UBE blogs

domingo, 24 de julho de 2016

Deixe Jesus Cristo transformar a sua casa e a sua vida.


Texto Bíblico: Lucas 19:1-10

“Jesus entrou em Jericó, e atravessava a cidade. Havia ali um homem rico chamado Zaqueu, chefe dos publicanos.
Ele queria ver quem era Jesus, mas, sendo de pequena estatura, não o conseguia, por causa da multidão.
Assim, correu adiante e subiu numa figueira brava para vê-lo, pois Jesus ia passar por ali.
Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e lhe disse: "Zaqueu, desça depressa. Quero ficar em sua casa hoje".
Então ele desceu rapidamente e o recebeu com alegria.
Todo o povo viu isso e começou a se queixar: "Ele se hospedou na casa de um ‘pecador’ ".
Mas Zaqueu levantou-se e disse ao Senhor: "Olha, Senhor! Estou dando a metade dos meus bens aos pobres; e se de alguém extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais".
Jesus lhe disse: Hoje houve salvação nesta casa! Porque este homem também é filho de Abraão. Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido".

Zaqueu era um homem de pequena estatura, cobrador de impostos, rico e que era detestado por boa parte do povo, por causa da função que exercia, o que diante do seu povo, colocava-o como um traidor. Provavelmente este pequeno homem era extremamente infeliz.

No seu encontro com Zaqueu, Jesus falou acerca de sua missão aqui na terra. Ele disse: “Pois o filho do homem veio buscar e salvar o perdido” (Lucas 19:10). Jesus Cristo certamente poderia resolver o problema da pequena estatura de Zaqueu; poderia ainda com alguns ajustes, torná-lo um homem mais feliz, mais rico ou talvez até mais querido pelo seu povo. Mas Jesus Cristo veio ao mundo não para curar, tornar-nos mais felizes mais ricos ou mais poderosos; o filho de Deus veio ao mundo para tornar-se homem, morrer numa cruz com o propósito firme e definido de tornar-se o nosso Salvador e reconciliar-nos com Deus.

Comprovamos através da Bíblia que Jesus Cristo curou, mudou a história, restaurou vidas e lares; e deu sentido ao viver de muita gente. Mas, com certeza, ele contemplou muitos daqueles que foram beneficiados por estas facetas do seu ministério, partirem para a eternidade sem terem suas vidas transformadas, sem serem alcançados pelo propósito maior do seu ministério e consequentemente, sem salvação; porque como ele mesmo diz: “Se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” (João 3:3)

Jesus apresenta sua missão de várias formas, mas sempre evidenciando o aspecto salvífico de sua vinda.

– Jesus jamais nos abandonará, Ele diz: “Eis que estou convosco todos os dias até à consumação dos séculos” (Mateus 28:20). “Todo aquele que o pai me dá, esse vem a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora” (João 6:37). Muitos amigos nos abandonam nos momentos de dificuldade, quantas histórias de pessoas que enquanto tinham dinheiro estavam cheias de amigos, porem quando perderam tudo, nem a comida dos porcos, queriam lhes dar. Jesus é um amigo que não abandona.

– Jesus escolheu ser nosso amigo. Algumas vezes, quando algumas pessoas nos conhecem melhor, não querem mais ser nossos amigos. Com Jesus é diferente, ele nos conhece como ninguém e ainda assim diz: “Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto. E o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda” (João 15:16).

– Jesus é rico em perdoar. O pecado tem separado bons amigos, famílias tem se dissolvido por conta da dureza de coração; Jesus conhece a arte de perdoar como ninguém, ele não só perdoa como também nos ensina a perdoar. Vejamos o caso da mulher flagrada em adultério: “como insistissem na pergunta, Jesus se levantou e lhes disse: Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe pedra. Erguendo-se Jesus e não vendo a ninguém mais além da mulher, perguntou-lhe: Mulher, onde estão os teus acusadores? Ninguém te condenou? Respondeu ela, ninguém, Senhor! Então lhe disse Jesus: Nem eu tampouco te condeno; vai e não peques mais” (João 8:7,10 e 11).

– Jesus nos leva pra mais perto de Deus. Alguns amigos não só nos afastam de Deus, e nos levam a uma vida de pecado, como também nos ridicularizam quando nos afastamos do pecado e resolvemos servir a Deus. Amigos como estes são caminhos de morte que nosso enganoso coração não consegue detectar. Jesus Cristo é um amigo que nos leva à presença de Deus e nos conduz em vitória e paz. “Justificados, pois, mediante a fé. Temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” (Romanos 5:1). “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao pai senão por mim” (João 14:6).

– Jesus nos traz consolo e esperança. Ele diz: “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu pai há muitas moradas. Se assim não fora eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E quando eu for e vos preparar lugar, eu vos receberei para mim mesmo, para que onde eu estou, estejais vós também” (João 14:1-3).

