UBE blogs

quarta-feira, 13 de julho de 2016

Busque um nível mais profundo.




A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira” (Provérbios 15:1).

Comunicação é o processo verbal ou não verbal de compartilhar informação com uma outra pessoa de maneira que ela entenda o que está sendo dito.

Há pelo menos quatro aspectos que estão presentes na comunicação.
1.   O que você diz. (Você é igualzinha à sua mãe).
2.   O que você pensa que diz. (Tão cuidadosa quanto ela, cozinha tão bem quanto ela...).
3.   O que a outra pessoa ouve. (Você é igualzinha à sua mãe).
4.   O que a outra pessoa pensa que ouve (tão gorda e chata quanto aquela velha insuportável).

A comunicação se dá quando você diz o que pensa que diz; e o seu interlocutor entende (pensa que ouve) o que você quis realmente dizer (aquilo que você pensa que diz). Viu como é simples?

QUATRO NÍVEIS DE COMUNICAÇÃO
O Pr. Jaime Kemp, apresenta uma catalogação muito interessante sobre os tipos de comunicação que marcam as pessoas e também os casais em nossa realidade cotidiana. Qualquer um que queira ter sucesso no casamento deve procurar tentar atingir o mais elevado nível de comunicação. Ele faz a sua exposição partindo do nível mais alto, como quem expõe o nível mais distante do desejável, até chegar ao nível que gera a unidade.

Nível 4
É aquele tipo de comunicação que traz apenas uma impressão de segurança. Desta forma as pessoas dizem “bom dia”, “será que vai chover? ”, você gostou do jogo? ”, mas continuam protegidas atrás de uma máscara. Lamentavelmente há inúmeros casais que se comunicam, ou acostumaram a se comunicar neste nível, que, seguramente, não é o mais apropriado para um casal que deseja a plena felicidade. Eu conheço gente que está no “Nível 5”, não dá nem bom dia, misericórdia!

Nível 3
Este é o nível em que os casais se satisfazem em simplesmente relatar certos fatos acerca dos outros. O casal é capaz de ficar horas discutindo o comportamento do personagem da novela, de um filme ou mesmo dos vizinhos, emitindo juízos de fato, mas ainda permanecem dentro de suas cascas comprometendo-se com uma posição. Este nível ainda é muito insatisfatório para um casal que deseja exercitar a felicidade conjugal.

Nível 2
Este é o nível em que os juízos de fatos dão espaço aos juízos de valor e a pessoa começa a se abrir e se expor no que pensa e no que acredita. Neste nível, diz Kemp, “a pessoa está disposta a correr o risco de expor suas ideias e soluções próprias”. Isto significa que a intimidade do interlocutor está sendo exposta e isto nos expõe à crítica de um lado, mas também nos expõe à intimidade, do outro. Este é o nível em que os casais começam a desenvolver mais proximidade.

Nível 1
Aqui encontramos uma plena comunicação. Segundo Kemp, a pessoa está disposta a compartilhar seus sentimentos, ideias e pensamentos. Este nível de comunicação possui duas bases: a honestidade e a abertura plena. Embora seja amedrontador abrir seu coração para seu cônjuge e dizer o que você efetivamente acredita, se expondo ao risco de ser rejeitado, é absolutamente vital chegar até este nível.

Hoje é um excelente dia para buscar o melhor de Deus pra sua família; é um excelente dia para se comunicar de forma adequada. Vamos nos esforçar neste dia, para alcançar um nível mais profundo de comunicação e intimidade. Casais amadurecidos compreendem que há uma diferença entre “a pessoa” e “o que ela pensa” e, desta forma, são capazes de conversar sobre suas diferenças conceituais sem, necessariamente, se agredirem ou se machucarem.

Casais amadurecidos buscam a capacidade de dialogar com respeito e honestidade, sabendo que, algumas vezes, um deles vai se deixar convencer por uma boa argumentação e, em outros momentos, este mesmo vai conseguir demonstrar que a sua ideia é mais aplicável. Eleve a sua comunicação; busque um nível mais profundo.

Deus te abençoe sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário