer milagres como jamais experimentou. Mude a sua maneira de falar e sua vida nunca mais será a mesma. Quebre toda palavra de maldição que já saiu da sua boca. Declare palavras inspiradas por Deus (Sl. 19.14). Posicione-se com autoridade diante das palavras de morte do inimigo. Quebre todo espírito de fofoca e murmuração em sua vida. Use a sua língua para ministrar vida a si mesmo e aos que estão à sua volta.

OBSERVEMOS ALGUNS VERSICULOS QUE TRATAM ACERCA DO PODER DAQUILO QUE FALAMOS:
“De uma só boca, procede a bênção e a maldição” (Tg 3.10).
“Vede como a fagulha põe em brasas tão grande selva” (Tg 3.6).
“A palavra dura suscita a ira” (Prov.15.1).
“Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo. Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado.” (Mt. 12.36, 37).
“Põe guarda Senhor, à minha boca; vigia a porta de meus lábios” (Sl. 141.3).
“Não saia de vossa boca, nenhuma palavra torpe, unicamente a que for boa para edificar, conforme a necessidade. E assim transmita graça aos que a ouvem.” (Ef. 4.24).
“Abençoai os que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoeis.” ( Rom 12.14).
“Pela fé, Isaac abençoou Jacó e Esaú” (Heb. 12.20).
“A quem tu abençoares será abençoado” (Num 22.6).
“Nunca jamais alguém coma um só fruto de ti.” ( Mc 11.14).
“Abençoai e não amaldiçoeis” (Rom 2.14).
“A língua é fogo, ela põe em chamas toda a carreira da existência humana” (Tg 3.6).
“A maldição sem causa não se cumpre” (Prov. 26.2).
“Bendizei e orai pelos que vos caluniam” ( Lc. 6.28).
“A morte e a vida estão no poder da língua” (Prov. 18.21).
"As más conversações corrompem os bons costumes"( 2 Tm 15.33)
“Os que dela fazem uso passarão a impiedade ainda maior.”( 2 Tm 2.16)
“Do fruto da boca, o coração se farta. Do que produz os lábios se satisfaz”. ( Prov. 18.20)
“Amou a maldição, ela o apanhou. Não quis a bênção, que a bênção se afaste dela” ( Sl. 10.17).
“Somos embaixadores no reino”(II Cor 5.20).
“Se alguém destruir o Santuário de Deus, Deus o destruirá”. ( I Cor. 3.12)

CONCLUSÃO: Essa mensagem mostrou o poder das nossas palavras. Porém, enquanto isso for apenas conhecimento, não fará muita diferença. Mas se as usarmos para o bem, o melhor de Deus se manifestará em nós. Assim sendo, MUDE A SUA MANEIRA DE FALAR.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Campanha Nacional de Combate à Pedofilia na Internet

Tendo como principal meio de divulgação a Internet, a Pedofilia movimenta milhões de dólares por ano e expõe milhares de crianças indefesas a abusos que nem mesmo adultos suportariam...Podemos afirmar, hoje, a existência de Clubes de Pedofilia! Esses “Clubes” servem para “associar” pedófilos pelo mundo; onde estes podem adquirir Fotos ou Vídeos contendo Pornografia Infantil ou, pior, “contratar” serviços de Exploradores sexuais, fazer Turismo sexual ou mesmo efetivar o Tráfico de menores e aliciá-los para práticas de abusos sexuais. E, pasmem, este circo de horrores é responsável pelo desaparecimento de crianças no mundo inteiro.

Desenvolvemos um trabalho árduo, sem fins lucrativos, no combate ao crime, recebendo e repassando denúncias, com o auxílio de internautas que de algum modo, se viram diante de sites ou imagens contendo pornografia infantil ou pedofilia.Hoje, a nossa principal missão é a conscientização de internautas (usuários da Internet), políticos (responsáveis pela Legislação do País), as Famílias e a Sociedade como um todo, sobre a situação preocupante, imposta pela ação criminosa através da Internet.

Nossas crianças correm o risco real e imediato de serem assediadas via Internet, raptadas para contracenarem em cenas sádicas, doentias, ou ainda, de verem publicadas sua dor, sua angústia pelo sofrimento no abuso ou exploração sexual... Por isso, abrace esta causa.
Quem denuncia salva!

Por Anderson e Roseane Miranda - 11 de maio de 1998

O CUIDADO COM OS SEUS.
Encontrei a campanha acima na Internet e quero ser uma voz a lutar contra este e outros tipos de crimes praticados em nosso pais.
A Pedofilia se torna cruel pelo fato de as vítimas não terem como se defender. Precisamos contar com a atenção de pais, professores, parentes, vizinhos, líderes religiosos e muitos outros. Até mesmo porque na maioria das vezes os agressores são pessoas ligadas às crianças, tais como: pais, padrastos, professores, parentes, vizinhos, líderes religiosos e muitos outros.
Aqueles que têm o dever de cuidar, são muitas vezes os que se aproveitam da inocência das nossas crianças e do fato delas não terem como se defender.
Tanto em relação à Pedofilia como na questão da violência contra a criança, os sinais são geralmente bem visíveis aos que convivem com as mesmas. As crianças vitimas destes crimes apresentam uma mudança de comportamento radical, principalmente quando na presença do agressor. Ficam geralmente depressivas e quando são vítimas de agressão, têm também marcas pelo corpo. Devemos estar atentos às explicações dadas para estas marcas, se elas forem sempre de pequenos acidentes presenciados sempre pela mesma pessoa, talvez a história não seja bem assim. Desconfie, investigue, e se for o caso, denuncie.

Geralmente pessoas que gozam da nossa confiança têm liberdade para fazer coisas que outros não teriam; é nossa responsabilidade cuidar e proteger os nossos pequeninos. As maiores e mais comuns decepções nestes casos, são causadas por pessoas a quem confiamos a guarda dos nossos pequeninos. Em alguns casos é melhor confiar sempre; desconfiando de vez em quando.

Caso tenha uma denúncia a fazer ligue para o disque denúncia de sua cidade, procure uma delegacia próxima ou acesse:
http://www.censura.com.br/ - Site amigo da criança.
http://www.prsp.mpf.gov.br/aplicativos/digi-denuncia - Ministério Público

Deus nos use para protegermos as nossas crianças. Estejamos atentos!

Deus nos abençoe sempre.

Rev. Jademir Barbosa.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

DEUS QUER TE DAR VIDA ETERNA.

CREIA EM CRISTO E TENHA A VIDA ETERNA.

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu único filho, para que todo aquele que nEle crer não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3:16).

Jesus disse a Nicodemos que ele precisava nascer de novo, do jeito que a sua vida estava caminhando não daria certo. Por mais que Nicodemos se esforçasse ele morreria sem Deus. O Senhor queria dar a Nicodemos vida eterna. Por mais que você se esforce talvez você esteja também caminhando para uma eternidade sem Deus. Ele não quer que você pereça, voce precisa nascer de novo, Deus quer te dar vida eterna.

Podemos perguntar como o Jovem rico: Senhor, o que preciso fazer para ter a vida eterna?

1. RECONHEÇA QUE VOCÊ É PECADOR (RM. 3:23).
Ninguém jamais deve se aproximar de Deus alegando qualquer justiça própria.
A Bíblia diz que TODOS pecaram.

2. ENTENDA QUE O PECADO TE CONDENA, MAS DEUS QUER TE DAR A VIDA ETERNA (RM. 6:23).
A Bíblia diz que o salário do pecado é a morte. Não há como fugir desta verdade.
Mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna.
A vida eterna é parte do propósito original de Deus para o homem.

3. RECONHEÇA QUE VOCÊ PRECISA NASCER DE NOVO (II COR. 5:17).
Você precisa nascer de novo.
O que é nascido da carne é carne. O que é nascido do Espírito é Espírito.
Você precisa nascer de forma espiritual.
Precisa passar da morte para a vida (João 5:24).

4. ACEITE O AMOR DE DEUS PELA SUA VIDA (RM. 5:8).
Deus te amou de uma forma tão intensa que deu o seu único filho para te permitir voltar a Ele.
Não se pode desprezar o amor de Deus.

5. CREIA EM JESUS CRISTO COMO SENHOR E SALVADOR PESSOAL (JOÃO 3:18).
A condição para viver o melhor de Deus é crer em Jesus Cristo.
Crer não apenas que ele veio ao mundo e morreu por você. Mas crer nas suas palavras, obedecer aos seus mandamentos e fazer dEle o Senhor da sua vida.
A Bíblia diz que devemos crer com o coração e confessar com a nossa boca que Jesus Cristo é o Senhor da nossa vida (Rom. 10:9, 10).

CONCLUSÃO:
A vida eterna é um presente de Deus a todo aquele que entrega a sua vida ao Senhor Jesus.
Ninguém a toma de você. Deus criou você para viver em comunhão com Ele. O diabo tentou te afastar de Deus eternamente. Mas o propósito de Deus continua vivo. Deus que te dar vida eterna. Reconheça que você é pecador, que precisa nascer de novo, aceite o amor de Deus pela sua vida e creia em Jesus Cristo. Faça dele o Senhor e Salvador da sua vida. Faça isto hoje mesmo. Deus quer te dar vida eterna, CREIA EM CRISTO E TENHA A VIDA ETERNA.

Deus nos abençoe sempre.

sábado, 22 de agosto de 2009

Quebrando a Corrente - T.D. Jakes

Onde estão os nossos pais? Sem teto, no escritório, na prisão, em hospitais, ou simplesmente em negação. Eles estão perdidos, e a equipe de buscas há muito tempo desistiu de trazê-los de volta. Mas, nós não podemos desistir de lutar. Precisamos começar hoje, agora mesmo, a quebrar a corrente do abandono. Todos nós temos motivos – muito bem justificados – para não darmos para outros o que nunca recebemos. No entanto, o ciclo vicioso tem que ser quebrado em sua geração, e jamais passado adiante. A disfunção perpétua faz novas vítimas a cada filho que nasce. Uma das minhas escrituras favoritas simplesmente diz “O que vocês querem dizer quando citam este provérbio sobre Israel: “‘Os pais comem uvas verdes, e os dentes dos filhos se embotam’? “Juro pela minha vida, palavra do Soberano, o SENHOR, que vocês não citarão mais esse provérbio em Israel.” Ezequias 18:2-3
Precisamos parar o legado de abandono e começar a dar um exemplo para nossos filhos e filhas. A seguir, algumas maneiras através das quais homens podem resistir ao impulso de fugir e assumir um papel mais positivo nas vidas de seus filhos:

Homens precisam permanecer ativos e envolvidos intimamente nas vidas de seus filhos.
No reino animal e até entre os insetos, não é raro o macho evitar ou até abandonar a prole. De fato, a mãe é tão protetora que ela afasta o macho. Muitos homens experimentam uma dinâmica parecida na qual seu instinto natural é de se afastar e se desligar, que é aumentando pela tendência de suas esposas a resistirem ao envolvimento masculino no processo de criação dos filhos. Por isso, às vezes o homem precisa se esforçar para manter o seu lugar nas vidas de seus filhos. Eles precisam lutar contra si mesmos e seus próprios conflitos internos sobre suas responsabilidades para com seus filhos.
Muitos homens temem errar, temem que não serão bons pais, porque eles mesmos não tiveram um bom modelo de pai. Mas, filhos são muito mais graciosos, aceitando as falhas de seus pais, muito mais do que nós somos conosco. Eles simplesmente querem a nossa atenção e amor. Eles simplesmente nos querem presentes e participando de suas vidas, ajudando-os com tarefas de casa, assistindo um filme com eles, levando-os ao mercado. Eles só nos querem por perto.

Homens precisam aceitar o risco de ser transparentes.
Muitos homens pensam que têm que ser Super Homem para seus filhos. Eu confesso que pensei que meu pai era invencível quando era criança. Mas, eu também o vi esmorecer. Quando ele ficou doente, eu vi o corpo dele quebrar e seu órgãos falirem. Eu queria tanto que ele tivesse falado comigo sobre seu sofrimento, sua dor. Talvez aí eu teria chegado mais perto daquele homem que eu nunca realmente conheci. Talvez ele teria compartilhado comigo as lições de valor incalculável que a vida ensina a um homem. Por mais que não quisesse vê-lo enfermo, eu queria tanto um testemunho honesto sobre aquilo que ele estava passando.
Freqüentemente, os homens deixam de compartilhar as partes mais profundas de si mesmos com seus filhos por medo de desapontá-los. Mas, guardar certas coisas significa não dar de si por completo àqueles que mais poderiam se beneficiar das suas experiências. Compartilhar suas fraquezas é uma das maneiras mais certas de fortalecer os laços entre você e seus filhos.

Eu gostaria de também me dirigir às mulheres neste momento e implorá-las a serem mais cientes do poder que possuem sobre a maneira como seus filhos vêem o pai deles. É uma coisa um homem se expor a seus filhos, e totalmente outra coisa a mãe deles destruí-lo diante de seus olhos. Senhoras, sua raiva para com seus maridos machuca seus filhos. É um assalto à masculinidade de seu filho ouvir você condenar o pai dele, criticar o gênero masculino, e expressar sua decepção por ter acreditado que o pai deles pudesse ser diferente que qualquer outro homem. Pense na mensagem que isso transmite a um coração sensível, que anseia em buscar seu lugar no mundo. Jovens moças são também afetadas, pois seus corações endurecem e elas começam a desconfiar de todo homem. Ou elas se tornam vítimas de homens abusivos, pois nunca aprenderam a esperar mais.

Homens precisam lutar para estarem presentes no lar.
Para muitos homens, seu pai pode nunca tê-los abandonado fisicamente, mas, mesmo assim sua ausência foi sentida como um tremendo buraco. O pai podia até estar presente, mas, seus filhos não o conheceram. O pai se isolou e anestesiou sua dor assistindo televisão, bebendo, ou trabalhando na garagem. E quando seu filho corria atrás dele, como um jovem touro, ávido por qualquer tipo de engajamento e interação, o pai fugia como experiente matador, quase que dizendo “Estou aqui mesmo, filho, fisicamente presente, fornecendo o teto para sua cabeça. Mas, não estou aqui, filho, minhas emoções e coração estão embrulhados e guardados. Você não me alcançará.”
Tantos homens se sentem lesados, pelo menos em parte, por esta mensagem confusa da presença de seu pai, querendo saber se há algo errado neles por quererem algo mais do que a simples presença física de seu pai. Mas, meninos precisam de muito mais do que um corpo masculino em casa. Precisamos ver um homem em contato com todas as facetas da sua identidade, que pode sentir e expressar toda a faixa de emoções. Precisamos de um homem que interage conosco, se envolve, e realmente nos nutre.
Tem se tornado tão fácil os pais fugirem da responsabilidade do seu chamado diante de qualquer provocação. Mas, eles precisam estar prontos para encarar seus medos e inseguranças e ficar firmes. Eles precisam perseverar independente da confusão e insegurança, e se tudo que eles podem fazer é simplesmente estar presentes, eles terão feito muito para quebrar o ciclo de dor.
Do livro “He-motions: Even Strong Men Struggle” de T.D. Jakes, Editora Putnam, 2004. Tradução de Dennis Downing

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

UMA RELIGIÃO FRIA, MORTA E SEM RESPOSTAS.

“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8:32).

Em meu artigo, “Eu prefiro não ter razão” faço a seguinte observação: Preferem assistir ruir tudo à sua volta por conta de uma religião, fria, morta e sem respostas, mas que cabe em sua razão, ao invés de conhecerem ao “Rei dos Reis e Senhor dos Senhores”, que morreu na cruz pra lhes dar uma nova vida e inundar seus corações com uma paz e alegria que o mundo não conhece nem pode dar.
Algumas pessoas me perguntaram desde o primeiro momento (Ao redigir o artigo), a qual religião eu estava me referindo ao fazer esta observação. Pois bem, não me refiro a nenhuma religião ou seita em particular, muito embora muitas me venham à mente enquanto escrevo este artigo. A palavra RELIGIÃO vem do latim RELIGARE, que significa RE-LIGAR. Na realidade o sentido da palavra religião é a RE-LIGAÇÃO do homem a Deus, de quem jamais deveria ter-se desligado.
Segundo o que nos ensina a palavra de Deus só existe uma religião possível, e esta não é a evangélica, a católica, a espírita, muito menos budista ou outras do gênero. A Bíblia diz: “Seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos... em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos” (Atos 4:10-12) A única religião possível é Jesus Cristo. Só ele pode religar o homem a Deus. Qualquer religião que se proponha a religar o homem a Deus sem respeitar os ensinos e o sacrifício de Jesus, tornar-se-á uma religião fria morta e sem respostas.
Em nossos dias temos visto os preceitos de Deus sendo desprezados em nome das tradições ou das instituições, muitas delas ditas religiosas.
Geralmente as pessoas não procuram conhecer o que estas instituições pregam ou ensinam. Unem-se a elas como quem começa a torcer por um time, por informações superficiais, tradição ou pura simpatia. No entanto, quando se trata de um assunto tão importante como a nossa re-ligação a Deus; a nossa tão propalada salvação. Deveríamos procurar dar mais importância ao que Deus diz sobre o assunto. Afinal, quer gostemos ou não, concordemos ou não, ele faz as regras. Tenho aprendido a valorizar quem entende do assunto, em nossa igreja temos alguns irmãos que são especialistas em alguns assuntos, quando o assunto é o deles eu faço questão de ouvi-los; mas quando o assunto é a salvação das suas almas, eles me ouvem, e juntos ouvimos a Deus.
O pecado que Adão cometeu no Éden não nos lançará numa eternidade sem Deus. Não somos responsabilizados pelo pecado de Adão. Mas este pecado lançou em toda a raça humana uma semente pecaminosa que se perpetua de geração a geração, levando homens e mulheres a uma vida de perversão egoísta, distanciando-se a cada dia de Deus e de seus preceitos. Esta semente pecaminosa nos leva a cometermos os nossos próprios pecados, pelos quais seremos condenados a uma eternidade sem Deus e a Bíblia chama a isso de morte eterna. É justamente aí que entra o sacrifício de Jesus. Quando o homem reconhece a Jesus Cristo como seu salvador pessoal, ele passa a fazer parte da nova criação de Deus, feita em Cristo, livre da condenação do pecado (João 3). Não é o fato de irmos a uma igreja católica, evangélica ou qualquer outra que vai nos tornar salvos e nos transformar em filhos de Deus. Isto só é possível ao permitirmos que Jesus Cristo viva em nós e seja o Senhor das nossas vidas (João 1:12). Sem Ele, qualquer religião, por mais bonita, atraente, ou carismática que seja será sempre fria morta e sem respostas. Somente Jesus tem as respostas que a nossa alma almeja; somente ele é a verdadeira religião; somente ele pode religar o homem a Deus. A Bíblia diz:“E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos irmãos? E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo” (Atos 2:37 e 38)
Se não queremos seguir uma religião fria, morta e sem respostas; precisamos receber a Jesus Cristo como o nosso Senhor e salvador pessoal e vivermos em obediência à sua palavra. Somente Jesus pode dar sentido às nossas vidas. Pensemos nisto, afinal estamos falando acerca de onde passaremos a eternidade.

Deus nos abençoe sempre.

SERVINDO A DEUS DA MANEIRA DE DEUS


TEMA: Permita que o Espírito Santo te faça servir a Deus da maneira de Deus.

TEXTO BÍBLICO: Isaías, capítulo 61

Introdução:
- Você tem o Espírito Santo?
- O Espírito Santo está sobre você?
- Você já parou pra pensar pra que Deus lhe deu o Espírito Santo?
- Será que é só como selo da sua salvação?

Vejamos algumas razões por que o Espírito Santo está sobre você.

I - O Espírito do Senhor está sobre você porque o Senhor quer que você trabalhe para Ele.
· Pregar boas novas. (01)
· Restaurar os contritos de coração. (01)
· Proclamar liberdade aos cativos. (01)
· Abertura de prisão aos presos. (01)
· Apregoar perdão. (02)
· Proclamar a justiça. (02)
· Consolar todos os tristes. (02)

II - O Espírito do Senhor está sobre você porque o Senhor quer restaurar a sorte do seu povo.
· Deus quer que os tristes de Sião tenham glória ao invés de cinza - A cinza era uma manifestação pública da tristeza; Deus quer que o seu povo dê manifestação pública da glória e da presença de Deus em suas vidas.
· Deus quer que os tristes de Sião tenham Óleo de alegria em vez de tristeza - A tristeza é algo que vem de dentro, que não se preocupa com a manifestação pública. O óleo de alegria que Deus nos dá manda toda a tristeza fora e produz o gozo genuíno de Deus em seu povo. Assim como você não consegue esconder a tristeza, não conseguirá esconder a alegria que Deus te dá.
· Deus quer que os tristes de Sião tenham vestes de louvor em vez de espírito angustiado.
Você veste a roupa que quer vestir. Deus muda a sua sorte para que você mude as suas vestes. Você resolve louvar a Deus mesmo em meio a angustia. Deus está contigo em meio à tribulação. Você resolve não andar por ai com espírito angustiado, mas com vestes de louvor.
· Deus quer que os tristes de Sião sejam conhecidos como Carvalhos de Justiça -
O Carvalho é uma árvore conhecida pela sua firmeza e pela sua sombra. O povo de Deus não pode ser conhecido pela tristeza, mas precisa mostrar ao mundo que vale a pena ser firme em Deus e estar debaixo da sombra da sua justiça. Carvalhos plantados pelo Senhor, para a sua glória.

III - O Espírito do Senhor está sobre você porque Deus quer mudar a sorte de outras pessoas.
· Somos chamados sacerdotes do Senhor - O sacerdote é responsável em levar Deus ao povo e trazer o povo a Deus. (V. 06 e I Pedro 2:9)
· A nossa aliança com Deus é eterna - Nós jamais deixaremos de servi-lo e Deus jamais nos abandonará. (08)
· Através de nós Deus fará brotar a justiça e o louvor por todas as nações - Somente espalhando a semente do evangelho poderemos ser instrumento de Deus para fazer brotar a justiça e o louvor por todas as nações. (11)

Conclusão: A Bíblia diz: “Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer” (Lucas 17:10).
Deus nos deu o Espírito Santo para que possamos servi-lo; de nada adianta termos o Espírito e não trabalharmos. Não faça menos que um servo inútil, trabalhe para o Senhor, pois ele quer através de você, mudar a sua vida, a do seu próprio povo e a de muitas outras pessoas. O Espírito do Senhor está sobre você porque o Senhor te ungiu para servi-lo, permita que o Espírito Santo te faça servir a Deus da maneira de Deus.

DEUS NOS ABENÇOE SEMPRE.

COLOQUE O TEMA DA SUA MENSAGEM NO IMPERATIVO.

O conceito que apresento agora talvez não encontre fácil aprovação em meio a muitos pregadores ou professores de homilética. Em primeiro lugar porque é algo que ao invés de simplificar a vida, vai dar mais trabalho, e tudo que dá trabalho é geralmente mais difícil de encontrar aceitação. Talvez tambem pelo fato de o mesmo não estar presente nos livros mais usados. Pra dizer a verdade talvez não esteja em livro nenhum, já que não encontrei em nenhum dos livros que li, mas não li a todos. Uma coisa é certa: Pelo menos na minha vida e na vida de muitos pregadores com quem tive o privilégio de compartilhar, esta idéia fez toda a diferença.

A definição do tema do sermão deve ser uma das primeiras coisas a serem elaboradas, pois vai nortear todo o restante da mensagem. Não é aconselhável, por exemplo, esboçar todo o esqueleto da mensagem e depois definir o tema, pois as divisões da ideia central deverão advir desta idéia central, que é o tema. Assim sendo, aconselho a cada pregador que esteja iniciando no maravilhoso mundo da pregação da Palavra de Deus, a trabalhar um pouco mais para, além de descobrir o tema que a Palavra de Deus apresenta, colocar este tema no imperativo. Sim! Ao invés de simplesmente encontrar um tema que seja agradável aos seus ouvintes, como por exemplo: “Como orar de forma que Deus responda”, coloque este tema no imperativo e diga em sua mensagem algo que traga uma direção aos seus ouvintes, como: “Desenvolva em sua vida, compromisso com a oração”.
Muitas vezes se pergunta após o culto:
- Quem pregou?
- O pastor.
- Sobre o que ele pregou?
- Sobre a oração.
- E o que ele disse acerca da oração?
- Não sei, ele falou um monte de coisas, mas foi uma benção!

O que realmente determina se uma mensagem foi uma benção não é o número de “Glórias e Aleluias” que se ouve durante o culto, ou mesmo o número de pessoas que chegam ao altar durante o convite. O que determina se uma mensagem foi uma benção é a capacidade que a mesma tem de ser compreendida para, no poder do Espírito Santo, promover as mudanças necessárias na vida diária dos seus ouvintes.

Muitas vezes, na ministração das aulas de Homilética, levei esboços dos mais diversos pregadores, anônimos ou famosos. E os alunos analisaram os mesmos em busca de uma melhor apresentação do tema. Todos foram unânimes em constatar que o tema seria muito mais facilmente compreendido e absorvido pelos ouvintes se estivesse no imperativo. Ao longo dos anos, temos constatado o quanto é importante trabalhar um pouco mais e encontrar uma forma de colocar o tema no imperativo.

Como poderemos fazer isto de forma prática? Vejamos: O primeiro princípio para se colocar um tema no imperativo é determinar o propósito que temos ao pregarmos aquele sermão. Se o meu propósito é que haja perdão, ao invés de pregar com o tema: "A importância do perdão"; eu posso pregar dizendo: "Perdoe e cubra uma multidão de pecados"; ou "Perdoe e seja perdoado".
Com certeza é importante saber a respeito da importância do perdão, mas se eu não disser aos meus ouvintes de forma clara que eles devem perdoar, talvez eles não se sintam impelidos a isto.
Se o meu propósito é que eles saibam a respeito da importância do perdão, posso deixar com o primeiro tema, mas se o meu propósito é levar os meus ouvintes a praticarem o perdão, é bem mais impactante dizer isto de forma clara, com um imperativo, onde Deus está dizendo a cada um dos seus filhos: Perdoe.

Quando falamos com alguém ao telefone, sempre temos algo a dizer ao nosso interlocutor. Não ligamos porque "temos que ligar"; ligamos porque precisamos dizer algo. Quando subimos ao púlpito para pregar, não pregamos porque "temos que pregar"; pregamos porque temos algo a dizer (ou pelo menos deveriamos ter). Pode ser um conselho, um consolo, uma direção ou uma exortação da parte de Deus, mas se pregamos é porque temos algo relevante a dizer à congregação. Tente aconselhar alguém, direcioná-lo ou exortá-lo sem falar nada no imperativo. Você sempre precisará dizer: Faça isto, ou não faça aquilo. Se realmente tivermos algo de Deus a dizer, nossas mensagens sempre terão um imperativo. Nossa principal tarefa é descobrir este imperativo com clareza para que possamos destacá-lo também de forma clara nas nossas pregações.

DEUS NOS ABENÇOE SEMPRE, E AOS NOSSOS OUVINTES TAMBÉM.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

LANÇANDO A REDE DA MANEIRA DE DEUS.


Texto Bíblico: Marcos 5
Tema: Lance a rede sobre cada pessoa a quem você possa alcançar.

Introdução: Tenho uma história de “pastor pescador” pra contar a vocês:

Há alguns anos atrás eu estava de férias com a minha família em Lagoa Azeda, uma pequena praia no litoral Sul de Alagoas. Um dia conheci um vizinho que era pescador e logo me convidou para uma pescaria em uma pequena lagoa que era banhada pelas águas do mar. No dia seguinte, às cinco horas da manhã ele estava gritando na minha janela:
- VIZIIIIIINHO, OHHH VIZIIIIINHO!!! Esse vizinho dorme demais.
Acordei, tomei café na casa do vizinho e saímos por volta das seis horas da manhã para a tão propalada pescaria.
- Eu vou ensinar o vizinho a pescar; dizia o meu mestre da pescaria com um tom inocente de excesso de confiança.
Depois de várias tentativas frustradas e de já estar todo sujo de lama, cansado de carregar uma pesada rede nos ombros e de ouvir “as mais belas histórias do meu vizinho pescador”. Lá pelas dez horas, sem nenhum peixe no puçá, eu já estava pensando em como convencer o meu novo amigo a desistir da pescaria. Nesse momento ele com um movimento rápido, fez sinal para que eu ficasse quieto, me entregou um coco seco pequeno que havia apanhado do chão e me disse sussurrando, que atirasse o mesmo na água, no local indicado, quando ele desse o sinal. Ele tirou a rede dos meus ombros (o que eu achei uma ótima idéia), preparou-se para lançá-la e me deu o sinal. Atirei o coco ainda um pouco incrédulo e aguardei. Após uns três segundos ele lançou a rede e logo começou a gritar de alegria.
Quando ele começou a puxar a rede, a entregou-me para que eu pudesse sentir o pulsar da mesma impulsionada pelos muitos peixes que apanhamos naquele bem sucedido lance. Neste momento já começávamos a ouvir os peixes lutando para se livrarem da rede. A bela pescaria aumentou em muito o inocente excesso de confiança do meu vizinho. Devolvemos vários peixes pequenos à lagoa e levamos para casa trinta e seis belos peixes que alegraram e alimentaram as nossas e outras famílias durante alguns dias.
Esta pescaria me ensinou que precisamos saber sobre quem lançar as redes, senão elas voltam vazias. O meu vizinho sabia que aquele tipo de peixe correria aos montes para o local no momento em que algo fosse lançado à água.
Jesus nos chamou para sermos pescadores de homens. Precisamos também conhecer os tipos de pessoas que queremos pescar para o nosso Senhor. Ele mesmo nos mostra como pescar.

S.T.: Vejamos sobre quem devemos lançar as redes.

1. LANÇE A REDE SOBRE OS ATORMENTADOS. (O Gadareno)
- Aquele homem vivia atormentado, nos sepulcros; ninguém queria chegar perto dele.
- Jesus ouviu o clamor daquela alma;
- Jesus foi ao outro lado do mar da Galiléia somente para libertar aquele homem.
- Jesus lançou a rede sobre os atormentados.
- Você tem lançado a rede sobre os atormentados?

2. LANÇE A REDE SOBRE OS RELIGIOSOS (Vs. 21-24 e 35-46).
- Jairo era chefe da sinagoga de uma religião que não resolveu o seu problema.
- As pessoas estão procurando um Deus que resolva.
- Proclame a sua fé contra as ameaças do inimigo (não temas, crê somente).
- Jairo ouviu falar de Jesus, alguém lançou a rede sobre ele.
- Pregue a Palavra a toda criatura, até mesmo aos religiosos, mas não discuta.
- Você tem lançado a rede sobre os religiosos?

3. LANÇE A REDE SOBRE OS ENFERMOS (Vs. 25-34).
- Aquela mulher estava cansada de sofrer; (26)
- Ela ouviu falar de Jesus; (27)
- Ela tinha fé; (28)
- Mas a obra de Deus é para salvar pessoas, não somente curar; (30)
- O evangelho traz paz, devemos levar paz ao coração das pessoas; (34)
- Os enfermos precisam ouvir não somente sobre cura, mas principalmente sobre a salvação. (Lucas 5:20)
- Você tem lançado a rede sobre os enfermos?

4. LANÇE A REDE SOBRE OS SEUS FAMILIARES E AMIGOS. (Vs. 19 e 20)
- Jesus não permitiu que o ex-possesso fosse com ele, mas ordenou que voltasse para os seus e anunciasse o que Deus tinha feito na vida dele.
- Nosso primeiro ministério é com a nossa família. Se alguém não cuida bem da sua família, como pode cuidar da obra de Deus (I Tim 3:4,5).
- Ele anunciou em Decápolis, onde ele era conhecido e o seu testemunho impactaria muitas vidas. - Você tem lançado a rede sobre os seus?

5. LANÇE A REDE SOBRE INDIVÍDUOS EM MEIO À MULTIDÃO.
- Jesus sempre lançou a rede sobre pessoas em meio à multidão. Ele conseguia ver indivíduos onde todos só viam a massa.
- Jesus encontro Zaqueu, Jairo, A mulher hemorrágica, Bartimeu, O paralítico de Betesda. Todos estes e muitos outros indivíduos em meio à multidão.
- É preciso olhos atentos para identificar os indivíduos em meio à multidão
- Você tem lançado a rede sobre indivíduos em meio à multidão?

Conclusão: Romanos 10:13-17.

13 - Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
14 - Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?
15 - E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas.
16 - Mas nem todos têm obedecido ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem creu na nossa pregação?
17 - De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.

Lance a rede sobre os atormentados, sobre os religiosos, sobre os enfermos, sobre os seus familiares e amigos; e sobre indivíduos em meio à multidão. Deus te chamou para ser pescador de homens, lance a rede sobre cada pessoa a quem você possa alcançar.

Deus nos abençoe sempre.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

TEM CUIDADO DE TI MESMO E DA DOUTRINA.

TEXTO BÍBLICO: "Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina, persevera nestas coisas, porque fazendo isto, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes" (I Timóteo 4:16).

INTRODUÇÃO: O apóstolo Paulo admoestando ao seu discípulo, o jovem pastor Timóteo, mostra que devemos cuidar de nós mesmos e da doutrina. Muitos ministérios que poderiam ser frutíferos e isto durante muitos anos; são abreviados ou prosseguem mal orientados e fora dos propósitos de Deus por falta do cuidado com a vida pessoal e também com a doutrina. Paulo nos mostra que precisamos observar com muito cuidado estes aspectos para que os propósitos de Deus na nossa vida possam ser estabelecidos.

Vejamos algumas áreas da nossa vida pessoal e da doutrina que precisam ser tratadas com cuidado por cada um que tem o chamado de Deus para servi-lo:

I - TEM CUIDADO DE TI MESMO.
O cuidado de si mesmo é fundamental para que a nossa vida ministerial possa ser bem sucedida. Temos visto ao longo da jornada muitos ministros de Deus, nas mais diversas áreas ministeriais que desprezam o cuidado por si mesmo e se tornam presa fácil nas mãos de satanás. Precisamos aprender que nós somos mais preciosos para Deus que os nossos ministérios, a nossa família é mais preciosa para Deus que o nosso ministério. Muito mais que uma exortação do apóstolo Paulo esta é uma advertência do próprio Deus: “Tem cuidado de ti mesmo...”.
Vamos, portanto observar alguns importantes aspectos do cuidado de si mesmo:

Cuidado com a vida espiritual.

1. FÉ. A Bíblia diz que sem fé é impossível agradar a Deus. Tudo o que produzimos no reino espiritual tem como base a nossa fé. A epístola aos Hebreus diz que aquele que se aproxima de Deus precisa crer primeiramente que ele existe e que se torna galardoador daquele que o busca. A fé é alimentada pelo ouvir (Ler) a palavra de Deus e pelas experiências adquiridas no relacionamento com o Senhor.

2. ORAÇÃO. A oração é uma das mais importantes bases da vida cristã. A oração é uma conversa com Deus, é através dela que mantemos íntima comunhão com o Pai e alimentamos o nosso espírito. Quando um filho de Deus negligencia a sua comunhão com o Senhor, ele jamais poderá ser um bom ministro na obra de Deus. O nosso maior exemplo de valorização da vida de oração é o próprio Jesus, que mesmo sendo um com o Pai, jamais negligenciou a sua vida de oração. Temos, no entanto muitos outros exemplos de vida de oração na palavra, tais como: Neemias, Daniel, Ana, Jabes e tantos outros.

3. ADORAÇÃO. Um dos erros mais comuns que muitos ministros de Deus têm cometido é o de perder a consciência da glória, soberania e majestade de Deus. Somos chamados a adoração (Salmos 29:1), certamente Deus tem prazer em ver-nos servir em sua obra, mas não podemos de forma alguma substituir a adoração a Deus pelo nosso serviço. A adoração é a expressão da nossa admiração, gratidão e dependência de Deus por tudo aquilo que ele é, quando um filho de Deus perde o sentido de adorador ele entra em um caminho extremamente perigoso.

4. LEITURA DA PALAVRA. A leitura diária da palavra de Deus é condição indispensável para quem deseja servi-lo. A palavra de Deus revela o Senhor e expressa a sua vontade e direção para o seu povo. Sem ela não temos como viver uma vida sólida no nosso relacionamento com o Pai.

5. COMUNHÃO COM A IGREJA. Deus criou a igreja para que pudéssemos através dela sermos assistidos e treinados para melhor servirmos ao Senhor. A igreja provê sustento espiritual, oportunidade de serviço, amparo emocional e até mesmo o alimento para o corpo. Ou seja, através da igreja Deus proporciona o cuidado integral, corpo, alma e espírito para o seu povo. Todos, sem exceção, que tentam viver uma vida piedosa e temente a Deus longe da igreja, fracassam.

6. VITÓRIA SOBRE O PECADO. De nada adianta termos uma vida de oração constante, leitura diária, comunhão e serviço na igreja sem, no entanto termos vitória sobre o pecado. A obra de Deus foi realizada em Cristo com o propósito de nos livrar não somente da condenação do pecado, mas do seu domínio sobre nós (Rom. 6:14). Um ministro de Deus que se acostuma a uma vida sem vitória sobre o pecado está caminhando de forma vazia e o seu fim é a ruína. A Bíblia diz: Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte (Prov. 14:12).

7. MINISTÉRIO. Não podemos perder de vista o propósito de Deus de nos transformar em seus servos. Um dos maiores privilégios que Deus tem concedido aos homens é o de participar da sua obra. Não existe nada mais gratificante do que proporcionar o encontro de vidas com o Deus vivo e levá-las a tornarem-se membros da família de Deus. Os ministérios são ferramentas de Deus para nos ajudar no cumprimento da missão, através dos mesmos, integremo-nos à igreja de Deus e cumpramos a nossa missão, tornando-nos participantes de sua obra.

Cuidado com a família.

1. CÔNJUGE. Quem não cuida bem da sua casa não pode cuidar da igreja de Deus. Os cônjuges precisam estar atentos ao cuidado um com o outro. É preciso separar tempo para estarem juntos, dar qualidade a este tempo, investir no relacionamento matrimonial e estar atento às investidas do diabo. Muitas vezes satanás usa cônjuges fracos para destruir ministérios profundamente promissores.

2. FILHOS. Outra estratégia sempre presente de satanás é utilizar dos filhos para atingir o ministério dos pais. Ministros de Deus devem investir na vida espiritual dos filhos para que possam contar com os mesmos como parceiros ministeriais. Quando os filhos vêem que Deus está agindo na vida dos pais e isto agrega qualidade de vida para a família eles se tornam colaboradores junto aos pais.

3. PARENTES. Precisamos ter cuidado especial com o convívio com parentes que não são parte da nossa família celular (Pai Mãe e filhos), mas que porventura possam morar circunstancialmente na mesma casa ou muito próximo, para que isto não se torne um empecilho na obra de Deus. Principalmente, não podemos permitir que os mesmos causem constrangimento na criação dos filhos nem, no relacionamento conjugal. Precisamos separar bem as coisas.

4. FINANÇAS. Outra artimanha muito forte de satanás para destruir famílias e ministérios é a nossa vida financeira. Algumas das maiores armas que satanás tem usado neste propósito são os cartões de crédito e os cheques especiais. Eles criam a ilusão de que temos o dinheiro e um dia cobram o seu preço. Os juros destes desmontam a maioria dos orçamentos familiares e promovem verdadeiras falências em muitos lares. Infelizmente em meio a estes lares muitos são de ministros da obra de Deus. O assunto “finanças” é por demais importante para que seja desprezado pelos ministros de Deus. Portanto: Tem cuidado da tua vida financeira.

Cuidado com a saúde.

1. FÍSICA. Muitos ministérios cessam prematuramente porque os seus ministros não cuidam da sua saúde. Morrem ou ficam impossibilitados de dar continuidade a obra de Deus por sérios comprometimentos das suas atividades físicas. Precisamos valorizar o nosso corpo como templo do Espírito Santo. Estamos sempre prontos para reclamar e apontar o pecado de quem fuma, bebe ou toma drogas. Mas muitas vezes nos enchemos de comida de forma a prejudicar a nossa saúde ou dormimos tão pouco que já não conseguimos render o necessário no serviço a Deus nem no convívio com os santos.

2. EMOCIONAL. Pouco se dá atenção à saúde emocional. Somos corpo, alma e espírito; de nada adianta cuidarmos do nosso corpo e do nosso espírito se a nossa alma fica entregue ao desprezo. A alma é o centro das nossas emoções; infelizmente temos visto ao longo dos anos muitos ministros de Deus que sucumbem pela falta de investimento no cuidado emocional. Quem não cuida da sua alma certamente viverá aquém das suas possibilidades emocionais.

Cuidado com os valores.
A nossa vida hoje em dia é extremamente corrida e agitada. Precisamos sempre fazer escolhas que dependem da nossa ordem de valores e prioridades. Se não valorizarmos as melhores coisas, certamente nos encontraremos envoltos em atividades que tomarão o nosso tempo e inverterão a nossa ordem de prioridades. Precisamos estabelecer uma escala de valores claramente orientada pelos valores bíblicos. O povo de Deus tem que valorizar e priorizar o que Deus valoriza e prioriza. Se não for assim veremos satanás turvando o nosso entendimento e corrompendo os nossos valores, nos afastando da urgência e prioridade da obra de Deus.

II. TEM CUIDADO DA DOUTRINA:

O cuidado com a doutrina é também de fundamental importância na vida de um ministro da obra de Deus. Tudo o que fazemos para o Senhor precisa ser baseado na doutrina da palavra de Deus. Se não tivermos cuidado da doutrina poderá acontecer conosco o mesmo que aconteceu com Paulo, que foi achado lutando contra a igreja do Deus vivo. O nosso trabalho, por maior que seja a nossa dedicação, poderá ser usado contra a obra do nosso Deus se não tivermos cuidado da doutrina. Assim sendo é de fundamental importância que estudemos a palavra e analisemos aquilo que estamos aprendendo e ensinando. Pois somente a sã doutrina conduzirá pessoas à presença de Deus e a um encontro transformador com o Senhor Jesus Cristo.

CONCLUSÃO: Para que a nossa vida, família e ministério sejam abençoadores e abençoados por muitos anos com a graça de Deus, precisamos atentar para a exortação de Deus:

"TEM CUIDADO DE TI MESMO E DA DOUTRINA"

Deus nos abençoe sempre.



domingo, 9 de agosto de 2009

HOJE É DIA DOS PAIS.

Quero desejar a todos um feliz dia dos pais, e oro para que O Senhor possa conduzir cada um para mais próximo de Deus e de seus propósitos.

Espero que os artigos abaixo possam abençoar as familias e converter o coração dos pais aos filhos e os corações dos filhos aos pais.

Um Beijo especial aos meus lindos filhos que tem me proporcionado muitas alegrias.

TE AMO FILHOTA, TE AMO FILHÃO, AMO A CADA FILHO DO CORAÇÃO.

DO CORAÇÃO DO PAI AO CORAÇÃO DO FILHO.

TEXTO BÍBLICO:
“Então, o rei, profundamente comovido, subiu à sala que estava por cima da porta e chorou; e, andando, dizia: Meu filho Absalão, meu filho, meu filho Absalão! Quem me dera que eu morrera por ti, Absalão, meu filho, meu filho!” ( II Samuel 18:33).

TEMA: DÊ O MELHOR DE SI AO SEU FILHO.
INTRODUÇÃO: Reportagem nas páginas amarelas da Veja (10/08/00). Sociólogo, Glaucio Ary Dillon Soares, afirma que o Brasil se tornou um dos países mais violentos do mundo. E ele aponta que a pobreza não é o grande responsável por este quadro caótico e vergonhoso. Mas um dos grandes problemas é a desagregação familiar. A desestruturação familiar tem contribuído muito para este caos. A família deixou de ser há muito tempo o ambiente gerador de valores, formador de estruturas emocionais, psíquicas, afetivas, saudáveis, equilibradas etc.Eu não tenho dúvida que precisamos cuidar mais de nossas casas, de nossas famílias, de nossos filhos.

As famílias evangélicas estão se desmoronando. Os lares dos líderes estão se fragmentando. Portanto, é preciso olhar para casa, para dentro, para o interior de nossas relações. Não tenho dúvida de que necessitamos de pais convertidos aos filhos e de filhos convertidos aos pais, conforme nos ensina o profeta Malaquias 4.6: “Ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos aos pais; para que eu não venha e fira a terra com maldição”.

NÓS PAIS PRECISAMOS OLHAR MAIS PARA NOSSOS FILHOS.
Vejamos a história de Davi. Davi era um pai muito bem intencionado. O grande problema é que boas intenções não são suficientes para evitar tragédias em nossa família.Vejamos as boas intenções de Davi. Por exemplo, a começar pelos nomes que ele dá aos filhos. No tempo de Davi, os nomes pessoais revelavam muito as intenções e as expectativas que os pais tinham em relação aos filhos. Logo, Davi espera muita coisa boa de seus filhos.ADONIAS – Aquele que pertence a Adonai, ao Senhor. Davi diz: “Este é de Deus”;SALOMÃO – Significa “pacífico”;ABSALÃO ou ABSHALOM – Que significa “o pai da paz”.Dá para imaginarmos o que Davi tinha em mente ao colocar tais nomes em seus filhos? Havia muita esperança no coração de Davi. Davi jamais pensou que Absalão um dia viria a traí-lo, gerando assim um golpe de estado, a fim de destronar o próprio pai do poder. Preste atenção numa triste realidade: “conquanto Davi fosse um pai que sonhasse com o bem dos filhos, ele, no entanto, não era capaz de transformar suas boas intenções em investimento de vida na existência dos filhos”. Não foi capaz de investir vida na vida dos seus filhos.
Por que isso aconteceu? Talvez porque estivesse ocupado demais. Era rei, muitas reuniões, muitas decisões, muitos compromissos etc. Pai, cuidado com o tempo dedicado ao seu filho, ele precisa ser suficiente, direcionado e com qualidade.
Por que isso aconteceu? Talvez porque estivesse ausente demais. Pai, cuidado com a distancia para com o seu filho; esteja próximo e atento a tudo que o envolve.

Preste atenção em mais um detalhe: Absalão tinha tudo: dinheiro, castelo, casas, prestígio, posição social, status, era bonito (a Bíblia diz que ele era o homem mais bonito daquela geração (II Samuel 14.25), mas não tinha pai. Tinha tudo, mas não tinha família. Absalão não queria um rei, queria um pai.Os grandes problemas de Davi eram na área familiar. Davi se caracteriza por ser um pai omisso e será a omissão a porta de entrada da desgraça na vida deste grande homem e de seu filho Absalão.Tudo começa quando Davi adultera com Bate-seba. A Bíblia diz, por boca do profeta Natã, que a partir daí, a espada não se apartaria da casa de Davi. Investir no casamento é também uma forma de evitar tragédias na vida espiritual, na vida familiar, e ainda investir nos filhos.

As coisas começam a ganhar vulto quando Amnom, um dos filhos de Davi e seu primogênito, se apaixona por uma de suas irmãs (II Samuel 13.1-14), irmã por parte de pai, a qual era irmã de Absalão, filho de Davi com Maaca (II Samuel 3.3), que era uma estrangeira procedente de Gesur.Tamar era o nome da moça. A Bíblia diz que ela era linda e maravilhosa, graciosa, formosa, encantadora, (II Samuel 13.1). Amnom, seu meio irmão, se apaixona por ela (II Samuel 13.2,3). Ele então armou um plano para coabitar com sua irmã (II Samuel 13.5). O capítulo treze de II Samuel nos conta toda a história em detalhes.
Todo mundo ficou sabendo, inclusive a corte. O rei ficou sabendo do escândalo, mas não fez nada. Tamar ficou, alem de moralmente destruída, com profundas feridas emocionais. Mas Davi não fez nada para reparar isso.Absalão esperava que seu pai fizesse alguma. O tempo passou e nada. Então, Absalão a chamou para morar com ele (II Samuel 13.20).Depois de 2 anos, Absalão não agüentou mais esperar. Se encheu de ira e ódio. Ele começou a planejar a morte do irmão. (II Samuel 13.23-27).
Absalão mata Amnom. O rei se enfurece, fica cheio de ódio. Absalão foge, indo morar na casa de Talmai, seu avô (II Samuel 13.37). Permanece por lá durante 3 anos (II Samuel 13.38). Durante todo esse tempo nada foi feito. Davi não chama o filho, não conversa etc.Mais tarde Davi chama o filho para morar nas imediações de Jerusalém (II Samuel 14.21-24). Há 2 km de Jerusalém. Dois anos se passaram e Davi não faz nada. Tão perto e tão longe.Davi, depois de Absalão não agüentar mais, mandou chamá-lo à sua presença. O texto de II Samuel 14.33 diz que Davi apenas o beijou. O capítulo 15 de II Samuel informa que, daquele dia em diante, Absalão vai para a porta da cidade e começa a conspirar contra seu próprio pai (Vs. 1-6). Absalão prepara uma revolta armada (Vs. 10-13).

Davi foge com medo do próprio filho. Joabe, capitão do exercito de Davi, não agüenta mais aquela situação, até que um dia mata o filho do rei, que ficara preso por entre os galhos de uma árvore (II Samuel 18.9,14).Assim, chegamos ao texto central que lemos. O tempo de dizer: “meu filho” havia acabado. Absalão estava morto e a tragédia consumada.

O QUE, COMO PAIS, PODEMOS APRENDER COM A HISTÓRIA DE DAVI E ABSALÃO?

1. NÃO PODEMOS PRIVAR NOSSOS FILHOS DOS SEUS PAIS.
Os filhos têm direito à presença, ao carinho, à atenção, à exortação, à correção e ao ensino por parte dos seus pais.
Os pais têm papel fundamental na vida dos filhos.

2. NÃO PODEMOS TRANSFERIR RESPONSABILIDADES INTRANSFERÍVEIS.
É você quem é o pai; não é o pastor, não é o professor, não são os tios, os avôs, a secretária ou mesmo a televisão. Quem é o pai é você, logo, não transfira a estes as suas responsabilidades.
A responsabilidade de exortar, cuidar, resolver problemas e direcionar é sua.

3. NÃO PODEMOS DEIXAR DE CONFRONTAR NOSSOS FILHOS.
O diálogo continua sendo o melhor caminho para resolver os conflitos.
Não tenha medo de errar, pior é se omitir.
Deus vai te dar graça.

4. NÃO PODEMOS NEGLIGENCIAR OS VALORES TRANSMITIDOS AOS NOSSOS FILHOS.
Seu filho vai ser influenciado pelo que você valoriza.
Como você vê Deus?
Como você vê a família?
Como você vê a sua esposa?
Como você vê os filhos?
Como você vê a santidade?
Seu Filho provavelmente será influenciado pelos seus valores.

5. NÃO PODEMOS DEIXAR DE PLANTAR DEUS NO CORAÇÃO DOS NOSSOS FILHOS.
Leiamos Provérbios 22.6: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele”.Faça de sua casa seu maior campo missionário.
Que adianta ganharmos o mundo inteiro se perdermos a nossa família?