– Jesus nos ajuda a vencer o pecado e as suas consequências. Já vimos que o pecado é o maior problema da humanidade; ele destrói e leva a morte; as suas consequências são eternas; mas Jesus, que é o nosso melhor amigo, venceu o pecado, venceu a morte e se entregou para ser o nosso Salvador. “Portanto Deus enviou o seu filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele” (João 3:17). Às vezes Jesus é apresentado muito mais como juiz, que como salvador; ele não veio julgar o mundo, veio salva-lo.

“O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (João 10:10). Jesus fala do diabo como um ladrão que vem somente roubar, matar e destruir.  A missão de Jesus é trazer vida em abundância; a vida da qual Jesus fala, só é possível em comunhão com Deus; e esta comunhão só se tornou possível porque Jesus, com a sua morte, religou o homem a Deus.

“Respondeu-lhe Jesus: Os sãos não precisam de medico, e sim os doentes. Não vim chamar justos e sim pecadores, ao arrependimento” (Lucas 5: 31 e 32). Jesus se alegra com a comunhão e com o louvor, mas não poderá estar plenamente satisfeito enquanto pessoas permanecerem doentes espiritualmente por conta do pecado e enquanto pecadores estiverem caminhando a passos largos para uma eternidade sem Deus. Jesus veio para estes, veio chamá-los à vida; por isso mesmo é urgente que a palavra de Deus seja anunciada.

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (I João 1:9). Existe uma ideia de que algumas pessoas sejam tão pecadoras que não possam ser salvas; este versículo nos mostra que Jesus Cristo é fiel e justo para nos perdoar e purificar de todo pecado, não existe condição tão pecaminosa que não possa ser revertida por Jesus. Ele veio ao mundo para ser o nosso salvador.

“Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós sendo nós ainda pecadores” (Romanos 5:8). “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16). A base da missão de Jesus é o amor; Deus nos ama independentemente da nossa condição. Cristo morreu por nós enquanto o pecado ainda nos dominava; o amor de Deus por nós é tão intenso que ele deu a vida do seu próprio filho que pudéssemos ser restaurados à condição de filhos. Deus não quer que sejamos mortos por causa do pecado, isso ele demonstrou ao enviar Jesus para morrer em nosso lugar.

“Justificados, pois mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo”. (Romanos 5:1) O que motivou Deus a nos salvar foi o seu amor; e o instrumento de Deus para esta salvação é a fé. A fé em Jesus Cristo e sua obra é que nos possibilita o acesso à presença de Deus e nos faz participantes da sua salvação. Ele mesmo diz: “Quem crer e for batizado será salvo” (Marcos 16:16).

“Por isso, quem crê no filho tem a vida eterna; o que todavia se mantém rebelde contra o filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus” (João 3:36). A nossa condição sem Cristo é de rebeldia contra Deus; o homem pecou e com isso se afastou do seu criador; Deus buscou a reconciliação através de Jesus, quando rejeitamos viver com Jesus rejeitamos a reconciliação com Deus; por esta razão permanece sobre aquele que rejeita Cristo a ira de Deus. Mas nós não queremos sobre nós a ira de Deus, queremos a vida eterna e comunhão com Deus. Não é verdade?

O Zaqueu da Bíblia era um homem rico, mas não permitiu que a sua riqueza o afastasse de Jesus; colocou-se diante de Deus com tudo que tinha. Judas, pelo contrário, vendeu Jesus por trinta moedas; nosso sentimento em relação a Judas é de revolta e decepção; como alguém pode trocar Jesus por tão pouco? Mas infelizmente, hoje, muitos ainda têm trocado Jesus por alguns copos de cerveja, por outras drogas ou por momentos de prazeres ilícitos; alguns têm trocado Jesus pelos seus amigos ou por familiares, precisamos aprender que nada deve tomar o lugar de Jesus em nossas vidas; nada deve nos impedir de chegar a Jesus e torná-lo o nosso salvador.

A grande obra que Jesus veio realizar na terra foi reconciliar os homens com Deus; Ele quer que eu e você reconheçamos que somos pecadores e que valorizemos a morte dele na cruz, aceitando-o hoje mesmo como Senhor e salvador das nossas vidas. Esta é uma verdade que satanás faz questão de esconder da humanidade: Jesus Cristo veio ao mundo para ser o teu salvador.

Jesus veio ao mundo só para ser o teu Salvador, qual tem sido a tua resposta a quem morreu na cruz em teu lugar? Será que na sua vida tem valido a pena o sacrifício de Jesus?

Deixe Jesus Cristo transformar a sua casa e a sua vida. Deus te abençoe sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário