UBE blogs

quarta-feira, 13 de julho de 2016

Não se deixe vencer pelos problemas.


Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos da Dispersão, saúde. Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo o passardes por várias provações, sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança; e a perseverança tem a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, não faltando em coisa alguma” (Tiago1:1-4).

Gostaria de começar essa meditação com um desafio: Coloque a mão no seu coração e veja se ele ainda está batendo. Os problemas fazem parte da vida, se você não os está enfrentando pode ser que o seu coração já tenha parado de bater há algum tempo.

Quero lhe apresentar três grandes verdades.
1 – Deus não precisa de nós.
2 – Deus escolheu nos dar o privilégio de nos fazer participantes da sua obra.
3 – Os problemas que passamos, são parte fundamental no processo de capacitação e aprendizado para participarmos da obra de Deus. Portanto: Não se deixe vencer pelos problemas.

Como Deus usa os problemas para trabalhar em nossa vida?

1. DEUS USA OS PROBLEMAS PARA CORRIGIR A DIREÇÃO DA NOSSA VIDA.
Quando Moisés matou o Egípcio, Deus precisava tirá-lo do palácio para lhe mostrar a grande obra que tinha em sua vida.
Quando Noemí voltou para Israel junto com Rute os problemas mostravam que tudo estava perdido, mas Deus ainda tinha um grande plano, maior do que tudo que elas podiam ver.

2. DEUS USA OS PROBLEMAS PARA NOS PROVAR.
Quando o filho pródigo enfrentou a aflição, a fome e a solidão, ele viu que não era nada e que precisava da graça do pai.

Deus queria usar Ester, mas se ela não atendesse ao apelo de Mardoqueu, Deus levantaria socorro para o seu povo de outro lugar.

3. DEUS USA OS PROBLEMAS PARA NOS CORRIGIR.
No exílio o povo de Israel foi tratado da idolatria. "Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos. Melhor é para mim a lei da tua boca do que inúmeras riquezas em ouro ou prata" (Salmo 119:71-72).

4. DEUS USA OS PROBLEMAS PARA NOS PROTEGER.
Israel no Egito cresceu sob a guarda da maior nação do mundo.

5. DEUS USA OS PROBLEMAS PARA NOS APERFEIÇOAR.
Vamos aprender com José do Egito:
- José aprendeu a não abrir sua vida com qualquer um.
- José aprendeu que vale a pena ser fiel.
- José aprendeu a não se deixar vencer por tempos de escassez.
- José aprendeu a administrar.
- José aprendeu a não deixar de servir em meio à crise.
- José aprendeu a perdoar.
- José aprendeu a esperar em Deus, sabendo que o melhor de Deus ainda estaria por vir.

Hoje é um excelente dia para buscar o melhor de Deus pra sua família; é um excelente dia para entender que os problemas que enfrentamos vão derrotar-nos ou desenvolver-nos, dependendo de como vamos enfrentá-los.

Geralmente não conseguimos com facilidade ver Deus no controle dos problemas. Reagimos de maneira impensada, ao invés de pararmos para analisar os benefícios que eles podem trazer sobre a nossa vida e sobre as vidas que podemos tocar. Enfrente os problemas com a determinação de quem quer aprender em meio à crise, crescer e ser usado por Deus. Não se deixe vencer pelos problemas.

Deus te abençoe sempre;
Rev. Jademir Barbosa.
(Adaptado de estudo que recebi)

Nenhum comentário:

Postar um comentário