CONCLUSÃO:Há muitos pais em nossa igreja negligenciando a educação cristã dos seus filhos. Como isso acontece? Na falta do culto doméstico; na ausência dos filhos na casa de Deus pela falta de tempo, pela omissão ou até mesmo, infelizmente, pela irresponsabilidade. Dê o melhor de si ao seu filho. Ria, ore e chore com seu filho hoje, Não deixe pra chorar mais tarde, até porque, como no caso de Davi, pode vir a ser tarde demais.

DEUS OS ABENÇOE SEMPRE.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

PAIS, QUEM SÃO SEUS FILHOS?

Introdução:
Certa vez, perguntaram a Agostinho de Hipona: “Quando devo começar a educação do meu filho?” “Vinte anos antes de ele nascer”. Respondeu ele; “primeiro você se educa, só depois poderá educar o seu filho”. Existem princípios básicos na formação dos filhos aos quais os pais não podem de forma alguma desprezar; estes são balizas seguras na caminhada; marcos que jamais deverão ser removidos; sinais que não se pode permitir apagar ou destruir. Hoje, mais que em qualquer outra geração, há uma orquestração do inferno para destruir a família. Há uma conspiração contra a família; o diabo e seus perversos agentes têm derramado sobre ela todo o seu ódio e as mais perversas e sórdidas artimanhas, com o propósito único de desmoralizar e corromper a mais importante das instituições divinas. A família é não somente a base da igreja, mas de toda a sociedade. Se quisermos uma sociedade forte precisamos de famílias fortes; se quisermos uma família forte e bem estruturada é imprescindível que aprendamos acerca da vida em família e do papel que cada um deve desempenhar dentro do universo familiar. Jamais seremos bem sucedidos na tarefa de educar se não pudermos responder com segurança à pergunta com a qual a própria vida nos confrontará: Pais, quem são seus filhos? Mesmo respondendo com profundidade e maturidade a esta pergunta talvez não consigamos evitar momentos de profunda dor e algumas decepções. Mas, conhecer os nossos filhos nos levará sem dúvida alguma a conhecermos melhor a nós mesmos; e se estivermos dispostos a permitir que Deus nos trate; enfrentaremos as dores e decepções em relação aos nossos filhos com uma melhor visão das coisas. Deus com certeza nos mostrará o melhor caminho a seguir; o amor que só Deus pode dar permeará nossas atitudes de forma a não permitir que tais coisas destruam nossas vidas, a vida dos nossos filhos, nem as nossas famílias. Se quisermos ser bem sucedidos na tarefa de conduzirmos os nossos filhos ao propósito de Deus, precisamos promover mudanças substanciais na nossa estrutura familiar e na nossa visão a respeito da nossa missão como pais. Eis algumas delas:

Preparar-se para a tarefa.
Na sociedade competitiva de hoje procuramos preparar-nos para muitas coisas; fazemos os mais diversos cursos e capacitações, fazemos seminários, participamos de treinamentos, lemos livros e participamos de encontros; mas poucos são os que procuram se preparar para a difícil tarefa de educar. Como pais, precisamos reconhecer a importância do ministério que nos está proposto em relação aos nossos filhos. Deus tem confiado a nós a responsabilidade de conduzirmos os nossos filhos a uma vida de comunhão, intimidade, santidade e serviço na sua obra. É responsabilidade dos pais não somente a educação social e o ensino; mas acima de tudo o exemplo. Infelizmente muitos pais têm negligenciado o fato de que ensinam muito mais pelo que fazem do que pelo que dizem; os pais são instrumentos vivos na formação do caráter dos seus filhos. Assim sendo é fundamental que reconheçam a função sacerdotal; valorizem o testemunho e procurem se preparar de forma adequada para esta tarefa. Criar filhos é uma tarefa para a qual a grande maioria ainda não está pronta, mesmo os casais que se julgam preparados; é uma tarefa que abrange várias áreas, cada uma mais complexa que a outra.

É necessário preparo para enfrentar questões como: mudanças impostas à rotina e prioridades da vida familiar do casal. sempre que chega uma criança em um lar ela traz consigo a necessidade de profundas transformações em toda estrutura familiar até então existente. Ela mexe com os horários; tudo a partir daí gira em torno das suas necessidades; a mãe tem que parar de trabalhar fora ou abdicar de algumas atividades domésticas; o pai precisa se envolver com algumas tarefas com as quais jamais imaginou envolver-se um dia; durante alguns meses o sono de todos na casa é extremamente e constantemente perturbado; até o cachorro, o gato e o papagaio sentem que alguma coisa mudou naquela casa.

Profunda alteração no orçamento.
Um filho sempre impõe ao orçamento familiar uma mudança mais profunda do que qualquer previsão orçamentária jamais foi capaz de estabelecer. Por conta disto muitos pais vêem os filhos como causadores da bancarrota familiar. Os pais precisam levar a sério a questão do orçamento familiar e em hipótese alguma lançar sobre os filhos a culpa pelos seus problemas financeiros.


Adaptação a cada fase na vida dos filhos.
A vida é muito dinâmica; principalmente até a juventude. É muito difícil para os pais acompanharem com sucesso as constantes mudanças nas vidas dos seus filhos; as cólicas, os primeiros dentes, engatinhar, os primeiros passos, as primeiras palavras, o primeiro dia de aula, a primeira lista de material escolar, as crises da adolescência, o(a) primeiro(a) namorado(a), o primeiro casamento e o primeiro neto não necessariamente nesta ordem. A melhor coisa a fazer para enfrentar tudo isto é buscar ajuda de Deus e se preparar para cada uma destas fases.

Conhecer
Tenho dois filhos, costumo dizer que são lindos; verdadeiramente eles são; quem duvidar pode perguntar à minha esposa. Eu poderia aqui listar várias qualidades que me orgulham em ambos e se quisesse ser honesto deveria listar alguns dos defeitos que com certeza eles também têm. Mas, conhecendo-os como os conheço sei que não gostariam nem de uma coisa nem de outra. Cada pai deve se esforçar ao máximo em conhecer o melhor possível aos seus filhos; cada um deles é um individuo totalmente diferenciado dos irmãos deles, dos filhos dos seus irmãos e amigos; e pasmem... radicalmente diferente de você pai. Nós pais temos o mau costume de pensarmos que os nossos filhos não têm alma; muitos pensam que os filhos deveriam vir ao mundo sem vontade própria, sem emoções, desejos ou sentimentos; verdadeiros clones.

Mas graças a Deus não é assim. É muito comum encontrarmos pais decepcionados com as escolhas dos seus filhos dizendo: “mas o meu sonho para ele era tal e tal”; será que nós somos o que os nossos pais sonharam para nós? E se por acaso somos, será que isto nos faz felizes? Nossa tarefa como pais definitivamente não é fazer com que os nossos filhos realizem os “nossos sonhos”; e sim ajudá-los a realizarem os seus e principalmente os sonhos de Deus para eles. Precisamos conhecê-los melhor a cada dia para que possamos orientá-los eficientemente nesta difícil jornada.

Reconhecidamente, uma das fases mais complexas e que mais exige conhecimento da parte dos pais em relação aos filhos é a adolescência; durante a puberdade, o ser humano passa por uma série de mudanças estruturais e fisiológicas de conseqüências permanentes na vida do indivíduo. Vejamos:

1. Crescimento. Na puberdade, cada parte do corpo se desenvolve com mais rapidez do que em qualquer outro período da vida, exceto no primeiro ano, quando o crescimento é realmente precipitado. Começando aos dez ou onze anos para as meninas e aos onze ou doze para os meninos, a aceleração pubescente é mais acentuada durante os dois ou três primeiros anos; depois, na chamada segunda fase da adolescência, torna-se mais lenta. Em um ano o adolescente pode ganhar até doze quilos e crescer até dose centímetros.

2. Desarranjo na pele. Assim como todo o corpo a pele do adolescente também passa por profundas transformações durante esta fase. Estas mudanças muitas vezes resultam nas mais difíceis experiências. As glândulas sudoríferas modificadas se desenvolvem gerando um odor característico, enquanto as glândulas sebáceas produzem sebo e óleo para a pele. Quando os poros não se abrem de forma adequada surgem as espinhas e manchas na pele; o que leva o adolescente a um profundo acanhamento.

3. Voz. Outra dificuldade que o adolescente tem que passar é a mudança na voz, a qual se torna difícil de dominar. Isto contribui para aumentar a sua inibição e os seus problemas, principalmente no caso dos meninos.

4. Maturação sexual. O clímax do desenvolvimento do adolescente é o desenvolvimento dos seus órgãos de reprodução. Quando estes alcançam a capacidade do funcionamento adulto, a puberdade foi atingida. As funções que determinam o amadurecimento sexual são duas: a ovulação na moça e a espermatogênese no rapaz, que indicam a capacidade da reprodução.

5. Nervosismo. Toda esta série de mudanças produz um nervosismo quase que incontrolável no adolescente.

6. Preocupação emocional. O adolescente produz um universo de novas posturas emocionais muito vasto, por exemplo: Ansiedade indevida sobre erros cometidos,distração, divagação, falta de participação voluntária em classe, interesse meticuloso em detalhes, tendência a perambular sozinho, atitude crônica de apreensão etc. É muito importante que os pais fiquem atentos, pois muito freqüentemente os adolescentes precisam de ajuda espiritual ou psicológica no transcurso desta fase.

Respeitar
Uma das maiores queixas dos filhos, principalmente jovens e adolescentes se refere ao respeito; nossa geração, me refiro aos pais, não foi criada num sistema onde os pais respeitassem os filhos; a Bíblia aconselha os pais a não provocarem os filhos à ira (Ef. 6:4); o que indica que os pais devem respeitar os filhos como indivíduos e ensiná-los acerca do respeito. Como já dissemos, é muito fácil que sejamos influenciados pelo mundo à nossa volta; e o fato de sermos fruto de uma geração desprovida de respeito pelos nossos pais, faz com que também tenhamos dificuldades em respeitarmos os nossos filhos. Devemos lembrar que os filhos têm direito a: carinho, atenção, falar, questionar até entender e a ter o mesmo tratamento dos seus irmãos e irmãs.

Ser respeitado
Assim como os filhos têm direito ao respeito, eles têm também a obrigação de respeitar não somente os pais mas a toda a sociedade; muitos pais permitem desde a mais tenra infância que seus filhos os desrespeitem; depois sofrem ao longo da vida com o desrespeito dos filhos. A palavra de Deus nos alerta a ensinarmos a criança para que o aprendizado a acompanhe ao longo de toda a sua vida. É importante observar que não se trata aqui de exigir o respeito a qualquer custo ou de qualquer forma, mas principalmente de nutrir e conquistar o respeito dos seus filhos; o que não se consegue com intransigência; e sim com ensino bíblico, dignidade, abertura, fidelidade e uma sincera amizade com seus filhos.

Comunicar-se bem
No período entre 1992 a 1994, pastoreei a primeira Igreja do Nazareno em Maceió-AL, foi um período muito precioso em nossa vida familiar e ministerial. Um fato muito interessante e curioso aconteceu, em diversas oportunidades naquele período, que ilustra muito bem a questão da comunicação. Nas visitas evangelísticas e em alguns eventos, conhecíamos algumas pessoas e ao falarmos acerca da Igreja do Nazareno alguns diziam conhecer e até mesmo fazerem parte da mesma. Depois de algumas surpresas e explicações descobrimos que o pastor da primeira Igreja Batista em Maceió, chamava-se “Nazareno”. Quando eu dizia: "sou o pastor da Igreja do Nazareno", o povo me olhava desconfiado; eles diziam: "faço parte da Igreja do Nazareno”, e eu olhava para eles desconfiado. Eles falavam do pastor Nazareno, eu falava de Jesus o Nazareno.

A comunicação é uma arte; com certeza uma das mais complexas de todas as artes. Quantos conflitos, nas mais diversas esferas de relacionamento, são causados ou poderiam ser evitados pela comunicação. Gosto da idéia de definir comunicação como uma via de quatro mãos.

O que você diz;
O que você pensa que diz;
O que o seu interlocutor ouve;
E finalmente, o que ele pensa que ouve.
A comunicação só se dá quando você diz o que pensa que diz e o seu interlocutor pensa que ouve o que você pensa que diz. Não é simples???

Se isto já é complicado com pai e mãe, que são duas pessoas “maduras”, imagine quando uma criança, jovem, ou adolescente entra neste percurso. A missão se torna mais árdua, beirando a impossibilidade. Comunicar-se bem é não somente uma arte, mas também um objetivo que pode, deve e precisa ser alcançado.

Estabelecer limites
Vivemos numa sociedade que já não aceita os absolutos éticos; vive sem freios, desconhecendo e desrespeitando limites; desprezando perigosamente a linha que separa o certo do errado. O que predomina nesta sociedade não é a verdade, mas a satisfação pessoal através da realização plena e animalesca dos desejos da carne. Uma sociedade cada vez mais amante do prazer que amante de Deus; valores claramente advindos da palavra de Deus como: virgindade, honestidade, fidelidade, intimidade com Deus e respeito à sua palavra são constantemente chacoteados e desprezados publicamente.


É praticamente impossível que filhos criados no meio de toda esta turbulência moral não sejam de alguma forma por ela atingidos. A melhor maneira de protegermos nossos filhos de tudo isso é estabelecendo limites; sem limites o ser humano perde o referencial; é como um barquinho em alto mar sem que o seu timoneiro tenha qualquer experiência ou instrumento de navegação. Os limites devem ser instituídos desde a infância; e deverão acompanhar o individuo por toda a sua existência.

A Bíblia nos conta a história de um jovem chamado Daniel, depois de conviver com os limites estabelecidos pelos seus pais, Daniel estabeleceu os seus próprios limites para que pudesse honrar e agradar a Deus numa situação de adversidade na qual havia o risco da sua própria vida. Imaginem a alegria e o orgulho que sentiriam os pais de Daniel se pudessem testemunhar a atitude do filho naquele momento. É necessário que os pais estabeleçam limites para os filhos em relação às mais diversas áreas da vida; televisão, internet, namoro, aonde ir, com quem estar, telefonemas, livros e revistas, passeios...etc. A lista é muito maior; alguns talvez não concordem com todos os pontos, com outros no entanto, irão se identificar.

Nem todos estes se aplicam à minha experiência familiar, mas um pai que talvez já tenha se deparado com uma conta telefônica acima de $ 500,00 (Quinhentos dólares) aprendeu a duras penas a importância de estabelecer limites nos telefonemas e acessos à internet feitos pelo seu filho ou filha adolescente. Estabelecer limites é importante não somente pelo que sai do nosso bolso; mas principalmente pelo que invade o coração dos nossos filhos; pois “a criança entregue a si mesma envergonha os seus pais” (prov. 29:15)

Disciplinar
Disciplinar é acima de tudo um ato de amor; a palavra de Deus sempre associa a disciplina ao amor. Devemos portanto, também associar a disciplina ao amor não somente no nosso conceito, mas acima de tudo nas nossas atitudes e principalmente no ato da disciplina. Um dos aspectos mais importantes em relação à disciplina é o fato de que a disciplina bíblica nada tem a ver com espancamento. Muitos pais descarregam seu descontrole e frustrações em cima dos seus filhos; o que dizer de pais que espancam seus filhos com o simples propósito de irritar ao seu cônjuge, ou porque estão irados com a desobediência dos filhos.


Se você ama ao seu filho aprenda uma coisa: jamais bata em seu filho com raiva; o propósito da disciplina é ensinar o seu filho. Portanto, quando for necessária uma disciplina, aplique-a de forma que o seu filho entenda o propósito de amor por trás da mesma. Associe à disciplina o carinho e ao carinho a orientação segura da palavra de Deus. Acostume-se a após disciplinar o seu filho, abraçá-lo, colocá-lo no colo, beijá-lo e abrir a Bíblia com ele mostrando-lhe que tipo de pecado ele estará cometendo ao realizar atos como os que o levaram à disciplina; no final de tudo ore com ele pedindo que o Espírito santo o ajude a não mais cair naquele tipo de pecado.

A palavra de Deus também nos exorta a que esteja “longe de nós toda a gritaria” (Ef. 4:31). Eu creio que muitos irmãos na família da fé têm irmãos gêmeos aos quais eu não conheço, pois é simplesmente inconcebível que os "cordeiros" que eu vejo no trato com os irmãos na igreja sejam os "leões enraivecidos" no trato com os seus filhos e às vezes até mesmo no trato com os seus cônjuges em casa. Nós pais precisamos aprender mais sobre o propósito da disciplina e aplicarmo-nos a ele, pois os nossos filhos são presentes de Deus e alvos primários do nosso amor.

Confiar desconfiando
Confiança é fator preponderante em qualquer relação; já ouvi muitos filhos cobrarem dos pais: vocês não confiam em mim. Isto com certeza não é admissível. Os pais devem confiar e demonstrar esta confiança nos filhos; porém esta não deve ser jamais o que chamamos de “confiança cega”. Pais inteligentes confiam desconfiando; ou seja, demonstram a confiança neles depositada ao liberarem algumas coisas, mas ficam por perto; acompanhando de forma que eles não se sintam sem a confiança dos pais, nem tampouco livres “pra fazer o que der na telha”.

Os filhos enquanto crianças, normalmente se sentem mais seguros ao lado dos pais. Quando vão chegando à adolescência começam a formar uma consciência mais independente e a desenvolver hábitos desligados dos pais. Já não querem sair com os mesmos e começam, por conta de tudo isto, a formar novos grupos de amigos. Este é um momento muito importante e ao mesmo tempo muito perigoso; ele precisa da sua confiança para se afirmar na vida, mas se você não estiver por perto pode ser que ele seja arrastado pelo engano. Portanto, o melhor a fazer é confiar sempre; desconfiando de vez em quando.

Proteger
A palavra de Deus nos mostra a história de diversos personagens com as mais diferentes estruturas familiares. Um personagem que muito me chama a atenção do ponto de vista da estrutura familiar é Ló; sobrinho de Abraão e temente a Deus, Ló é apresentado pela Bíblia como um justo. No entanto estava tão preocupado com as questões financeiras que não prestou atenção ao fato de que estava dia a dia, armando a sua tenda mais perto de Sodoma (Gen 13:12); nem tampouco se deu conta de que os homens de Sodoma eram extremamente perversos e pecadores contra o Senhor (Gen. 13:13). Nada disso impediu que Ló firmasse residência em Sodoma. A pecaminosidade daquele lugar se introduziu de forma terrível na estrutura familiar de Ló. Por conta de sua negligencia em proteger sua família de um ambiente pecaminoso Ló assistiu impotente à dilapidação de toda a sua estrutura familiar. Sua esposa foi transformada em estátua de sal por desobedecer a uma ordem divina; e suas duas filhas o embebedaram para que pudessem cometer incesto com o próprio pai. É lamentável que a família de um homem justo e temente a Deus tenha sido tão vorazmente atacada e destruída pelo pecado.

As águias formam seus ninhos nas mais altas rochas para protegerem os seus filhos dos ataques dos predadores. Precisamos aprender com as águias e protegermos a nossa família dos ataques de predadores. O Diabo tem usado os seus agentes disfarçados de anjos de luz e penetrado sorrateiramente nos nossos lares para destruir as nossas famílias É dever dos pais proteger os filhos; que Deus nos ajude a olhar para o alto em busca de auxilio divino. Somente amparados e protegidos pelos desígnios da palavra e pela graça de Deus os nossos filhos crescerão em estatura e graça diante de Deus e dos homens.

Ensinar
Muitos pais sofrem pelo fato de não contemplarem nos seus filhos o compromisso e visão espiritual que almejaram durante anos para os mesmos. Infelizmente nossos filhos não são “fabricados” com os dons e qualidades que para eles projetamos. Cada ser humano é forjado ao longo de anos de experiências e aprendizado. Eles não aprendem quando você os manda orar, mas quando você ora com eles; não aprendem quando você os manda ler a Bíblia, mas quando vêem a palavra de Deus como prioridade na tua vida. A palavra de Deus não nos manda apontar o caminho, mas ensinar. Devemos convidar nossos filhos a trilharem o caminho santo; devemos levá-los a uma comunhão diária com Cristo através do Espírito Santo e conduzí-los, se preciso for, nos nossos braços, até aos braços do pai.

Amar
Quando me deparo com o relato Bíblico do encontro do Senhor Jesus com Pedro, no qual Jesus o interroga acerca do seu amor; lembro-me dos meus filhos, nos seus momentos de dúvida acerca do meu amor, ou do amor de minha esposa (a mãe deles) por eles. Muitas vezes por trás de uma resposta ou atitude agressiva existe a pergunta: pai, tu me amas? Outras vezes um silencio depressivo está perguntando: Mãe, tu me amas mais do que os outros? Talvez por trás de aparentes atos de rebeldia exista outra pergunta: pai; mãe, vocês me amam de verdade. Sim filho, tu sabes que nós te amamos; (estamos respondendo) então me apascentem (clama o coração do seu filho).

O Dr. James Dobson, escreveu um livro fantástico que tem como título: “Agora é a hora de amar seu filho”. Talvez seu filho ainda não tenha nascido; ou seja ainda uma criança; quem sabe ele já é um adolescente, jovem, ou adulto. Ele precisa hoje mesmo do seu amor; com certeza seu filho é alguém que precisa desesperadamente do seu amor; e não existe momento melhor que este para começar; agora é a melhor hora de amar seu filho.

Conclusão:
Espero que esta breve reflexão acerca do nosso conceito e responsabilidades como pais nos ajude a sermos melhores pais e cônjuges; nossos filhos jamais poderão ser definidos em tão pouco espaço, porque eles são muito grandes; eles são muito maiores do que nós podemos imaginar; eles são um presente e uma responsabilidade imensurável em nossas mãos; são a matéria prima que Deus quer usar para transformar a próxima geração e continuar a gloriosa tarefa de reconciliar o mundo com Deus. Eles são a nossa maior missão como pais; Deus os colocou em nossa vida para que sejam a nossa maior prioridade ministerial, alvo supremo dos nossos melhores esforços e objeto maior do nosso amor.

Pais, Quem são seus filhos???
Não existe forma mais profunda de responder a esta pergunta.
São o nosso maior presente... são o tesouro que Deus nos deu, são os nossos filhos.

Deus os abençoe sempre.

Pastor Jademir Barbosa.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

POR QUE IR À IGREJA?


Assim como o nosso corpo precisa funcionar bem para termos saúde, também nossa fé precisa estar bem para termos saúde espiritual. Um dos grandes sintomas de que a nossa fé não está bem é quando não queremos ir à igreja. Isto pode acontecer por dois grandes motivos principais:

I - ALGUNS PENSAM QUE SÃO TÃO PECADORES QUE NÃO SÃO DIGNOS DE ESTAREM ENTRE OS CRISTÃOS.
Bem, se este é o motivo isto não deveria acontecer, porque a igreja é, em primeiro lugar, a reunião de pessoas pecadoras, que reconhecem isto, e que carecem do amor, da graça e da misericórdia de Deus. Sendo assim, cristão não é aquela pessoa perfeita e que não comete nenhum pecado. Cristão é a pessoa que não busca a sua auto-salvação e sua auto-justificação, mas que busca a justificação, única e exclusivamente em Jesus Cristo. Portanto, a igreja é formada por pecadores remidos, Santificados pelo espírito Santo, conscientes de que precisam de Deus em suas vidas.

II - ALGUNS PENSAM QUE LENDO A BÍBLIA EM CASA E FAZENDO AS SUAS ORAÇÕES NÃO NECESSITAM IR À IGREJA, TÊM A SUA FÉ E ISTO BASTA.

A Bíblia nos deixa claro que para ter fé é necessário crer. Mas talvez precisássemos perguntar se é isto que Deus quer de nós. Será que Deus quer apenas que tenhamos fé? Surpreendentemente não é apenas isto que Deus espera de nós. A Bíblia nos fala que o desejo maior de Deus é que todos possam ser "maduros na fé". Que todos nós possamos buscar igualar nosso caráter ao caráter de Cristo: "Até que todos cheguemos à unidade da fé e do conhecimento do filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo. o propósito é que não mais sejamos como crianças, levados de um lado para o outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrinas e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro." (Ef. 4.13-14). Este texto nos ensina duas grandes verdades. A primeira é que o desejo de Deus é que, além de termos fé, nós possamos buscar ser iguais ao caráter de Jesus Cristo. E o segundo é que busquemos ser "adultos" em nossa fé, o que significa que o "adulto na fé" sabe qual é a vontade de Deus para a sua vida e o que Ele quer de cada um de nós.

Talvez você esteja se perguntando: o que a igreja tem a ver com isto? Quero explicar brevemente como a igreja nos ajuda a nos tornarmos adultos em nossa fé.

1. NA IGREJA,OUVIMOS A PALAVRA DE DEUS ATRAVÉS DE OUTRAS PESSOAS: "a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo." Os Cultos, estudos bíblicos, ensino confirmatório, escola dominical, grupos de jovens, reunião de senhoras são formas de ouvir a Palavra de Deus. E esta Palavra nos estimula a refletirmos sobre a nossa própria fé e a fortalecê-la. Ao lermos a Bíblia em casa facilmente podemos selecionar aquilo que nos agrada e aquilo em que queremos crer. Mas quando ouvimos a Palavra de Deus através de outras pessoas, Deus fala conosco aquilo que precisamos ouvir para nosso crescimento espiritual.

2. NA IGREJA, TAMBÉM TEMOS UMA FAMÍLIA: "Também os predestinou para serem conforme a imagem de seu filho, a fim de que ele seja o primogénito entre muitos irmãos." (Rm. 8.29) e "como é bom e agradável viverem unidos aos irmãos." (SL 133.1) No momento em que aceitamos Jesus em nossa vida como nosso Senhor e Salvador, nos tornamos Filhos de Deus (Jo. 1.12-13) e irmãos mais novos de Jesus Cristo, tendo Deus como mesmo pai. Portanto agora fazemos parte de uma mesma família. Qual é a família feliz que não quer se encontrar e se visitar? Da mesma forma que nossos pais ficam tristes em ver que seus filhos não se dão bem, assim também Deus se entristece quando vê que alguns de seus filhos não querem estar junto com os outros irmãos. A nossa comunhão não depende do outro ser querido ou não, mas daquilo que Deus fez através de Cristo em nossas vidas.

3. NA IGREJA TEMOS O PRIVILÉGIO DE VIVERMOS COMO PESSOAS QUE COMPARTILHAM DA MESMA FÉ JÁ ANTECIPANDO A COMUNHÃO QUE TEREMOS NO CÉU JUNTO COM DEUS. Neste convívio nosso caráter é aperfeiçoado. "Sabemos que conhecemos (Jesus Cristo), se obedecemos aos seus mandamentos. aquele que diz: "eu O conheço", mas não obedece aos seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele. mas se alguém obedece à sua palavra, nele verdadeiramente o amor de Deus está aperfeiçoado. desta forma sabemos que estamos nele: aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou." e "enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos , especialmente aos da família da fé" (Gl. 4.10). Para exercitarmos o amor é necessário que estejamos próximos, tanto para abençoar, como para sermos abençoados.

SOMOS ABENÇOADOS E PODEMOS ABENÇOAR:


ATRAVÉS DO TESTEMUNHO - Quando testemunhamos ou ouvimos um testemunho somos fortalecidos vendo que realmente aquilo que estudamos e lemos na Bíblia se concretiza em nossa vida e na vida de nossos irmãos.

ACONSELHANDO UNS AOS OUTROS (Cl. 3.13) - Não nascemos sabendo e precisamos aprender muito nesta vida. Na igreja você encontrará pessoas que podem aconselhá-lo, orientando-o na Palavra de Deus para que você possa ter uma vida mais feliz.

ORANDO UNS PELOS OUTROS (Tg. 5.16) - Na igreja podemos orar pelos outros e também recebermos oração por nós em um espírito fraterno de intercessão.

SUPORTANDO UNS AOS OUTROS (Cl. 3.13) - A vida, por vezes, é bastante dura conosco e somos surpreendidos por todo tipo de problemas que muitas vezes nos desanimam e nos desencorajam a viver. Juntamente aos irmãos da fé você encontrará consolo e conforto.

EXORTANDO UNS AOS OUTROS (Hb. 3.13-14) - Mesmo como cristãos, nem sempre vivemos de acordo com a vontade de Deus. Precisamos uns dos outros para nos ajudar a corrigir nossas deficiências e limitações para amadurecermos na fé. Portanto, se há irmãos na fé, eles poderão ajudá-lo na caminhada e você na deles.

SERVINDO UNS AOS OUTROS (1 Pe. 4.10) - Aquele que não se dispõe a ajudar seu irmão nada compreendeu a respeito da fé e do amor ao próximo. Quando fazemos isto em grupo, ou seja, na igreja, temos muito mais força e eficiência. É na igreja que desenvolvemos nossas habilidades e dons para servir uns aos outros.

Como nós podemos verificar, a Bíblia nos dá motivos de sobra para frequentarmos a igreja. Ao não fazermos isto, os maiores prejudicados somos nós mesmos que estaremos deixando de compartilhar as bênçãos que Deus tem reservado para os seus filhos. Deus já nos deu estes presentes, mas você só os receberá se for buscá-los. Então, não perca tempo: venha se juntar aos irmãos na fé para crescer espiritualmente, com o objetivo de se aperfeiçoar na fé e viver de acordo com o propósito de Deus!

Um frequentador de Igreja escreveu para o editor de um jornal e reclamou que não fazia sentido ir à Igreja todos os domingos.Eu tenho ido à Igreja por 30 anos, ele escreveu, e durante este tempo eu ouvi uns 3.000 sermões. Mas por minha vida, eu não consigo lembrar de nenhum sequer.Assim, eu penso que estou perdendo meu tempo e os Pastores estão desperdiçando o tempo deles pregando sermões!

Esta carta iniciou uma grande controvérsia na coluna cartas ao editor, para prazer do Editor Chefe do jornal.Isto perdurou por semanas, recebendo e publicando cartas referentes ao assunto, até que alguém escreveu este argumento:

“Estou casado há 30 anos. Durante este tempo minha esposa deve ter cozinhado umas 32.000 refeições. Mas, por minha vida, eu não consigo me lembrar do cardápio de nenhuma dessas 32.000 refeições. Mas de uma coisa eu sei:Todas elas me nutriram e me deram a força que eu precisava para fazer o meu trabalho. Se minha esposa não tivesse me dado todas estas refeições durante estes trinta anos, eu estaria hoje, fisicamente, morto. Da mesma maneira, se eu não tivesse ido à Igreja e me alimentado com sermões que ao seu tempo cumpriram o seu papel, me dando a força para enfrentar as aflições e lutas do "dia a dia", embora hoje eu não consiga me lembrar da maioria deles, sem eles, hoje eu estaria espiritualmente morto.

A igreja é uma maravilhosa ideia de Deus!
Porque ir à igreja???

Para nos alimentarmos, crescermos e vivermos o melhor de Deus.

Deus nos abençoe sempre.